• A não perder

    Exposição Mascotes Olímpicas no Museu de Portimão

    21 de março a 21 abril

    Concebida pela Academia Olímpica de Portugal com recurso a peças provenientes de coleções particulares ou institucionais, a exposição retrata meio século de história olímpica no que se refere a este tipo de símbolos identitários, que se tornaram também elementos de valor económico relevante para os comités organizadores de cada edição dos Jogos Olímpicos.

  • A não perder

    Exercícios Exploratórios| Exposição ISMAT

    1 a 29 de março

    Exposição | Exercícios Exploratórios dos alunos de 1º ano da Licenciatura de Design de Comunicação e do Mestrado Integrado em Arquitetura.

  • A não perder

    Março na Quinta Pedagógica

    Março

    Ao longo do mês de março a Quinta Pedagógica de Portimão dinamiza os seus Ateliers Temáticos, por volta das 11h00.

  • A não perder

    VENTANIA | Festival de Artes Performativas do Barlavento

    23 de março

    VENTANIA | Festival de Artes Performativas é uma ação de ativismo artístico sobre temas de cidadania global, que se iniciará no Dia Mundial da Água, a 22 de Março de 2019, prolongando-se até 24 de Março, em Lagos, Portimão e Sagres.

  • Notícias

    Revista à Portuguesa “A Culpa é do Cu…meta”

    8 de março a 31 maio

    A Revista à Portuguesa do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, espetáculo que se realiza há mais de 50 anos, tem estreia marcada para o dia 8 de março, sexta-feira, às 21h00, este ano sob o mote “A Culpa é do Cu…meta”.

  • Start Work IV

    21, 22 e 23 de março

    Portimão dedica os dias 21, 22 e 23 de março ao emprego, empreendedorismo, educação e formação profissional com a “Start Work IV – Mostra de Educação, Formação Profissional, Empreendedorismo e Emprego”, dedicada a jovens e adultos a partir dos 13 anos.

  • A não perder

    Tecnologia para Viver Melhor

    2, 3 e 4 de abril

    A Biblioteca Municipal de Portimão apresenta um novo projeto "Tecnologia para viver melhor" para a comunidade em geral, e em particular para a comunidade sénior.

  • A não perder

    Uma Noite na Biblioteca - Dia Internacional do Livro Infantil

    6 de abril

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, vai comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil no dia 6 de abril com uma noite diferente, pensada para crianças de todas as idades, que poderão passar «Uma Noite na Biblioteca».

  • A não perder

    Livros de Pano

    27 e 28 de fevereiro e 1 março

    A Biblioteca Municipal de Portimão apresenta um novo projeto "Livros de Pano" para a comunidade em geral, e em particular para a comunidade sénior, na Biblioteca de Portimão e Polo de Leitura de Alvor das 10h30 às 11h30 e no Polo da Mexilhoeira das 15h00 às 16h00. Cada sessão terá uma duração aproximada de 45 minutos.

  • A não perder

    Ateliê Grandes e Pequenos - Nuvens na cabeça de Susana Amorim

    20 de abril

    Esta é a história de uma menina, a Eva, que descobriu como afastar as nuvens cinzentas e pesadas que teimavam em acompanhá-la para todo o lado. Com pistas e atividades no final, este livro pode ser uma ferramenta útil para, em conjunto com as crianças, trabalhar sentimentos do dia-a-dia.

  • Apresentação do livro Se eu fosse Actriz, de Octávia Guerreiro

    13 de abril

    Octávia Guerreiro tenta através desta obra transmitir os seus pensamentos mais contraditórios e que entram em conflito com a realidade. Surgem poemas, surgem textos, surgem até ironias. E como uma boa atriz, devido à sua capacidade de observação, até surgem bons conselhos baseados nas suas fantasias e realidades.

  • A não perder

    "Parentalidade no séc. XXI- que desafios?" _ Teia d'Ideias

    22 de março

    O próximo Teia d’ Ideias agendado já para esta 5ªF, dia 21 de março, tem como tema de debate a “ Parentalidade no séc.XXI- que desafios? “

  • A não perder

    Março na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Março

    Provida dos equipamentos necessários à concretização de eventos culturais, formações, exposições e outras atividades de interesse geral, a Casa Manuel Teixeira Gomes é um espaço que visa acolher da melhor forma quem a visita, sendo igualmente um polo de informação, não só no que respeita à vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, mas também de informação sobre o município e património de Portimão.

