• Festa Nacional da Ginástica

    Noticias

    Festa Nacional da Ginástica

    Ler mais

  • Marchas Populares 2019

    Notícias

    Marchas Populares 2019

    Ler mais

  • Exposição “AQUARIUS”, de Brigitte von Humboldt

    Notícias

    Exposição “AQUARIUS”, de Brigitte von Humboldt

    Ler mais

  • Notícias

    Férias Desportivas 2019

    24 junho a 9 agosto

    A 29ª edição do projeto “Férias Desportivas”, a decorrer de 24 de junho a 9 de agosto, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Portimão pensada para ocupar os tempos livres das crianças e jovens, dos 6 aos 16 anos, durante a interrupção letiva do verão.

  • A não perder

    Neverending Tour: Eduardo Madeira & Manuel Marques

    06 julho

    Os humoristas Eduardo Madeira e Manuel Marques sobem ao palco do TEMPO para um surpreendente número de faquires acrobatas e prestidigitação com marmotas. Ou isso ou comédia com música à mistura. A sociedade, a política e o desporto vão ser debatidos e analisados de forma muito pouco séria e muito pouco isenta.

  • A não perder

    Exposição "AQUARIUS" de Brigitte von Humboldt

    6 julho a 11 agosto

    No próximo dia 6 de julho, pelas 18h00, o Museu de Portimão inaugura a Exposição "AQUARIUS" de Brigitte von Humboldt. Uma mostra de quadros de pintura que poderá ser apreciada no Átrio do Museu.

  • A não perder

    Música à Beira Mar

    22 junho, 20 julho e 23 agosto, 18h30

    Música à Beira Mar tem como objetivo proporcionar à população e aos visitantes uma experiência diferenciadora, valorizando e dinamizando a Praia da Rocha que sempre foi e será um dos principais cartões de visita desta cidade

  • A não perder

    NEON RUN

    20 julho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Teremos, ainda, uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dias 22 e 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • Férias de verão na Biblioteca

    29 julho a 31 agosto

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes volta a promover o projeto “Cinco Histórias, Cinco Semanas e uma Noite”, que entre 29 de julho e 31 de agosto, entre as 10h00 e as 12h30 possibilitará às crianças entre os 6 e os 10 anos a participação em ateliês e oficinas inspirados na literatura infantil.

  • A não perder

    Marchas Populares 2019

    7, 14, 21 e 28 junho

    As Marchas Populares voltam a sair à rua nas três freguesias do município para os tradicionais desfiles, que contam com a participação de quatro coletividades do município (Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o CIRM - Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da Vila de Alvor). De referir, que este ano, a Marcha Infantil é a do Lar da Criança.

  • A não perder

    A Night at the Ballet

    13 julho

    As alunas das classes de ballet e dança contemporânea da Escola de Dança do Município de Portimão apresentam um bailado coreografado sob as premissas das técnicas de Dança Clássica e Contemporânea ao som do ritmo do rock n’roll; inspirado no repertório musical de uma das bandas mais emblemáticas de todos os tempos: os Queen.

  • A não perder

    Festa Nacional da Ginástica

    28 a 30 junho

    Cerca de quatro mil ginastas de todas as idades e dos quatro cantos de Portugal participarão na Festa Nacional da Ginástica, que terá lugar de 28 a 30 de junho em Portimão, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

  • A não perder

    Festa da Rainha Santa Isabel

    4 a 7 julho

    A Santa Casa da Misericórdia de Alvor vai promover, entre os dias 4 e 7 de julho, as festividades em honra da sua padroeira, a Rainha Santa Isabel.

  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa

    1, 22 e 29 de junho

    Catarina Rosa estuda Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Já foi premiada em dois concursos literários e dinamizou o seu primeiro workshop de escrita criativa no verão de 2018, em parceria com o projeto Geração XXI.

  • A não perder

    22º Festival Nacional de Folclore da Figueira

    6 julho

    Este festival é uma organização do Rancho Folclórico da Figueira e tem um programa que envolve a participação de grupos regionais e nacionais. O Festival regressa mais um ano com a promessa de muitas pessoas a assistirem, centradas nos objetivos de valorização e divulgação das artes e culturas tradicionais, promovendo a festa e o convívio, a diversidade e o intercâmbio cultural, a dinamização associativa.

  • A não perder

    Em Junho e Julho Portimão é Tua Viagem!

    Junho e julho

    Em 2019 o desporto e todas as práticas físicas saudáveis andarão de mãos dadas com a cultura e a arte, a gastronomia e as ricas tradições desta terra ímpar de gente singular, que sabe receber como ninguém. Aceita o convite, Portimão é a tua viagem!

  • A não perder

    Piano e Canto

    04 julho

    A Academia de Música de Portimão promove no dia 4 de Julho, pelas 21h00, no Grande Auditório do TEMPO, um concerto de Piano e Canto que apresenta autores brasileiros do século XX e autores do periodo romântico interpretados por uma soprano e um tenor a solo e em dueto e acompanhados ao piano.

