• Record International Masters Futsal

    A Não Perder

    Record International Masters Futsal

    Ler mais

  • TAÇA DO MUNDO DE GINÁSTICA RÍTMICA

    A não perder

    TAÇA DO MUNDO DE GINÁSTICA RÍTMICA

    Ler mais

  • Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    A não perder

    Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    Ler mais

  • A não perder

    INTERNATIONAL MASTERS FUTSAL

    22 a 25 de agosto

    No âmbito da programação da Cidade Capital Europeia do Desporto 2019, Portimão vai acolher novamente, nos dias 24 e 25 de agosto, o International Masters Futsal, que reunirá um elenco de luxo, com quatro das melhores equipas do mundo da modalidade: Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Inter Movistar FS e AFC Kairat.

  • A não perder

    Música à Beira Mar

    20 julho e 23 agosto, 19h30

    Música à Beira Mar tem como objetivo proporcionar à população e aos visitantes uma experiência diferenciadora, valorizando e dinamizando a Praia da Rocha que sempre foi e será um dos principais cartões de visita desta cidade

  • A não perder

    Minutos Mágicos - o espetáculo

    22 a 25 agosto, 21h30

    O ilusionista Mário Daniel regressa ao palco do TEMPO - Teatro Municipal de Portimão de 22 a 25 de Agosto para dar a conhecer o seu mais recente trabalho: Minutos Mágicos - O Espetáculo.

  • A não perder

    1º Live and Loud Fest

    28 e 29 de agosto

    Ponto alto na programação musical de verão, o 1º Live and Loud Fest Powered by Marginália terá lugar na Praça da República, em pleno centro da cidade de Portimão, nas noites de 28 e 29 de agosto de 2019, a partir das 22h00

  • A não perder

    Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”

    10 de agosto a 29 de setembro

    No dia 10 de agosto, pelas 19h00, inaugura na Praça Manuel Teixeira Gomes, a Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”, organizada pelo “GAMP-Grupo de Amigos do Museu de Portimão”, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão.

  • A não perder

    Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    Julho a setembro

    No ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, o centro da cidade vai também viver este espírito com ruas e praças a se transformarem em grandes palcos desportivos. Os fins de semana serão especialmente animados no centro da cidade… onde, para além de iniciativas desportivas, a música será uma constante para todos os gostos e idades enquanto que, na fachada da Igreja do Colégio serão evocados os melhores momentos da cerimónia de abertura de Portimão Cidade Europeia do Desporto num espetáculo de vídeo mapping único.

  • Notícias

    Museu de Portimão exibe escultura de um golfinho intitulada “Ouvir o oceano”

    13 julho a 25 de agosto

    No próximo dia 13 de julho, pelas 18h00, será inaugurada no espaço exterior do Museu de Portimão, a escultura “Ouvir o oceano” da autoria da artista B.J Boulter. Esta é uma peça que representa um GOLFINHO com cerca de oito metros, inteiramente construído a partir da reutilização de resíduos de plástico.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Agosto

    1 a 31 agosto

    Agosto ficará marcado pelo International Masters Futsal, que nos dias 24 e 25 juntará no Portimão Arena um elenco de luxo: além do campeão europeu Sporting, vencedor da edição de 2018 desta prova, participarão o Benfica, finalista derrotado no ano passado, os espanhóis do Inter Movistar, onde milita o mágico da bola Ricardinho, e os campeões cazaques do Kairat Almaty. Referência ainda para as provas de mar de Alvor (4 de agosto) e da Praia da Rocha (25 de agosto).

  • A não perder

    Em Agosto na Casa Manuel Teixeira Gomes

    6 a 30 de agosto

    Durante o mês de agosto, aproveite os intervalos da praia para visitar as exposições presentes na Casa Manuel Teixeira Gomes. A entrada é gratuita.

  • Notícias

    Reutilização de Manuais Escolares

    Julho a setembro

    A Câmara Municipal de Portimão volta a aderir mais uma vez à campanha de recolha de manuais escolares com o objetivo de fomentar a reutilização dos mesmos por crianças e jovens estudantes.

