• Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    A Não Perder

    Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    Ler mais

  • Música p’ra nanar na Biblioteca

    A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    Ler mais

  • Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    A não perder

    Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    Ler mais

  • A não perder

    Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem" de Matt de la Peña

    18 de janeiro

    Esta viagem, cheia da energia de uma cidade movimentada, dá relevo a um olhar maravilhoso, que só pode ser partilhado entre avós e netos, ganhando vida através da escrita vibrante de Matt de la Peña e das ilustrações radiantes de Christian Robinson.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    25 de janeiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 23 maio e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Histórias na Quinta
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Exposição
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

 Portimão prepara-se para viver o Tríduo Pascal e (r)eviver tradições seculares que marcam o programa litúrgico dos próximos dias rumo à Páscoa e constituem fortes manifestações de fé de largos milhares de crentes, envolvendo não só a comunidade local, como quem está de visita ao Município nesta quadra festiva.

 

As cerimónias do Tríduo Pascal em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, têm início na Quinta- feira Santa, 18 de abril, com a celebração da instituição da Eucaristia, sacramento do Corpo e Sangue de Cristo e a cerimónia do Lava-Pés. Assim pelas 19h00, na Paróquia da Nossa srª da Conceição- Igreja Matriz de Portimão, celebra-se a Missa da Ceia do Senhor e o rito do Lava- Pés, bem como, pelas 21h00, na igreja de Alvor- Paróquia do Divino Salvador, enquanto que na Igreja da Mexilhoeira Grande a celebração tem início às 19h30 e, na Igreja da Nossa Senhora do Amparo às 21h00.

Na Sexta-Feira Santa, tem lugar um dos momentos altos da Semana Santa a tradicional Procissão do Enterro do Senhor, uma manifestação de grande religiosidade e carregada de simbolismo que, a partir das 21h00, levará às ruas do centro da cidade de Portimão a imagem do Senhor Morto, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento. O percurso tem início na Igreja do Colégio e percorrerá as ruas Diogo Tomé, Direita, Mouzinho de Albuquerque passando pela Alameda em direção à Igreja Matriz. Antes, à tarde, pelas 15h00, terá lugar a Celebração da Paixão do Senhor na Igreja Matriz de Portimão. Em Alvor, a Procissão do Enterro do Senhor sairá à rua pelas 21h00, sendo que, também às 15h00, acontece a Celebração da Paixão do Senhor, enquanto que na igreja da Penina a mesma tem lugar às 19h00.

Na Igreja da Nossa Senhora do Amparo a Celebração da Paixão do Senhor acontece às 15h00 com adoração da cruz e, na Igreja da Mexilhoeira Grande, pelas 17h30.

O Sábado Santo, 20 de abril, será o epicentro das celebrações da Semana Santa com a Vigília Pascal, que assinala a ressurreição do Senhor e que será celebrada nas várias Paróquias: Nossa Senhora da Conceição, em Portimão- 22h00; Mexilhoeira Grande – 21h30; Nossa Senhora do Amparo, em Portimão- 23h00 e Divino Salvador, em Alvor- 21h30.

As festividades culminam no dia seguinte, Domingo de Páscoa, pelas 10h00 com a Eucaristia da Páscoa do Senhor na Igreja Matriz, seguida da Procissão da Ressurreição de Jesus que irá percorrer as principais artérias do centro de Portimão, sendo os fiéis convidados a participar nesta manifestação religiosa quer transportando tochas de flores quer engalanando as suas janelas e varandas com colchas.

Depois de sair da Igreja Matriz, a procissão percorrerá as ruas do Bispo; D. Fernando Coutinho, R.5 de outubro, Rua Júdice Biker, Largo 1º Maio- R. Pé da Cruz-Praceta Major David Neto- R. Mouzinho de Albuquerque- Av. S. João de Deus 5 de Outubro, Praça Manuel, Lg do Dique, R. Cândido dos Reis, Lg1º Maio, R. João da Cruz, R. Mouzinho de Albuquerque, Av. S. João de Deus e Alameda em direção à Igreja Matriz sendo solicitado aos fiéis que, ao longo deste percurso, coloquem colchas nas janelas de suas casas. Será ainda celebrada Eucaristia, pelas 18h00.

Ainda em Portimão, na Igreja da Nossa Senhora do Amparo, pelas 10h30, será celebrada a Missa da Páscoa do Senhor.
Em Alvor, a Procissão sairá à rua pelas 9h00, seguida de Eucaristia, sendo que a Missa da Páscoa do Senhor na igreja da Penina é celebrada às 12h15 e nos Montes de Alvor às 16h00.

Na freguesia da Mexilhoeira Grande existem vários horários e locais para a Celebração do Domingo da Páscoa do Senhor: Arão (8h30); Figueira (10h00); Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande (11h30); Montes de Cima (15h00); Pereira (16h30) e Alcalar (18h30).

O Programa que aqui se difunde resulta das diferentes celebrações promovidas pelas Paróquias de Nª Srª da Conceição; Divino Salvador em Alvor; Mexilhoeira Grande e Nossa Senhora do Amparo e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Portimão, de Alvor e Mexilhoeira Grande e da Câmara Municipal de Portimão.

 

 

0
0
0
s2sdefault