• TAÇA DO MUNDO DE GINÁSTICA RÍTMICA

    A não perder

    TAÇA DO MUNDO DE GINÁSTICA RÍTMICA

    Ler mais

  • Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    A não perder

    Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    Ler mais

  • Video Mapping na fachada da Igreja do Colégio

    A Não Perder

    Video Mapping na fachada da Igreja do Colégio

    Ler mais

  • A não perder

    INTERNATIONAL MASTERS FUTSAL

    22 a 25 de agosto

    No âmbito da programação da Cidade Capital Europeia do Desporto 2019, Portimão vai acolher novamente, nos dias 24 e 25 de agosto, o International Masters Futsal, que reunirá um elenco de luxo, com quatro das melhores equipas do mundo da modalidade: Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Inter Movistar FS e AFC Kairat.

  • A não perder

    Música à Beira Mar

    20 julho e 23 agosto, 19h30

    Música à Beira Mar tem como objetivo proporcionar à população e aos visitantes uma experiência diferenciadora, valorizando e dinamizando a Praia da Rocha que sempre foi e será um dos principais cartões de visita desta cidade

  • A não perder

    Minutos Mágicos - o espetáculo

    22 a 25 agosto, 21h30

    O ilusionista Mário Daniel regressa ao palco do TEMPO - Teatro Municipal de Portimão de 22 a 25 de Agosto para dar a conhecer o seu mais recente trabalho: Minutos Mágicos - O Espetáculo.

  • A não perder

    Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”

    10 de agosto a 29 de setembro

    No dia 10 de agosto, pelas 19h00, inaugura na Praça Manuel Teixeira Gomes, a Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”, organizada pelo “GAMP-Grupo de Amigos do Museu de Portimão”, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão.

  • A não perder

    Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    Julho a setembro

    No ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, o centro da cidade vai também viver este espírito com ruas e praças a se transformarem em grandes palcos desportivos. Os fins de semana serão especialmente animados no centro da cidade… onde, para além de iniciativas desportivas, a música será uma constante para todos os gostos e idades enquanto que, na fachada da Igreja do Colégio serão evocados os melhores momentos da cerimónia de abertura de Portimão Cidade Europeia do Desporto num espetáculo de vídeo mapping único.

  • A não perder

    Torneio de Petanca "Homenagem ao Emigrante"

    15 de agosto

    Torneio em dupletes "Homenagem ao Emigrante" organizado pelo Grupo de Petanca de Portimão promete muito convívio.

  • Notícias

    Museu de Portimão exibe escultura de um golfinho intitulada “Ouvir o oceano”

    13 julho a 25 de agosto

    No próximo dia 13 de julho, pelas 18h00, será inaugurada no espaço exterior do Museu de Portimão, a escultura “Ouvir o oceano” da autoria da artista B.J Boulter. Esta é uma peça que representa um GOLFINHO com cerca de oito metros, inteiramente construído a partir da reutilização de resíduos de plástico.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Agosto

    1 a 31 agosto

    Agosto ficará marcado pelo International Masters Futsal, que nos dias 24 e 25 juntará no Portimão Arena um elenco de luxo: além do campeão europeu Sporting, vencedor da edição de 2018 desta prova, participarão o Benfica, finalista derrotado no ano passado, os espanhóis do Inter Movistar, onde milita o mágico da bola Ricardinho, e os campeões cazaques do Kairat Almaty. Referência ainda para as provas de mar de Alvor (4 de agosto) e da Praia da Rocha (25 de agosto).

  • A não perder

    Em Agosto na Casa Manuel Teixeira Gomes

    6 a 30 de agosto

    Durante o mês de agosto, aproveite os intervalos da praia para visitar as exposições presentes na Casa Manuel Teixeira Gomes. A entrada é gratuita.

  • Notícias

    Reutilização de Manuais Escolares

    Julho a setembro

    A Câmara Municipal de Portimão volta a aderir mais uma vez à campanha de recolha de manuais escolares com o objetivo de fomentar a reutilização dos mesmos por crianças e jovens estudantes.

  • A Não Perder

    VAIVÉM Oceanário chega a Portimão

    17 a 25 agosto

    Através de atividades lúdico-pedagógicas gratuitas, todos os participantes estão convidados a «juntar-se ao movimento» e conhecer o impacto que o oceano tem no dia a dia, percebendo como se pode contribuir para a sua conservação através da alteração de comportamentos

  • A não perder

    Taça do Algarve Triplete Masculina - Doublete Femina

    25 de agosto

    A Taça de Petanca do Algarve realiza-se na zona ribeirinha de Portimão e volta a reunir muitos aficionados da petanca.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    17 de agosto a 24 de novembro

    No dia 17 de agosto, pelas 18h00, inaugura no Museu de Portimão a Exposição “João César, A Magia do Acordeão”, uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A Não Perder

    Exposição "Luz de Mulher, Sorolla, 100 Anos Depois"

    24 de agosto a 29 de setembro

    A exposição “Luz de mulher, Sorolla, 100 anos depois” estará aberta ao público de 24 de agosto a 29 de setembro no Museu de Portimão. Esta é uma iniciativa de homenagem ao pintor Joaquín Sorolla, realizada por mulheres pintoras com ligação a Ayamonte, 100 anos depois do artista pintar o conhecido quadro “Ayamonte, a pesca do atum”.

