A não perder

Exposição de Fotografia "Algarvios" de Vitor Pina

10 a 27 de dezembro
 

 A Casa Manuel Teixeira Gomes recebe de 10 a 27 de dezembro, a Exposição de Fotografia "Os Algarvios" de Vitor Pina. A inauguração está agendada para o dia 10, pelas 17h00 e está inserida nas Comemorações do Dia da Cidade.

Esta Inauguração dos “Algarvios” exposição fotográfica de Vitor Pina, abriu a 3.ª edição dos Encontros de Fotografia de Lagoa.
ALGARVIOS, a exposição fotográfica de Vitor Pina, é constituída por 38 fotografias a P&B e procura contribuir para um retrato coletivo e identitário da região e dos seus habitantes. O autor afirma que se trata de um projeto de ‘fotografia de rua intensa’, porque resulta de grande proximidade física e social com os retratados. ‘São imagens honestas e que sem assumirem uma vertente documental ambicionam ser um espelho social da época atual.’

Sobre a série exposta escreveu em 2016 Pedro Ferré, então Vice-Reitor da Universidade do Algarve: na exposição fotográfica de Vitor Pina está ‘o homem enquanto tempo, numa sequência de fragmentos que nos desenham a sua viagem, desde a juventude e a puberdade ao tempo da face sulcada pela passagem das estações.’ Nuno de Santos Loureiro, o curador da exposição, diz que se trata de uma seleção feita a partir de uma ‘vasta coleção de imagens dotadas do cativante olhar de um ‘street photographer’, valorizadas por uma mescla de intimidade com os fotografados e com registos contemporâneos que não se limitaram à atitude fácil de copiar os mestres’.

Vitor Alexandre Pina Cabrita da Silva nasceu em Lisboa no dia 8 de Outubro de 1975. Ainda criança pequena veio com os pais viver para o Algarve, para Portimão, onde frequentou todo o ensino primário e secundário. Mais tarde foi para Faro, onde frequentou primeiro a licenciatura e depois o mestrado em Arquitetura Paisagista na Universidade do Algarve.

Começou a dedicar-se à fotografia em 2008. Explorou diversas temáticas, entre as quais a da fotografia de paisagem, e rapidamente percebeu que o P&B era fundamental na sua linguagem de autor.

Icons Nao Perder Quando 1

10 a 27 de dezembro 2017

Inauguração dia 10 de dezembro, pelas 17h00

Icons Nao Perder Onde 1
Casa Manuel Teixeira Gomes
Icons Nao Perder Valor 1

Entrada gratuita
Icons Nao Perder MaisInfo 1

De segunda a sexta, das 9h00 às 17h00

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

282480488