• Campeonato do Mundo de Windsurf

    A não perder

    Campeonato do Mundo de Windsurf

    Ler mais

  • A VIOLA CELTA - Jordi Savall & Hespèrion XXI

    A não perder

    A VIOLA CELTA - Jordi Savall & Hespèrion XXI

    Ler mais

  • Portimão entra no Tríduo Pascal rumo à Páscoa

    Notícias

    Portimão entra no Tríduo Pascal rumo à Páscoa

    Ler mais

  • Apresentação do livro Se eu fosse Actriz, de Octávia Guerreiro

    13 de abril

    Octávia Guerreiro tenta através desta obra transmitir os seus pensamentos mais contraditórios e que entram em conflito com a realidade. Surgem poemas, surgem textos, surgem até ironias. E como uma boa atriz, devido à sua capacidade de observação, até surgem bons conselhos baseados nas suas fantasias e realidades.

  • A não perder

    Exposição 25 de Abril – Desenhos de João Abel Manta

    26 abril a 12 de maio

    No âmbito das comemorações dos 45 anos da Revolução dos Cravos em Portimão, o Museu de Portimão inaugura no dia 26 de abril a exposição intitulada “25 de Abril – Desenhos de João Abel Manta”. Há 45 anos, graças à iniciativa do MFA – Movimento das Forças Armadas conhecida como a Revolução dos Cravos, o dia 25 de Abril de 1974, ficou historicamente marcado em Portugal, pelo fim da candidatura, da censura, das prisões políticas e da guerra colonial.

  • A não perder

    Abril na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Abril na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Conheça a programação completa de abril na Casa Manuel Teixeira Gomes.

  • A não perder

    Festa de Aniversário Infantil Sem Açúcar

    27 de abril

    Porque Abril é o Mês da Saúde- todas as crianças entre os 4 e os 9 anos estão convidadas a participar numa Festa de Aniversário Sem Açúcar que terá lugar entre as 15h00 e as 17h00, na Quinta Pedagógica com a preparação de um lanche saudável!

  • Notícias

    Abrir Abril

    20 a 27 abril

    O 25 de Abril é assinalado em Portimão com concerto "Intemporal" de Paulo de Carvalho, espetáculo de Vídeo Mapping, assinatura de contratos-programa e muito mais...

  • A não perder

    Em abril a Casa (Con)Vida às quintas...

    Em abril a Casa (Con)Vida às quintas...

    Conheça a programação completa de abril na Casa Manuel Teixeira Gomes.

  • A não perder

    Um Dia na Pré-História 2019

    4 de maio

    Recriação pré-histórica nos Monumentos Megalíticos de Alcalar. Durante o dia os participantes poderão conhecer de uma forma interativa o quotidiano das populações pré-históricas através de um conjunto diversificado de ateliês práticos e didáticos representativos das atividades de caça, olaria e tecelagem.

  • Notícias

    Revista à Portuguesa “A Culpa é do Cu…meta”

    8 de março a 31 maio

    A Revista à Portuguesa do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, espetáculo que se realiza há mais de 50 anos, tem estreia marcada para o dia 8 de março, sexta-feira, às 21h00, este ano sob o mote “A Culpa é do Cu…meta”.

  • A não perder

    Ateliê Grandes e Pequenos - Nuvens na cabeça de Susana Amorim

    20 de abril

    Esta é a história de uma menina, a Eva, que descobriu como afastar as nuvens cinzentas e pesadas que teimavam em acompanhá-la para todo o lado. Com pistas e atividades no final, este livro pode ser uma ferramenta útil para, em conjunto com as crianças, trabalhar sentimentos do dia-a-dia.

  • A não perder

    Exposição Mascotes Olímpicas no Museu de Portimão

    21 de março a 21 abril

    Concebida pela Academia Olímpica de Portugal com recurso a peças provenientes de coleções particulares ou institucionais, a exposição retrata meio século de história olímpica no que se refere a este tipo de símbolos identitários, que se tornaram também elementos de valor económico relevante para os comités organizadores de cada edição dos Jogos Olímpicos.

