• OLiveira Cup no Kartódromo Internacional do Algarve (Portimão)

    A não perder

    OLiveira Cup no Kartódromo Internacional do Algarve (Portimão)

    Ler mais

  • Campeonato do Mundo de Windsurf

    A não perder

    Campeonato do Mundo de Windsurf

    Ler mais

  • Exposição “25 de Abril – Desenhos de João Abel Manta

    Notícias

    Exposição “25 de Abril – Desenhos de João Abel Manta

    Ler mais

  • A não perder

    Festa de Aniversário Infantil Sem Açúcar

    27 de abril

    Porque Abril é o Mês da Saúde- todas as crianças entre os 4 e os 9 anos estão convidadas a participar numa Festa de Aniversário Sem Açúcar que terá lugar entre as 15h00 e as 17h00, na Quinta Pedagógica com a preparação de um lanche saudável!

  • A não perder

    Apresentação do livro "A Cura pela Alimentação Alcalina"

    27 abril

    No âmbito "Abril, Mês da Saúde" sob o mote Nutrição, Desporto e Saúde, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes vai receber no dia 27de abril, das 18h30 às 20h30, a apresentação do livro "A Cura pela Alimentação Alcalina", de Duarte Alves e Alexandre Fernandes.

  • A não perder

    Abril na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Abril na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Conheça a programação completa de abril na Casa Manuel Teixeira Gomes.

  • A não perder

    Exposição 25 de Abril – Desenhos de João Abel Manta

    26 abril a 12 de maio

    No âmbito das comemorações dos 45 anos da Revolução dos Cravos em Portimão, o Museu de Portimão inaugura no dia 26 de abril a exposição intitulada “25 de Abril – Desenhos de João Abel Manta”. Há 45 anos, graças à iniciativa do MFA – Movimento das Forças Armadas conhecida como a Revolução dos Cravos, o dia 25 de Abril de 1974, ficou historicamente marcado em Portugal, pelo fim da ditadura, da censura, das prisões políticas e da guerra colonial.

  • A não perder

    Um Dia na Pré-História 2019

    4 de maio

    Recriação pré-histórica nos Monumentos Megalíticos de Alcalar. Durante o dia os participantes poderão conhecer de uma forma interativa o quotidiano das populações pré-históricas através de um conjunto diversificado de ateliês práticos e didáticos representativos das atividades de caça, olaria e tecelagem.

  • A não perder

    2º Concerto da Primavera | Grupo Coral de Portimão

    27 abril

    No próximo dia 27 de abril, pelas 15h00, o Auditório do Museu de Portimão será palco do 2º Concerto da Primavera, organizado pelo Grupo Coral de Portimão.

  • Notícias

    Revista à Portuguesa “A Culpa é do Cu…meta”

    8 de março a 31 maio

    A Revista à Portuguesa do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, espetáculo que se realiza há mais de 50 anos, tem estreia marcada para o dia 8 de março, sexta-feira, às 21h00, este ano sob o mote “A Culpa é do Cu…meta”.

  • A não perder

    A Viola Celta - Jordi Savall & Hespèrion XXI

    26 abril

    O FIMA 2019 – Festival Internacional de Música do Algarve apresenta, em Portimão, Jordi Savall e Hespèrion XXI em "A Viola Celta". O eminente artista catalão Jordi Savall descreve este programa como um diálogo entre o Homem e a Natureza, entre o Antigo e o Novo mundo. O repertório é uma mistura de canções tradicionais Irlandesas e Escocesas que Savall agrupou em várias Suites.

  • Festa de Aniversário Infantil Sem Açúcar
  • Apresentação do livro
  • Abril na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Exposição 25 de Abril – Desenhos de João Abel Manta
  • Um Dia na Pré-História 2019
  • 2º Concerto da Primavera | Grupo Coral de Portimão
  • Revista à Portuguesa “A Culpa é do Cu…meta”
  • A Viola Celta - Jordi Savall & Hespèrion XXI

No próximo dia 23 de janeiro, pelas 16h00, o Auditório Museu de Portimão será palco da cerimónia de doação de uma réplica da Fragata francesa “L`Hermione” por parte da Associação “Union des Français de l’Étranger” (UFE) ao Museu de Portimão.

Após a cerimónia, na qual se inclui um beberete, seguir-se-á na sala do Auditório a apresentação da peça de teatro “La Candidate”, em três atos e um epílogo de Jean FRANCO e Guillaume MALANIE, adaptado por Marie Marthe BOUILLON.

O espólio Museu de Portimão é assim reforçado com a doação da réplica da Fragata “L`Hermione”, um verdadeiro símbolo da luta pela democracia e pelo espírito da lusofonia e francofonia. Passados oito meses e depois dos momentos memoráveis que a visita da Fragata “L`Hermione” proporcionou aos residentes e turistas, a UFE oferece agora uma réplica com cerca de 95 cm que estará exposta no foyer do Auditório e posteriormente integrada no espólio deste equipamento cultural. Um modelo de embarcação realizado com a duração de 900 horas pelo Sr. Puygrenier.

De referir, que a Fragata “Hermione”, o navio que o Marquês de Lafayette usou para chegar à América do Norte, em 1780, visitou Portimão, de 8 a 10 de maio do ano transato. Durante três dias o porto de Portimão recriou o “Village L’Hermione LaFayette” para receber várias dezenas de curiosos e interessados em conhecer a aventura vivida em 1780 pelo Marquês de La Fayette, em direção à América do Norte, incluindo escolas e diversas entidades públicas e governamentais.
Integrada num evento público, a vinda da fragata para Portimão foi uma iniciativa organizada pela delegação algarvia da associação Union des Français de l’Étranger (UFE), que se insere nos valores humanistas portugueses e franceses, sendo esta escala da Hermione vista como uma ocasião perfeita para reforçar a francofonia que há tanto tempo une estas duas nações.

 

 

0
0
0
s2sdefault