  • A Não Perder

    VAIVÉM Oceanário chega a Portimão

    17 a 25 agosto

    Através de atividades lúdico-pedagógicas gratuitas, todos os participantes estão convidados a «juntar-se ao movimento» e conhecer o impacto que o oceano tem no dia a dia, percebendo como se pode contribuir para a sua conservação através da alteração de comportamentos

  • A não perder

    Taça do Algarve Triplete Masculina - Doublete Femina

    25 de agosto

    A Taça de Petanca do Algarve realiza-se na zona ribeirinha de Portimão e volta a reunir muitos aficionados da petanca.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    17 de agosto a 24 de novembro

    No dia 17 de agosto, pelas 18h00, inaugura no Museu de Portimão a Exposição “João César, A Magia do Acordeão”, uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A Não Perder

    Exposição "Luz de Mulher, Sorolla, 100 Anos Depois"

    24 de agosto a 29 de setembro

    A exposição “Luz de mulher, Sorolla, 100 anos depois” estará aberta ao público de 24 de agosto a 29 de setembro no Museu de Portimão. Esta é uma iniciativa de homenagem ao pintor Joaquín Sorolla, realizada por mulheres pintoras com ligação a Ayamonte, 100 anos depois do artista pintar o conhecido quadro “Ayamonte, a pesca do atum”.

  • A Não Perder

    Festival de Acordeão João César

    24 de agosto

    5ª Festival de Acordeão João César- uma homenagem ao artista portimonense e ícone da música no Algarve

  • INTERNATIONAL MASTERS FUTSAL
  • Música à Beira Mar
  • Minutos Mágicos - o espetáculo
  • 1º Live and Loud Fest
  • Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”
  • Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...
  • Museu de Portimão exibe escultura de um golfinho intitulada “Ouvir o oceano”
  • Programação Desportiva CED 2019 - Agosto
  • Em Agosto na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Reutilização de Manuais Escolares
  • VAIVÉM Oceanário chega a Portimão
  • Taça do Algarve Triplete Masculina - Doublete Femina
  • Exposição
  • Exposição
  • Festival de Acordeão João César

Este ano o Natal chega a Portimão com uma programação de encher o olho. Uma pista de gelo, uma Feira de Natal, desfiles musicais, iluminações, e espetáculos para toda a família, são apenas algumas das atividades desta quadra que irá decorrer até 6 de janeiro.

O programa das festas, que se estende até ao Dia de Reis, foi feito a pensar nos mais novos, mas procura cativar também os adultos enquanto dinamiza simultaneamente o comércio local.
Este ano, o concelho de Portimão volta a convidar a comunidade a celebrar esta quadra com muita magia e animação. A Pista de Gelo natural, a Chegada do Pai Natal à Praça da República, a Feira de Natal com muita Animação diária protagonizada pelos Desfiles da Festa Fantástica e pelas coletividades portimonenses, a iluminação decorativa em pontos estratégicos da cidade, o Presépio em tamanho real no Largo da Mó, a 4ª edição do Concurso de Montras no Comércio Local, os concertos nos vários equipamentos municipais, o mercadinho de Natal de Alvor reúne na totalidade cerca de 20 iniciativas, com mais de mil horas de diversão e alegria, que ao longo de 30 dias de magia vão transformar Portimão numa verdadeira Cidade Natal.

As festividades arrancam na próxima quinta-feira, dia 6 de dezembro, pelas 17h00, com a inauguração da Feira de Natal e da Pista de Gelo, com a tão esperada Chegada do Pai Natal e com os Desfiles Musicais. Neste dia a Pista de gelo é gratuita e nos outros dias tem o valor simbólico de 1 euro. Neste dia, pelas 17h00, está agendado o Desfile de Natal pela cidade no comboio, com escolta de motards “Moto Grupo do Arade”, seguindo-se pelas 18h00 a Chegada do Pai Natal ao Mercado de Natal e às 18h30h, a atuação do Palhaço Salsinha. Às 19h00 podemos assistir a um Concerto de Natal por cerca de 400 alunos do Coro Infantil do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, dirigido pelo Professor José Balancho.

