• 4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”

    Notícias

    4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”

    Ler mais

  • Viva o Carnaval

    A Não Perder

    Viva o Carnaval

    Ler mais

  • Start Work V

    A não perder

    Start Work V

    Ler mais

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • Notícias

    4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”

    7 a 16 de fevereiro

    A 4ª edição do “Entrelaçados - Festival de Dança Contemporânea” decorre de 07 a 16 de fevereiro de 2020, em Portimão, Lagos e Silves e trará consigo espetáculos de dança contemporânea, que contam com nomes como Miguel Ramalho, Gustavo Oliveira ou a Companhia de Dança de Almada, assim como performances de rua e de novo circo, uma exposição de fotografia sob o tema “Algarve, Dança e Arte” e uma prova de vinhos.

  • A não perder

    Seminário "Educar... o quê, como e onde?"

    30 janeiro

    Com o objetivo de perspetivar a inclusão e flexibilidade da escola enquanto promotora de melhores aprendizagens, a Câmara Municipal de Portimão organiza no dia 30 de janeiro o seminário “Educar… o quê, como e onde?”, que juntará no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão alguns especialistas nacionais em diversos temas.

  • Notícias

    I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve

    30 e 31 janeiro

    Organizado pelo Grupo de Cirurgia Colorrectal da Unidade de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) em parceria com consórcio Algarve Biomedical Center (ABC), e com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, as I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve é um evento técnico-científico que irá reunir no auditório do Museu de Portimão dezenas de profissionais de enfermagem, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências, nesta área específica.

  • Ateliê Grandes e Pequenos "Queres namorar comigo" de João Ricardo

    15 de fevereiro

    Era uma vez uma girafa de pescoço muito, muito comprido e um caracol que, apesar de pequenino, se apaixona por ela. A diferença de altura não o desencoraja, mas conseguirá ele chegar ao coração da amada? O amor, afinal de contas, tem o dom de trocar as voltas - e os tamanhos - às coisas.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 4 abril e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Apresentação do livro "A Vivência da pobreza no universo dos centros sociais da AMI"

    27 de fevereiro

    Este livro resultou de uma investigação que teve como objetivo principal percecionar a imagem vivenciada da pobreza no universo da população apoiada pela Ação Social da AMI em Portugal.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Apresentação do livro “Nunca Pares” de Emanuel Mendes

    21 de fevereiro

    A presente obra retrata uma série de Caminhos de Santiago e de Fátima percorridos pelo autor. Ao longo da obra os diversos capítulos abordam a descrição de como surgiu a ideia de percorrer estes caminhos, uma breve abordagem histórica, a simbologia associada ao Caminho de Santiago, o planeamento e os ensinamentos aprendidos e experiências trocadas.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    22 de fevereiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Rui Sinel de Cordes - "O Início"

    15 fevereiro

    O Início", com data marcada para 15 de fevereiro, relata a história da Humanidade até 2020, vista pelos olhos de Rui Sinel de Cordes como ele acha que tudo aconteceu.

  • A não perder

    Start Work V

    5, 6 e 7 de março

    A “Start Work” volta a reunir empresas e instituições públicas e privadas da região, com atendimento presencial aos visitantes, num certame que visa promover a divulgação de ofertas de emprego e estágios profissionais, programas e medidas de apoio ao investimento, formação profissional, ensino secundário regular e profissionalizante e ensino superior, disponibilizadas por empresas e instituições de ensino públicas e privadas, politécnicas e universitárias existentes no município e região do Algarve.

  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”
  • 4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”
  • Seminário
  • I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve
  • Ateliê Grandes e Pequenos
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Apresentação do livro
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Apresentação do livro “Nunca Pares” de Emanuel Mendes
  • Histórias na Quinta
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Exposição
  • Rui Sinel de Cordes -
  • Start Work V

O Festival de Dança Contemporânea “ENTRELAÇADOS”, que decorre de 13 a 24 de fevereiro, regressa este ano num formato arrojado ao abranger três cidades no Algarve.

Para além de Portimão, a cidade de Lagos e de Silves são os outros espaços de criação deste Festival. Serão 12 dias de programação intensiva em torno da dança contemporânea, os quais incluem Espetáculos de dança, trapézio e de teatro físico, Workshops, Performances de Rua, Exposição de Fotografia e uma Prova de Vinhos para aquecer os dias de inverno. Ao longo de quase duas semanas, Portimão, Lagos e Silves acolhem bailarinos, criadores e companhias, para celebrar a expressão artística em suas várias vertentes e encher de movimento cada canto das cidades. Coreógrafos e intérpretes regionais e locais desfilarão ao lado de autores e artistas, nacionais e internacionais, visando uma partilha de experiências e intercâmbio cultural.
A Programação do Festival inclui um espetáculo da companhia dinamarquesa de grande mérito internacional DON GNU, coreógrafos independentes, espetáculo para público escolar, mostra de solos e duetos Jovens Coreógrafos, Performance de rua, Oficinas de Dança Contemporânea, Exposição de Fotografia. Consulte a programação detalhada AQUI.