  • Exposição Mascotes Olímpicas no Museu de Portimão
  • Exercícios Exploratórios| Exposição ISMAT
  • Março na Quinta Pedagógica
  • VENTANIA | Festival de Artes Performativas do Barlavento
  • Revista à Portuguesa “A Culpa é do Cu…meta”
  • Start Work IV
  • Tecnologia para Viver Melhor
  • Uma Noite na Biblioteca - Dia Internacional do Livro Infantil
  • Livros de Pano
  • Ateliê Grandes e Pequenos - Nuvens na cabeça de Susana Amorim
  • Apresentação do livro Se eu fosse Actriz, de Octávia Guerreiro
  • Março na Casa Manuel Teixeira Gomes

Dois dos momentos altos na programação de ontem, 14 de março, da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa 2019 foram o lançamento do Passaporte Portimão - Cidade Europeia do Desporto (CED 2019) e a exibição pública da curta-metragem “A Viagem.”

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, realçou “a panóplia de mais de mil eventos que constam do programa da CED 2019, com uma média superior a três por dia, envolvendo cerca de 40 mil atletas até final do ano.”

“Mas isso, só por si, não chega, pois é preciso termos um município ambientalmente sustentável, com o espaço público requalificado, propiciando as melhores condições a quem nos visita e a quem reside em Portimão, cuja capacidade de responder aos desafios permanentes que se colocam a uma cidade turística é extraordinária. Trabalhamos arduamente nesse sentido, realçando a importância da segurança e da prestação de cuidados de saúde, fatores em que estamos a melhorar significativamente”, sublinhou a autarca. A curta-metragem “A Viagem” já se encontra disponível na rede social Facebook e pode ser visualizada em: https://www.facebook.com/portimaomunicipio/videos/1997828333661711/

Na apresentação do Passaporte CED 2019, Isilda Gomes salientou algumas provas, como o Campeonato Nacional de Clubes em Triatlo (23 e 24 de março), o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril), o Campeonato do Mundo de Windsurf (20 de abril a 5 de maio), o Campeonato da Europa Ultimate-Frisbee (6 a 11 de maio), a etapa de Portimão do Mundial de F1 Motonáutica (17 d a 19 de maio), a Festa Nacional da Ginástica (28 a 30 de junho), ou o Torneio Internacional de Futsal (23 a 25 de agosto), entre muitas outras a realizar até dezembro próximo. É possível consultar o Passaporte CED 2019 em: https://tinyurl.com/Portimao-Passaporte

Referência ainda para a degustação das 12 propostas com que Portimão se candidata ao Concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal. Aceitaram o desafio as empresas Confeitaria de Alvor, Delícias de Portimão, Casa da Isabel e Amor às Fatias, que abrangem seis das categorias a concurso, de que são tentadores exemplos o Pastel Maldeçoado, as Algarvias, as Estrelas de Portimão ou o Morgado, entre outros doces nomeados.

PORTIMÃO JÁ TEM ESTAÇÃO NÁUTICA

Na agenda do dia também mereceu destaque a cerimónia pública de certificação da Estação Náutica de Portimão e entrega da respetiva bandeira. A nova entidade faz parte de uma rede nacional e está organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes no território de Portimão. Inclui mais de 70 parceiros locais, entre associações e clubes, estabelecimentos de ensino, embarcações marítimo-turísticas, centros de mergulho, estaleiros e reparação naval, lojas de equipamento náutico e de pesca, restauração, hotelaria e equipamentos culturais, etc.

Segundo António José Correia, diretor do Fórum Oceano, entidade responsável pelo processo de certificação, “todas essas áreas acrescentam valor e criam experiências diversificadas e integradas, apresentando-se a Estação Náutica como uma plataforma de cooperação entre atores identificados com o território e que asseguram a oferta deste produto turístico.”

A Estação Náutica de Portimão garantirá a qualidade do produto turístico e dos serviços prestados aos visitantes, bem como o apoio informativo e a reserva de alojamento e serviços. São vantagens da sua constituição “a diversificação da oferta turística, o combate à sazonalidade, o aumento do gasto por visitante, uma imagem de referência e qualidade, a promoção conjunta de produtos turísticos a nível internacional e, ainda, uma ementa de experiências diversificadas”, conforme destacou o responsável.

A 31ª edição da BTL realiza-se até domingo, 17 de março, nas instalações da Feira Internacional de Lisboa, situadas no Parque das Nações, onde o Município de Portimão está a divulgar os diversos produtos turísticos e as potencialidades do concelho.

 

 

 

0
0
0
s2sdefault