• O Algarve num Copo

    A não perder

    O Algarve num Copo

    Ler mais

  • II Festival Internacional de Piano do Algarve

    A não perder

    II Festival Internacional de Piano do Algarve

    Ler mais

  • Revista do Boa Esperança

    A não perder

    Revista do Boa Esperança

    Ler mais

  • A não perder

    Apresentação do livro de Cláudia Luísa

    3 de março 2018

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes recebe no dia 3 de março, pelas 17h30, Apresentação do livro “Teorias leigas em Pessoas Idosas, conhecer para intervir – manual para educadores sociais e cuidadores”, de Cláudia Cristina Guerreiro Luísa.

  • A não perder

    Fevereiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Janeiro 2018

    A Casa Manuel Teixeira Gomes é uma porta aberta à Cultura. O programa para o mês de fevereiro é pautado por exposições e música que merecem a sua visita. Uma programação que privilegia, claramente, a opção pela diversidade.

  • A não perder

    Exposição Günter Grass: Encontros

    8 de dezembro a 4 de março

    No dia 8 de dezembro, pelas 16h00, inaugura no Museu de Portimão a exposição "Encontros", com obras plásticas do nobel alemão Günter Grass. No final da sua vida, Grass lamentava não poder viajar para Portugal por motivos de saúde. No seu último livro, "Vonne Endlichkait", escreveu: "Ah, meu Portugal perdido, como sinto falta da tua costa sudoeste".

  • NOTÍCIA

    Startup Portimão lança o primeiro Bootcamp de Empreendedorismo no Algarve

    fevereiro e março 2018

    Startup Portimão, incubadora de negócios do município de Portimão, especialmente direcionada para as temáticas das “Smart Cities” lança o primeiro Bootcamp de Empreendedorismo no Algarve, constituído por um programa gratuito de 30 horas de formação a ter lugar durante os meses de fevereiro e março, culminando com dois dias intensos, com vista a capacitar os participantes na área do empreendedorismo e permitir que desenvolvam os seus modelos de negócio e planos de implementação.

  • A não perder

    Ateliers na Quinta Pedagógica

    Fevereiro

    A Quinta Pedagógica de Portimão é um espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural, tão importantes para o crescimento de uma população urbana cada vez mais afastada desta realidade.Fique a par dos Ateliêrs do mês de dezembro. Uma boa sugestão para crianças e famílias.

  • A não perder

    Exposição 17ª Corrida Fotográfica

    Até 15 de abril

    Conheça os melhores trabalhos premiados durante a 17ª Corrida Fotográfica de Portimão.

  • Apresentação do livro de Cláudia Luísa
  • Fevereiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Exposição Günter Grass: Encontros
  • Startup Portimão lança o primeiro Bootcamp de Empreendedorismo no Algarve
  • Ateliers na Quinta Pedagógica
  • Exposição 17ª Corrida Fotográfica

Portimão vai celebrar o Carnaval, entre os dias 27 de janeiro e 14 de fevereiro, com bailes, concurso de máscaras, desfiles, e música de percussão inserida no VII Festival Internacional de Percussão de Portimão e IV ENCONTRóBAIXO. Este ano o Carnaval vive-se mais uma vez de uma forma espontânea e popular, reflexo da tradição que esta quadra tem e diretamente relacionada com a dinâmica e criatividade do forte movimento associativo apoiado pela Câmara Municipal.

Os Bailes de Carnaval constituem uma das principais referências e convidam os foliões a revelar a sua imaginação com arrojadas fantasias e a festejar estes dias com muita alegria e divertimento, realizando-se um pouco por todo o concelho. Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, Clube União Portimonense, Sociedade Vencedora Portimonense, Sporting Glória ou Morte Portimonense, Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, Sociedade Vencedora Portimonense, Sociedade Recreativa Figueirense e Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense (CIRM) apresentam um programa como manda a tradição pautado por atividades carnavalescas cheias de folia.

Este ano cinco coletividades promovem um Concurso de Máscaras de Carnaval com direito a prémios para os primeiros três melhores disfarces. O objetivo é o de assinalar a quadra festiva, desafiando os mais foliões a estimularem as suas capacidades no domínio da criatividade e da dinâmica cultural. Bruxa, vampiro, fantasma, zombie, caveira… a escolha será sempre dos concorrentes. As eliminatórias serão às 23h00 e estão agendadas para o dia 27 de janeiro no Glória ou Morte Portimonense (Lugar do Rio, no Parque de Feiras e Exposições), no dia 3 de fevereiro na  Sociedade Vencedora Portimonense, no dia 10 no Clube União Portimonense e no Boa Esperança Atlético Clube Portimonense e no dia 11 de fevereiro no Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha. A eliminatória final será na Sociedade Vencedora Portimonense, pelas 21h30, onde serão votadas as melhores máscaras com a respetiva atribuição de prémios. As inscrições para o Concurso de Máscaras serão realizadas no próprio dia na coletividade respetiva e em ficha própria. Os prémios incluem três estadias para duas pessoas em Hotéis de 4 estrelas e em Portugal e jantares em estabelecimentos de restauração em Portimão.

