1ª Beta Talk de 2018 dá a conhecer novos trilhos inspiradores na área do Turismo

Deixando-se inspirar pelo facto de Portugal ter sido recentemente considerado o Melhor Destino Turístico do Mundo, a primeira Beta Talk de 2018 que tem lugar no dia 16 de janeiro, pelas 19h00, no Café Concerto do TEMPO- Teatro Municipal de Portimão, dá a conhecer trilhos algarvios inspiradores na área do Turismo, deixando-se guiar pelo espírito empreendedor de Carlos Glória, fundador da Zen Trekk (Trekking | Travel | Essence)  e António Ferreira, um empreendedor na área do Turismo Natureza e não só com o seu mais recente projeto Portugal Organics.

 

Carlos Glória é natural de Lagos e aos 12 anos descobriu o gosto pela arte, começando pelo desenho de retratos a carvão e surgindo mais tarde a paixão pela fotografia. Aos 18 anos inicia a vida profissional como escriturário, cuja função desempenhou durante 15 anos. Em paralelo manteve-se sempre ligado às artes e algum tempo depois também ao ramo imobiliário. Desde 2015 que faz a gestão de um projeto próprio de alojamento turístico, bem como, de outros imóveis de terceiros.

Em 2016, uma nova ideia surgiu pelo desejo de contacto com a Natureza e de partilha do que vai descobrindo. É então que lança a Zen Trekk - uma empresa de Animação Turística que promove, essencialmente, a realização de Caminhadas na Natureza, aliadas por vezes a outros programas inspiradores. A sua experiência enquanto caminhante, além das inúmeras caminhadas locais, foi largamente ampliada através de vários Caminhos de Santiago que já percorreu. Foi num desses Caminhos que decidiu fazer das Caminhadas o seu modo de vida, sob o mote “ Caminhadas na Natureza ao Encontro da Nossa Essência” - que é a base para a programação dos percursos para que a Natureza seja apreciada e contemplada com todos os sentidos, levando as pessoas em duas direções: uma de descoberta da beleza que as rodeia e noutra ao seu próprio encontro.

António Ferreira vive no Algarve há 9 anos e meio, e a partir daí a cidade de Lisboa e a vida stressante da publicidade ficaram definitivamente a fazer parte do passado. Também ficou a fazer parte do passado a luta em convencer a Região do Algarve que tinha um território maior que a pequena área de Albufeira – Vilamoura. Ficou também a fazer parte do passado a ideia de que o único produto que o Algarve tinha para oferecer era a praia. Sem esta mudança de paradigma o projeto que o trouxe ao Algarve tinha morrido: A Aldeia da Pedralva.

A Aldeia da Pedralva é um projeto que pretendeu dinamizar aquilo que são consideradas as zonas de Baixa Densidade e um produto de enorme potencial no Algarve: O Turismo de Natureza. E porque este desafio está ganho, embora ainda no início, há tempo para novos projetos. Uma mudança para Lagos, fruto da mudança de escola dos seus filhos, levou-o a abrir um Boutique Hostel que é uma boa referência na Cidade. A paixão pela Costa Vicentina levou-o a um projeto em curso – Carrapateira Beach Houses.

A vontade de projetar o Turismo de Natureza e as Baixas Densidades levou-o a ser consultor na BTN – Bienal de Turismo de Natureza. E mais recentemente decidiu “exportar” o país através dos seus produtos de excelência e das histórias de empreendedores na área da agricultura que produzem os melhores sabores nacionais e dar vida ao projeto Portugal Organics.

Mais do que um evento com data e hora marcada (sempre a 16 de cada mês, ao final da tarde- este mês excecionalmente a 17 de fevereiro), a Beta Talk de Portimão tornou-se desde julho de 2012 num ponto de encontro para gente empreendedora e um movimento inspirador, promovendo no ambiente informal e descontraído do Café Concerto do TEMPO - Teatro Municipal de Portimão os contactos e a partilha de experiências.

A entrada como é habitual na Beta Talk Portimão é livre mas sujeita a inscrição prévia através de http://tinyurl.com/betatalkportimao-janeiro2018 enquanto o wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

De referir que a Beta Talk é uma iniciativa promovida pela Beta-i - Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica, da Universidade do Algarve através do CRIA - Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO - Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.