• Campeonato do Mundo de Windsurf

    A não perder

    Campeonato do Mundo de Windsurf

    Ler mais

  • A VIOLA CELTA - Jordi Savall & Hespèrion XXI

    A não perder

    A VIOLA CELTA - Jordi Savall & Hespèrion XXI

    Ler mais

  • Portimão entra no Tríduo Pascal rumo à Páscoa

    Notícias

    Portimão entra no Tríduo Pascal rumo à Páscoa

    Ler mais

  • A não perder

    A Viola Celta - Jordi Savall & Hespèrion XXI

    26 abril

    O FIMA 2019 – Festival Internacional de Música do Algarve apresenta, em Portimão, Jordi Savall e Hespèrion XXI em "A Viola Celta". O eminente artista catalão Jordi Savall descreve este programa como um diálogo entre o Homem e a Natureza, entre o Antigo e o Novo mundo. O repertório é uma mistura de canções tradicionais Irlandesas e Escocesas que Savall agrupou em várias Suites.

  • A não perder

    Em abril a Casa (Con)Vida às quintas...

    Em abril a Casa (Con)Vida às quintas...

    Conheça a programação completa de abril na Casa Manuel Teixeira Gomes.

  • A não perder

    Um Dia na Pré-História 2019

    4 de maio

    Recriação pré-histórica nos Monumentos Megalíticos de Alcalar. Durante o dia os participantes poderão conhecer de uma forma interativa o quotidiano das populações pré-históricas através de um conjunto diversificado de ateliês práticos e didáticos representativos das atividades de caça, olaria e tecelagem.

  • A não perder

    Festa de Aniversário Infantil Sem Açúcar

    27 de abril

    Porque Abril é o Mês da Saúde- todas as crianças entre os 4 e os 9 anos estão convidadas a participar numa Festa de Aniversário Sem Açúcar que terá lugar entre as 15h00 e as 17h00, na Quinta Pedagógica com a preparação de um lanche saudável!

  • A não perder

    Exposição 25 de Abril – Desenhos de João Abel Manta

    26 abril a 12 de maio

    No âmbito das comemorações dos 45 anos da Revolução dos Cravos em Portimão, o Museu de Portimão inaugura no dia 26 de abril a exposição intitulada “25 de Abril – Desenhos de João Abel Manta”. Há 45 anos, graças à iniciativa do MFA – Movimento das Forças Armadas conhecida como a Revolução dos Cravos, o dia 25 de Abril de 1974, ficou historicamente marcado em Portugal, pelo fim da candidatura, da censura, das prisões políticas e da guerra colonial.

  • A não perder

    Abril na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Abril na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Conheça a programação completa de abril na Casa Manuel Teixeira Gomes.

  • A não perder

    Livros de Pano

    10, 11 2 12 de abril

    A Biblioteca Municipal de Portimão apresenta um novo projeto "Livros de Pano" para a comunidade em geral, e em particular para a comunidade sénior, na Biblioteca de Portimão e Polo de Leitura de Alvor das 10h30 às 11h30 e no Polo da Mexilhoeira das 15h00 às 16h00. Cada sessão terá uma duração aproximada de 45 minutos.

  • A não perder

    Ateliê Grandes e Pequenos - Nuvens na cabeça de Susana Amorim

    20 de abril

    Esta é a história de uma menina, a Eva, que descobriu como afastar as nuvens cinzentas e pesadas que teimavam em acompanhá-la para todo o lado. Com pistas e atividades no final, este livro pode ser uma ferramenta útil para, em conjunto com as crianças, trabalhar sentimentos do dia-a-dia.

  • A não perder

    Exposição Mascotes Olímpicas no Museu de Portimão

    21 de março a 21 abril

    Concebida pela Academia Olímpica de Portugal com recurso a peças provenientes de coleções particulares ou institucionais, a exposição retrata meio século de história olímpica no que se refere a este tipo de símbolos identitários, que se tornaram também elementos de valor económico relevante para os comités organizadores de cada edição dos Jogos Olímpicos.

  • Notícias

    Abrir Abril

    20 a 27 abril

    O 25 de Abril é assinalado em Portimão com concerto "Intemporal" de Paulo de Carvalho, espetáculo de Vídeo Mapping, assinatura de contratos-programa e muito mais...

  • Apresentação do livro Se eu fosse Actriz, de Octávia Guerreiro

    13 de abril

    Octávia Guerreiro tenta através desta obra transmitir os seus pensamentos mais contraditórios e que entram em conflito com a realidade. Surgem poemas, surgem textos, surgem até ironias. E como uma boa atriz, devido à sua capacidade de observação, até surgem bons conselhos baseados nas suas fantasias e realidades.

  • Notícias

    Revista à Portuguesa “A Culpa é do Cu…meta”

    8 de março a 31 maio

    A Revista à Portuguesa do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, espetáculo que se realiza há mais de 50 anos, tem estreia marcada para o dia 8 de março, sexta-feira, às 21h00, este ano sob o mote “A Culpa é do Cu…meta”.

