• 357ª Feira de São Martinho

    A não perder

    357ª Feira de São Martinho

    Ler mais

  • I Jornadas Sociais de Portimão

    Notícias

    I Jornadas Sociais de Portimão

    Ler mais

  • IV Festival Internacional de Piano do Algarve

    A não perder

    IV Festival Internacional de Piano do Algarve

    Ler mais

  • A não perder

    357ª Feira de São Martinho

    8 a 17 de novembro

    Neste que é um dos polos incontornáveis de animação outonal no concelho, e que volta a ter lugar, como habitual, no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, não vão faltar as tradicionais castanhas assadas, as farturas, as pipocas, o pão com chouriço e outros petiscos tentadores nos bares e tasquinhas existentes no recinto, assim como vários espaços de animação com jogos diversos, ‘carrinhos de choque’ e carrosséis, numa feira que promete fazer as delícias de miúdos e graúdos.

  • A não perder

    Teatro-documentário "Pelos que andam sobre as águas do mar"

    19 de novembro

    Inspirado na obra “Os Pescadores”, de Raul Brandão, no trabalho de investigação realizado nas comunidades piscatórias de Portimão, Nazaré, Sesimbra, Setúbal e Montijo, e na investigação antropológica de Vanessa Amorim, o projeto tem o Museu de Portimão como parceiro, conta com a participação das atrizes Ana Lúcia Palminha e Suzana Branco e é encenado por Miguel Jesus.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Ateliê Grandes e Pequenos "A fada Oriana” de Sophia de M. Breyner Andresen

    16 de novembro

    Em A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade e o egoísmo e a vaidade. Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal.

  • A não perder

    Apresentação do livro “Crónicas ao correr do tempo” de João Miguel Cunha

    23 de novembro

    Desde jovem tem desenvolvido o gosto pela escrita. Os contactos com gente diferente, em terras diferentes, serviram de inspiração para passar ao papel uma série de crónicas, pequenas histórias e impressões de viagem que, agora, na serenidade da aposentadoria, editou no livro “Crónicas ao correr do Tempo”.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Novembro

    1 a 30 novembro

    Conheça a programação do mês de novembro na CED 2019.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • 357ª Feira de São Martinho
  • Teatro-documentário
  • Histórias na Quinta
  • Ateliê Grandes e Pequenos
  • Apresentação do livro “Crónicas ao correr do tempo” de João Miguel Cunha
  • Programação Desportiva CED 2019 - Novembro
  • Exposição

Este ano o Natal chega a Portimão com uma programação de encher o olho. Uma pista de gelo, uma Feira de Natal, desfiles musicais, iluminações, e espetáculos para toda a família, são apenas algumas das atividades desta quadra que irá decorrer até 6 de janeiro.

O programa das festas, que se estende até ao Dia de Reis, foi feito a pensar nos mais novos, mas procura cativar também os adultos enquanto dinamiza simultaneamente o comércio local.
Este ano, o concelho de Portimão volta a convidar a comunidade a celebrar esta quadra com muita magia e animação. A Pista de Gelo natural, a Chegada do Pai Natal à Praça da República, a Feira de Natal com muita Animação diária protagonizada pelos Desfiles da Festa Fantástica e pelas coletividades portimonenses, a iluminação decorativa em pontos estratégicos da cidade, o Presépio em tamanho real no Largo da Mó, a 4ª edição do Concurso de Montras no Comércio Local, os concertos nos vários equipamentos municipais, o mercadinho de Natal de Alvor reúne na totalidade cerca de 20 iniciativas, com mais de mil horas de diversão e alegria, que ao longo de 30 dias de magia vão transformar Portimão numa verdadeira Cidade Natal.

