• Festa Nacional da Ginástica

    Noticias

    Festa Nacional da Ginástica

    Ler mais

  • Marchas Populares 2019

    Notícias

    Marchas Populares 2019

    Ler mais

  • Exposição “AQUARIUS”, de Brigitte von Humboldt

    Notícias

    Exposição “AQUARIUS”, de Brigitte von Humboldt

    Ler mais

  • A não perder

    A Night at the Ballet

    13 julho

    As alunas das classes de ballet e dança contemporânea da Escola de Dança do Município de Portimão apresentam um bailado coreografado sob as premissas das técnicas de Dança Clássica e Contemporânea ao som do ritmo do rock n’roll; inspirado no repertório musical de uma das bandas mais emblemáticas de todos os tempos: os Queen.

  • A não perder

    22º Festival Nacional de Folclore da Figueira

    6 julho

    Este festival é uma organização do Rancho Folclórico da Figueira e tem um programa que envolve a participação de grupos regionais e nacionais. O Festival regressa mais um ano com a promessa de muitas pessoas a assistirem, centradas nos objetivos de valorização e divulgação das artes e culturas tradicionais, promovendo a festa e o convívio, a diversidade e o intercâmbio cultural, a dinamização associativa.

  • A não perder

    Neverending Tour: Eduardo Madeira & Manuel Marques

    06 julho

    Os humoristas Eduardo Madeira e Manuel Marques sobem ao palco do TEMPO para um surpreendente número de faquires acrobatas e prestidigitação com marmotas. Ou isso ou comédia com música à mistura. A sociedade, a política e o desporto vão ser debatidos e analisados de forma muito pouco séria e muito pouco isenta.

  • A não perder

    Férias com Dança 2019

    15 a 26 julho

    A Associação Cultural – Dancenema em conjunto com a Câmara Municipal de Portimão apresentam, pelo décimo ano consecutivo, o projeto Férias com Dança – Escola de Dança de Verão, a decorrer entre 15 e 26 de julho, das 14h30 às 18h00 na Casa das Artes e destinadas a crianças e a jovens que se interessam pela arte de dançar e pelo contacto com várias modalidades.Saiba tudo sobre esta iniciativa aqui.

  • Notícias

    Férias Desportivas 2019

    24 junho a 9 agosto

    A 29ª edição do projeto “Férias Desportivas”, a decorrer de 24 de junho a 9 de agosto, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Portimão pensada para ocupar os tempos livres das crianças e jovens, dos 6 aos 16 anos, durante a interrupção letiva do verão.

  • A não perder

    Música à Beira Mar

    22 junho, 20 julho e 23 agosto, 18h30

    Música à Beira Mar tem como objetivo proporcionar à população e aos visitantes uma experiência diferenciadora, valorizando e dinamizando a Praia da Rocha que sempre foi e será um dos principais cartões de visita desta cidade

  • A não perder

    Exposição "AQUARIUS" de Brigitte von Humboldt

    6 julho a 11 agosto

    No próximo dia 6 de julho, pelas 18h00, o Museu de Portimão inaugura a Exposição "AQUARIUS" de Brigitte von Humboldt. Uma mostra de quadros de pintura que poderá ser apreciada no Átrio do Museu.

  • A não perder

    Piano e Canto

    04 julho

    A Academia de Música de Portimão promove no dia 4 de Julho, pelas 21h00, no Grande Auditório do TEMPO, um concerto de Piano e Canto que apresenta autores brasileiros do século XX e autores do periodo romântico interpretados por uma soprano e um tenor a solo e em dueto e acompanhados ao piano.

  • A não perder

    Festa Nacional da Ginástica

    28 a 30 junho

    Cerca de quatro mil ginastas de todas as idades e dos quatro cantos de Portugal participarão na Festa Nacional da Ginástica, que terá lugar de 28 a 30 de junho em Portimão, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

  • A não perder

    Férias de Verão no Museu de Portimão

    25 junho a 26 julho

    Este ano as Férias de Verão no Museu de Portimão irão explorar a exposição temporária “Da minha janela ainda vejo o Algarve?” através do olhar do fotografo Filipe Palma. A Oficina Educativa pretende dar a conhecer aos seus participantes a arquitetura popular Algarvia e as suas platibandas.

  • A não perder

    Junho na Casa Manuel Teixeira Gomes

    1 a 30 junho

    Em Junho poderá visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes as três exposições, assistir aos concertos pelos alunos do Curso Profissional de Cordas e Teclas da EBS da Bemposta e ainda participar nos debates dinamizados pela Teia D'Impulsos.

  • A não perder

    Festa da Rainha Santa Isabel

    4 a 7 julho

    A Santa Casa da Misericórdia de Alvor vai promover, entre os dias 4 e 7 de julho, as festividades em honra da sua padroeira, a Rainha Santa Isabel.

