Portimão sensibiliza população da área rural para a realização de queimas em segurança

Primeira de quatro iniciativas teve lugar no passado sábado, na Mexilhoeira Grande. Próximas iniciativas agendadas para 2 de dezembro no Porto de Lagos, e dia 12 de dezembro na Companheira.

Terminado o período crítico que determina a suspensão da realização de queimas e queimadas durante os meses mais secos e quentes do ano, no passado sábado, 25 de novembro, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão/Gabinete Técnico Florestal, em parceria com a Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, a GNR e os Bombeiros de Portimão, dinamizou uma ação de sensibilização direcionada aos residentes e produtores da área rural do concelho, para dar a conhecer a legislação em vigor neste âmbito e elucidar os participantes sobre as regras de segurança na realização de queimas nos espaços naturais.

Estas iniciativas, que terão lugar em vários pontos do concelho, com a próxima ação a ter lugar no sábado, 2 de dezembro, pelas 10h00, no Clube Desportivo, Cultural e Recreativo de Porto de Lagos, e no dia 12 de dezembro no Centro Social, Desportivo e Cultural da Companheira, visam sensibilizar a população das áreas rurais para a realização de queimas em segurança, salvaguardando a sua integridade física e garantindo que a queima não cause um incêndio, uma vez que o tempo continua bastante seco.

Todas as ações, além da sensibilização e informação das populações, culminam, ainda, com uma sessão prática de demonstração de realização de uma Queima Segura.
A população que pretender realizar uma queima, deve antes contatar a Linha Municipal “Proteção 24” através do 808 282 112.