• Semana Europeia da Mobilidade

    Notícias

    Semana Europeia da Mobilidade

    Ler mais

  • Notícias

    "A nossa cultura sai à rua"

    Ler mais

  • Round the World Yatch Race

    Notícias

    Round the World Yatch Race

    Ler mais

  • Notícias

    Semana Europeia da Mobilidade em Portimão

    16 a 22 setembro

    De 16 a 22 de setembro, o Município de Portimão volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, este ano sob o slogan “Caminha connosco”, com o objectivo de promover a caminhada e o uso da bicicleta como formas de mobilidade, em alternativa ao automóvel particular.

  • A não perder

    7ª edição “A nossa cultura sai à rua”

    21 de setembro

    No dia 21 de setembro, integrado nas Jornadas Europeias do Património 2019, este ano subordinadas à temática “Artes Património Lazer”, realiza-se o evento “Mexilhoeira Grande - A nossa cultura sai à rua, organizado pela Câmara Municipal de Portimão, Museu de Portimão e pela Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.

  • A não perder

    Clipper Round the World Yatch Race (StopOver Portimão)

    8 a 15 de setembro

    A Clipper Round the World Yatch Race, cuja primeira etapa liga Londres à cidade uruguaia de Punta del Este, tem um STOP OVER na Marina de Portimão entre os dias 8 e 15, sendo esperadas 11 embarcações, com mais de 220 velejadores. Esta volta ao mundo não competitiva vai durar cerca de um ano, com diversas escalas nos cinco continentes e um total de 40.000 milhas náuticas.

  • A não perder

    Homem e a Terra - II Simpósio Internacional de Pintura

    23 a 28 de setembro

    Vai decorrer em Portimão entre 23 e 28 de setembro a segunda Edição do Simpósio Internacional de Pintura. Este evento que terá lugar no auditório do Museu de Portimão e imediações exteriores, contará com a presença de dois artistas do Azerbaijão, uma artista da Roménia e dois artistas emergentes do panorama nacional.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Setembro

    1 a 30 setembro

    São bastantes os destaques da programação de setembro na Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED), que receberá provas nacionais e internacionais de grande prestígio, como a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, o Mundial de Superbikes, o Alvor Judo Camp, a Elite Cup de Hóquei em Patins ou o Open de Portugal em Golfe, sem esquecer a passagem por Portimão da etapa inicial da Clipper Round the World 2019.

  • Notícias

    “Setembro Amarelo” – mês da prevenção do suicídio

    Setembro

    O «Mês da Prevenção do Suicídio» tem o objetivo de sensibilizar a população para a temática do suicídio, um problema com alguma relevância no Algarve. As iniciativas em Portimão fazem parte da campanha organizada a nível mundial pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, que tem o apoio em Portugal do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia e do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (PNPS) da Direção-Geral da Saúde.

  • A não perder

    Dário Guerreiro (Môce dum Cabreste) - Vou ficar

    27 e 28 de setembro

    Vou Ficar é o nome do segundo solo stand-up comedy de Dário Guerreiro (Môce dum Cabréste), onde este nos revela a razão de ainda não ter saído de casa da mãe e as consequências disso.

  • A Não Perder

    Exposição "Luz de Mulher, Sorolla, 100 Anos Depois"

    Até 29 de setembro

    Uma iniciativa de homenagem ao pintor Joaquín Sorolla, realizada por mulheres pintoras com ligação a Ayamonte, 100 anos depois do artista pintar o conhecido quadro “Ayamonte, a pesca do atum”.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A não perder

    Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”

    Até 29 de setembro

    Uma exposição organizada pelo “GAMP-Grupo de Amigos do Museu de Portimão”, em colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão.

  • A não perder

    Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    Julho a setembro

    No ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, o centro da cidade também vive este espírito com ruas e praças a transformarem-se em grandes palcos desportivos mas não só... também musicais e culturais!