  • A não perder

    Férias com Dança 2019

    15 a 26 julho

    A Associação Cultural – Dancenema em conjunto com a Câmara Municipal de Portimão apresentam, pelo décimo ano consecutivo, o projeto Férias com Dança – Escola de Dança de Verão, a decorrer entre 15 e 26 de julho, das 14h30 às 18h00 na Casa das Artes e destinadas a crianças e a jovens que se interessam pela arte de dançar e pelo contacto com várias modalidades.Saiba tudo sobre esta iniciativa aqui.

  • A não perder

    Férias de Verão no Museu de Portimão

    25 junho a 26 julho

    Este ano as Férias de Verão no Museu de Portimão irão explorar a exposição temporária “Da minha janela ainda vejo o Algarve?” através do olhar do fotografo Filipe Palma. A Oficina Educativa pretende dar a conhecer aos seus participantes a arquitetura popular Algarvia e as suas platibandas.

  • A não perder

    Programação Desportiva CED 2019

    1 a 30 junho

    Conheça alguns dos principais destaques desportivos para o próximo mês de JUNHO. Teremos uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dia 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Junho na Casa Manuel Teixeira Gomes

    1 a 30 junho

    Em Junho poderá visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes as três exposições, assistir aos concertos pelos alunos do Curso Profissional de Cordas e Teclas da EBS da Bemposta e ainda participar nos debates dinamizados pela Teia D'Impulsos.

  • Férias Desportivas 2019
  • Neverending Tour: Eduardo Madeira & Manuel Marques
  • Exposição
  • Música à Beira Mar
  • NEON RUN
  • Férias de verão na Biblioteca
  • Marchas Populares 2019
  • A Night at the Ballet
  • Festa Nacional da Ginástica
  • Festa da Rainha Santa Isabel
  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa
  • 22º Festival Nacional de Folclore da Figueira
  • Em Junho e Julho Portimão é Tua Viagem!
  • Piano e Canto
  • Férias com Dança 2019
  • Férias de Verão no Museu de Portimão
  • Programação Desportiva CED 2019
  • Junho na Casa Manuel Teixeira Gomes

A importância cultural do uso do azulejo em Portugal e a sua utilização como suporte de manifestações artísticas justificam que no Ano Europeu do Património Cultural 2018 se realize um mês dedicado ao azulejo abrigando diversas iniciativas culturais que o comemoram.

Desta forma, pela primeira vez, o Museu Nacional do Azulejo (MNAz), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa promovem uma iniciativa conjunta de reflexão acerca da tradição do Azulejo em Portugal intitulada “Mês do azulejo”.

A iniciativa, pensada para se articular com a candidatura do azulejo português a Património da Humanidade, decorrerá, este ano, durante no mês de outubro e envolve 10 municípios, de norte a sul do país, prevendo-se que futuramente seja enquadrada em maio, no dia 6, data em que se celebra o Dia Nacional do Azulejo.

Portimão é um dos concelhos convidados a integrar a programação da iniciativa coordenada a nível nacional, não só pelo conjunto de azulejos do Jardim 1º de Dezembro, mas também porque se constitui como um ponto de partida interessante para divulgar o modo como o azulejo se foi implementando no sul do País.

Durante o mês de outubro serão realizadas várias Visitas ao Jardim 1º de Dezembro, que não carecem de inscrição prévia, ao grupo azulejar que se encontra inserido em dez elementos de mobiliário urbano e canteiros, circunscrito a um espaço de fruição pública o qual remete para um importante período da histórica local - a transição administrativa em que a Vila de Portimão passa a cidade. As visitas terão lugar no dia 13, entre as 11h00 e as 12h30, com o Dr. Alexandre Pais, historiador e conservador do Museu Nacional do Azulejo, como anfitrião; e nos dias 17, 24 e 31, entre as 10h00 e as 11h00, com a Dra. Susana Lainho, Conservadora-Restauradora na SELO. Estas vistas contarão sempre com a presença da equipa de conservação e restauro do Museu, responsável pelo projeto de preservação do grupo azulejar deste espaço.

Direcionada para os mais novos, a atividade “Sábados em família”, promovida pelo Serviço Educativo do Museu de Portimão, propõe nos dias 20 e 27, das 14h30 às 17h30, uma iniciativa intitulada - Azulejos do Nosso Jardim, durante a qual os participantes irão realizar um pequeno painel inspirado no Jardim 1º de Dezembro usando a técnica tradicional do séc. XIX, (ex. Jorge Colaço).

Os “Sábados em Família” têm participação gratuita, sujeita a inscrição prévia, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 282 405 235, limitada a 20 participantes.

0
0
0
s2sdefault