• 357ª Feira de São Martinho

    A não perder

    357ª Feira de São Martinho

    Ler mais

  • I Jornadas Sociais de Portimão

    Notícias

    I Jornadas Sociais de Portimão

    Ler mais

  • IV Festival Internacional de Piano do Algarve

    A não perder

    IV Festival Internacional de Piano do Algarve

    Ler mais

  • A não perder

    357ª Feira de São Martinho

    8 a 17 de novembro

    Neste que é um dos polos incontornáveis de animação outonal no concelho, e que volta a ter lugar, como habitual, no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, não vão faltar as tradicionais castanhas assadas, as farturas, as pipocas, o pão com chouriço e outros petiscos tentadores nos bares e tasquinhas existentes no recinto, assim como vários espaços de animação com jogos diversos, ‘carrinhos de choque’ e carrosséis, numa feira que promete fazer as delícias de miúdos e graúdos.

  • A não perder

    Teatro-documentário "Pelos que andam sobre as águas do mar"

    19 de novembro

    Inspirado na obra “Os Pescadores”, de Raul Brandão, no trabalho de investigação realizado nas comunidades piscatórias de Portimão, Nazaré, Sesimbra, Setúbal e Montijo, e na investigação antropológica de Vanessa Amorim, o projeto tem o Museu de Portimão como parceiro, conta com a participação das atrizes Ana Lúcia Palminha e Suzana Branco e é encenado por Miguel Jesus.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Ateliê Grandes e Pequenos "A fada Oriana” de Sophia de M. Breyner Andresen

    16 de novembro

    Em A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade e o egoísmo e a vaidade. Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal.

  • A não perder

    Apresentação do livro “Crónicas ao correr do tempo” de João Miguel Cunha

    23 de novembro

    Desde jovem tem desenvolvido o gosto pela escrita. Os contactos com gente diferente, em terras diferentes, serviram de inspiração para passar ao papel uma série de crónicas, pequenas histórias e impressões de viagem que, agora, na serenidade da aposentadoria, editou no livro “Crónicas ao correr do Tempo”.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Novembro

    1 a 30 novembro

    Conheça a programação do mês de novembro na CED 2019.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • 357ª Feira de São Martinho
  • Teatro-documentário
  • Histórias na Quinta
  • Ateliê Grandes e Pequenos
  • Apresentação do livro “Crónicas ao correr do tempo” de João Miguel Cunha
  • Programação Desportiva CED 2019 - Novembro
  • Exposição

O programa das comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril em Portimão, este ano sob o mote “Abrir Abril”, regista um conjunto de iniciativas nos diversos quadrantes da vida do concelho, sublinhando-se, pelo seu carácter popular, a noite de 24 de abril com um concerto com Paulo de Carvalho e um espetáculo temático de vídeo mapping na Alameda da República.

O espetáculo, que tem acesso livre, tem início marcado para as 22h00, e promete ser memorável e “intemporal”, com um alinhamento musical que viaja por várias épocas e sucessos da carreira do músico e compositor português, com a interpretação de canções que foram e são verdadeiros êxitos. Na fachada da Igreja do Colégio dos Jesuítas terá ainda lugar um espetáculo de projeção de imagens estáticas e vídeo, alusivas ao 25 de Abril de 1974.
No dia 25 de abril, as celebrações oficiais têm início às 9h00 com o hastear das bandeiras e a interpretação do hino nacional pela Banda Filarmónica Portimonense, na Rotunda Salgueiro Maia, assinalando-se, desta forma, a reabilitação do fontenário e da estátua alusiva à efeméride que ornamentam esta rotunda, que há décadas se encontrava por recuperar. O momento será ainda pautado por uma arruada a cargo da Fanfarra dos Bombeiros de Portimão e uma largada de pombos.

Pelas 10h00 tem início a XV Corrida da Liberdade que tradicionalmente junta centenas de participantes, e tem partida marcada para as 10h00, na Zona Ribeirinha de Portimão, junto ao coreto. Pelas 10h30 terá lugar, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a habitual Sessão Solene, com as intervenções dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Portimão e do respetivo Presidente, e da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, intercaladas por momentos musicais protagonizados pelo Grupo Juvenil do Grupo Coral Adágio e pela Academia de Música de Portimão.

Destaque ainda para a forte componente associativa, enquanto força motora no apoio a respostas de cariz cultural, desportivo, educativo, juvenil e social, e que este ano firmará com a autarquia, na tarde do dia de 25 abril, mais de 750 mil euros em contratos-programa, mais cerca de 20% de investimento que no ano transato. Este momento tem início marcado para as 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contará com performances musicais a cargo de Vasco Ramalho.

Música, exposições, teatro, dança, literatura, juventude, história, jogos tradicionais, conferências e desporto são algumas das temáticas que integram o programa oficial do 45º aniversário da Revolução dos Cravos na cidade de Portimão, que decorrerá de 20 a 27 de abril, num programa que poderá ser consultado aqui.

Conferências “...antes e depois do 25 de abril de 74”
Falar de Arte e Desporto, antes e depois de abril, foi o ponto de partida para duas conferências que prometem aquecer os ânimos, em dias diferentes, o Café Concerto do Tempo. A 22 de abril decorrerá a conferência “A Arte antes e depois do 25 de abril de 74”, com os artistas plásticos Margarida Tengarrinha, Franco Charais e Stella Barreto, e a 30 de abril está reservado o tema “A História do Desporto antes e depois do 25 de abril de 74”, a cargo dos professores Alcino Pedrosa e Joaquim Paulino, ambas as conferências a partir das 18h30, no café-concerto do TEMPO.

Desenhos de João Abel Manta no Museu
Destaque ainda para a exposição “25 de Abril – Desenhos de João Abel Manta”, da Coleção do Museu de Lisboa e cedida pela Câmara Municipal de Lisboa/EGEAC, que será inaugurada no dia 26 de abril, pelas 18h00, no Museu de Portimão, onde estarão expostas reproduções a partir de originais da obra gráfica deste cartoonista.

Por fim, refira-se que o movimento associativo de Portimão preparou mais de duas dezenas iniciativas de caracter popular que podem, então, ser consultadas no referido programa, acima disponível para descarregamento.

A criação da imagem alusiva às Comemorações do 25 Abril deste ano foi desenvolvida no âmbito do concurso “Abrir Abril”, promovido pelas Bibliotecas Escolares em parceria com a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, aberto à participação dos alunos do Ensino Secundário. A autoria é de Letícia Marques, aluna do 12.º F da Escola Secundária Poeta António Aleixo.

0
0
0
s2sdefault