• Dia Municipal para a Igualdade de Género

    A não perder

    Dia Municipal para a Igualdade de Género

    Ler mais

  • FunDay Halloween

    Notícias

    FunDay Halloween

    Ler mais

  • Festival de Órgão do Algarve 2019

    A não perder

    Festival de Órgão do Algarve 2019

    Ler mais

  • A não perder

    Isaura - Human

    26 de outubro

    Em palco, Isaura (voz, guitarra e percussão) faz-se acompanhar de um trio de músicos: João Abrantes na guitarra, Gonçalo Almeida na bateria e Vicente Santos nos sintetizadores; uma viagem colorida bem à maneira da boa pop eletrónica.

  • A não perder

    OCR Police Challenge

    27 de outubro

    Esta promete ser uma corrida de obstáculos com muita lama, areia, tiro, rastejo, água, salto e, acima de tudo, trabalho em equipa, com momentos únicos de superação pessoal, individualmente e em equipa.

  • A não perder

    20 º aniversário de Elevação da Mexilhoeira Grande a Vila

    1 de novembro

    A Mexilhoeira Grande vai estar em festa no próximo dia, 1 de novembro, data em que será assinalada a passagem do 20 º aniversário de elevação à categoria de vila desta localidade do concelho à categoria de vila.

  • A não perder

    Apresentação dos livros de Carmindo de Carvalho

    25 de outubro

    A necessidade da escrita surgiu-lhe tarde, já depois dos trinta anos. Recusando escrever para a gaveta, entrega ao vento, a leva dos seus trabalhos pelos cantos do mundo e alguns (umas centenas) já foram publicados em publicações diversas.

  • A não perder

    26º Aniversário da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes

    6, 8 e 9 novembro

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local. As comemorações vão ser assinaladas em três dias e através de cinco atividades para diferentes públicos.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Outubro

    1 a 31 outubro

    Conheça a programação do mês de outubro na CED 2019. A inclusão social domina a programação de outubro na Cidade Europeia do Desporto (CED 2019), merecendo ainda destaque neste mês o Congresso de Medicina Interna e Desportiva e inúmeras ações de formação, para além de várias provas de alto nível.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A não perder

    Show Xande de Pilares e Délcio Luiz

    31 outubro

    Grande Noite de Samba e Pagode com Xande de Pilares e Délcio Luiz.

  • A não perder

    20ª Festa do Cinema Francês em Portimão

    5 a 7 novembro

    Duas décadas depois, a Festa do Cinema Francês é cada vez mais um evento incontornável para os amantes da 7ª Arte e da cultura francesa. Este ano, celebra-se a cooperação cinematográfica franco-portuguesa, através do cinema, mas também de masterclasses.

  • A não perder

    Festival de Órgão do Algarve 2019

    1 e 8 novembro

    A Associação Música XXI apresenta a 12ª edição do Festival de Órgão do Algarve, de 1 a 30 de novembro, nas Igrejas de Faro, Portimão, Boliqueime e Tavira. Os concertos estão agendados para às 21h30 e são de entrada livre.

  • A não perder

    Apresentação do livro "Amigos imPerfeitos" de Carlos Filipe

    2 de novembro

    Neste projeto agora concretizado também em livro, é, assim, uma galeria de fotos e histórias de luta, coragem e sobrevivência, de animais únicos, diferentes e extraordinários. A apresentação da obra ficará a cargo de João Rosado.

  • A não perder

    Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    3 a 31 de outubro

    Agora que os dias começam a ficar mais frescos, aproveite para visitar as exposições da Casa Manuel Teixeira Gomes. A entrada é gratuita.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • Isaura - Human
  • OCR Police Challenge
  • 20 º aniversário de Elevação da Mexilhoeira Grande a Vila
  • Apresentação dos livros de Carmindo de Carvalho
  • 26º Aniversário da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes
  • Programação Desportiva CED 2019 - Outubro
  • Exposição
  • Show Xande de Pilares e Délcio Luiz
  • 20ª Festa do Cinema Francês em Portimão
  • Festival de Órgão do Algarve 2019
  • Apresentação do livro
  • Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Histórias na Quinta

O Dia Internacional do Idoso, instituído pela (ONU) Organização das Nações Unidas e comemorado anualmente a 1 de outubro, dá o mote para que, ao longo do mês, a comunidade sénior dos Centros Convívio Sénior e dos Centros Comunitários de Portimão tenham uma agenda especialmente rica em atividades e novas vivências.

Não irão faltar passeios, música, palestras e acções de sensibilização e uma exposição dos trabalhos realizados ao longo do ano. Fomentar as relações interpessoais dos idosos com outros grupos etários é um dos principais objetivos que norteiam o dia a dia das diferentes infraestruturas municipais de apoio à comunidade sénior nomeadamente o Centro Comunitário da Cruz da Parteira, Centro Comunitário da Coca Maravilhas, Centro de Convivio Senior,  Centro de Convivio Aldeia das Sobreiras e Associação de Reformados do Pontal- Portimão e Não Só.

