• Marchas Populares 2019

    Notícias

    Marchas Populares 2019

    Ler mais

  • Agenda Desportiva CED2019

    A não perder

    Agenda Desportiva CED2019

    Ler mais

  • Férias Desportivas 2019

    Noticias

    Férias Desportivas 2019

    Ler mais

  • A não perder

    NEON RUN

    20 julho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Teremos, ainda, uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dias 22 e 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Marchas Populares 2019

    7, 14, 21 e 28 junho

    As Marchas Populares voltam a sair à rua nas três freguesias do município para os tradicionais desfiles, que contam com a participação de quatro coletividades do município (Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o CIRM - Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da Vila de Alvor). De referir, que este ano, a Marcha Infantil é a do Lar da Criança.

  • A não perder

    Ballet La Fayette

    22 junho, 21h30

    La Fayette é um ballet épico. Muito mais que um espetáculo, é uma formidável homenagem ao general e estadista francês que lutou pelo bem-estar dos homens e pela liberdade em todas as terras. Dança clássica, hip-hop, música e excertos de filmes constituem este espetáculo cheio de beleza, emoção e energia.

  • A não perder

    Portimão 2019 International Tournament U14

    15 a 23 junho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Teremos, ainda, uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dias 22 e 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Étapa do Campeonato de Voleibol de Praia 2019

    21 a 23 junho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Teremos, ainda, os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dias 22 e 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Junho na Casa Manuel Teixeira Gomes

    1 a 30 junho

    Em Junho poderá visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes as três exposições, assistir aos concertos pelos alunos do Curso Profissional de Cordas e Teclas da EBS da Bemposta e ainda participar nos debates dinamizados pela Teia D'Impulsos.

  • A não perder

    Férias de Verão no Museu de Portimão

    25 junho a 26 julho

    Este ano as Férias de Verão no Museu de Portimão irão explorar a exposição temporária “Da minha janela ainda vejo o Algarve?” através do olhar do fotografo Filipe Palma. A Oficina Educativa pretende dar a conhecer aos seus participantes a arquitetura popular Algarvia e as suas platibandas.

  • Notícias

    Férias Desportivas 2019

    24 junho a 9 agosto

    A 29ª edição do projeto “Férias Desportivas”, a decorrer de 24 de junho a 9 de agosto, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Portimão pensada para ocupar os tempos livres das crianças e jovens, dos 6 aos 16 anos, durante a interrupção letiva do verão.

  • A não perder

    Jogos Portimão Sem Fronteiras CED2019

    22 e 23 junho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Junta os teus amigos e famliares, forma uma equipa e vem divertir-te nos Jogos Portimão Sem Fronteiras Consulte toda a informação no site oficial da CED2019. Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Em Junho e Julho Portimão é Tua Viagem!

    Junho e julho

    Em 2019 o desporto e todas as práticas físicas saudáveis andarão de mãos dadas com a cultura e a arte, a gastronomia e as ricas tradições desta terra ímpar de gente singular, que sabe receber como ninguém. Aceita o convite, Portimão é a tua viagem!

  • A não perder

    Programação Desportiva CED 2019

    1 a 30 junho

    Conheça alguns dos principais destaques desportivos para o próximo mês de JUNHO. Teremos uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dia 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Música à Beira Mar

    22 junho, 20 julho e 23 agosto, 18h30

    Música à Beira Mar tem como objetivo proporcionar à população e aos visitantes uma experiência diferenciadora, valorizando e dinamizando a Praia da Rocha que sempre foi e será um dos principais cartões de visita desta cidade

  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa

    1, 22 e 29 de junho

    Catarina Rosa estuda Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Já foi premiada em dois concursos literários e dinamizou o seu primeiro workshop de escrita criativa no verão de 2018, em parceria com o projeto Geração XXI.

  • A não perder

    Férias com Dança 2019

    15 a 26 julho

    A Associação Cultural – Dancenema em conjunto com a Câmara Municipal de Portimão apresentam, pelo décimo ano consecutivo, o projeto Férias com Dança – Escola de Dança de Verão, a decorrer entre 15 e 26 de julho, das 14h30 às 18h00 na Casa das Artes e destinadas a crianças e a jovens que se interessam pela arte de dançar e pelo contacto com várias modalidades.Saiba tudo sobre esta iniciativa aqui.

  • NEON RUN
  • Marchas Populares 2019
  • Ballet La Fayette
  • Portimão 2019 International Tournament U14
  • Étapa do Campeonato de Voleibol de Praia 2019
  • Junho na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Férias de Verão no Museu de Portimão
  • Férias Desportivas 2019
  • Jogos Portimão Sem Fronteiras CED2019
  • Em Junho e Julho Portimão é Tua Viagem!
  • Programação Desportiva CED 2019
  • Música à Beira Mar
  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa
  • Férias com Dança 2019

 

O Bairro Cruz da Parteira comemora no dia 22 de dezembro, o seu 20º aniversário em ambiente de festa, a partir das 14h00, com um lanche partilhado com os moradores, entrega de uma lembrança de aniversário feita pelas crianças, muita música e animação para todas as idades assinalando os 20 anos de entrega das chaves aos primeiros moradores. 

 

 Construído em 1998 no âmbito do Programa de Realojamento para a população residente em barracas, este bairro camarário permitiu o realojamento de 120 agregados familiares que viviam em barracas na zona do Cabeço do Mocho ou em casas abarracadas. Este projeto contou com financiamento a fundo perdido em cerca de 50% e o restante com juros bonificados por parte do Instituto Nacional de Habitação.

Neste Bairro coexistem várias culturas, nomeadamente a africana com especial predominância da cabo-verdiana; a cigana e a cultura tradicional portuguesa, atualmente com um total de cerca de 430 indivíduos.
É constituído por quatro blocos de 3 andares, sendo dois blocos com 9 fogos por piso e outros dois blocos com 11 fogos por piso, num total de 120 fogos, em regime de arrendamento apoiado. Dos 120 fogos 33 são de tipologia t1; 43 de tipologia t2; 24 de tipologia t3 e 20 de tipologia t4.
Como estrutura de apoio aos moradores do bairro existe o Centro Comunitário da Cruz da Parteira, sediado na cave do Bloco 2, que no âmbito o Programa de Intervenção Comunitária do Município disponibiliza apoio psicossocial, animação sociocultural e intervenção comunitária , com o principal objetivo de proporcionar uma ocupação saudável dos tempos livres em prol de um desenvolvimento pessoal e social, prevenindo comportamentos desviantes e de risco.
A sua ação visa por um lado, envolver a população mais jovem, ocupando-os numa perspetiva dinâmica e construtiva, num espaço onde possam desenvolver atividades que venham de encontram aos seus interesses pessoais e comunitários. E por outro lado, a intervenção junto da população adulta com especial atenção para os que não se encontram integrados numa atividade profissional e para os mais idosos, de forma a prevenir a exclusão social e o isolamento.
Desde outubro do presente ano decorre no Bairro da Cruz da Parteira o projeto de intervenção social (RE)VIVER NO MEU BAIRRO que surgiu de um protocolo entre o Município de Portimão, o Ministério da Administração Interna e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão. Ao abrigo deste Programa o Bairro passou a contar com uma equipa multidisciplinar, em atividade a tempo inteiro, de 2.ª feira a sábado, que tem como principal prioridade a prevenção da delinquência juvenil e a redução das vulnerabilidades sociais de forma a mitigar algumas vulnerabilidades de segurança existentes.

 

0
0
0
s2sdefault