As festividades arrancam na próxima quinta-feira, dia 6 de dezembro, pelas 17h00, com a inauguração da Feira de Natal e da Pista de Gelo, com a tão esperada Chegada do Pai Natal e com os Desfiles Musicais. Neste dia a Pista de gelo é gratuita e nos outros dias tem o valor simbólico de 1 euro. Neste dia, pelas 17h00, está agendado o Desfile de Natal pela cidade no comboio, com escolta de motards “Moto Grupo do Arade”, seguindo-se pelas 18h00 a Chegada do Pai Natal ao Mercado de Natal e às 18h30h, a atuação do Palhaço Salsinha. Às 19h00 podemos assistir a um Concerto de Natal por cerca de 400 alunos do Coro Infantil do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, dirigido pelo Professor José Balancho.

A grande atração é mesmo a Pista de Gelo Natural da Feira em tenda coberta, com cerca de 200 metros quadrados, com uma capacidade para 50 pessoas. No espaço os visitantes podem divertir-se e podem contar com a ajuda de monitores, disponíveis para dar apoio e colaborar na diversão. Instalada mesmo ao lado da Casa do Pai Natal, a Pista de Gelo funcionará diariamente ao longo do mês de dezembro (de domingo a quinta, das 11h00 às 21h00 e à sexta-feira e ao sábado, das 11h00 às 23h00). Na pista de gelo, os visitantes podem patinar mediante o pagamento de 1 euro.

A Feira de Natal instalada na tenda coberta irá promover os produtos tradicionais e artesanais, bem como despertar a criatividade dos participantes que aproveitam para expor os mais variados artigos de decoração de Natal. Não faltará a Casa do Pai Natal que terá um canto especial para receber crianças e famílias. Neste mercado, os visitantes encontrarão ainda sugestões para presentes que muito dificilmente estão disponíveis nos grandes espaços comerciais, nomeadamente licores caseiros, broas e bolos de mel, entre outra doçaria tradicional, artesanato, antiguidades e artigos de colecionismo. A Feira terá também animação protagonizada pelas coletividades portimonenses, sempre às 18h30 e com música, teatro e magia que transformarão este espaço numa autêntica Vila Natal.

Para o Palco da Feira está agendado para o dia 9 de dezembro, o Grupo de Cantares de Música Tradicional Portuguesa – Estrelas do Barlavento, para o dia 10 de dezembro, o Grupo Coral de Portimão, para o dia 11 de dezembro, o Grupo Coral Adágio, para o dia 13 a Tunatocasnada do Instituto de Cultura de Portimão, para o dia 17 de dezembro o Grupo de Cantares Música Tradicional Portuguesa – Estrelas do Barlavento, para o dia 18 de dezembro, o Grupo Coral de Portimão, para o dia 19 de dezembro, a atuação do TIPO – Teatro Infantil de Portimão e para o dia 20 de dezembro a Tunatocasnada do Instituto de Cultura de Portimão. A Feira de Natal funcionará de 6 a 23 dezembro, das 11h00 às 21h00, de domingo a quinta-feira, e das 11h00 às 23h00, às sextas e sábados.

Os Desfiles Musicais protagonizados pela “Festa Fantástica” serão outras das atrações repletas de criatividade e fantasia que contarão com cerca de 70 participantes, animadores e grupos de dança e teatro que encarnam personagens do imaginário natalício e percorrem as ruas do centro numa parada musical cheia de luz e cor. Soldadinhos de chumbo, bailarinas, trenós, duendes, elfos, o Pai Natal e a rena Rudolfo farão parte deste momento único e mágico.

O convite é viver o Natal com desfiles cheios cor e emoção às Ruas da Cidade até à Feira de Natal. No dia de 8 de dezembro, pelas 17h00, o Desfile “O Rei Neptuno” é o rei das profundezas do mar que irá representear o sonho e as fantasias. Uma homenagem aos oceanos e à natureza. Às 18h30, há magia com um Espetáculo de Ilusionismo que nos transporta para o mundo da magia. Já no dia 14 de dezembro, pelas 17h00, o desfile tem como mote “Pintar Sorrisos” com o objetivo de encantar a alegria das cores, a espalhar sorrisos e cor pelas ruas da cidade.

