• Carnaval Portimão 2019

    Notícias

    Carnaval Portimão 2019

    Ler mais

  • Festival da Canção 2019

    Notícias

    Festival da Canção 2019

    Ler mais

  • 45.ª Volta ao Algarve em Bicicleta

    A não perder

    45.ª Volta ao Algarve em Bicicleta

    Ler mais

  • A não perder

    45.ª Volta ao Algarve em Bicicleta

    20 a 24 de fevereiro

    A 45.ª Volta ao Algarve em Bicicleta irá contar com a presença de 24 equipas, algumas de topo mundial.

  • Notícias

    Carnaval Portimão 2019

    9 de fevereiro a 5 de março

    Portimão vai celebrar o Carnaval, entre os dias 9 de fevereiro e 5 de março, com os ilustres bailes, os concursos de máscaras, os desfiles pelas ruas com os Bomboémia, Grupo de Percussão da Universidade do Minho e ainda com a grande novidade, com o Desfile de 15 Carros Alegóricos que vão mobilizar cerca de 500 foliões e encantar residentes e turistas.

  • Notícias

    Festival da Canção 2019

    2 março

    A Grande Final de 2 de março, no Portimão Arena, tem início marcado para as 21h00, sendo a abertura de portas às 19h30 e o encerramento das portas da sala de espetáculos às 20h30, de forma a assegurar a transmissão televisiva. A idade mínima para assistir é de 6 anos. Os ingressos para a grande final já estão à venda, pelo valor de 5,00 €

  • Notícias

    3ª edição dos “ENTRELAÇADOS”

    13 a 24 de fevereiro

    O Festival de Dança Contemporânea “ENTRELAÇADOS”, que decorre de 13 a 24 de fevereiro, regressa este ano num formato arrojado ao abranger três cidades no Algarve.

  • Notícias

    Revista à Portuguesa “A Culpa é do Cu…meta”

    8 de março a 31 maio

    A Revista à Portuguesa do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, espetáculo que se realiza há mais de 50 anos, tem estreia marcada para o dia 8 de março, sexta-feira, às 21h00, este ano sob o mote “A Culpa é do Cu…meta”.

  • A não perder

    Tecnologia para Viver Melhor

    19, 20 e 21 de fevereiro

    A Biblioteca Municipal de Portimão apresenta um novo projeto "Tecnologia para viver melhor" para a comunidade em geral, e em particular para a comunidade sénior, na Biblioteca de Portimão e Polo de Leitura de Alvor das 10h30 às 11h30 e no Polo da Mexilhoeira das 15h00 às 16h00. Cada sessão terá uma duração aproximada de 45 minutos.

  • A não perder

    Livros de Pano

    27 e 28 de fevereiro e 1 março

    A Biblioteca Municipal de Portimão apresenta um novo projeto "Livros de Pano" para a comunidade em geral, e em particular para a comunidade sénior, na Biblioteca de Portimão e Polo de Leitura de Alvor das 10h30 às 11h30 e no Polo da Mexilhoeira das 15h00 às 16h00. Cada sessão terá uma duração aproximada de 45 minutos.

  • A não perder

    Fevereiro na Quinta Pedagógica

    Fevereiro 2019

    Visite a Quinta e participe em mais um Atelier na Quinta. Viva este espaço e entre em contacto com a natureza envolvente. Dê asas à sua imaginação e passe a manhã de sábado em família.

  • A não perder

    Fevereiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Janeiro 2019

    A não perder este mês na Casa Manuel Teixeira Gomes: exposições, tertúlia, leitura de poemas, concerto e debate.

  • A não perder

    Ateliê Grandes e Pequenos de março

    16 de março

    Palmira, a ovelha protagonista, ao ser confrontada com o seu problema de obesidade, vai encetar um programa de recuperação que acabará por incluir todos os animais da quinta.

