• V Semana da Reabilitação Urbana

    Notícias

    V Semana da Reabilitação Urbana

    Ler mais

  • Gala CNID homenageia em Portimão jornalistas desportivos

    Notícias

    Gala CNID homenageia em Portimão jornalistas desportivos

    Ler mais

  • Dia da Criança 2019

    A não perder

    Dia da Criança 2019

    Ler mais

  • Notícias

    Semana Académica do ISMAT 2019

    27 de maio a 1 junho

    De 27 de maio a 1 de junho irá decorrer a Semana Académica do ISMAT. Como manda a tradição académica a Associação de Estudantes do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) vai organizar um conjunto de atividades no âmbito da Queima das Fitas.

  • A não perder

    Exposição de Pintura 'Pintar Sem Tinta... Em Cores', de Lena Rita Vannsteelant

    3 a 30 de maio

    Durante todo o mês de Maio poderá visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes a exposição “Pintar sem tinta... em cores”, de Lena Rita Vansteelant. Passe por lá e aprecie estes quadros “pintados” com tecidos, renda ou tule, por exemplo. A entrada é gratuita.

  • Notícias

    Revista à Portuguesa “A Culpa é do Cu…meta”

    8 de março a 31 maio

    A Revista à Portuguesa do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, espetáculo que se realiza há mais de 50 anos, tem estreia marcada para o dia 8 de março, sexta-feira, às 21h00, este ano sob o mote “A Culpa é do Cu…meta”.

  • A não perder

    Dia da Criança 2019

    1 junho

    Para assinalar em festa o Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Portimão propõe pelo segundo ano consecutivo um fim de tarde e noite pautados por uma Festa Silenciosa - “Silent Party”, onde reinará a diversão e a alegria num programa pensado para toda a família, entre as 18h30 e as 00h00.

  • A não perder

    10º Aniversário Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande

    27 a 31 de maio

    O Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande convida os municipes de Portimão a usufruirem gratuitamente das suas atividades durante uma semana e no dia 31 a se juntarem à festa de aniversário.

  • A não perder

    V Semana da Reabilitação Urbana

    23 a 25 de maio

    A V Semana da Reabilitação Urbana volta a trazer ao debate temas que estão na ordem do dia relativamente aos centros históricos das cidades, como é o caso da mobilidade e acessibilidades e o impacto do alojamento local- medidas para a sustentabilidade.

  • A não perder

    Arraial Estudantil ISMAT

    25 de maio

    De 27 de maio a 1 de junho irá decorrer a Semana Académica do ISMAT. Como manda a tradição académica a Associação de Estudantes do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) vai organizar um conjunto de atividades no âmbito da Queima das Fitas.

  • A não perder

    Apresentação do livro Desporto Escolar de João Marreiros

    30 de maio

    Este livro original apoiado num vasto leque de autores, aparece após exaustivo estudo durante seis décadas, quer como estudante, quer ainda na atividade profissional desempenhada no sistema educativo pretendendo assim a difusão do conhecimento adquirido e acumulado ao longo do tempo.

  • A não perder

    Jardim 1º de Dezembro em Festa@V Semana da Reabilitação Urbana

    > 23, 24 e 25 de maio

    O Jardim 1º de dezembro irá estar em festa durante a V Semana da Reabilitação Urbana de Portimão com um programa de animação urbana onde a música se fará ouvir nos finais de tarde.

  • A não perder

    Exposição de Artes Manuais - NATAL Cortes de Brito

    6 a 30 de maio

    De 6 a 30 de Maio poderá visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes a exposição de artes manuais pelo Grupo de Amigos - NATAL Cortes de Brito. A convidada desta edição é a artista Ilda Duarte. A entrada é gratuita.

  • Semana Académica do ISMAT 2019
  • Exposição de Pintura 'Pintar Sem Tinta... Em Cores', de Lena Rita Vannsteelant
  • Revista à Portuguesa “A Culpa é do Cu…meta”
  • Dia da Criança 2019
  • 10º Aniversário Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande
  • V Semana da Reabilitação Urbana
  • Arraial Estudantil ISMAT
  • Apresentação do livro Desporto Escolar de João Marreiros
  • Jardim 1º de Dezembro em Festa@V Semana da Reabilitação Urbana
  • Exposição de Artes Manuais - NATAL Cortes de Brito

No próximo dia 15 de março, pelas 21h30, o Auditório do Museu de Portimão exibe a quarta sessão da 3ª edição do Video Lucem “Heróis do Mar”, um filme que tem o som perdido e que foi filmado em 1949 por Fernando Garcia.

Esta película é um autêntico tesouro do cinema português porque raramente foi exibido. O espetáculo será uma construção com coletivos de Portimão, sob a direção de Flávia Gusmão e num espaço ideal ligado ao mar e as suas gentes, o Museu de Portimão. Este festival de cinema em espaços inesperados de diferentes localidades algarvias está integrado no programa Algarve 365 e prolonga-se até 17 de maio.

“Heróis do Mar” retrata a vida e o trabalho dos pescadores de bacalhau que partiam para terras distantes. Um navio bacalhoeiro leva para o alto mar um dos mais adorados atores portugueses – António Silva. O filme mostra também o primeiro papel de cinema da atriz Isabel de Castro, aqui com um duplo papel, em que também faz uma personagem masculina. Este momento de cinema-performance constituirá um gesto simbólico de homenagem ao filme desconhecido, aos seus protagonistas e a todos aqueles que viveram a vida árdua da pesca do bacalhau. O espetáculo será uma construção com a participação de coletivos de Portimão.

Os ingressos têm um custo de 5 euros e podem ser adquiridos na bilheteira online www.bol.pt

De referir que, na sua 3ª edição, o VIDEO LUCEM propõe revelar um conjunto de filmes muito especial: filmes parcialmente perdidos ou inacabados. São obras de arte por direito próprio, que a História ou a inclemência dos dias votou à invisibilidade e ao esquecimento. O VIDEO LUCEM sugere que se veja nestes filmes a potência, enorme e criativa do que ficou por dizer, por musicar, por realizar. Daí, lançou-se aos músicos, atores, e outros artistas, o desafio de preencher essas lacunas. O ponto de partida é o guião ou a ideia original de cada filme, assim como as narrativas sobre o que terá levado à sua condição de objetos interrompidos.

Ao espectador, o que se pede é que sonhe, que imagine aquilo que não se vê, aquilo que não se dá imediatamente a ouvir ou o que ficou por acabar. Dessa maneira, passará a ser parte desse filme, nesse irrepetível momento em que estes filmes voltam a ganhar vida e são, uma vez mais, em novos contextos artísticos e de exibição, motor de criação.

O “Video Lucem” volta a ser organizado pelo Cineclube de Faro, com apoio do 365Algarve.

 

0
0
0
s2sdefault