A grande atração é mesmo a Pista de Gelo Natural da Feira em tenda coberta, com cerca de 200 metros quadrados, com uma capacidade para 50 pessoas. No espaço os visitantes podem divertir-se e podem contar com a ajuda de monitores, disponíveis para dar apoio e colaborar na diversão. Instalada mesmo ao lado da Casa do Pai Natal, a Pista de Gelo funcionará diariamente ao longo do mês de dezembro (de domingo a quinta, das 11h00 às 21h00 e à sexta-feira e ao sábado, das 11h00 às 23h00). Na pista de gelo, os visitantes podem patinar mediante o pagamento de 1 euro.

A Feira de Natal instalada na tenda coberta irá promover os produtos tradicionais e artesanais, bem como despertar a criatividade dos participantes que aproveitam para expor os mais variados artigos de decoração de Natal. Não faltará a Casa do Pai Natal que terá um canto especial para receber crianças e famílias. Neste mercado, os visitantes encontrarão ainda sugestões para presentes que muito dificilmente estão disponíveis nos grandes espaços comerciais, nomeadamente licores caseiros, broas e bolos de mel, entre outra doçaria tradicional, artesanato, antiguidades e artigos de colecionismo. A Feira terá também animação protagonizada pelas coletividades portimonenses, sempre às 18h30 e com música, teatro e magia que transformarão este espaço numa autêntica Vila Natal.

Para o Palco da Feira está agendado para o dia 9 de dezembro, o Grupo de Cantares de Música Tradicional Portuguesa – Estrelas do Barlavento, para o dia 10 de dezembro, o Grupo Coral de Portimão, para o dia 11 de dezembro, o Grupo Coral Adágio, para o dia 13 a Tunatocasnada do Instituto de Cultura de Portimão, para o dia 17 de dezembro o Grupo de Cantares Música Tradicional Portuguesa – Estrelas do Barlavento, para o dia 18 de dezembro, o Grupo Coral de Portimão, para o dia 19 de dezembro, a atuação do TIPO – Teatro Infantil de Portimão e para o dia 20 de dezembro a Tunatocasnada do Instituto de Cultura de Portimão. A Feira de Natal funcionará de 6 a 23 dezembro, das 11h00 às 21h00, de domingo a quinta-feira, e das 11h00 às 23h00, às sextas e sábados.

Os Desfiles Musicais protagonizados pela “Festa Fantástica” serão outras das atrações repletas de criatividade e fantasia que contarão com cerca de 70 participantes, animadores e grupos de dança e teatro que encarnam personagens do imaginário natalício e percorrem as ruas do centro numa parada musical cheia de luz e cor. Soldadinhos de chumbo, bailarinas, trenós, duendes, elfos, o Pai Natal e a rena Rudolfo farão parte deste momento único e mágico.

O convite é viver o Natal com desfiles cheios cor e emoção às Ruas da Cidade até à Feira de Natal. No dia de 8 de dezembro, pelas 17h00, o Desfile “O Rei Neptuno” é o rei das profundezas do mar que irá representear o sonho e as fantasias. Uma homenagem aos oceanos e à natureza. Às 18h30, há magia com um Espetáculo de Ilusionismo que nos transporta para o mundo da magia. Já no dia 14 de dezembro, pelas 17h00, o desfile tem como mote “Pintar Sorrisos” com o objetivo de encantar a alegria das cores, a espalhar sorrisos e cor pelas ruas da cidade.

No dia 15 de dezembro, pelas 17h00, o Desfile “Princesa do Gelo” vem diretamente do Reino da Fantasia com personagens de encantar, envoltos em música, dança e muita alegria. O fado não vai faltar com um Espetáculo “Fadistas Palmo e Meio”, composto por quatro fadistas com idades compreendidas entre os 9 e 17 anos, acompanhados à viola por José Santana e na Guitarra Portuguesa, Rafael Pacheco, numa representação singular do património imaterial da Humanidade, “ O Fado”.