Os bailes de Carnaval do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense realizam-se nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro pelas 21h30. Este ano esta coletividade irá organizar mais uma vez o seu mítico Desfile Infantil agendado para a tarde do dia 13 de fevereiro, pelas 15h00. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas através do contacto telefónico 282422 976, 967188290 ou 910418476. Uma forma de incutir nos mais novos o espírito folião desta quadra e que faz parte da identidade da comunidade portimonense.

O Clube União Portimonense é um espaço de referência em Portimão e apresenta um programa anual de atividades que prima pelo seu dinamismo recreativo e cultural. No Carnaval não é exceção e agarrado às tradições, o Clube União vai organizar no dia 10 de fevereiro o famoso "Assalto de Carnaval” para sócios e nos dias 12 e 13 de fevereiro, pelas 21h30, os Bailes de Carnaval, onde miúdos e graúdos se juntam para viver o carnaval com toda a pompa e circunstância.

A Sociedade Vencedora Portimonense, localizada no centro histórico de Portimão, palco e sede de inúmeras atividades alternativas continua a promover o convívio ligado à tradição cultural com os Bailes de Carnaval nos dias 3, 10, 12 e 13 fevereiro pelas 21h30.

O Sporting Glória ou Morte Portimonense já começou a celebrar o Carnaval e apresenta na totalidade sete Bailes de Carnaval nos dias nos dias 20 e 27 de janeiro e nos dias 3, 11, 12 e 13 de fevereiro, sempre às 21h00, no Restaurante Lugar do Rio (Parque da Feiras e Exposições). De referir o espírito de colaboração desta coletividade com a Academia de Música de Lagos / Conservatório de Música de Portimão, no âmbito do VII Festival Internacional de Percussão com o Grande Desfile de Encerramento – Batuca no Carnaval entre o Largo da Mó e Coreto de Portimão, agendado para o dia 13 de fevereiro, às 14h30.

O Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha vai celebrar o Carnaval com a alegria e a boa disposição do costume nos afamados Bailes agendados para os dias 11, 12 e 13 de fevereiro, pelas 21h00.

A Sociedade Recreativa Figueirense apresenta nos dias 11 e 13 de fevereiro, às 15h00, um Desfile com carros alegóricos pela freguesia e as matinés carnavalescas, às 17h00. O Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense -CIRM que desenvolve atividades de carácter desportivo, cultural e recreativo começa a celebrar o carnaval com um Baile no dia 27 de janeiro, às 20h30. No dia 3 de fevereiro, pelas 20h30 e no âmbito do aniversário do CIRM há um mega Baile de Carnaval e nos dias 11 e 13 de fevereiro pelas 17h00 matinés dançantes para a comunidade e visitantes.

Para além dos Bailes, Concursos de Máscaras e Desfiles o Carnaval em Portimão contará com a sétima edição do Festival Internacional de Percussão de Portimão e IV ENCONTRóBAIXO. De 9 a 13 de fevereiro e por alguns dos espaços mais emblemáticos da cidade irão realizar-se 15 workshops/masterclasses e 5 concertos. No dia 9 de fevereiro, pelas 10h30, realizar-se-á o Grande Desfile de Abertura com o grupo BOMBOÉMIA (Universidade do Minho), com a participação dos alunos das Escolas do Ensino Básico de Portimão com início na Praça da República de Portimão e término no Largo 1º de Maio (Praça do Município). O Grande Desfile de Encerramento está agendado para o dia 13 de fevereiro, pelas 14h30, Terça-feira de Carnaval, a partir das 14h30 com o concerto “Batuca no Carnaval” protagonizada por várias Associações do município e com um percurso que promete animar o centro da cidade (Largo da Mó – Alameda da Praça da República – Rua Direita – Largo 1º de Maio – Coreto de Portimão).

Portimão convida a comunidade e os visitantes a viverem o Carnaval imbuídos no espírito de folia e muita alegria e protagonizado pelo associativismo local nos espaços recreativos, culturais e desportivos do concelho responsáveis por criar momentos especiais de convívio e de sociabilidade.

Conheça o cartaz AQUI.