Portimão vai ser a capital da Filatelia Portuguesa

É inaugurado, a 16 de novembro, em Portimão, o maior certame filatélico realizado este ano em Portugal. Trata-se da XXVI Exposição Filatélica Nacional “Portimão 2017” e da Algarpex-2017, Exposição Filatélica do Algarve.

De entrada livre, entre as 10h00 e as 18h00, os certames organizados pela Associação Filatélica Alentejo-Algarve contam com o patrocínio dos Correios de Portugal, da Federação Portuguesa de Filatelia e da Câmara Municipal de Portimão e vão decorrer no Portimão Arena, no Parque de Exposições e Feiras de Portimão.

A XXVI Exposição Filatélica Nacional, evento filatélico competitivo, reúne cerca de 400 quadros expositores, 90 coleções de 60 filatelistas portugueses. Já a Algarpex 2017, certame participativo, reúne, em cerca de 200 quadros, coleções de filatelistas residentes e nascidos no Algarve. Para apreciar as participações desta exposição e atribuir as respetivas medalhas de ouro, vermeil, prata e bronze, a Federação Portuguesa de Filatelia nomeou um conjunto de sete filatelistas como jurados do certame. São eles: António Cristovão, Nuno Cardoso, Raul Leitão, João Soeiro, Eduardo de Sousa e José Manuel Pereira. Este ano irão estar presentes cerca de 150 metros quadrados de superfície de selos, ou seja, 2400 selos.

De 16 a 19 de novembro, a cidade de Portimão será a capital da filatelia portuguesa e centenas de colecionadores vão deslocar-se a Portimão para apreciar algumas das melhores coleções portuguesas compostas por milhares de selos e peças filatélicas raras e únicas. Paralelamente aos certames, e nos dias 18 e 19 de novembro, vai decorrer no Portimão Arena a FICA - Feira Internacional de Colecionismo, em que participam comerciantes de diversos países europeus. No recinto do certame estarão presentes stands de diversos clubes e associações de filatelistas do País, além dos stands dos CTT, da organização e da Federação Portuguesa de Filatelia.

Para assinalar este grande evento filatélico, os Correios de Portugal vão criar quatro Carimbos Comemorativos, um para cada dia da exposição. No dia 16 novembro é o carimbo do Dia do Mar, no dia 17 é o carimbo do Dia do Museu, no dia 18 é o carimbo do Dia da Conserva e no último dia, 19 de novembro é o carimbo do Dia da Operária Conserveira. Estes selos são dedicados ao tema da Pesca e são uma homenagem ao Museu de Portimão. De referir que estes quatros carimbos serão apostos no Posto de Correios a funcionar no local.

Neste mega certame são várias as atividades a decorrer com o intuito de dinamizar o mundo da Filatelia, como a Exposição de painéis sobre Pescas pelo Museu de Portimão e atividades do Clube de Xadrez de Portimão. De referir que, no dia 17 de novembro, sexta-feira, irão ter lugar visitas guiadas à exposição por cerca de 500 alunos das escolas de Portimão. No dia 18 de novembro, pelas 16h00, irá decorrer uma Palestra no Auditório do Portimão Arena subordinada ao tema "Cancro - A Comunicação através da Filatelia" pelo Prof. Doutor Carlos Freire de Oliveira da Universidade de Coimbra, a convite da Secção Filatélica do Lions Clube Portimão.    

Durante quatro dias, Portimão receberá um evento de caráter nacional dirigido aos amantes da filatelia, uma das atividades mais ricas no que diz à promoção do conhecimento e perpetuação da memória. Este certame é uma celebração da filatelia ao mais alto nível, onde a História Postal será rainha com uma grande homenagem ao passado da cidade de Portimão ligado às Pescas e à Indústria Conserveira.

Consulte o programa da XXVI Exposição Filatélica Nacional “Portimão 2017” AQUI.