No dia 15 de dezembro, pelas 17h00, o Desfile “Princesa do Gelo” vem diretamente do Reino da Fantasia com personagens de encantar, envoltos em música, dança e muita alegria. O fado não vai faltar com um Espetáculo “Fadistas Palmo e Meio”, composto por quatro fadistas com idades compreendidas entre os 9 e 17 anos, acompanhados à viola por José Santana e na Guitarra Portuguesa, Rafael Pacheco, numa representação singular do património imaterial da Humanidade, “ O Fado”.

A poucos dias do Natal, no dia 21 de dezembro, pelas 17h00, o Desfile Musical “Alice no País das Maravilhas, trará o mundo encantado das maravilhosas histórias da nossa infância, num cortejo de sonho e fantasia. No dia seguinte, dia 22 de dezembro, também às 17h00 está agendado o “Grande desfile Apoteótico de Natal” com Duendes, Mãe Natal e Pai Natal com a sua Rena Rudolfo. Às 18h30, o espetáculo “A Melodia de Natal” ocupará o palco da Feira com uma representação da Escola de Teatro Infantil/Juvenil e da Escola de Dança Infantil do Boa Esperança.

Outras Atividades
Em mês de aniversário, a Portimão propõe diversas atividades para viver a época natalícia no concelho. Os tempos mudam mas há tradições que ficam. E uma visita ao Presépio do Largo da Mó é um dos costumes natalícios que vale bem a pena preservar. O Presépio de rua em tamanho real no Largo da Mó já pode ser apreciado e vem encher de espírito natalício este espaço da cidade.
Na ótica de dinamização e apoio ao comércio local, a Junta de Freguesia de Portimão promove o 4º Concurso de Montras de Natal. Com esta iniciativa pretende-se que os comerciantes decorem as suas montras com motivos alusivos à época natalícia.

Neste programa de Natal, destaque também para o dia 9 de dezembro com a 3ª edição do “Mercado da Bagageira” – Edição de Natal “Natal com Sabor”, organizado pela Teia D´Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, das 11hoo às 18h00, no espaço Raiz.

A Quinta Pedagógica de Portimão é um espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural. No dia 22 de dezembro, pelas 11h00, a Quinta vive o espírito de Natal com o Ateliê “Sementeiras de Natal”. Um bom programa para passar a manhã em família.

A música é parte integrante das festividades natalícias e nesse sentido são vários os equipamentos que terão concertos. No Dia da Cidade, 11 de dezembro, pelas 21h00, há um Espetáculo “Uma Melodia de Natal”, pelos alunos do grupo de teatro infantil e das diversas modalidades de dança, no Boa Esperança Atlético Clube Portimonense. No dia 14 de dezembro, pelas 18h00, o Museu de Portimão recebe o Concerto de Natal pelo Coro do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão.

A Casa Manuel Teixeira Gomes, bem no coração da cidade e no âmbito da “Casa (Con) Vida” terá duas atuações, sempre às 19h00: no dia 20 de dezembro com o Grupo Coral de Portimão e no dia 27 de dezembro com o “Concerto de Natal” pelo Instituto de Cultura de Portimão – Universidade Sénior. O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe no dia 21 de dezembro, pelas 21h30, o Concerto de Natal com a Orquestra Clássica do Sul. Um programa especial para celebrar a época natalícia. Pela batuta do Maestro John Avery serão dirigidos alguns êxitos da história da música que convidam o público a festejar esta data num ambiente de paz e harmonia. A entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete

Ainda no que respeita às festividades natalícias, a Área Desportiva da Praia da Rocha será palco no dia 22 dezembro, das 10h00 às 13h00, do 4º CHRISTMAS PADDLE MEETING organizado pelo Portimão Surf Clube, um evento recreativo aberto a toda a população para a prática da modalidade de Stand Up Paddle.

Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, a freguesia de Alvor vai viver esta quadra com a 2ª edição da Feira de Natal no Adro da Igreja e o 2º Concurso de Presépios de Natal.

No dia 6 de janeiro, pelas 21h00 cantam-se as Janeiras no Grande Auditório do TEMPO, Teatro Municipal de Portimão com a participação do Movimento Associativo de Portimão.

0
0
0
s2sdefault