• Festa Nacional da Ginástica

    Noticias

    Festa Nacional da Ginástica

    Ler mais

  • Marchas Populares 2019

    Notícias

    Marchas Populares 2019

    Ler mais

  • Exposição “AQUARIUS”, de Brigitte von Humboldt

    Notícias

    Exposição “AQUARIUS”, de Brigitte von Humboldt

    Ler mais

  • A não perder

    Férias com Dança 2019

    15 a 26 julho

    A Associação Cultural – Dancenema em conjunto com a Câmara Municipal de Portimão apresentam, pelo décimo ano consecutivo, o projeto Férias com Dança – Escola de Dança de Verão, a decorrer entre 15 e 26 de julho, das 14h30 às 18h00 na Casa das Artes e destinadas a crianças e a jovens que se interessam pela arte de dançar e pelo contacto com várias modalidades.Saiba tudo sobre esta iniciativa aqui.

  • A não perder

    NEON RUN

    20 julho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Teremos, ainda, uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dias 22 e 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Música à Beira Mar

    22 junho, 20 julho e 23 agosto, 18h30

    Música à Beira Mar tem como objetivo proporcionar à população e aos visitantes uma experiência diferenciadora, valorizando e dinamizando a Praia da Rocha que sempre foi e será um dos principais cartões de visita desta cidade

  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa

    1, 22 e 29 de junho

    Catarina Rosa estuda Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Já foi premiada em dois concursos literários e dinamizou o seu primeiro workshop de escrita criativa no verão de 2018, em parceria com o projeto Geração XXI.

  • A não perder

    Em Junho e Julho Portimão é Tua Viagem!

    Junho e julho

    Em 2019 o desporto e todas as práticas físicas saudáveis andarão de mãos dadas com a cultura e a arte, a gastronomia e as ricas tradições desta terra ímpar de gente singular, que sabe receber como ninguém. Aceita o convite, Portimão é a tua viagem!

  • A não perder

    Exposição "AQUARIUS" de Brigitte von Humboldt

    6 julho a 11 agosto

    No próximo dia 6 de julho, pelas 18h00, o Museu de Portimão inaugura a Exposição "AQUARIUS" de Brigitte von Humboldt. Uma mostra de quadros de pintura que poderá ser apreciada no Átrio do Museu.

  • A não perder

    Junho na Casa Manuel Teixeira Gomes

    1 a 30 junho

    Em Junho poderá visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes as três exposições, assistir aos concertos pelos alunos do Curso Profissional de Cordas e Teclas da EBS da Bemposta e ainda participar nos debates dinamizados pela Teia D'Impulsos.

  • A não perder

    Programação Desportiva CED 2019

    1 a 30 junho

    Conheça alguns dos principais destaques desportivos para o próximo mês de JUNHO. Teremos uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dia 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Festa da Rainha Santa Isabel

    4 a 7 julho

    A Santa Casa da Misericórdia de Alvor vai promover, entre os dias 4 e 7 de julho, as festividades em honra da sua padroeira, a Rainha Santa Isabel.

  • A não perder

    Neverending Tour: Eduardo Madeira & Manuel Marques

    06 julho

    Os humoristas Eduardo Madeira e Manuel Marques sobem ao palco do TEMPO para um surpreendente número de faquires acrobatas e prestidigitação com marmotas. Ou isso ou comédia com música à mistura. A sociedade, a política e o desporto vão ser debatidos e analisados de forma muito pouco séria e muito pouco isenta.

  • A não perder

    Férias de Verão no Museu de Portimão

    25 junho a 26 julho

    Este ano as Férias de Verão no Museu de Portimão irão explorar a exposição temporária “Da minha janela ainda vejo o Algarve?” através do olhar do fotografo Filipe Palma. A Oficina Educativa pretende dar a conhecer aos seus participantes a arquitetura popular Algarvia e as suas platibandas.