  • A não perder

    NEON RUN

    20 julho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Teremos, ainda, uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dias 22 e 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Em Junho e Julho Portimão é Tua Viagem!

    Junho e julho

    Em 2019 o desporto e todas as práticas físicas saudáveis andarão de mãos dadas com a cultura e a arte, a gastronomia e as ricas tradições desta terra ímpar de gente singular, que sabe receber como ninguém. Aceita o convite, Portimão é a tua viagem!

  • Férias de verão na Biblioteca

    29 julho a 31 agosto

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes volta a promover o projeto “Cinco Histórias, Cinco Semanas e uma Noite”, que entre 29 de julho e 31 de agosto, entre as 10h00 e as 12h30 possibilitará às crianças entre os 6 e os 10 anos a participação em ateliês e oficinas inspirados na literatura infantil.

  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa

    1, 22 e 29 de junho

    Catarina Rosa estuda Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Já foi premiada em dois concursos literários e dinamizou o seu primeiro workshop de escrita criativa no verão de 2018, em parceria com o projeto Geração XXI.

  • A não perder

    Marchas Populares 2019

    7, 14, 21 e 28 junho

    As Marchas Populares voltam a sair à rua nas três freguesias do município para os tradicionais desfiles, que contam com a participação de quatro coletividades do município (Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o CIRM - Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da Vila de Alvor). De referir, que este ano, a Marcha Infantil é a do Lar da Criança.

  • A não perder

    Programação Desportiva CED 2019

    1 a 30 junho

    Conheça alguns dos principais destaques desportivos para o próximo mês de JUNHO. Teremos uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dia 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A Night at the Ballet
  • 22º Festival Nacional de Folclore da Figueira
  • Neverending Tour: Eduardo Madeira & Manuel Marques
  • Férias com Dança 2019
  • Férias Desportivas 2019
  • Música à Beira Mar
  • Exposição
  • Piano e Canto
  • Festa Nacional da Ginástica
  • Férias de Verão no Museu de Portimão
  • Junho na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Festa da Rainha Santa Isabel
  • NEON RUN
  • Em Junho e Julho Portimão é Tua Viagem!
  • Férias de verão na Biblioteca
  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa
  • Marchas Populares 2019
  • Programação Desportiva CED 2019

Apesar de só desde dia 3 de janeiro, o país se encontrar a atravessar uma vaga de frio com descida da temperatura máxima e mínima com acentuado arrefecimento noturno, as equipas da Ação Social e da Proteção Civil da Câmara Municipal, intensificaram, em antecipação, o trabalho no terreno desde o dia 20 de dezembro de 2018, tendo daí já resultado o alojamento provisório em pensões locais de oito indivíduos.

Com a criação de um grupo de trabalho para a Problemática da Pessoa em Situação de Sem-Abrigo, do qual fazem parte diversas Entidades a nomeadamente Câmara Municipal de Portimão (Ação Social e Proteção Civil), PSP, GNR, ISS, CHUA, APF, GRATO, MAPS e ETET Barlavento, Juntas de Freguesia, Cáritas, e as Santas Casas da Misericórdia, atualmente é possível dar uma resposta muito mais célere através de várias intervenções de rua, permitindo um levantamento atualizado das situações de sem-abrigo na cidade, e um melhor encaminhamento e acompanhamento de todas as situações, nomeadamente internamentos em situações de doença e/ou tratamento de comportamentos aditivos, fornecimento de refeições, agasalhos e higiene diária.

Com o agravamento da descida da temperatura, a Ação Social e a Proteção Civil municipais voltaram a efetuar novas deslocações ao terreno quer durante o dia, quer durante a noite, com vista a um apoio mais direto aos sem-abrigo, nomeadamente com distribuição de agasalhos e outro tipo de apoios mais individualizados.
Também as forças de segurança (GNR e PSP) e os Bombeiros de Portimão intensificaram as ações de reconhecimento com o intuito de identificar eventuais situações novas que não se encontrem sinalizadas.
Apesar de todo o envolvimento e acompanhamento efetuado pelo grupo de trabalho, existem alguns sem-abrigo que recusam qualquer tipo de apoio (alimentar, roupas), não permitindo, em muitos casos, sequer estabelecer contacto verbal com os mesmos.

A Linha Municipal “Proteção 24” é o canal que a autarquia disponibiliza aos munícipes para reportar quaisquer situações de perigo e risco que sejam detetadas, incluindo pessoas em situação vulnerável face a esta situação meteorológica adversa.

Nos próximos dias prevê-se uma tendência para a manutenção desta vaga de frio, sendo que se perspetiva uma diminuição mais acentuada das temperaturas mínimas e maior desconforto térmico no fim de semana, pelo que é imperioso seguir as recomendações do Serviço Municipal de Proteção Civil que podem ser consultadas no aviso (disponível em https://tinyurl.com/y79pfqxf)

0
0
0
s2sdefault