• Notícias

    Viva o Carnaval em Portimão

    8 a 25 de fevereiro

    Portimão volta a brincar ao Carnaval através de um vasto conjunto de iniciativas, dos bailes e concursos de máscaras aos desfiles e cortejos, prometendo divertir toda a gente, numa organização da Câmara de Portimão e das Juntas de Freguesia de Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão, com o relevante contributo do movimento associativo, ou não fosse esta uma festa de profundo cariz popular.

  • A não perder

    Ateliers na Quinta Pedagógica

    Fevereiro

    Marque já na sua agenda os ateliers de fevereiro. As inscrições deverão ser efetuadas na receção da Quinta Pedagógica, cerca de 15 minutos antes do início da atividade, sendo validadas mediante o pagamento e por ordem de chegada.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 4 abril e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Apresentação do livro "A Vivência da pobreza no universo dos centros sociais da AMI"

    27 de fevereiro

    Este livro resultou de uma investigação que teve como objetivo principal percecionar a imagem vivenciada da pobreza no universo da população apoiada pela Ação Social da AMI em Portugal.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Apresentação do livro “Nunca Pares” de Emanuel Mendes

    21 de fevereiro

    A presente obra retrata uma série de Caminhos de Santiago e de Fátima percorridos pelo autor. Ao longo da obra os diversos capítulos abordam a descrição de como surgiu a ideia de percorrer estes caminhos, uma breve abordagem histórica, a simbologia associada ao Caminho de Santiago, o planeamento e os ensinamentos aprendidos e experiências trocadas.

  • A não perder

    Apresentação do livro - "Histórias do Fogo - Relatos de Heróis com Rosto"

    22 de fevereiro

    Este livro pretende contar o que sucedeu nas horas do grande incêndio de 15 de Outubro de 2017 e nos dias que as seguiram, e também o que mudou para todo o sempre na nossa paisagem interior. O seu propósito é o de retratar experiências de testemunhas focadas no que de positivo este evento nos trouxe, nomeadamente a capacidade humana de entrega a algo que nos suplanta.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    22 de fevereiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Start Work V

    5, 6 e 7 de março

    A “Start Work” volta a reunir empresas e instituições públicas e privadas da região, com atendimento presencial aos visitantes, num certame que visa promover a divulgação de ofertas de emprego e estágios profissionais, programas e medidas de apoio ao investimento, formação profissional, ensino secundário regular e profissionalizante e ensino superior, disponibilizadas por empresas e instituições de ensino públicas e privadas, politécnicas e universitárias existentes no município e região do Algarve.

  • A não perder

    Em fevereiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    08 a 28 de fevereiro

    Em fevereiro retomam as sessões do A Casa (Con)Vida às quintas. Aproveite para visitar também as três exposições presentes até ao final do mês e assista ao concerto Madrigal Renascentista, pela Academia de Música de Portimão.

  • A não perder

    Santa Mãezinha"

    7 de março

    Um conjunto de peripécias toma conta da vida destas quatro pessoas durante uma noite inesquecível para eles e todo o público que os visitar. Noémia Costa encabeça o elenco a dar vida a Helena, a sogra que ninguém gostaria de ter, mas que todos desejam ver. Uma comédia à portuguesa, original de Renato Pino, que é também o responsável pela encenação do espectáculo.

  • A não perder

    Paulinho Lêmos: Saudades do Brasil em Portugal

    22 de fevereiro

    O Corvo e a Raposa Associação Cultural, em parceria com o Município de Portimão, promove o concerto de Carnaval “Saudades do Brasil em Portugal”, com um ensemble de músicos portugueses e brasileiros residentes na região algarvia, como Vasco Ramalho na marimba, liderados pelo prestigiado músico brasileiro Paulinho Lêmos, residente em Portugal desde 1988.

  • Viva o Carnaval em Portimão
  • Ateliers na Quinta Pedagógica
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Apresentação do livro
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Apresentação do livro “Nunca Pares” de Emanuel Mendes
  • Apresentação do livro -
  • Histórias na Quinta
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Exposição
  • Start Work V
  • Em fevereiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Santa Mãezinha
  • Paulinho Lêmos: Saudades do Brasil em Portugal

Cerca de quatro mil pessoas de todas as idades foram protagonistas ativos no maior espetáculo multimédia ‘indoor’ alguma vez realizado em Portugal e que, no passado dia 18 de janeiro, deu o pontapé de saída para o projeto “Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019”.

A aniversariante Cláudia Semedo e Pedro Miguel Ribeiro foram os cicerones de uma noite memorável e cheia de ritmo que teve o Portimão Arena como palco privilegiado, interagindo de forma divertida com os presentes. Foi esse o mote para uma viagem imersiva pela História, pelo Desporto e pela Portugalidade, pautada pela música de raízes tradicionais de Daniel Pereira Cristo e pelos sons contemporâneos dos Amor Electro, que interpretaram pela primeira vez o hino da Cidade Europeia do Desporto (CED 2019), sugestivamente intitulado “Acredita”, acompanhados pelos presentes e pelos milhares que, via ‘streaming’, seguiram em todo o mundo esta cerimónia de abertura.