A poucos dias do Natal, no dia 21 de dezembro, pelas 17h00, o Desfile Musical “Alice no País das Maravilhas, trará o mundo encantado das maravilhosas histórias da nossa infância, num cortejo de sonho e fantasia. No dia seguinte, dia 22 de dezembro, também às 17h00 está agendado o “Grande desfile Apoteótico de Natal” com Duendes, Mãe Natal e Pai Natal com a sua Rena Rudolfo. Às 18h30, o espetáculo “A Melodia de Natal” ocupará o palco da Feira com uma representação da Escola de Teatro Infantil/Juvenil e da Escola de Dança Infantil do Boa Esperança.

Outras Atividades
Em mês de aniversário, a Portimão propõe diversas atividades para viver a época natalícia no concelho. Os tempos mudam mas há tradições que ficam. E uma visita ao Presépio do Largo da Mó é um dos costumes natalícios que vale bem a pena preservar. O Presépio de rua em tamanho real no Largo da Mó já pode ser apreciado e vem encher de espírito natalício este espaço da cidade.
Na ótica de dinamização e apoio ao comércio local, a Junta de Freguesia de Portimão promove o 4º Concurso de Montras de Natal. Com esta iniciativa pretende-se que os comerciantes decorem as suas montras com motivos alusivos à época natalícia.

Neste programa de Natal, destaque também para o dia 9 de dezembro com a 3ª edição do “Mercado da Bagageira” – Edição de Natal “Natal com Sabor”, organizado pela Teia D´Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, das 11hoo às 18h00, no espaço Raiz.

A Quinta Pedagógica de Portimão é um espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural. No dia 22 de dezembro, pelas 11h00, a Quinta vive o espírito de Natal com o Ateliê “Sementeiras de Natal”. Um bom programa para passar a manhã em família.

A música é parte integrante das festividades natalícias e nesse sentido são vários os equipamentos que terão concertos. No Dia da Cidade, 11 de dezembro, pelas 21h00, há um Espetáculo “Uma Melodia de Natal”, pelos alunos do grupo de teatro infantil e das diversas modalidades de dança, no Boa Esperança Atlético Clube Portimonense. No dia 14 de dezembro, pelas 18h00, o Museu de Portimão recebe o Concerto de Natal pelo Coro do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão.

A Casa Manuel Teixeira Gomes, bem no coração da cidade e no âmbito da “Casa (Con) Vida” terá duas atuações, sempre às 19h00: no dia 20 de dezembro com o Grupo Coral de Portimão e no dia 27 de dezembro com o “Concerto de Natal” pelo Instituto de Cultura de Portimão – Universidade Sénior. O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe no dia 21 de dezembro, pelas 21h30, o Concerto de Natal com a Orquestra Clássica do Sul. Um programa especial para celebrar a época natalícia. Pela batuta do Maestro John Avery serão dirigidos alguns êxitos da história da música que convidam o público a festejar esta data num ambiente de paz e harmonia. A entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete

Ainda no que respeita às festividades natalícias, a Área Desportiva da Praia da Rocha será palco no dia 22 dezembro, das 10h00 às 13h00, do 4º CHRISTMAS PADDLE MEETING organizado pelo Portimão Surf Clube, um evento recreativo aberto a toda a população para a prática da modalidade de Stand Up Paddle.

Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, a freguesia de Alvor vai viver esta quadra com a 2ª edição da Feira de Natal no Adro da Igreja e o 2º Concurso de Presépios de Natal.

No dia 6 de janeiro, pelas 21h00 cantam-se as Janeiras no Grande Auditório do TEMPO, Teatro Municipal de Portimão com a participação do Movimento Associativo de Portimão.

0
0
0
s2sdefault