• Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    A Não Perder

    Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    Ler mais

  • Música p’ra nanar na Biblioteca

    A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    Ler mais

  • Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    A não perder

    Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    Ler mais

  • A não perder

    Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem" de Matt de la Peña

    18 de janeiro

    Esta viagem, cheia da energia de uma cidade movimentada, dá relevo a um olhar maravilhoso, que só pode ser partilhado entre avós e netos, ganhando vida através da escrita vibrante de Matt de la Peña e das ilustrações radiantes de Christian Robinson.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    25 de janeiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 23 maio e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Histórias na Quinta
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Exposição
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

O Município Portimão respondeu afirmativamente ao desafio lançado pela Rede Europeia Anti-Pobreza e adere à iniciativa “ Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social” que, de 17 a 24 de outubro, pretende sensibilizar a sociedade para as problemáticas da pobreza e exclusão social enquanto violações de Direitos Humanos.


No dia 19 de outubro, a partir das 18h30 terá lugar na Alameda da Praça da República uma “Mega Aula Solidária de Zumba”, numa parceria com o ginásio Beto Fitness Club. Esta aula dinamizada pelos instrutores Dalila Candeias, Soraia Camilo, Samantha Madeira e Saul Mauriciio está aberta à participação de todos os interessados, convidados a levar bens alimentares e/ ou de higiene para ajudar a população mais carenciada do Concelho.
Os bens serão recolhidos no local por membros de duas das instituições da Rede de Emergência Social, neste caso a “Caritas” e “Flor Amiga” e posteriormente distribuídos pelas famílias sinalizadas.
No dia 24 de outubro haverá lugar para um fórum debate sobre “ Combate à Pobreza e Exclusão Social- presente e futuro” a ter lugar, pelas 10h00, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, e que contará com a participação de Marina Cardoso, Psicóloga docente do ISMAT; Manuela Santos, Presidente Cáritas Paroquial da Nossa Senhora da Conceição e membro da Rede de Emergência Social Municipal de Portimão e Nuno Alves, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome Algarve.

Rede de Emergência Social Municipal apoia mais de 700 famílias carenciadas
No âmbito da Rede de Emergência Social municipal são atualmente apoiadas mais de 700 agregados familiares através dos diversos serviços prestados pelos membros que integram esta Rede que vão desde o fornecimento de alimentação confecionada (em cantinas e refeitórios sociais no concelho) e não confecionada (com a entrega de cabazes de produtos alimentares), a produtos básicos de higiene pessoal e habitação; apoio de lavandaria, mobiliário, eletrodomésticos e artigos para o lar, cuidados de enfermagem e acesso a tratamentos básicos de saúde, apoios pecuniários através de subsídios económicos de carácter pontual, e todo o tipo de ajudas técnicas necessárias.
Recorde-se que a Rede de Emergência Social municipal foi criada em maio de 2014 e é uma resposta social aos problemas existentes no seio de famílias carenciadas do concelho, em situação de maior vulnerabilidade, procurando promover e contribuir para a melhoria das suas condições de vida. Este é um trabalho conjunto entre as várias entidades e associações parceiras desta Rede, em prol de quem mais precisa, delineando respostas integradas com e para a família.
A criação da Rede de Emergência Social resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Portimão e as Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e da Mexilhoeira Grande, a Associação Flor Amiga, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Portimão, o Grupo de Apoio a Toxicodependentes, a Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência, a Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1.º Dezembro, o Banco Alimentar do Algarve, a Cooperativa de Reeducação e Apoio à Criança Excecional, a Cáritas Paroquial Matriz de Portimão, a Fábrica da Igreja Paroquial da Nossa Senhora do Amparo, a Santa Casa da Misericórdia de Alvor e a Irmandade Santa Casa da Misericórdia de Portimão.
No âmbito do Combate à Pobreza, o Município de Portimão tem vindo também a dar outras respostas complementares, nomeadamente ao nível de medidas sociais como a comparticipação municipal à medicação; apoio ao arrendamento; tarifa social, habitação social, entre outras.

 

0
0
0
s2sdefault