Também subiram ao palco Rosa Mota e Jorge Pina, embaixadores da CED 2019, que dirigiram algumas palavras de incentivo à prática desportiva regular. Segundo o atleta paraolímpico Jorge Pina, natural da cidade, “não podia haver melhor lema do que o que foi escolhido (‘Mais desporto para todos’), porque inclusão rima com Portimão e o que realmente importa é que as pessoas aproveitem todas as oportunidades disponibilizadas para praticarem desporto de forma regular”. Quanto à campeã olímpica Rosa Mota, disse que “foi com grande honra” que aceitou o convite, expressando uma certeza: “Contém comigo para marcar presença em vários eventos ao longo deste ano, pois sou um exemplo de que não há idade limite para sairmos de casa, largar o sofá, e experimentar a prática desportiva ao ar livre.”
Na assistência podiam ver-se alguns dos desportistas embaixadores e padrinhos deste projeto, nomeadamente Miguel Praia, campeão europeu e mundial de motociclismo, Miguel Martinho, campeão mundial de windsurf, Duarte Benavente, piloto de motonáutica F1, os velejadores Luís Brito e Beatriz Gago, os surfistas Frederico Magalhães, Francisco Canelas, João Bracourt e Gustavo Gouveia, ou Rafaela Araújo (taekwondo), entre outros.

Portimonenses felizes
Na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, endereçou um cumprimento especial ao associativismo local, “pelo esforço e dedicação a esta causa”. “Queremos que os portimonenses encarem a prática desportiva regular como uma mais-valia para a sua saúde e bem-estar, para que sejam mais felizes na terra onde vivem. Portimão é sinónimo de desporto e tem todas as condições para sê-lo cada vez mais”, afirmou a autarca, que desafiou os presentes a participarem no projeto, apoiando igualmente os clubes do concelho.
O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, escreveu uma mensagem sobre a CED 2019, lida por Isilda Gomes, na qual referiu que “a prática desportiva é um direito de cidadania absolutamente incontornável” e ainda que o desporto “contribui para uma vida mais saudável, para a inclusão social e para os valores da solidariedade.”
Quanto ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, gravou um vídeo transmitido nos ecrãs do Portimão Arena, prometendo que se deslocará à cidade para assistir a algumas das provas agendadas. No final, expressou um “abraço de convicção de que este será um ano bem-sucedido, tanto a nível da projeção interna, como externa.”

Os dados estão lançados
Para além dos secretários de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, das Pescas, José Apolinário, e das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, marcaram presença na cerimónia o presidente da ACES Portugal - Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Santos, e o seu congénere da ACES Europe, Gian Francesco Lupattelli, além de Vitor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude e José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal. A vereadora Sameiro Araújo, em representação de Braga, eleita a melhor Cidade Europeia do Desporto em 2018, passou o testemunho a Portimão, na ocasião em que Odivelas foi confirmada como CED 2020, ao passo que Lisboa será a Capital Europeia do Desporto em 2021.

No final, os Amor Electro revisitaram em concerto os seus maiores êxitos, culminando em apoteose este inesquecível espetáculo, criado e produzido pela Tavolanostra – Eventos Globais, com organização da Câmara Municipal de Portimão.

Este foi o melhor arranque para uma intensa programação que, até final do ano, inclui mais de 600 eventos e a participação de 40 mil atletas, sendo de destacar a etapa inicial da 45ª Volta ao Algarve em Bicicleta (20 de fevereiro), os Campeonatos Nacionais de Clubes de Triatlo e de Triatlo por Estafetas Mistas (23 e 24 de março) o Campeonato do Mundo de Windsurf (20 de abril a 5 de maio), o Europeu de Ultimate Frisbee (6 a 11 de maio), o Open de Portugal em Golfe (9 a 12 de maio), o Campeonato do Mundo de F1 em Motonáutica (17 a 19 de maio), a Festa Nacional da Ginástica (28 a 30 de junho), o Torneio Pré-época Liga Portuguesa7La Liga (19 a 21 de junho), a Record Master Cup em Futsal (23 a 25 de agosto), o Mundial de Superbikes (5 a 8 de setembro), a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica (6 a 8 de setembro), a Elite Cup de Hóquei em Patins (20 a 22 de setembro), o Europeu de Vela Adaptada (5 a 13 de setembro), o Rally Casinos do Algarve (1 e 2 de novembro) ou o Portugal Fit (30 de novembro e 1 de dezembro).

0
0
0
s2sdefault