  • A Viola Celta - Jordi Savall & Hespèrion XXI
  • Em abril a Casa (Con)Vida às quintas...
  • Um Dia na Pré-História 2019
  • Festa de Aniversário Infantil Sem Açúcar
  • Exposição 25 de Abril – Desenhos de João Abel Manta
  • Abril na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Livros de Pano
  • Ateliê Grandes e Pequenos - Nuvens na cabeça de Susana Amorim
  • Exposição Mascotes Olímpicas no Museu de Portimão
  • Abrir Abril
  • Apresentação do livro Se eu fosse Actriz, de Octávia Guerreiro
  • Revista à Portuguesa “A Culpa é do Cu…meta”

Portimão, como membro da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e integrada na iniciativa “Abril, mês da saúde”, foi na passada sexta-feira, cidade anfitriã para uma Reunião Intermunicipal que juntou  à mesma mesa cerca de setenta políticos e técnicos representantes dos 57 municípios de norte a sul do país com a missão de apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento de Cidades Saudáveis.

Constituída formalmente em 10 de outubro de 1997, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis desenvolve a sua intervenção tendo por base o apoio e a promoção a definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde.

No contexto da Reunião da Assembleia Intermunicipal foi apresentado o mais recente projeto desta Associação de Municípios denominado "Atlas de Saúde da RPMS". O interesse da RPMS em obter os serviços especializados por parte da Universidade de Coimbra, a fim de elaborar um Atlas de Saúde, que tem como objetivo caracterizar o estado de saúde da população e dos seus determinantes nos municípios da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis. Pretende-se com este trabalho criar uma plataforma web, com dados georreferenciados e atualizáveis ao longo dos anos, que se constitua como ferramenta de suporte à elaboração do Perfil de Saúde Municipal e da Carta de Saúde Municipal e definição e priorização de políticas com potencial de promover a saúde.

O Município de Portimão aderiu à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis a 20 de abril de 2017 sendo que, desde de dezembro de 2017, é também parceiro informal do Observatório Regional da Segurança Alimentar do Algarve.

 “Abril, mês da Saúde” sensibiliza para a temática da saúde e a importância de uma alimentação saudável

Sob o mote “Nutrição, Desporto e Saúde” e no ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, o Município dinamiza durante o mês de abril várias atividades com vista a dar particular atenção à questão da saúde e, aumentar a literacia alimentar e nutricional da população para uma tomada de decisão cada vez mais consciente quanto a opções saudáveis na sua alimentação.

 O programa de atividades teve desde logo início com a realização da reunião intermunicipal da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis em Portimão, para além do vasto programa das comemorações do Dia Mundial da Atividade Atividade Física e promete continuar a marcar o mês com várias atividades.

No âmbito da parceria com a Associação de Alzeimer Portugal , através do Gabinete de Apoio às Demências de Portimão, têm desde já lotação esgotada as duas ações de formação agendadas para o dia 16 de abril, na sala de formação do Museu de Portimão, uma na área das Relações Interpessoais e cuidados ao cuidador” que terá lugar das 10h00 às 13h00, destinada à popuçação em geral e outra subordinada ao tema “Intervenção Social” especialmente dirigida a técnicos.

A “saúde mental” será também o tema do debate “Mente sã em corpo são” que será dinamizado pela Associação Teia d’Impulsos no próximo dia 18 de abril, pelas 18h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes.

Como um dos Municípios parceiros no projeto de Inovação Social “Prato Certo”, do Programa de Parcerias para o Impacto, no dia 17 de abril, na Casa Manuel Teixeira Gomes será dinamizada uma sessão “Faça as escolhas certas à mesa” que durante a manhã ( 10h00-13h00) irá dar a conhecer a plataforma e o kit Prato Certo, bem como os resultados e produtos da 1ª edição do projeto. A participação nesta ação é gratuita e aberta, não só às várias instituições que integram a rede social, como ao público em geral, mediante inscrição prévia através do seguinte link»» https://forms.gle/Ut6hB8vnqc4BTsBH6

No dia 27 de abril, a Quinta Pedagógica de Portimão será também palco de duas atividades especialmente vocacionadas para o público infantil. Na parte da manhã, pelas 11h00, crianças entre os 6 e os 12 anos são desafiadas a ser “ Agricultor por uma hora” através da realização de um Peddy Paper” com o mote “plantas na nossa mesa”. Enquanto que na parte da tarde, das 15h00 às 17h00 terá lugar uma “Festa de aniversário infantil sem açúcar” dinamizada pela Associação Flor Dente de Leão onde todas as crianças, entre os 4 e os 9 anos, estão convidadas a participar livremente, desde que acompanhadas por um adulto, mediante inscrição prévia obrigatória junto da Quinta Pedagógica (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 282 248 595).

Na Bibiloteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, no dia 27 de abril, pelas 18h30, será apresentado o livro “A cura pela alimentação alcalina” que reúne os conhecimentos do nutricionista Alexandre Fernandes e do Nutrichef Duarte Alves e explica os fundamentos da dieta (à base de frutas, vegetais e legumes), mostra como alcalinizar os alimentos e revela a lista dos mais adequados, apresenta um plano alimentar de 10 dias e dezenas de receitas de acompanhamentos, temperos, sopas, saladas, pratos principais, sobremesas e snacks.

Alguns alunos das escolas do concelho participaram ainda no início do mês num atelier muito especial inspirado pelo livro infantil “ A ovelha comilona” que sob a uma narrativa muito simples protagonizada por animais, dá conta das consequências negativas de uma alimentação pouco saudável combinada com a não prática de exercício físico.

Para além destas atividades, o Município de Portimão, no âmbito da programação da Cidade Europeia do Desporto irá ainda receber nos próximos dias 13 e 14 de abril, a Algarve-Fit- Feira de Desporto, Saúde e Bem-Estar onde os estilos de vida saudáveis e a importância do exercício físico vão estar em destaque.

 

 

0
0
0
s2sdefault