  • Notícias

    Exposição “Lugares Paisagens Viagens”

    Até 3 de março

    Lugares Paisagens Viagens” saída do inédito cruzamento entre as propostas visuais em exibição e estimulada pelo encontro de tempos e espaços tão diferenciados tem, porém, uma inesperada ajuda e a companhia de um muito especial e ilustre “guia” natural de Portimão - Manuel Teixeira Gomes.

  • Notícias

    Exposição “O Desporto na Filatelia Portuguesa”

    19 janeiro a 24 de fevereiro

    Uma das primeiras iniciativas relacionadas com o projeto Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 será a apresentação de um inteiro postal e carimbo comemorativo do evento, marcada para as 16h00 de 19 de janeiro no Museu de Portimão.

  • 45.ª Volta ao Algarve em Bicicleta
  • Carnaval Portimão 2019
  • Festival da Canção 2019
  • 3ª edição dos “ENTRELAÇADOS”
  • Revista à Portuguesa “A Culpa é do Cu…meta”
  • Tecnologia para Viver Melhor
  • Livros de Pano
  • Fevereiro na Quinta Pedagógica
  • Fevereiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Ateliê Grandes e Pequenos de março
  • Exposição “Lugares Paisagens Viagens”
  • Exposição “O Desporto na Filatelia Portuguesa”
  • Oferta Pavilhão Gimnodesportivo Portimão

A importância cultural do uso do azulejo em Portugal e a sua utilização como suporte de manifestações artísticas justificam que no Ano Europeu do Património Cultural 2018 se realize um mês dedicado ao azulejo abrigando diversas iniciativas culturais que o comemoram.

Desta forma, pela primeira vez, o Museu Nacional do Azulejo (MNAz), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa promovem uma iniciativa conjunta de reflexão acerca da tradição do Azulejo em Portugal intitulada “Mês do azulejo”.

A iniciativa, pensada para se articular com a candidatura do azulejo português a Património da Humanidade, decorrerá, este ano, durante no mês de outubro e envolve 10 municípios, de norte a sul do país, prevendo-se que futuramente seja enquadrada em maio, no dia 6, data em que se celebra o Dia Nacional do Azulejo.

Portimão é um dos concelhos convidados a integrar a programação da iniciativa coordenada a nível nacional, não só pelo conjunto de azulejos do Jardim 1º de Dezembro, mas também porque se constitui como um ponto de partida interessante para divulgar o modo como o azulejo se foi implementando no sul do País.

Durante o mês de outubro serão realizadas várias Visitas ao Jardim 1º de Dezembro, que não carecem de inscrição prévia, ao grupo azulejar que se encontra inserido em dez elementos de mobiliário urbano e canteiros, circunscrito a um espaço de fruição pública o qual remete para um importante período da histórica local - a transição administrativa em que a Vila de Portimão passa a cidade. As visitas terão lugar no dia 13, entre as 11h00 e as 12h30, com o Dr. Alexandre Pais, historiador e conservador do Museu Nacional do Azulejo, como anfitrião; e nos dias 17, 24 e 31, entre as 10h00 e as 11h00, com a Dra. Susana Lainho, Conservadora-Restauradora na SELO. Estas vistas contarão sempre com a presença da equipa de conservação e restauro do Museu, responsável pelo projeto de preservação do grupo azulejar deste espaço.

Direcionada para os mais novos, a atividade “Sábados em família”, promovida pelo Serviço Educativo do Museu de Portimão, propõe nos dias 20 e 27, das 14h30 às 17h30, uma iniciativa intitulada - Azulejos do Nosso Jardim, durante a qual os participantes irão realizar um pequeno painel inspirado no Jardim 1º de Dezembro usando a técnica tradicional do séc. XIX, (ex. Jorge Colaço).

Os “Sábados em Família” têm participação gratuita, sujeita a inscrição prévia, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 282 405 235, limitada a 20 participantes.

0
0
0
s2sdefault