Portimão celebra as Bodas de Prata das Festas em Honra de Santo André

Como manda a tradição, Portimão vai viver dois fins de semana de festa repletos de muita fé e devoção integrados nos festejos de Santo André na Igreja da Penina (5, 6, 12 e 13 de agosto) que vão animar o concelho e marcar estas celebrações com a participação da comunidade.

O Centro Apostólico de Santo André situado na Igreja da Penina em Alvor vai realizar as tradicionais festas em honra do padroeiro da Igreja da Penina e nas quais as atividades recreativas e a animação musical têm papel de relevo, reunindo centenas de residentes e turistas em convívio e confraternização.

Destaca-se do programa litúrgico as eucaristias marcadas para 6 e 13 de agosto, e em ambos os casos às 12h00 e às 19h00, enquanto em todos os dias das Festas de Stº André os arraiais começam a partir das 20h00 no Largo da Igreja da Penina, com a atuação dos seguintes artistas às 21h00: Rita Melo (5 de agosto), Emanuel Martins (6 de agosto), Duo Victor & Bruno (12 de agosto) e Vera Lúcia (13 de agosto).

Para além da componente religiosa, fazem parte do programa os comes e bebes e música popular para dançar, num evento em que os fundos recolhidos revertem a favor daquela igreja. A Festa de Santo André tem muita história e por lá já passaram grandes artistas. Os comes e bebes, as famosas e deliciosas "Filhós de Santo André" e as quermesses fazem com que a Festa em honra deste padroeiro proporcione a todos grandes momentos de diversão, não faltando o pezinho de dança.

De referir que as Festas em honra de Santo André tiveram início no verão de 1992 e este ano celebram as Bodas de Prata - 25 anos. Tudo começou com um grupo de jovens que pretendia arranjar fundos para uma Peregrinação a Roma - Itália, para assistirem à Beatificação de 51 Mártires Clareteanos que acontecia a 25 de Outubro de 1992, uma vez que pertenciam à congregação dos Padres da Paróquia de Alvor.

O primeiro cartaz das festas dizia "HOJE HÁ FESTA!!!”. Então a primeira festa aconteceu no Adro da Igreja com poucas pessoas, mas foi a primeira de muitas. Ano após ano, as Festas começaram a ter outra dimensão, com grande impacto no concelho, transformando-se num grande ponto de encontro de pessoas, onde o convívio, a alegria tornaram-se as palavras de ordem.

Esta tradicional festividade, que se realiza sempre nos dois primeiros fins-de-semana de agosto, tem entrada gratuita, é organizado pelo Centro Apostólico St. André e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Alvor, da Câmara Municipal de Portimão e com a Herdade do Esporão.