• Caminhada Solidária contra o Cancro

    A não perder

    Caminhada Solidária contra o Cancro

    Ler mais

  • FunDay Halloween

    Notícias

    FunDay Halloween

    Ler mais

  • Festival de Órgão do Algarve 2019

    A não perder

    Festival de Órgão do Algarve 2019

    Ler mais

  • A não perder

    Caminhada Solidária contra o Cancro

    20 de outubro

    Na segunda quinsena assinalam-se duas datas importantes relacionadas com eswte tems: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa" procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

  • A não perder

    Isaura - Human

    26 de outubro

    Em palco, Isaura (voz, guitarra e percussão) faz-se acompanhar de um trio de músicos: João Abrantes na guitarra, Gonçalo Almeida na bateria e Vicente Santos nos sintetizadores; uma viagem colorida bem à maneira da boa pop eletrónica.

  • Notícias

    15º Congresso Nacional de Medicina Desportiva

    18 e 19 outubro

    A iniciativa inclui três sessões temáticas e uma especial, contando com mais de duas dezenas de oradores, e integra diversos minicursos e workshops, comunicações orais e casos clínicos.

  • A não perder

    OCR Police Challenge

    27 de outubro

    Esta promete ser uma corrida de obstáculos com muita lama, areia, tiro, rastejo, água, salto e, acima de tudo, trabalho em equipa, com momentos únicos de superação pessoal, individualmente e em equipa.

  • A não perder

    Ateliê Grandes e Pequenos "Já não faço xixi na cama” de Mary McQuillan

    19 de outubro

    Dino foi convidado para dormir em casa do Picos na sexta-feira e está ansioso! Vão ver os Medossauros na Floresta e comer pipocas de feno e… Mas há um pequeno problema: o Dino ainda faz xixi na cama. Conseguirá ficar sequinho até sexta-feira? Uma história ternurenta e reconfortante para os mais pequenos que ainda fazem xixi na cama.

  • A não perder

    Apresentação dos livros de Carmindo de Carvalho

    25 de outubro

    A necessidade da escrita surgiu-lhe tarde, já depois dos trinta anos. Recusando escrever para a gaveta, entrega ao vento, a leva dos seus trabalhos pelos cantos do mundo e alguns (umas centenas) já foram publicados em publicações diversas.

  • A não perder

    26º Aniversário da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes

    6, 8 e 9 novembro

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local. As comemorações vão ser assinaladas em três dias e através de cinco atividades para diferentes públicos.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Outubro

    1 a 31 outubro

    Conheça a programação do mês de outubro na CED 2019. A inclusão social domina a programação de outubro na Cidade Europeia do Desporto (CED 2019), merecendo ainda destaque neste mês o Congresso de Medicina Interna e Desportiva e inúmeras ações de formação, para além de várias provas de alto nível.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A não perder

    Show Xande de Pilares e Délcio Luiz

    31 outubro

    Grande Noite de Samba e Pagode com Xande de Pilares e Délcio Luiz.

  • A não perder

    20ª Festa do Cinema Francês em Portimão

    5 a 7 novembro

    Duas décadas depois, a Festa do Cinema Francês é cada vez mais um evento incontornável para os amantes da 7ª Arte e da cultura francesa. Este ano, celebra-se a cooperação cinematográfica franco-portuguesa, através do cinema, mas também de masterclasses.

  • A não perder

    Festival de Órgão do Algarve 2019

    1 e 8 novembro

    A Associação Música XXI apresenta a 12ª edição do Festival de Órgão do Algarve, de 1 a 30 de novembro, nas Igrejas de Faro, Portimão, Boliqueime e Tavira. Os concertos estão agendados para às 21h30 e são de entrada livre.

  • A não perder

    Apresentação do livro "Amigos imPerfeitos" de Carlos Filipe

    2 de novembro

    Neste projeto agora concretizado também em livro, é, assim, uma galeria de fotos e histórias de luta, coragem e sobrevivência, de animais únicos, diferentes e extraordinários. A apresentação da obra ficará a cargo de João Rosado.

  • A não perder

    Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    3 a 31 de outubro

    Agora que os dias começam a ficar mais frescos, aproveite para visitar as exposições da Casa Manuel Teixeira Gomes. A entrada é gratuita.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • Caminhada Solidária contra o Cancro
  • Isaura - Human
  • 15º Congresso Nacional de Medicina Desportiva
  • OCR Police Challenge
  • Ateliê Grandes e Pequenos
  • Apresentação dos livros de Carmindo de Carvalho
  • 26º Aniversário da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes
  • Programação Desportiva CED 2019 - Outubro
  • Exposição
  • Show Xande de Pilares e Délcio Luiz
  • 20ª Festa do Cinema Francês em Portimão
  • Festival de Órgão do Algarve 2019
  • Apresentação do livro
  • Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Histórias na Quinta

Serviço Municipal de Proteção Civil arrancou, na passada quarta-feira, 10 de abril, com a formação de operacionais das três forças de segurança existentes no concelho. No total, serão formados mais de 200 elementos.

Desde 2016, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão tem implementado um programa próprio de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), assegurando aos técnicos e voluntários por si formados autonomia na sua utilização, e garantindo atualmente a presença de um desfibrilhador em todos os eventos relevantes promovidos no concelho. Através desta parceria, estabelecida desde então, com os Bombeiros de Portimão, enquanto entidade formadora acreditada pelo INEM, o número de pessoas aptas a utilizar de forma autónoma um aparelho DAE no concelho já ultrapassou os 250 operacionais, entre bombeiros e técnicos que desempenham funções nas áreas da cultura e desporto do município de Portimão.

No âmbito do Plano de Atividades da Proteção Civil Municipal em curso para 2019, este projeto vai agora ampliar-se a mais duas vertentes, com a instalação de seis DAE de uso comunitário em locais estratégicos nas três freguesias do concelho (Praia da Rocha, Zonas Ribeirinhas de Alvor e Portimão, Alameda da República, Praça 1.º Maio e Mexilhoeira Grande) e a atribuição de quatro aparelhos DAE aos piquetes das forças de segurança do concelho designadamente a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana e a Autoridade Marítima Nacional.

Na passada quarta-feira, 10 de abril, arrancou a formação dos operacionais das forças de segurança, com uma primeira ação envolvendo militares da GNR e agentes da PSP. No total, serão formados mais de 200 elementos destas três forças de segurança existentes no concelho.

Seguir-se-á a formação dos funcionários das Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, e de voluntários nas áreas de influência dos DAE que serão instalados na via pública permitindo, desta forma, o pleno funcionamento destes equipamentos cuja função é salvar vidas através da antecipação desta capacidade em vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Com este investimento da autarquia, que já ascendeu ao valor de 28.000 €, pretende-se inverter os dados conhecidos a nível nacional: em Portugal, ocorrem por ano, mais de 10.000 casos de morte súbita de causa cardíaca e, em caso de paragem cardiorrespiratória (PCR) todo o tempo conta, em 57% das paragens cardiorrespiratórias registadas não são realizadas manobras de reanimação, e existe apenas um DAE por cada 10.000 habitantes, pelo que só́ 3% das pessoas que sofrem um PCR em ambiente pré́-hospitalar (fora do ambiente hospitalar) sobrevivem.

 

0
0
0
s2sdefault