• Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Notícias

    Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Ler mais

  • Portimão, a Magia do Natal 2019

    Notícias

    Portimão, a Magia do Natal 2019

    Ler mais

  • O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    A não perder

    O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    Ler mais

  • A não perder

    Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!"

    29 de novembro a 6 de janeiro 2020

    O mundo da fantasia irá percorrer as ruas da cidade desde o Largo da Mó até ao Jardim Visconde Bívar, onde o universo do Natal estará presente através dos mais diversos elementos que caracterizam a época: o Presépio, a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Trenó, um Atelier com Duendes, um Palco e um Mercado de Natal, sem esquecer do Carrossel, do Comboio de Natal e de uma Pista com gelo verdadeiro. Espetáculos, muita animação e uma iluminação de natal ímpar completam uma proposta de Natal como nunca houve.

  • A não perder

    Musical "O Sonho do Ernesto"

    30 de novembro a 5 de janeiro de 2020

    O Clube Boa Esperança de Portimão, vai estrear a 30 de novembro o musical de Natal "O Sonho do Ernesto". Trata-se da hilariante história de um Duende com um vício bem conhecido de todos, o telemóvel. Sem saber bem como, por causa deste seu vício, Ernesto quase acaba com o Natal de todas as crianças ao desejar que todos os brinquedos desaparecessem.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro

    1 a 31 dezembro

    Conheça a programação do mês de dezembro na CED 2019.

  • A não perder

    Passeio "Natal Ciclável"

    14 de dezembro

    No âmbito da mobilidade sustentável, no dia 14 de dezembro, pelas 15h00, realiza-se um Passeio denominado “Natal Ciclável” na zona histórica da cidade. O ponto de concentração será no Jardim 1º de Dezembro e os participantes deverão estar trajados ou ostentar um adereço natalício.

  • A não perder

    Contramaré com atividades de Natal para miúdos e graúdos

    29 de novembro a 6 de janeiro 2020

    A Contramaré Associação Cultural de Portimão está a organizar várias atividades no mês de dezembro, no âmbito da quadra festiva que se faz ver e sentir em Portimão.

  • A não perder

    Hora de Conto “A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço-do-mar” de Analita Santos

    14 de dezembro

    A Irmandade da Rocha é uma coleção infanto-juvenil que dá a conhecer as maravilhas dos Oceanos e a importância da sua preservação. Os jovens leitores são convidados a ser Super-Heróis e Super-Heroínas do Ambiente, enquanto exploram as “Dicas para Exploradores” e descobrem mais sobre a vida marinha de uma forma lúdica e divertida.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    13 dezembro, 10 e 24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    VI Gym Fun and Dance "O Sonho"

    20 de dezembro

    O Clube de Instrução e Recreio da Mexilhoeira Grande apresenta o espectáculo "O Sonho - Eu quero mudar o Mundo" que promete encantar e sensbilizar o público para a importância do nosso planeta.

  • A não perder

    Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    04 a 30 de dezembro

    Em Dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes destacamos a exposição da obra do arquiteto José Veloso: 48 painéis de uma Mostra que integra três grandes temas de trabalho do arquiteto: Habitação Unifamiliar, Habitação Coletiva e Equipamento Social e Serviços Públicos.

  • A não perder

    O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    28 a 31 de dezembro

    A despedida a 2019 e a saudação ao novo ano é assinalada em Portimão com muita música e animação, e com o tradicional fogo de artifício, que darão as boas vindas a 2020.

  • Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!
  • Musical
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro
  • Passeio
  • Contramaré com atividades de Natal para miúdos e graúdos
  • Hora de Conto “A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço-do-mar” de Analita Santos
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Histórias na Quinta
  • VI Gym Fun and Dance
  • Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

 Portimão prepara-se para viver o Tríduo Pascal e (r)eviver tradições seculares que marcam o programa litúrgico dos próximos dias rumo à Páscoa e constituem fortes manifestações de fé de largos milhares de crentes, envolvendo não só a comunidade local, como quem está de visita ao Município nesta quadra festiva.