  • Notícias

    Férias Desportivas 2019

    24 junho a 9 agosto

    A 29ª edição do projeto “Férias Desportivas”, a decorrer de 24 de junho a 9 de agosto, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Portimão pensada para ocupar os tempos livres das crianças e jovens, dos 6 aos 16 anos, durante a interrupção letiva do verão.

  • A não perder

    Marchas Populares 2019

    7, 14, 21 e 28 junho

    As Marchas Populares voltam a sair à rua nas três freguesias do município para os tradicionais desfiles, que contam com a participação de quatro coletividades do município (Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o CIRM - Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da Vila de Alvor). De referir, que este ano, a Marcha Infantil é a do Lar da Criança.

  • Férias de verão na Biblioteca

    29 julho a 31 agosto

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes volta a promover o projeto “Cinco Histórias, Cinco Semanas e uma Noite”, que entre 29 de julho e 31 de agosto, entre as 10h00 e as 12h30 possibilitará às crianças entre os 6 e os 10 anos a participação em ateliês e oficinas inspirados na literatura infantil.

  • A não perder

    Piano e Canto

    04 julho

    A Academia de Música de Portimão promove no dia 4 de Julho, pelas 21h00, no Grande Auditório do TEMPO, um concerto de Piano e Canto que apresenta autores brasileiros do século XX e autores do periodo romântico interpretados por uma soprano e um tenor a solo e em dueto e acompanhados ao piano.

  • A não perder

    Festa Nacional da Ginástica

    28 a 30 junho

    Cerca de quatro mil ginastas de todas as idades e dos quatro cantos de Portugal participarão na Festa Nacional da Ginástica, que terá lugar de 28 a 30 de junho em Portimão, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

  • A não perder

    A Night at the Ballet

    13 julho

    As alunas das classes de ballet e dança contemporânea da Escola de Dança do Município de Portimão apresentam um bailado coreografado sob as premissas das técnicas de Dança Clássica e Contemporânea ao som do ritmo do rock n’roll; inspirado no repertório musical de uma das bandas mais emblemáticas de todos os tempos: os Queen.

  • A não perder

    22º Festival Nacional de Folclore da Figueira

    6 julho

    Este festival é uma organização do Rancho Folclórico da Figueira e tem um programa que envolve a participação de grupos regionais e nacionais. O Festival regressa mais um ano com a promessa de muitas pessoas a assistirem, centradas nos objetivos de valorização e divulgação das artes e culturas tradicionais, promovendo a festa e o convívio, a diversidade e o intercâmbio cultural, a dinamização associativa.

  • Férias com Dança 2019
  • NEON RUN
  • Música à Beira Mar
  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa
  • Em Junho e Julho Portimão é Tua Viagem!
  • Exposição
  • Junho na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Programação Desportiva CED 2019
  • Festa da Rainha Santa Isabel
  • Neverending Tour: Eduardo Madeira & Manuel Marques
  • Férias de Verão no Museu de Portimão
  • Férias Desportivas 2019
  • Marchas Populares 2019
  • Férias de verão na Biblioteca
  • Piano e Canto
  • Festa Nacional da Ginástica
  • A Night at the Ballet
  • 22º Festival Nacional de Folclore da Figueira

A 6ª edição da iniciativa “A nossa cultura sai à rua” traz à freguesia da Mexilhoeira Grande dois dias de memórias, saberes e sabores

Nos dias 22 e 23 de setembro realiza-se o evento integrado nas Jornadas Europeias do Património 2018, este ano subordinadas à temática “Partilhar Memórias” - “Mexilhoeira Grande - A nossa cultura sai à rua”. Na sua 6.ª edição é o primeiro ano que a iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Portimão, Museu de Portimão e pela Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, decorrerá durante dois dias no Adro da Igreja Matriz da freguesia.

No dia 22 de setembro, sábado, o programa tem início às 9h30 com um passeio pelo património natural e vida selvagem da ria de Alvor, organizado pela Associação Ambiental “A ROCHA” e pela Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Portimão. Os interessados em integrar esta iniciativa, gratuita, que terminará pelas 12h00, deverão inscrever-se através do endereço de email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 282 480 452 e caso queiram usufruir do transporte disponibilizado pela Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, marcar presença junto ao edifício desta, às 9h00.

