• Dia da Criança 2019

    Notícias

    Dia da Criança 2019

    Ler mais

  • Gala CNID homenageia em Portimão jornalistas desportivos

    Notícias

    Gala CNID homenageia em Portimão jornalistas desportivos

    Ler mais

  • 159.º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes

    A não perder

    159.º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes

    Ler mais

  • A não perder

    Liga Europeia Feminina

    25 e 29 de maio

    A Selecção Nacional de Seniores Femininos estreia-se no sábado (dia 25 de maio), no Portimão Arena (18h00) frente à Grécia na European Silver League 2019 e no próximo dia 29 de maio contra a Estónia, às 15h00. A entrada é livre.

  • Notícias

    Semana Académica do ISMAT 2019

    27 de maio a 1 junho

    De 27 de maio a 1 de junho irá decorrer a Semana Académica do ISMAT. Como manda a tradição académica a Associação de Estudantes do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) vai organizar um conjunto de atividades no âmbito da Queima das Fitas.

  • A não perder

    159.º Aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes

    27 de maio a 5 de junho

    A Casa Manuel Teixeira Gomes, na celebração do 159º Aniversário do seu patrono (27 de maio), organiza um conjunto de eventos sobre alguns aspetos relevantes da sua vida e obra, que mantêm enorme atualidade, no plano científico, cultural, artístico e de cidadania.

  • A não perder

    Apresentação do livro Desporto Escolar de João Marreiros

    30 de maio

    Este livro original apoiado num vasto leque de autores, aparece após exaustivo estudo durante seis décadas, quer como estudante, quer ainda na atividade profissional desempenhada no sistema educativo pretendendo assim a difusão do conhecimento adquirido e acumulado ao longo do tempo.

  • A não perder

    Exposição de Artes Manuais - NATAL Cortes de Brito

    6 a 30 de maio

    De 6 a 30 de Maio poderá visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes a exposição de artes manuais pelo Grupo de Amigos - NATAL Cortes de Brito. A convidada desta edição é a artista Ilda Duarte. A entrada é gratuita.

  • A não perder

    Programação Desportiva CED 2019

    1 a 30 junho

    Conheça alguns dos principais destaques desportivos para o próximo mês de JUNHO. Teremos uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dia 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Exposição de Pintura 'Pintar Sem Tinta... Em Cores', de Lena Rita Vannsteelant

    3 a 30 de maio

    Durante todo o mês de Maio poderá visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes a exposição “Pintar sem tinta... em cores”, de Lena Rita Vansteelant. Passe por lá e aprecie estes quadros “pintados” com tecidos, renda ou tule, por exemplo. A entrada é gratuita.

  • A não perder

    Dia da Criança 2019

    1 junho

    Para assinalar em festa o Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Portimão propõe pelo segundo ano consecutivo um fim de tarde e noite pautados por uma Festa Silenciosa - “Silent Party”, onde reinará a diversão e a alegria num programa pensado para toda a família, entre as 18h30 e as 00h00.

  • A não perder

    10º Aniversário Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande

    27 a 31 de maio

    O Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande convida os municipes de Portimão a usufruirem gratuitamente das suas atividades durante uma semana e no dia 31 a se juntarem à festa de aniversário.

  • A não perder

    Programação Desportiva CED 2019

    1 a 31 maio

    Conheça alguns dos principais destaques desportivos para o mês de MAIO. , referência para os jogos que a seleção feminina disputará no Portimão Arena contra a Grécia (25 de maio, às 18h00) e a Estónia (29 de maio, às 15h00), a contar para a Liga Europeia. Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa

    1, 22 e 29 de junho

    Catarina Rosa estuda Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Já foi premiada em dois concursos literários e dinamizou o seu primeiro workshop de escrita criativa no verão de 2018, em parceria com o projeto Geração XXI.