 

As cerimónias do Tríduo Pascal em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, têm início na Quinta- feira Santa, 18 de abril, com a celebração da instituição da Eucaristia, sacramento do Corpo e Sangue de Cristo e a cerimónia do Lava-Pés. Assim pelas 19h00, na Paróquia da Nossa srª da Conceição- Igreja Matriz de Portimão, celebra-se a Missa da Ceia do Senhor e o rito do Lava- Pés, bem como, pelas 21h00, na igreja de Alvor- Paróquia do Divino Salvador, enquanto que na Igreja da Mexilhoeira Grande a celebração tem início às 19h30 e, na Igreja da Nossa Senhora do Amparo às 21h00.

Na Sexta-Feira Santa, tem lugar um dos momentos altos da Semana Santa a tradicional Procissão do Enterro do Senhor, uma manifestação de grande religiosidade e carregada de simbolismo que, a partir das 21h00, levará às ruas do centro da cidade de Portimão a imagem do Senhor Morto, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento. O percurso tem início na Igreja do Colégio e percorrerá as ruas Diogo Tomé, Direita, Mouzinho de Albuquerque passando pela Alameda em direção à Igreja Matriz. Antes, à tarde, pelas 15h00, terá lugar a Celebração da Paixão do Senhor na Igreja Matriz de Portimão. Em Alvor, a Procissão do Enterro do Senhor sairá à rua pelas 21h00, sendo que, também às 15h00, acontece a Celebração da Paixão do Senhor, enquanto que na igreja da Penina a mesma tem lugar às 19h00.

Na Igreja da Nossa Senhora do Amparo a Celebração da Paixão do Senhor acontece às 15h00 com adoração da cruz e, na Igreja da Mexilhoeira Grande, pelas 17h30.

O Sábado Santo, 20 de abril, será o epicentro das celebrações da Semana Santa com a Vigília Pascal, que assinala a ressurreição do Senhor e que será celebrada nas várias Paróquias: Nossa Senhora da Conceição, em Portimão- 22h00; Mexilhoeira Grande – 21h30; Nossa Senhora do Amparo, em Portimão- 23h00 e Divino Salvador, em Alvor- 21h30.

As festividades culminam no dia seguinte, Domingo de Páscoa, pelas 10h00 com a Eucaristia da Páscoa do Senhor na Igreja Matriz, seguida da Procissão da Ressurreição de Jesus que irá percorrer as principais artérias do centro de Portimão, sendo os fiéis convidados a participar nesta manifestação religiosa quer transportando tochas de flores quer engalanando as suas janelas e varandas com colchas.

Depois de sair da Igreja Matriz, a procissão percorrerá as ruas do Bispo; D. Fernando Coutinho, R.5 de outubro, Rua Júdice Biker, Largo 1º Maio- R. Pé da Cruz-Praceta Major David Neto- R. Mouzinho de Albuquerque- Av. S. João de Deus 5 de Outubro, Praça Manuel, Lg do Dique, R. Cândido dos Reis, Lg1º Maio, R. João da Cruz, R. Mouzinho de Albuquerque, Av. S. João de Deus e Alameda em direção à Igreja Matriz sendo solicitado aos fiéis que, ao longo deste percurso, coloquem colchas nas janelas de suas casas. Será ainda celebrada Eucaristia, pelas 18h00.

Ainda em Portimão, na Igreja da Nossa Senhora do Amparo, pelas 10h30, será celebrada a Missa da Páscoa do Senhor.
Em Alvor, a Procissão sairá à rua pelas 9h00, seguida de Eucaristia, sendo que a Missa da Páscoa do Senhor na igreja da Penina é celebrada às 12h15 e nos Montes de Alvor às 16h00.

Na freguesia da Mexilhoeira Grande existem vários horários e locais para a Celebração do Domingo da Páscoa do Senhor: Arão (8h30); Figueira (10h00); Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande (11h30); Montes de Cima (15h00); Pereira (16h30) e Alcalar (18h30).

O Programa que aqui se difunde resulta das diferentes celebrações promovidas pelas Paróquias de Nª Srª da Conceição; Divino Salvador em Alvor; Mexilhoeira Grande e Nossa Senhora do Amparo e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Portimão, de Alvor e Mexilhoeira Grande e da Câmara Municipal de Portimão.

 

 

0
0
0
s2sdefault