• Marchas Populares 2019

    Notícias

    Marchas Populares 2019

    Ler mais

  • Agenda Desportiva CED2019

    A não perder

    Agenda Desportiva CED2019

    Ler mais

  • Férias Desportivas 2019

    Noticias

    Férias Desportivas 2019

    Ler mais

  • A não perder

    Jogos Portimão Sem Fronteiras CED2019

    22 e 23 junho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Junta os teus amigos e famliares, forma uma equipa e vem divertir-te nos Jogos Portimão Sem Fronteiras Consulte toda a informação no site oficial da CED2019. Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Férias de Verão no Museu de Portimão

    25 junho a 26 julho

    Este ano as Férias de Verão no Museu de Portimão irão explorar a exposição temporária “Da minha janela ainda vejo o Algarve?” através do olhar do fotografo Filipe Palma. A Oficina Educativa pretende dar a conhecer aos seus participantes a arquitetura popular Algarvia e as suas platibandas.

  • Notícias

    Férias Desportivas 2019

    24 junho a 9 agosto

    A 29ª edição do projeto “Férias Desportivas”, a decorrer de 24 de junho a 9 de agosto, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Portimão pensada para ocupar os tempos livres das crianças e jovens, dos 6 aos 16 anos, durante a interrupção letiva do verão.

  • A não perder

    Marchas Populares 2019

    7, 14, 21 e 28 junho

    As Marchas Populares voltam a sair à rua nas três freguesias do município para os tradicionais desfiles, que contam com a participação de quatro coletividades do município (Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o CIRM - Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da Vila de Alvor). De referir, que este ano, a Marcha Infantil é a do Lar da Criança.

  • A não perder

    Étapa do Campeonato de Voleibol de Praia 2019

    21 a 23 junho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Teremos, ainda, os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dias 22 e 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Música à Beira Mar

    22 junho, 20 julho e 23 agosto, 18h30

    Música à Beira Mar tem como objetivo proporcionar à população e aos visitantes uma experiência diferenciadora, valorizando e dinamizando a Praia da Rocha que sempre foi e será um dos principais cartões de visita desta cidade

  • A não perder

    Ballet La Fayette

    22 junho, 21h30

    La Fayette é um ballet épico. Muito mais que um espetáculo, é uma formidável homenagem ao general e estadista francês que lutou pelo bem-estar dos homens e pela liberdade em todas as terras. Dança clássica, hip-hop, música e excertos de filmes constituem este espetáculo cheio de beleza, emoção e energia.

  • A não perder

    Portimão 2019 International Tournament U14

    15 a 23 junho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Teremos, ainda, uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dias 22 e 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Programação Desportiva CED 2019

    1 a 30 junho

    Conheça alguns dos principais destaques desportivos para o próximo mês de JUNHO. Teremos uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dia 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Férias com Dança 2019

    15 a 26 julho

    A Associação Cultural – Dancenema em conjunto com a Câmara Municipal de Portimão apresentam, pelo décimo ano consecutivo, o projeto Férias com Dança – Escola de Dança de Verão, a decorrer entre 15 e 26 de julho, das 14h30 às 18h00 na Casa das Artes e destinadas a crianças e a jovens que se interessam pela arte de dançar e pelo contacto com várias modalidades.Saiba tudo sobre esta iniciativa aqui.

  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa

    1, 22 e 29 de junho

    Catarina Rosa estuda Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Já foi premiada em dois concursos literários e dinamizou o seu primeiro workshop de escrita criativa no verão de 2018, em parceria com o projeto Geração XXI.

  • A não perder

    NEON RUN

    20 julho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Teremos, ainda, uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dias 22 e 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Em Junho e Julho Portimão é Tua Viagem!

    Junho e julho

    Em 2019 o desporto e todas as práticas físicas saudáveis andarão de mãos dadas com a cultura e a arte, a gastronomia e as ricas tradições desta terra ímpar de gente singular, que sabe receber como ninguém. Aceita o convite, Portimão é a tua viagem!

  • A não perder

    Junho na Casa Manuel Teixeira Gomes

    1 a 30 junho

    Em Junho poderá visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes as três exposições, assistir aos concertos pelos alunos do Curso Profissional de Cordas e Teclas da EBS da Bemposta e ainda participar nos debates dinamizados pela Teia D'Impulsos.

  • Jogos Portimão Sem Fronteiras CED2019
  • Férias de Verão no Museu de Portimão
  • Férias Desportivas 2019
  • Marchas Populares 2019
  • Étapa do Campeonato de Voleibol de Praia 2019
  • Música à Beira Mar
  • Ballet La Fayette
  • Portimão 2019 International Tournament U14
  • Programação Desportiva CED 2019
  • Férias com Dança 2019
  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa
  • NEON RUN
  • Em Junho e Julho Portimão é Tua Viagem!
  • Junho na Casa Manuel Teixeira Gomes

 Portimão prepara-se para viver o Tríduo Pascal e (r)eviver tradições seculares que marcam o programa litúrgico dos próximos dias rumo à Páscoa e constituem fortes manifestações de fé de largos milhares de crentes, envolvendo não só a comunidade local, como quem está de visita ao Município nesta quadra festiva.

