Portimão prepara intervenção em 200.000 m2 de espaços verdes

Está previsto para os próximos dias o início dos trabalhos de uma prestação de serviços de grande dimensão, com vista à manutenção e recuperação dos espaços verdes do município de Portimão. Urbanização Quinta das Oliveiras, Urbanização da Bemposta, Urbanização Nurial, Urbanização Quinta da Ouriva são exemplos dos cerca de 100 locais identificados pela autarquia, maior parte em zonas residenciais, para recuperar e manter espaços verdes, por um prazo de um ano.

Orçamentados em mais de 600.000 euros, estes trabalhos resultam de um concurso público internacional, iniciado em Dezembro de 2016, que face aos valores envolvidos, teve um prazo de tramitação processual de mais de 6 meses.

A Câmara de Portimão reconhece que estes trabalhos são extremamente importantes, face ao estado atual da maior parte dos espaços verdes do município, no entanto é importante relembrar que a partir de 2010, os contratos existentes foram rescindidos, ou não foram renovados decorrido o prazo de vigência, passando o município a assegurar, com bastante dificuldade, a manutenção dos espaços verdes com recurso aos meios próprios, bastante escassos. Refira-se que só foi possível lançar este concurso a partir do momento em que foi aprovado o plano de recuperação financeira da autarquia pelo Tribunal de Contas, até essa data a CMP esteve impedida legalmente de o fazer.

Os trabalhos em questão visam, numa primeira fase, a limpeza e recuperação dos espaços verdes e posterior manutenção das novas espécies vegetais que serão introduzidas