No dia 13 de fevereiro e em duas sessões distintas, uma às 9h30 e outra às 11h00, o Auditório do Museu de Portimão recebe o espetáculo infantil “Os Meus Monstros Marinhos” promovido pela Dancenema e dirigido a alunos do 3º e 4º ano das escolas de Portimão. Um Espetáculo de Dança, interativo, que tem como tema central as viagens marítimas dos portugueses, envolvendo a história, a geografia, o meio marinho e a interface terra/mar. Com a duração de 45 minutos, este projeto assegura uma perspetiva educacional de criação de novos públicos.

No dia 15 de fevereiro, pelas 21h30, na Black Box do TEMPO, Maurícia Neves apresenta “This is not for sale e é um manifesto!”. Este novo trabalho oscila entre a performance, o concerto, a TV surrealista e o set de DJ, e surgiu a partir de um manifesto que a artista escreveu em 2013, quando assistiu à chegada da Troika a Portugal. De referir que esta performance é falada em inglês e os bilhetes estão disponíveis em www.tempo.bol.pt.

No sábado, dia 16 de fevereiro, das 10h30 às 13h30, a Casa das Artes recebe o Workshop “Creative Lab” de Maurícia Neves com o valor de inscrição de 20 euros. Este workshop será uma abordagem à individualidade de cada um. Um espaço e um tempo para que cada pessoa do grupo possa explorar o seu próprio movimento não necessitando de técnica ou experiência anterior.

No mesmo dia, pelas 15h30, a Junta de Freguesia de Portimão será o palco da inauguração da Exposição Fotográfica “Algarve, Dança e Arte”, uma Prova de vinhos e Performance de Rua para celebrar o movimento em pleno centro da cidade.

Destaque para o espetáculo de Dança Contemporânea "Vado", no Museu de Portimão no dia 17 de fevereiro, pelas 17h00. Com coreografia de Beatriz Valentim e Pedro Sousa, esta é uma performance-concerto onde são explorados movimentos e sons sem rosto e sem identidade. A pesquisa baseia-se nos corpos fotografados, corpos com frio, corpos sem cara, corpos sozinhos e num afastamento constante das relações sociais. Esta performance é para maiores de 6 anos e os ingressos poderão ser reservados em 916639140 ou em www.dancenema.com

No dia 24 de fevereiro, o Cross Arade (Ginásio e Centro de Fitness) na Avenida Guarané, recebe dois Workshops Aéreos com trapézio em tecido e ministrados pela Tiffanie Jorge e Mariana Simões. As sessões têm duração de duas horas, estão agendadas para as 15h00, para maiores de 14 anos e para as 17h00, dos 8 aos 13 anos. Este espetáculo inovador e original, funde a dança contemporânea com as técnicas de trapézio aéreo atrai um vasto leque de público. O trapézio aéreo e dança aérea é uma das correntes artísticas mais inovadoras da atualidade, que atrai jovens, amantes das artes circenses, e apreciadores da nova dança. As inscrições para este workshop poderão ser realizadas através do contacto telefónico 916639140 ou através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou em www.dancenema.com

Lagos e Silves
No dia 21 de fevereiro, pelas 21h30, o Teatro Mascarenhas Gregório em Silves recebe uma Mostra de Solos e Duetos por jovens coreógrafos. No dia 23 de fevereiro, pelas 21h30, o Centro Cultural de Lagos recebe o espetáculo inovador "A snowballs chance in hell”, da Companhia Dinamarquesa DON GNU e um Workshop de dança contemporânea pela mesma companhia, na Escola de Dança de Lagos.
O Festival organizado pela Associação Dancenema conta com os apoios dos Municípios de Portimão, de Lagos, de Silves, das Juntas de Freguesias de Portimão e de São Gonçalo de Lagos, da Direção Regional de Cultura do Algarve e das empresas Kimahera, Subnauta, Sociedade Comercial Vouga, one2seven, Calma Arquitetos, Clube Amarilis e Klassik Escola de Dança.

Para informação completa da programação deverá consultar o link:
www.dancenema.com e www.vivaportimao.pt

BILHETES em: www.bol.pt e www.ticketline.pt

0
0
0
s2sdefault