• Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    A Não Perder

    Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    Ler mais

  • Música p’ra nanar na Biblioteca

    A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    Ler mais

  • Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    A não perder

    Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    Ler mais

  • A não perder

    Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem" de Matt de la Peña

    18 de janeiro

    Esta viagem, cheia da energia de uma cidade movimentada, dá relevo a um olhar maravilhoso, que só pode ser partilhado entre avós e netos, ganhando vida através da escrita vibrante de Matt de la Peña e das ilustrações radiantes de Christian Robinson.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    25 de janeiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 23 maio e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Histórias na Quinta
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Exposição
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

O Dia Internacional do Idoso, instituído pela (ONU) Organização das Nações Unidas e comemorado anualmente a 1 de outubro, dá o mote para que, ao longo do mês, a comunidade sénior dos Centros Convívio Sénior e dos Centros Comunitários de Portimão tenham uma agenda especialmente rica em atividades e novas vivências.

Não irão faltar passeios, música, palestras e acções de sensibilização e uma exposição dos trabalhos realizados ao longo do ano. Fomentar as relações interpessoais dos idosos com outros grupos etários é um dos principais objetivos que norteiam o dia a dia das diferentes infraestruturas municipais de apoio à comunidade sénior nomeadamente o Centro Comunitário da Cruz da Parteira, Centro Comunitário da Coca Maravilhas, Centro de Convivio Senior,  Centro de Convivio Aldeia das Sobreiras e Associação de Reformados do Pontal- Portimão e Não Só.

O resultado do trabalho realizado ao longo do ano com os utilizadores destas instituições  será apresentado na Exposição “Gerações”, que estará patente até ao dia 30 de outubro, na Casa Manuel Teixeira Gomes onde poderão ser apreciados os diferentes trabalhos manuais e de lavores, nomeadamente algumas peças de enxoval para recém nascidos, que foram desenvolvidas com todo o carinho e dedicação para serem oferecidas na época de Natal, a instituições ou à própria Maternidade do Hospital do Barlavento Algarvio, bem como outros trabalhos que resultam do talento e criatividade de mãos séniores que contaram com a  colaboração de jovens dos Centros Comunitários.
 
Entretanto no dia 3 de outubro, a marcar desde logo o ritmo deste mês de atividades, teve lugar o já tradicional Baile da Desfolhada no Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras.

No dia 12 está desde já agendado um passeio ao Jardim Buda Eden, no Bombarral com lugares apenas reservados a utentes dos Centros de Convívio Sénior e Centros Comunitários, enquanto que no dia 29 de outubro, aberto à participação de toda a população sénior, terá lugar no Centro de Convívio Sénior de Portimão, uma Palestra sobre Doenças Crónicas e suas consequências, promovida por uma enfermeida do Centro de Saúde.

No Centro de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras haverá ainda espaço para muitas outras atividades, desde um encontro intergerencional de dança com alguns  alunos do Colégio Tité; tratamento de estética e beleza promovidos pela Servilusa até uma tarde de música com a atuação do grupo de cantares alentejanos da Associação Sénior Autodidata de Portimão.

Centros de Convívio Sénior e Centros Comunitários nos Bairros Camarários são pontos de encontro e de atividade para os mais idosos

Apostada em proporcionar uma maior qualidade de vida e contribuir para o bem-estar físico e mental da população sénior do município, a autarquia tem vindo a criar  e a dinamizar estruturas específicas de apoio à comunidade sénior do Município, nomeadamente o Centro de Convívio Sénior de Portimão e da Aldeia das Sobreiras,  que dão uma resposta  diária no combate ao isolamento social.

O Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras é frequentado diariamente por 25 seniores que aqui se encontram, almoçam e desenvolvem um programa de ocupação de tempos livres diário/ semanal que inclui informática, lavores, trabalhos manuais,  grupo coral, os tradicionais bailes  e matinés dançantes e outras atividades lúdicas, desportivas e socioculturais, bem como acções de sensibilização e rastreios de tensão arterial.

O dia a dia do Centro de Convívio Sénior de Portimão é marcado pela realização de  atividades regulares semanais como os rastreios de tensão arterial e controlo da glicémia que se realizam todas as terças-feiras, realizados por uma enfermeira voluntária. As aulas de alfabetização e de informática são uma referência para os seus utentes que aqui têm também à disposição sessões de lavores, pintura de tecido e aulas de ginástica, no âmbito do Programa Exercício e Saúde que decorrem, neste caso no Pavilhão Gimnodesportivo.  Outras atividades pontuais, nomeadamente, passeios culturais, visualização de filmes no cinema e caminhadas fazem parte da agenda dos utentes.

Estão aberta ao longo do ano as inscrições para qualquer um dos Centros de Convívio Sénior, bastando para o efeito candidatar-se através do preenchimento de um ficha de caracterização, de carácter confidencial , a preencher no próprio Centro ou entrar em contacto com a Divisão de Ação Social para qualquer esclarecimento adicional, através do telefone 282 470830.

O Centro Comunitário da Coca Maravilhas e da Cruz da Parteira são estruturas de apoio criadas no âmbito do Programa de Gestão Integrada de Bairros Municipais, que a Autarquia preconiza desde 2000 com vista à dinamização do trabalho comunitário, através da promoção de várias atividades lúdicas e sociopedagógicas adequadas às características dos diferentes Bairros e seus moradores, nomeadamente junto da população mais envelhecida.

No Bairro Pontal, a autarquia conta ainda com a colaboração da Associação de Reformados do Pontal e Não Só no desenvolvimento do trabalho comunitário nesse bairro, com especial enfase para a dinamização de atividades culturais, lúdicas e pedagógicas destinadas maioritariamente à população sénior.

Destaque também para as várias instituições locais que, com o apoio camarário, realizam um importante trabalho em prol dos seniores, nomeadamente o Centro de Apoio a Idosos de Portimão, as Santas Casas da Misericórdia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, o Lar Esperança, a Associação de Reformados do Pontal e Não Só, a Associação Sénior e Autodidata de Portimão, o Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande e a Aldeia de S. José de Alcalar.

 

0
0
0
s2sdefault