  • Notícias

    Reutilização de Manuais Escolares

    Julho a setembro

    A Câmara Municipal de Portimão volta a aderir mais uma vez à campanha de recolha de manuais escolares com o objetivo de fomentar a reutilização dos mesmos por crianças e jovens estudantes.

  • A não perder

    Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    setembro

    Com o mês de Setembro chegam duas novas exposições à Casa Manuel Teixeira Gomes: Exposição de Pintura "BLUE PASSION" de Di della Pace, e Exposição de desenho realista "ENCONTROS COM O REALISMO" de Fátima Nanita. Não perca também as actividades promovidas pela Teia d'Impulsos e os concertos no âmbito da Casa (Con)Vida. Esperamos pela sua visita! A entrada é gratuita..

  • Semana Europeia da Mobilidade em Portimão
  • 7ª edição “A nossa cultura sai à rua”
  • Clipper Round the World Yatch Race (StopOver Portimão)
  • Homem e a Terra - II Simpósio Internacional de Pintura
  • Programação Desportiva CED 2019 - Setembro
  • “Setembro Amarelo” – mês da prevenção do suicídio
  • Dário Guerreiro (Môce dum Cabreste) - Vou ficar
  • Exposição
  • Exposição
  • Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”
  • Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...
  • Reutilização de Manuais Escolares
  • Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

 

O Bairro Cruz da Parteira comemora no dia 22 de dezembro, o seu 20º aniversário em ambiente de festa, a partir das 14h00, com um lanche partilhado com os moradores, entrega de uma lembrança de aniversário feita pelas crianças, muita música e animação para todas as idades assinalando os 20 anos de entrega das chaves aos primeiros moradores. 

 

 Construído em 1998 no âmbito do Programa de Realojamento para a população residente em barracas, este bairro camarário permitiu o realojamento de 120 agregados familiares que viviam em barracas na zona do Cabeço do Mocho ou em casas abarracadas. Este projeto contou com financiamento a fundo perdido em cerca de 50% e o restante com juros bonificados por parte do Instituto Nacional de Habitação.

Neste Bairro coexistem várias culturas, nomeadamente a africana com especial predominância da cabo-verdiana; a cigana e a cultura tradicional portuguesa, atualmente com um total de cerca de 430 indivíduos.
É constituído por quatro blocos de 3 andares, sendo dois blocos com 9 fogos por piso e outros dois blocos com 11 fogos por piso, num total de 120 fogos, em regime de arrendamento apoiado. Dos 120 fogos 33 são de tipologia t1; 43 de tipologia t2; 24 de tipologia t3 e 20 de tipologia t4.
Como estrutura de apoio aos moradores do bairro existe o Centro Comunitário da Cruz da Parteira, sediado na cave do Bloco 2, que no âmbito o Programa de Intervenção Comunitária do Município disponibiliza apoio psicossocial, animação sociocultural e intervenção comunitária , com o principal objetivo de proporcionar uma ocupação saudável dos tempos livres em prol de um desenvolvimento pessoal e social, prevenindo comportamentos desviantes e de risco.
A sua ação visa por um lado, envolver a população mais jovem, ocupando-os numa perspetiva dinâmica e construtiva, num espaço onde possam desenvolver atividades que venham de encontram aos seus interesses pessoais e comunitários. E por outro lado, a intervenção junto da população adulta com especial atenção para os que não se encontram integrados numa atividade profissional e para os mais idosos, de forma a prevenir a exclusão social e o isolamento.
Desde outubro do presente ano decorre no Bairro da Cruz da Parteira o projeto de intervenção social (RE)VIVER NO MEU BAIRRO que surgiu de um protocolo entre o Município de Portimão, o Ministério da Administração Interna e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão. Ao abrigo deste Programa o Bairro passou a contar com uma equipa multidisciplinar, em atividade a tempo inteiro, de 2.ª feira a sábado, que tem como principal prioridade a prevenção da delinquência juvenil e a redução das vulnerabilidades sociais de forma a mitigar algumas vulnerabilidades de segurança existentes.

 

0
0
0
s2sdefault