• Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    A Não Perder

    Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    Ler mais

  • Música p’ra nanar na Biblioteca

    A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    Ler mais

  • Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    A não perder

    Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    Ler mais

  • A não perder

    Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem" de Matt de la Peña

    18 de janeiro

    Esta viagem, cheia da energia de uma cidade movimentada, dá relevo a um olhar maravilhoso, que só pode ser partilhado entre avós e netos, ganhando vida através da escrita vibrante de Matt de la Peña e das ilustrações radiantes de Christian Robinson.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    25 de janeiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 23 maio e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Histórias na Quinta
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Exposição
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

Portimão vai celebrar o Carnaval, entre os dias 9 de fevereiro e 5 de março, com os ilustres bailes, os concursos de máscaras, os desfiles pelas ruas com os Bomboémia, Grupo de Percussão da Universidade do Minho e ainda com a grande novidade, com o Desfile de 15 Carros Alegóricos que vão mobilizar cerca de 500 foliões e encantar residentes e turistas.

No ano em que Portimão é a Cidade Europeia do Desporto, os Carros Alegóricos vão estar decorados a preceito e sob o mote “Mais Desporto para todos”. Este ano o Carnaval vive-se mais uma vez de uma forma espontânea e popular, reflexo da tradição que esta quadra tem e diretamente relacionada com a dinâmica e criatividade do forte movimento associativo e nesse sentido, 15 Carros alegóricos decorados com a temática do desporto irão percorrer no dia 3 de março, pelas 15h30, a freguesia da Mexilhoeira Grande (PERCURSO AQUI), acompanhados da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão. Pelas ruas estreitas da vila, este desfile promete ser animado e repleto de criatividade num momento único onde se pretende destacar a ligação às tradições e a Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019 e onde os 365 dias do ano vão ser preenchidos com centenas de eventos desportivos, muitos deles de relevo internacional. No dia 5 de março, pelas 15h30 é a vez da Zona Ribeirinha de Portimão (PERCURSO AQUI) receber o Desfile dos Carros Alegóricos acompanhados pelo Algarve Grupo de Percussão. O percurso do desfile terá a sua concentração na Zona Ribeirinha de Portimão, uma ampla avenida pedonal, toda ela trabalhada em típica calçada portuguesa. As palmeiras, ao longo do caminho, emprestam uma atmosfera exótica ao lugar e os bancos de jardim são um bom pretexto para se sentar e descansar um pouco ou apenas para apreciar a paisagem. Con

Os Bailes de Carnaval constituem uma das principais atrações e convidam os foliões a revelar a sua imaginação com fantasias e a festejar estes dias com muita alegria e divertimento, realizando-se um pouco por todo o concelho. Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, Clube União Portimonense, Sociedade Vencedora Portimonense, Sporting Glória ou Morte Portimonense, Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, Sociedade Vencedora Portimonense, Sociedade Recreativa Figueirense e Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense (CIRM) apresentam um programa como manda a tradição pautado por atividades carnavalescas cheias de folia e alegria.

O Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha já começou a celebrar o Carnaval com a alegria e a boa disposição do costume com Bailes agendados para os dias 1, 9 e 23 de fevereiro e 2, 3 e 4 de março, sempre às 21h00. De salientar que no ano transato o primeiro prémio do Concurso de Máscaras foi para um folião desta coletividade. O Sporting Glória ou Morte Portimonense celebra o Carnaval com Bailes de Carnaval nos dias nos dias 16 de fevereiro e nos dias 3, 4 e 5 de março, às 21h30, no Restaurante Lugar do Rio (Parque da Feiras e Exposições). A Sociedade Vencedora Portimonense, localizada no centro histórico de Portimão, palco e sede de inúmeras atividades alternativas continua a promover o convívio ligado à tradição cultural com os Bailes de Carnaval nos dias 23 fevereiro e 2, 4 e 5 de março, sempre pelas 21h30. O Clube União Portimonense que prima pelo seu dinamismo recreativo e cultural, neste Carnaval não é exceção e agarrado às tradições, o Clube União vai organizar no dia 2 de março um Baile, pelas 21h00, no Restaurante “Peixarada”.

Os bailes de Carnaval do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense realizam-se nos dias 2, 4 e 5 de março, pelas 21h30. Este ano esta coletividade irá organizar mais uma vez o seu mítico Desfile Infantil agendado para a tarde do dia 5 de março, pelas 15h00. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas através do contacto telefónico 282422 976, 967188290 ou 910418476. Uma forma de incutir nos mais novos o espírito folião desta quadra e que faz parte da identidade da comunidade portimonense.

A Sociedade Recreativa Figueirense organiza dois bailes, respetivamente nos dias 3 e 5 de março, às 21h00. O Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense -CIRM que desenvolve atividades de carácter desportivo, cultural e recreativo começa a celebrar o carnaval com Bailes nos dias 16 e 23 de fevereiro, às 20h30 e matinés dançantes para a comunidade e visitantes, nos dias 3 e 5 de março, às 15h00.

Para além dos Bailes, este ano o dia 1 de março será marcado pelo Grande Desfile de Abertura Carnaval com as Escolas do município de Portimão, acompanhadas pelos Bomboémia, o Grupo de Percussão da Universidade do Minho que tem sido nos últimos três anos um sucesso nesta época de grande folia. Centenas de crianças mascaradas das escolas de Portimão desfilarão num percurso que vai da Praça da República (Alameda), passando pela Rua Direita e com término no Largo 1º de Maio. Os Bomboémia também vão desfilar no dia 2 de março, pelas 16h00 em Portimão, pelas 17h00 em Alvor e pelas 18h00 na Praia da Rocha. Ao ritmo de bombos, caixas, timbalões, tarolas, d'jambés, bidões, latas e até sininhos, o desfile promete muito divertimento.

Pelo segundo ano consecutivo, cinco coletividades promovem um Concurso de Máscaras de Carnaval com direito a prémios para os primeiros três melhores disfarces, mais prémio especial “Criatividade”. O objetivo é o de assinalar esta quadra festiva, desafiando os mais foliões a estimularem as suas capacidades no domínio da criatividade e da dinâmica cultural. Bruxa, vampiro, fantasma, zombie, caveira… a escolha será sempre dos concorrentes.

As primeiras eliminatórias do Concurso estão agendadas para o dia 2 de março, pelas 23h00 na Sociedade Vencedora Portimonense, no Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, pelas 23h30 e no Clube União Portimonense - Restaurante “Peixarada”, pelas 00h00. No dia 3 de março, pelas 22h30 a eliminatória é no Sporting Glória ou Morte Portimonense (Rest. Lugar do Rio) e no Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, pelas 23h30. A Grande Final do Concurso de Máscaras - “A Melhor Máscara de Carnaval 2019” será no salão do Boa Esperança Atlético Portimonense e está marcada para o dia 5 de março, pelas 21h30. As inscrições para o Concurso de Máscaras serão realizadas no próprio dia na coletividade respetiva e em ficha própria. Os prémios incluem estadias para duas pessoas em Hotéis em Portugal, massagens SPA e jantares em estabelecimentos de restauração em Portimão.

Portimão convida a comunidade e os visitantes a viverem as tradições carnavalescas à risca, razão pela qual a expressão diz que “a vida são dois dias e o carnaval três”. O desafio é viver o Carnaval imbuído no espírito de folia e alegria protagonizado pelo associativismo local nas ruas, nos espaços recreativos, culturais e desportivos do concelho responsáveis por criar momentos especiais de convívio e de sociabilidade.

 

0
0
0
s2sdefault