  • A não perder

    Livros de Pano

    10, 11 2 12 de abril

    A Biblioteca Municipal de Portimão apresenta um novo projeto "Livros de Pano" para a comunidade em geral, e em particular para a comunidade sénior, na Biblioteca de Portimão e Polo de Leitura de Alvor das 10h30 às 11h30 e no Polo da Mexilhoeira das 15h00 às 16h00. Cada sessão terá uma duração aproximada de 45 minutos.

  • A não perder

    A Viola Celta - Jordi Savall & Hespèrion XXI

    26 abril

    O FIMA 2019 – Festival Internacional de Música do Algarve apresenta, em Portimão, Jordi Savall e Hespèrion XXI em "A Viola Celta". O eminente artista catalão Jordi Savall descreve este programa como um diálogo entre o Homem e a Natureza, entre o Antigo e o Novo mundo. O repertório é uma mistura de canções tradicionais Irlandesas e Escocesas que Savall agrupou em várias Suites.

  • Apresentação do livro Se eu fosse Actriz, de Octávia Guerreiro
  • Exposição 25 de Abril – Desenhos de João Abel Manta
  • Abril na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Festa de Aniversário Infantil Sem Açúcar
  • Abrir Abril
  • Em abril a Casa (Con)Vida às quintas...
  • Um Dia na Pré-História 2019
  • Revista à Portuguesa “A Culpa é do Cu…meta”
  • Ateliê Grandes e Pequenos - Nuvens na cabeça de Susana Amorim
  • Exposição Mascotes Olímpicas no Museu de Portimão
  • Livros de Pano
  • A Viola Celta - Jordi Savall & Hespèrion XXI

Serviço Municipal de Proteção Civil arrancou, na passada quarta-feira, 10 de abril, com a formação de operacionais das três forças de segurança existentes no concelho. No total, serão formados mais de 200 elementos.

Desde 2016, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão tem implementado um programa próprio de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), assegurando aos técnicos e voluntários por si formados autonomia na sua utilização, e garantindo atualmente a presença de um desfibrilhador em todos os eventos relevantes promovidos no concelho. Através desta parceria, estabelecida desde então, com os Bombeiros de Portimão, enquanto entidade formadora acreditada pelo INEM, o número de pessoas aptas a utilizar de forma autónoma um aparelho DAE no concelho já ultrapassou os 250 operacionais, entre bombeiros e técnicos que desempenham funções nas áreas da cultura e desporto do município de Portimão.

No âmbito do Plano de Atividades da Proteção Civil Municipal em curso para 2019, este projeto vai agora ampliar-se a mais duas vertentes, com a instalação de seis DAE de uso comunitário em locais estratégicos nas três freguesias do concelho (Praia da Rocha, Zonas Ribeirinhas de Alvor e Portimão, Alameda da República, Praça 1.º Maio e Mexilhoeira Grande) e a atribuição de quatro aparelhos DAE aos piquetes das forças de segurança do concelho designadamente a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana e a Autoridade Marítima Nacional.

Na passada quarta-feira, 10 de abril, arrancou a formação dos operacionais das forças de segurança, com uma primeira ação envolvendo militares da GNR e agentes da PSP. No total, serão formados mais de 200 elementos destas três forças de segurança existentes no concelho.

Seguir-se-á a formação dos funcionários das Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, e de voluntários nas áreas de influência dos DAE que serão instalados na via pública permitindo, desta forma, o pleno funcionamento destes equipamentos cuja função é salvar vidas através da antecipação desta capacidade em vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Com este investimento da autarquia, que já ascendeu ao valor de 28.000 €, pretende-se inverter os dados conhecidos a nível nacional: em Portugal, ocorrem por ano, mais de 10.000 casos de morte súbita de causa cardíaca e, em caso de paragem cardiorrespiratória (PCR) todo o tempo conta, em 57% das paragens cardiorrespiratórias registadas não são realizadas manobras de reanimação, e existe apenas um DAE por cada 10.000 habitantes, pelo que só́ 3% das pessoas que sofrem um PCR em ambiente pré́-hospitalar (fora do ambiente hospitalar) sobrevivem.

 

0
0
0
s2sdefault