• Portimão eleita Cidade Europeia do Desporto para 2019

    Notícias

    Portimão eleita Cidade Europeia do Desporto para 2019

    Ler mais

  • VII Festival Internacional de Percussão de Portimão & IV enContróbaixo

    Notícias

    VII Festival Internacional de Percussão de Portimão & IV enContróbaixo

    Ler mais

  • Startup Portimão lança o primeiro Bootcamp de Empreendedorismo

    Notícias

    Startup Portimão lança o primeiro Bootcamp de Empreendedorismo

    Ler mais

  • A não perder

    Janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Janeiro 2018

    A Casa Manuel Teixeira Gomes é uma porta aberta à Cultura. O programa para o mês de janeiro é pautado por exposições e música que merecem a sua visita. Uma programação que privilegia, claramente, a opção pela diversidade.

  • A não perder

    Exposição Günter Grass: Encontros

    8 de dezembro a 4 de março

    No dia 8 de dezembro, pelas 16h00, inaugura no Museu de Portimão a exposição "Encontros", com obras plásticas do nobel alemão Günter Grass. No final da sua vida, Grass lamentava não poder viajar para Portugal por motivos de saúde. No seu último livro, "Vonne Endlichkait", escreveu: "Ah, meu Portugal perdido, como sinto falta da tua costa sudoeste".

  • A não perder

    Lançamento do livro “Mel, uma abelha especial” de Sofia Furtado

    27 de janeiro 2018

    No âmbito do projeto “Histórias para ouvir e contar”, a Biblioteca Municipal de Portimão recebe no dia 27 de janeiro, pelas 16h00, o lançamento do livro “Mel, uma abelha especial” de Sofia Furtado.

  • A não perder

    Apresentação do livro “Cibercrime em Portugal” de Nelson Amador

    3 de fevereiro

    No próximo dia 3 de fevereiro, pelas 16h00, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes acolhe a apresentação do livro “Cibercrime em Portugal” de Nelson Amador.

  • A não perder

    VII Festival Internacional de Percussão de Portimão & IV enContróbaixo

    9 a 13 de fevereiro 2018

    A Academia de Música de Lagos com o apoio do Conservatório de Portimão Joly Braga Santos, realiza entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2018, o VII Festival Internacional de Percussão de Portimão [FIntPP], que este ano terá pela segunda edição consecutiva, o Carnaval como pano de fundo.

  • NOTÍCIA

    Startup Portimão lança o primeiro Bootcamp de Empreendedorismo no Algarve

    fevereiro e março 2018

    Startup Portimão, incubadora de negócios do município de Portimão, especialmente direcionada para as temáticas das “Smart Cities” lança o primeiro Bootcamp de Empreendedorismo no Algarve, constituído por um programa gratuito de 30 horas de formação a ter lugar durante os meses de fevereiro e março, culminando com dois dias intensos, com vista a capacitar os participantes na área do empreendedorismo e permitir que desenvolvam os seus modelos de negócio e planos de implementação.

  • A não perder

    Ateliers na Quinta Pedagógica

    Janeiro

    A Quinta Pedagógica de Portimão é um espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural, tão importantes para o crescimento de uma população urbana cada vez mais afastada desta realidade.Fique a par dos Ateliêrs do mês de dezembro. Uma boa sugestão para crianças e famílias.

  • A não perder

    Exposição 17ª Corrida Fotográfica

    Até 15 de abril

    Conheça os melhores trabalhos premiados durante a 17ª Corrida Fotográfica de Portimão.

  • Janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Exposição Günter Grass: Encontros
  • Lançamento do livro “Mel, uma abelha especial” de Sofia Furtado
  • Apresentação do livro “Cibercrime em Portugal” de Nelson Amador
  • VII Festival Internacional de Percussão de Portimão & IV enContróbaixo
  • Startup Portimão lança o primeiro Bootcamp de Empreendedorismo no Algarve
  • Ateliers na Quinta Pedagógica
  • Exposição 17ª Corrida Fotográfica

No próximo sábado, 18 de novembro, pelas 15h00, o Município de Portimão, na pessoa da Sra. Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, convidam a comunidade para a inauguração da escultura de homenagem aos Bombeiros Voluntários de Portimão que, pela mesma data, assinalam o 91.º aniversário da fundação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

A figura, em bronze, da autoria dos artistas Paula Hespanha e Manuel Pedro Ferreira Chaves foi concebida com o objetivo de proporcionar aos transeuntes múltiplas interpretações. Com a deslocação do observador em seu redor, a pé ou de carro, várias imagens podem ser pertinentemente sugeridas, desde duas asas a duas chamas, uma árvore ou duas mãos que se entreajudam. O monumento apela à tranquilidade, à paz e à missão e valores dos bombeiros. As “asas” de uma fénix, símbolo associado à missão dos “soldados da paz”, é, deste modo, ressaltado nesta escultura que pretende homenagear os Bombeiros Voluntários de Portimão, num monumento que vai ficar instalado na rotunda construída em frente ao Mercado de Portimão, projetada para o entroncamento entre a Av. Dr. Francisco Sá Carneiro e a Av. S. João de Deus, a poucas dezenas de metros do quartel da corporação.

Os Bombeiros Voluntários de Portimão têm, em média, cerca de 13 mil solicitações por ano, sendo que, em 2016, 4799 dessas solicitações foram ocorrências de emergência de pré-hospitalar, 200 acidentes rodoviários e 79 incêndios urbanos, demonstrando bem, estes números, a atividade e abrangência deste organismo ao nível não só da prevenção e combate a incêndios, mas igualmente ao nível da proteção civil.