• Semana Intercultural de Portimão

    Notícias

    Semana Intercultural de Portimão

    Ler mais

  • 'A perna esquerda de Tchaikovski'

    A não perder

    'A perna esquerda de Tchaikovski'

    Ler mais

  • Portimão recebe distinção da Bloom Consulting

    NOTÍCIAS

    Portimão recebe distinção da Bloom Consulting

    Ler mais

  • A não perder

    Conferência "Maio de 1968" com José Zaluar

    23 maio 2017

    Histórias com História, porque há datas que merecem ser recordadas e histórias que devem ser contadas. No dia 23 de maio, pelas 18h00, a Casa Manuel Teixeira Gomes recebe o Ciclo de Conferências "Histórias com História" com o convidado José Zaluar que irá falar sobre o "Maio de 1968". Um debate sobre um conteúdo histórico através de uma análise contemporânea feita por um orador da esfera intelectual portuguesa.

  • A não perder

    Apresentação do Livro “Património e Turismo” – O Poder da Narrativa

    26 de maio

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes recebe no próximo dia 26 de maio, pelas 18h30, a Apresentação do Livro “Património e Turismo” – O Poder da Narrativa, de José Manuel Figueiredo Santos. A apresentação da obra estará a cargo da Professora Drª Alexandra Rodrigues, Diretora Regional da Cultura do Algarve.

  • A não perder

    Da Pré-História à Lua Cheia pelo Grupo Coral Adágio

    27 maio 2017

    No próximo dia 27 de maio, pelas 21h30, os Monumentos Megalíticos de Alcalar vão ser palco de um espetáculo intitulado "Da Pré História à Lua Cheia" protagonizado pelo Grupo Coral Adágio que interpretará Requiem, op.48 de Gabriel Fauré. Versão integral, coro, solistas e piano e pelo Grupo de Dança Contemporânea da Câmara Municipal de Portimão.

  • A não perder

    Maio na Casa Manuel Teixeira Gomes

    maio 2017

    A Casa Manuel Teixeira Gomes é uma porta aberta à Cultura. O programa para o mês de abril é pautado por boa música, conferências e exposições que merecem a sua visita. Uma programação que privilegia, claramente, a opção pela diversidade. Este mês passe pela Rua Júdice Biker e descubra a oferta cultural que a CMTG preparou para si.

  • A não perder

    Ateliers Temáticos na Quinta Pedagógica

    maio 2017

    Na Quinta Pedagógica privilegia-se sempre o contato direto com a natureza, com a dinamização de diversas atividades para as crianças e as suas famílias. Visite este equipamento e participe nos ateliers temáticos, seguidos de uma visita ao espaço. Não requerem inscrição prévia... Basta aparecer!

  • A não perder

    Semana Intercultural de Portimão

    22 a 29 maio 2017

    Portimão comemora a diversidade cultural com uma semana dedicada à Interculturalidade, através de um programa que visa promover a partilha de experiências e o convívio entre as várias comunidades migrantes, estimulando o diálogo entre as diversas culturas e sensibilizando para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural.

  • Conferência
  • Apresentação do Livro “Património e Turismo” – O Poder da Narrativa
  • Da Pré-História à Lua Cheia pelo Grupo Coral Adágio
  • Maio na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Ateliers Temáticos na Quinta Pedagógica
  • Semana Intercultural de Portimão

Volvido um ano após a abertura do CLAIM- Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Portimão este é, cada vez mais, um espaço de acolhimento, informação e apoio aos migrantes que aqui encontram soluções para os obstáculos a ultrapassar numa adaptação a uma nova vida, tendo registado até ao momento 371 atendimentos técnicos.  

Um ano depois de abrir portas o CLAIM de Portimão, é cada vez mais um ponto importante de apoio para os migrantes.

Desde a sua inauguração a 20 de abril de 2016, o CLAIM de Portimão tem vindo a ser procurado especialmente por migrantes oriundos do Brasil, Guiné- Bissau, Cabo Verde e Índia, num total de 33 nacionalidades diferentes sendo que, a maioria dos atendimentos esteve relacionada com questões de legalização (276), reagrupamento familiar (27), nacionalidade (19) e educação (12).

Recorde-se que o CLAIM de Portimão foi o primeiro a nível nacional a adotar esta nomenclatura, substituindo a antiga designação CLAII (Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes), e passando a fazer parte da rede CLAIM em Portugal, atualmente composta por cinquenta e oito gabinetes distribuídos de norte a sul do país e ilhas.

A abertura resultou de um protocolo de cooperação entre o Alto Comissariado para as Migrações e a Câmara Municipal de Portimão e veio reforçar o Plano Municipal para a Integração do Migrante que a autarquia já tinha colocado em prática em 2015 e veio permitir estabelecer um contacto mais direto entre com a população migrante e um acompanhamento integrado da mesma na resolução dos seus assuntos mais prementes.

O CLAIM Portimão funciona no r/c do edifício dos Paços do Concelho (entrada pela Rua do Pé da Cruz), num gabinete preparado para o efeito onde é prestado atendimento personalizado, realizado por técnicos da área social e habitação da autarquia, todos os dias de manhã, exceto à 3ªF, mediante marcação prévia através do telefone 282 470830.