Às 14h30 inicia à festa no adro da igreja matriz com a mostra de artes, saberes e produtos da Mexilhoeira Grande - A gastronomia com a confeção do pão em forno de lenha, a doçaria local, o medronho, o mel, entre outros produtos; o artesanato com a empreita, cestaria em vime, cortiça, cadeiras de atabua e rendas; a agricultura e o marisqueio; e as crenças com mezinhas e rezas. Na mostra surgem ainda pequenos espaços expositivos dedicados às memórias e vivências da terra, este ano com um quarto tradicional recriado pela associação cultural, social e ambiental “Grão de Areia” e um espaço de representação de algumas atividades de cariz agrícola e rural.

A parte da tarde será animada com a partilha das histórias ligadas aos saberes contadas pelos próprios protagonistas das principais atividades de cariz “tradicional” rural da freguesia e pela realização de um Peddy Paper, marcado para as 16h00, que permitirá aos participantes partir à descoberta das histórias e memórias que as ruas da Mexilhoeira têm para contar. As inscrições realizam-se no próprio dia e os primeiros, segundos e terceiros classificados terão direito a prémios.

A animação musical, que contará com a participação do Rancho Folclórico da Figueira, do Grupo de Amigos da Figueira, do Grupo de Cantares Mexilhoeirense, concertinistas e grupo de baile, terá lugar pelas 16h30.

Os workshops, as oficinas e os ateliers também integram o programa desta iniciativa e às 17h30 os visitantes podem aprender mais sobre a arte da empreita ou até mesmo participar na construção de um carrinho de rolamentos ao vivo, que decorrerá durante toda a tarde. Ateliers de amassar pão e de agricultura ou oficinas de construções de terra, como a taipa, pintura de cerâmica com pigmentos e trabalho em barro também fazem parte da lista de atividades em que os visitantes poderão participar.
Os jogos tradicionais voltam a convidar as famílias a jogar à macaca, ao pião, ao berlinde, ao jogo do burro ou ao lencinho da botica e na área dedicada ao património natural da Mexilhoeira será possível participar nos jogos ambientais e ficar a conhecer melhor a fauna e flora da freguesia. Este núcleo será dinamizado pela associação “A Rocha” em colaboração com o biólogo do Município de Portimão.

Das 19h30 às 20h00, no âmbito da partilha de memórias e histórias sobre a vila, será projetado o filme “Mexilhoeira Grande – Anos 60”, realizado por Joaquim Gorgulho Silva, natural da Mexilhoeira Grande, a que se seguirá, às 21h30, um dos momentos altos do dia, a recriação da tradição da festa da descasca do milho e debulha, que decorrerá ao som de concertinas mexilhoeirenses. O certame encerra às 23h00.

No dia 23 de Setembro a mostra de artes e saberes tem abertura marcada para as 14h30 e o Museu de Portimão apoia o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense na promoção da 2.ª Grande Corrida de Carrinhos de Rolamentos da Mexilhoeira Grande, que terá início às 15h00, com os treinos livres a realizarem-se a partir do 12h00.

Às 19h00 começa a animação musical que será da responsabilidade do grupo Generation XXI, seguida da sessão de entrega de prémios às 20h00 e às 21h00 os The Quest entrarão em palco para fechar a festa que terminará às 22h30.

Como tem vindo a ser habitual nas edições anteriores, o evento “A Nossa Cultura sai à Rua” conta com a parceria de associações locais como “Grão de Areia” e “A Rocha”, a Sociedade Recreativa Figueirense, o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Paróquia da Nossa Senhora da Assunção da Mexilhoeira Grande, a Santa Casa da Misericórdia da Mexilhoeira Grande e o apoio de toda a comunidade, particulares e comerciantes, que se envolvem, participam e contribuem ativamente para o sucesso desta iniciativa.

PROGRAMA DISPONIVEL PARA DOWNLOAD AQUI

 

0
0
0
s2sdefault