O resultado do trabalho realizado ao longo do ano com os utilizadores destas instituições  será apresentado na Exposição “Gerações”, que estará patente até ao dia 30 de outubro, na Casa Manuel Teixeira Gomes onde poderão ser apreciados os diferentes trabalhos manuais e de lavores, nomeadamente algumas peças de enxoval para recém nascidos, que foram desenvolvidas com todo o carinho e dedicação para serem oferecidas na época de Natal, a instituições ou à própria Maternidade do Hospital do Barlavento Algarvio, bem como outros trabalhos que resultam do talento e criatividade de mãos séniores que contaram com a  colaboração de jovens dos Centros Comunitários.
 
Entretanto no dia 3 de outubro, a marcar desde logo o ritmo deste mês de atividades, teve lugar o já tradicional Baile da Desfolhada no Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras.

No dia 12 está desde já agendado um passeio ao Jardim Buda Eden, no Bombarral com lugares apenas reservados a utentes dos Centros de Convívio Sénior e Centros Comunitários, enquanto que no dia 29 de outubro, aberto à participação de toda a população sénior, terá lugar no Centro de Convívio Sénior de Portimão, uma Palestra sobre Doenças Crónicas e suas consequências, promovida por uma enfermeida do Centro de Saúde.

No Centro de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras haverá ainda espaço para muitas outras atividades, desde um encontro intergerencional de dança com alguns  alunos do Colégio Tité; tratamento de estética e beleza promovidos pela Servilusa até uma tarde de música com a atuação do grupo de cantares alentejanos da Associação Sénior Autodidata de Portimão.

Centros de Convívio Sénior e Centros Comunitários nos Bairros Camarários são pontos de encontro e de atividade para os mais idosos

Apostada em proporcionar uma maior qualidade de vida e contribuir para o bem-estar físico e mental da população sénior do município, a autarquia tem vindo a criar  e a dinamizar estruturas específicas de apoio à comunidade sénior do Município, nomeadamente o Centro de Convívio Sénior de Portimão e da Aldeia das Sobreiras,  que dão uma resposta  diária no combate ao isolamento social.

O Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras é frequentado diariamente por 25 seniores que aqui se encontram, almoçam e desenvolvem um programa de ocupação de tempos livres diário/ semanal que inclui informática, lavores, trabalhos manuais,  grupo coral, os tradicionais bailes  e matinés dançantes e outras atividades lúdicas, desportivas e socioculturais, bem como acções de sensibilização e rastreios de tensão arterial.

O dia a dia do Centro de Convívio Sénior de Portimão é marcado pela realização de  atividades regulares semanais como os rastreios de tensão arterial e controlo da glicémia que se realizam todas as terças-feiras, realizados por uma enfermeira voluntária. As aulas de alfabetização e de informática são uma referência para os seus utentes que aqui têm também à disposição sessões de lavores, pintura de tecido e aulas de ginástica, no âmbito do Programa Exercício e Saúde que decorrem, neste caso no Pavilhão Gimnodesportivo.  Outras atividades pontuais, nomeadamente, passeios culturais, visualização de filmes no cinema e caminhadas fazem parte da agenda dos utentes.

Estão aberta ao longo do ano as inscrições para qualquer um dos Centros de Convívio Sénior, bastando para o efeito candidatar-se através do preenchimento de um ficha de caracterização, de carácter confidencial , a preencher no próprio Centro ou entrar em contacto com a Divisão de Ação Social para qualquer esclarecimento adicional, através do telefone 282 470830.

O Centro Comunitário da Coca Maravilhas e da Cruz da Parteira são estruturas de apoio criadas no âmbito do Programa de Gestão Integrada de Bairros Municipais, que a Autarquia preconiza desde 2000 com vista à dinamização do trabalho comunitário, através da promoção de várias atividades lúdicas e sociopedagógicas adequadas às características dos diferentes Bairros e seus moradores, nomeadamente junto da população mais envelhecida.

No Bairro Pontal, a autarquia conta ainda com a colaboração da Associação de Reformados do Pontal e Não Só no desenvolvimento do trabalho comunitário nesse bairro, com especial enfase para a dinamização de atividades culturais, lúdicas e pedagógicas destinadas maioritariamente à população sénior.

Destaque também para as várias instituições locais que, com o apoio camarário, realizam um importante trabalho em prol dos seniores, nomeadamente o Centro de Apoio a Idosos de Portimão, as Santas Casas da Misericórdia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, o Lar Esperança, a Associação de Reformados do Pontal e Não Só, a Associação Sénior e Autodidata de Portimão, o Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande e a Aldeia de S. José de Alcalar.

 

0
0
0
s2sdefault