  • INTERNATIONAL MASTERS FUTSAL
  • Música à Beira Mar
  • Minutos Mágicos - o espetáculo
  • Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”
  • Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...
  • Torneio de Petanca
  • Museu de Portimão exibe escultura de um golfinho intitulada “Ouvir o oceano”
  • Programação Desportiva CED 2019 - Agosto
  • Em Agosto na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Reutilização de Manuais Escolares
  • VAIVÉM Oceanário chega a Portimão
  • Taça do Algarve Triplete Masculina - Doublete Femina
  • Exposição
  • Exposição

 Portimão prepara-se para viver o Tríduo Pascal e (r)eviver tradições seculares que marcam o programa litúrgico dos próximos dias rumo à Páscoa e constituem fortes manifestações de fé de largos milhares de crentes, envolvendo não só a comunidade local, como quem está de visita ao Município nesta quadra festiva.

 

As cerimónias do Tríduo Pascal em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, têm início na Quinta- feira Santa, 18 de abril, com a celebração da instituição da Eucaristia, sacramento do Corpo e Sangue de Cristo e a cerimónia do Lava-Pés. Assim pelas 19h00, na Paróquia da Nossa srª da Conceição- Igreja Matriz de Portimão, celebra-se a Missa da Ceia do Senhor e o rito do Lava- Pés, bem como, pelas 21h00, na igreja de Alvor- Paróquia do Divino Salvador, enquanto que na Igreja da Mexilhoeira Grande a celebração tem início às 19h30 e, na Igreja da Nossa Senhora do Amparo às 21h00.

Na Sexta-Feira Santa, tem lugar um dos momentos altos da Semana Santa a tradicional Procissão do Enterro do Senhor, uma manifestação de grande religiosidade e carregada de simbolismo que, a partir das 21h00, levará às ruas do centro da cidade de Portimão a imagem do Senhor Morto, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento. O percurso tem início na Igreja do Colégio e percorrerá as ruas Diogo Tomé, Direita, Mouzinho de Albuquerque passando pela Alameda em direção à Igreja Matriz. Antes, à tarde, pelas 15h00, terá lugar a Celebração da Paixão do Senhor na Igreja Matriz de Portimão. Em Alvor, a Procissão do Enterro do Senhor sairá à rua pelas 21h00, sendo que, também às 15h00, acontece a Celebração da Paixão do Senhor, enquanto que na igreja da Penina a mesma tem lugar às 19h00.

Na Igreja da Nossa Senhora do Amparo a Celebração da Paixão do Senhor acontece às 15h00 com adoração da cruz e, na Igreja da Mexilhoeira Grande, pelas 17h30.

O Sábado Santo, 20 de abril, será o epicentro das celebrações da Semana Santa com a Vigília Pascal, que assinala a ressurreição do Senhor e que será celebrada nas várias Paróquias: Nossa Senhora da Conceição, em Portimão- 22h00; Mexilhoeira Grande – 21h30; Nossa Senhora do Amparo, em Portimão- 23h00 e Divino Salvador, em Alvor- 21h30.

As festividades culminam no dia seguinte, Domingo de Páscoa, pelas 10h00 com a Eucaristia da Páscoa do Senhor na Igreja Matriz, seguida da Procissão da Ressurreição de Jesus que irá percorrer as principais artérias do centro de Portimão, sendo os fiéis convidados a participar nesta manifestação religiosa quer transportando tochas de flores quer engalanando as suas janelas e varandas com colchas.

Depois de sair da Igreja Matriz, a procissão percorrerá as ruas do Bispo; D. Fernando Coutinho, R.5 de outubro, Rua Júdice Biker, Largo 1º Maio- R. Pé da Cruz-Praceta Major David Neto- R. Mouzinho de Albuquerque- Av. S. João de Deus 5 de Outubro, Praça Manuel, Lg do Dique, R. Cândido dos Reis, Lg1º Maio, R. João da Cruz, R. Mouzinho de Albuquerque, Av. S. João de Deus e Alameda em direção à Igreja Matriz sendo solicitado aos fiéis que, ao longo deste percurso, coloquem colchas nas janelas de suas casas. Será ainda celebrada Eucaristia, pelas 18h00.

Ainda em Portimão, na Igreja da Nossa Senhora do Amparo, pelas 10h30, será celebrada a Missa da Páscoa do Senhor.
Em Alvor, a Procissão sairá à rua pelas 9h00, seguida de Eucaristia, sendo que a Missa da Páscoa do Senhor na igreja da Penina é celebrada às 12h15 e nos Montes de Alvor às 16h00.

Na freguesia da Mexilhoeira Grande existem vários horários e locais para a Celebração do Domingo da Páscoa do Senhor: Arão (8h30); Figueira (10h00); Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande (11h30); Montes de Cima (15h00); Pereira (16h30) e Alcalar (18h30).

O Programa que aqui se difunde resulta das diferentes celebrações promovidas pelas Paróquias de Nª Srª da Conceição; Divino Salvador em Alvor; Mexilhoeira Grande e Nossa Senhora do Amparo e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Portimão, de Alvor e Mexilhoeira Grande e da Câmara Municipal de Portimão.

 

 

0
0
0
s2sdefault