 

As cerimónias do Tríduo Pascal em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, têm início na Quinta- feira Santa, 18 de abril, com a celebração da instituição da Eucaristia, sacramento do Corpo e Sangue de Cristo e a cerimónia do Lava-Pés. Assim pelas 19h00, na Paróquia da Nossa srª da Conceição- Igreja Matriz de Portimão, celebra-se a Missa da Ceia do Senhor e o rito do Lava- Pés, bem como, pelas 21h00, na igreja de Alvor- Paróquia do Divino Salvador, enquanto que na Igreja da Mexilhoeira Grande a celebração tem início às 19h30 e, na Igreja da Nossa Senhora do Amparo às 21h00.

Na Sexta-Feira Santa, tem lugar um dos momentos altos da Semana Santa a tradicional Procissão do Enterro do Senhor, uma manifestação de grande religiosidade e carregada de simbolismo que, a partir das 21h00, levará às ruas do centro da cidade de Portimão a imagem do Senhor Morto, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento. O percurso tem início na Igreja do Colégio e percorrerá as ruas Diogo Tomé, Direita, Mouzinho de Albuquerque passando pela Alameda em direção à Igreja Matriz. Antes, à tarde, pelas 15h00, terá lugar a Celebração da Paixão do Senhor na Igreja Matriz de Portimão. Em Alvor, a Procissão do Enterro do Senhor sairá à rua pelas 21h00, sendo que, também às 15h00, acontece a Celebração da Paixão do Senhor, enquanto que na igreja da Penina a mesma tem lugar às 19h00.

Na Igreja da Nossa Senhora do Amparo a Celebração da Paixão do Senhor acontece às 15h00 com adoração da cruz e, na Igreja da Mexilhoeira Grande, pelas 17h30.

O Sábado Santo, 20 de abril, será o epicentro das celebrações da Semana Santa com a Vigília Pascal, que assinala a ressurreição do Senhor e que será celebrada nas várias Paróquias: Nossa Senhora da Conceição, em Portimão- 22h00; Mexilhoeira Grande – 21h30; Nossa Senhora do Amparo, em Portimão- 23h00 e Divino Salvador, em Alvor- 21h30.

As festividades culminam no dia seguinte, Domingo de Páscoa, pelas 10h00 com a Eucaristia da Páscoa do Senhor na Igreja Matriz, seguida da Procissão da Ressurreição de Jesus que irá percorrer as principais artérias do centro de Portimão, sendo os fiéis convidados a participar nesta manifestação religiosa quer transportando tochas de flores quer engalanando as suas janelas e varandas com colchas.

Depois de sair da Igreja Matriz, a procissão percorrerá as ruas do Bispo; D. Fernando Coutinho, R.5 de outubro, Rua Júdice Biker, Largo 1º Maio- R. Pé da Cruz-Praceta Major David Neto- R. Mouzinho de Albuquerque- Av. S. João de Deus 5 de Outubro, Praça Manuel, Lg do Dique, R. Cândido dos Reis, Lg1º Maio, R. João da Cruz, R. Mouzinho de Albuquerque, Av. S. João de Deus e Alameda em direção à Igreja Matriz sendo solicitado aos fiéis que, ao longo deste percurso, coloquem colchas nas janelas de suas casas. Será ainda celebrada Eucaristia, pelas 18h00.

Ainda em Portimão, na Igreja da Nossa Senhora do Amparo, pelas 10h30, será celebrada a Missa da Páscoa do Senhor.
Em Alvor, a Procissão sairá à rua pelas 9h00, seguida de Eucaristia, sendo que a Missa da Páscoa do Senhor na igreja da Penina é celebrada às 12h15 e nos Montes de Alvor às 16h00.

Na freguesia da Mexilhoeira Grande existem vários horários e locais para a Celebração do Domingo da Páscoa do Senhor: Arão (8h30); Figueira (10h00); Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande (11h30); Montes de Cima (15h00); Pereira (16h30) e Alcalar (18h30).

O Programa que aqui se difunde resulta das diferentes celebrações promovidas pelas Paróquias de Nª Srª da Conceição; Divino Salvador em Alvor; Mexilhoeira Grande e Nossa Senhora do Amparo e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Portimão, de Alvor e Mexilhoeira Grande e da Câmara Municipal de Portimão.

 

 

0
0
0
s2sdefault