  • Liga Europeia Feminina
  • Semana Académica do ISMAT 2019
  • 159.º Aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes
  • Apresentação do livro Desporto Escolar de João Marreiros
  • Exposição de Artes Manuais - NATAL Cortes de Brito
  • Programação Desportiva CED 2019
  • Exposição de Pintura 'Pintar Sem Tinta... Em Cores', de Lena Rita Vannsteelant
  • Dia da Criança 2019
  • 10º Aniversário Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande
  • Programação Desportiva CED 2019
  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa

Dois dos momentos altos na programação de ontem, 14 de março, da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa 2019 foram o lançamento do Passaporte Portimão - Cidade Europeia do Desporto (CED 2019) e a exibição pública da curta-metragem “A Viagem.”

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, realçou “a panóplia de mais de mil eventos que constam do programa da CED 2019, com uma média superior a três por dia, envolvendo cerca de 40 mil atletas até final do ano.”

“Mas isso, só por si, não chega, pois é preciso termos um município ambientalmente sustentável, com o espaço público requalificado, propiciando as melhores condições a quem nos visita e a quem reside em Portimão, cuja capacidade de responder aos desafios permanentes que se colocam a uma cidade turística é extraordinária. Trabalhamos arduamente nesse sentido, realçando a importância da segurança e da prestação de cuidados de saúde, fatores em que estamos a melhorar significativamente”, sublinhou a autarca. A curta-metragem “A Viagem” já se encontra disponível na rede social Facebook e pode ser visualizada em: https://www.facebook.com/portimaomunicipio/videos/1997828333661711/

Na apresentação do Passaporte CED 2019, Isilda Gomes salientou algumas provas, como o Campeonato Nacional de Clubes em Triatlo (23 e 24 de março), o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril), o Campeonato do Mundo de Windsurf (20 de abril a 5 de maio), o Campeonato da Europa Ultimate-Frisbee (6 a 11 de maio), a etapa de Portimão do Mundial de F1 Motonáutica (17 d a 19 de maio), a Festa Nacional da Ginástica (28 a 30 de junho), ou o Torneio Internacional de Futsal (23 a 25 de agosto), entre muitas outras a realizar até dezembro próximo. É possível consultar o Passaporte CED 2019 em: https://tinyurl.com/Portimao-Passaporte

Referência ainda para a degustação das 12 propostas com que Portimão se candidata ao Concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal. Aceitaram o desafio as empresas Confeitaria de Alvor, Delícias de Portimão, Casa da Isabel e Amor às Fatias, que abrangem seis das categorias a concurso, de que são tentadores exemplos o Pastel Maldeçoado, as Algarvias, as Estrelas de Portimão ou o Morgado, entre outros doces nomeados.

PORTIMÃO JÁ TEM ESTAÇÃO NÁUTICA

Na agenda do dia também mereceu destaque a cerimónia pública de certificação da Estação Náutica de Portimão e entrega da respetiva bandeira. A nova entidade faz parte de uma rede nacional e está organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes no território de Portimão. Inclui mais de 70 parceiros locais, entre associações e clubes, estabelecimentos de ensino, embarcações marítimo-turísticas, centros de mergulho, estaleiros e reparação naval, lojas de equipamento náutico e de pesca, restauração, hotelaria e equipamentos culturais, etc.

Segundo António José Correia, diretor do Fórum Oceano, entidade responsável pelo processo de certificação, “todas essas áreas acrescentam valor e criam experiências diversificadas e integradas, apresentando-se a Estação Náutica como uma plataforma de cooperação entre atores identificados com o território e que asseguram a oferta deste produto turístico.”

A Estação Náutica de Portimão garantirá a qualidade do produto turístico e dos serviços prestados aos visitantes, bem como o apoio informativo e a reserva de alojamento e serviços. São vantagens da sua constituição “a diversificação da oferta turística, o combate à sazonalidade, o aumento do gasto por visitante, uma imagem de referência e qualidade, a promoção conjunta de produtos turísticos a nível internacional e, ainda, uma ementa de experiências diversificadas”, conforme destacou o responsável.

A 31ª edição da BTL realiza-se até domingo, 17 de março, nas instalações da Feira Internacional de Lisboa, situadas no Parque das Nações, onde o Município de Portimão está a divulgar os diversos produtos turísticos e as potencialidades do concelho.

 

 

 

0
0
0
s2sdefault