• Concerto Orquestra Clássica do Sul  -  “Sunset 365 Algarve”

    Notícias

    Concerto Orquestra Clássica do Sul - “Sunset 365 Algarve”

    Ler mais

  • Futsal Masters Cup

    A não perder

    Futsal Masters Cup

    Ler mais

  • Startup Portimão abriu portas

    NOTÍCIAS

    Startup Portimão abriu portas

    Ler mais

  • A não perder

    Futsal Masters Cup

    25 a 27 de agosto

    Portimão recebe quatro das melhores equipas de futsal do mundo num torneio internacional que porá frente a frente as equipas do Movistar Inter FC, FC Barcelona, SL Benfica e SC Portugal, numa competição que fará vibrar todos os adeptos desta modalidade

  • A não perder

    Feira do Livro de Portimão

    14 de julho a 24 de agosto

    Portimão celebra este ano a 60ª edição da Feira do Livro com muita poesia e literatura e com propostas literárias para todos os gostos a preços tentadores, com início no dia 14 de julho e término no dia 24 de agosto, na Zona Ribeirinha de Portimão – Avenida Guanaré, junto ao Posto de Combustível da Repsol. Serão 42 dias a celebrar a poesia e literatura, numa festa que é feita de livros, escritores e leitores.

  • A não perder

    Agosto na Casa Manuel Teixeira Gomes

    agosto 2017

    A Casa Manuel Teixeira Gomes é uma porta aberta à Cultura. O programa para o mês de agosto é pautado por boa música, conferências e exposições que merecem a sua visita. Uma programação que privilegia, claramente, a opção pela diversidade.

  • A não perder

    Exposição Agosto Azul

    5 a 27 de agosto

    A exposição “AGOSTO AZUL“, da pintora alemã Kerstin Wagner apresenta obras inspiradas nas tonalidades e vibrações cromáticas do mar e da luz do Algarve, onde a autora reside grande parte do ano.

  • A não perder

    Noivo por Acaso, com Fernando Mendes

    3 a 26 de agosto

    Fernando Mendes está de regresso ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com o espetáculo “NOIVO POR ACASO”, no dia 3 de Agosto, ficando em cena às quintas, sextas e sábados, às 22 horas, até ao dia 26 de Agosto, num total de 12 espetáculos.

  • Futsal Masters Cup
  • Feira do Livro de Portimão
  • Agosto na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Exposição Agosto Azul
  • Noivo por Acaso, com Fernando Mendes

Portimão é um concelho rico em história e cultura, representado através das várias estruturas e edifícios históricos que se encontram espalhados por uma área que vai desde a cidade de Portimão até à vila de Alvor. Nesse sentido e nas noites de verão, a Câmara Municipal de Portimão desafia os residentes e os turistas a descobrirem locais de interesse cultural de Alvor e Portimão em quatro sextas-feiras e à luz das estrelas. Ao todo, serão promovidos quatro passeios culturais noturnos, dois à descoberta do Património Islâmico de Alvor e dois pelo Centro Histórico de Portimão.

Na vila piscatória de Alvor, haverá passeios no dia 14 de julho e 11 de agosto. Aqui, será dada a conhecer a herança islâmica de Alvor, onde figuram construções com cerca de mil anos. A vila possui três edifícios de planta centralizada, atualmente transformados em pequenas capelas, cuja função e cronologia iniciais remontam à época islâmica. Serão visitados o Morabito de São Pedro, o Morabito anexo à Igreja Matriz de Alvor e este edifício religioso, o Museu Etnográfico, o Castelo e a arquitetura civil. O ponto de encontro, para estas duas visitas é o Morabito de São Pedro, situado perto do Cemitério de Alvor, às 21h00 horas. Consulte o cartaz  AQUI.

No dia 28 de julho, será a vez de mostrar as riquezas culturais da baixa de Portimão num passeio em busca de paisagens urbanas que caracterizam e dão personalidade ao coração da cidade. Este passeio terá início às 21h00 horas, com ponto de encontro no Coreto situado na Praça Manuel Teixeira Gomes, e os participantes serão convidados a percorrer o trajeto entre a Praça Manuel Teixeira Gomes, o Jardim Bívar, a Casa Manuel Teixeira Gomes, o Largo 1º de Dezembro, a Igreja Matriz, Alameda da Republica, e Largo 1º de Maio, guiados pela equipa do Gabinete do Património da autarquia. Consulte o cartaz AQUI.

Há um concelho de Portimão que todos conhecem e um outro que só se deixa desvendar por quem entra porta adentro, disposto a deixar-se interpelar pela beleza de cada monumento, sítio arqueológico, igreja ou museu. É este “Portimão” que se convida a conhecer através de passeios culturais noturnos onde poderá mergulhar nos séculos para ouvir as histórias que o património cultural tem para contar.

Os passeios culturais noturnos visam conjugar as temperaturas amenas de verão com o acréscimo de visitantes da época, proporcionando aos locais e visitantes experiências culturais diferentes pelo contacto com os monumentos e espaços emblemáticos do concelho.

As inscrições para os passeios são gratuitas e limitadas e devem ser realizadas previamente até um dia antes dos respetivos passeios, através dos seguintes contactos: email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e telefones: 282470799/282480488

Os Passeios Culturais Noturnos são organizados pela Câmara Municipal de Portimão e têm o apoio da Junta de Freguesia de Portimão, da Junta de Freguesia de Alvor, do ISMAT (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes) e da Santa Casa da Misericórdia de Alvor.