• V Semana da Reabilitação Urbana

    Notícias

    V Semana da Reabilitação Urbana

    Ler mais

  • Gala CNID homenageia em Portimão jornalistas desportivos

    Notícias

    Gala CNID homenageia em Portimão jornalistas desportivos

    Ler mais

  • Dia da Criança 2019

    Notícias

    Dia da Criança 2019

    Ler mais

  • A não perder

    Programação Desportiva CED 2019

    1 a 31 maio

    Conheça alguns dos principais destaques desportivos para o mês de MAIO. , referência para os jogos que a seleção feminina disputará no Portimão Arena contra a Grécia (25 de maio, às 18h00) e a Estónia (29 de maio, às 15h00), a contar para a Liga Europeia. Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • Notícias

    Semana Académica do ISMAT 2019

    27 de maio a 1 junho

    De 27 de maio a 1 de junho irá decorrer a Semana Académica do ISMAT. Como manda a tradição académica a Associação de Estudantes do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) vai organizar um conjunto de atividades no âmbito da Queima das Fitas.

  • A não perder

    Arraial Estudantil ISMAT

    25 de maio

    De 27 de maio a 1 de junho irá decorrer a Semana Académica do ISMAT. Como manda a tradição académica a Associação de Estudantes do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) vai organizar um conjunto de atividades no âmbito da Queima das Fitas.

  • A não perder

    10º Aniversário Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande

    27 a 31 de maio

    O Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande convida os municipes de Portimão a usufruirem gratuitamente das suas atividades durante uma semana e no dia 31 a se juntarem à festa de aniversário.

  • A não perder

    Apresentação do livro Desporto Escolar de João Marreiros

    30 de maio

    Este livro original apoiado num vasto leque de autores, aparece após exaustivo estudo durante seis décadas, quer como estudante, quer ainda na atividade profissional desempenhada no sistema educativo pretendendo assim a difusão do conhecimento adquirido e acumulado ao longo do tempo.

  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa

    1, 22 e 29 de junho

    Catarina Rosa estuda Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Já foi premiada em dois concursos literários e dinamizou o seu primeiro workshop de escrita criativa no verão de 2018, em parceria com o projeto Geração XXI.

  • A não perder

    Liga Europeia Feminina

    25 e 29 de maio

    A Selecção Nacional de Seniores Femininos estreia-se no sábado (dia 25 de maio), no Portimão Arena (18h00) frente à Grécia na European Silver League 2019 e no próximo dia 29 de maio contra a Estónia, às 15h00. A entrada é livre.

  • A não perder

    Exposição de Pintura 'Pintar Sem Tinta... Em Cores', de Lena Rita Vannsteelant

    3 a 30 de maio

    Durante todo o mês de Maio poderá visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes a exposição “Pintar sem tinta... em cores”, de Lena Rita Vansteelant. Passe por lá e aprecie estes quadros “pintados” com tecidos, renda ou tule, por exemplo. A entrada é gratuita.

  • A não perder

    V Semana da Reabilitação Urbana

    23 a 25 de maio

    A V Semana da Reabilitação Urbana volta a trazer ao debate temas que estão na ordem do dia relativamente aos centros históricos das cidades, como é o caso da mobilidade e acessibilidades e o impacto do alojamento local- medidas para a sustentabilidade.

  • A não perder

    159.º Aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes

    27 de maio a 5 de junho

    A Casa Manuel Teixeira Gomes, na celebração do 159º Aniversário do seu patrono (27 de maio), organiza um conjunto de eventos sobre alguns aspetos relevantes da sua vida e obra, que mantêm enorme atualidade, no plano científico, cultural, artístico e de cidadania.

  • A não perder

    Dia da Criança 2019

    1 junho

    Para assinalar em festa o Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Portimão propõe pelo segundo ano consecutivo um fim de tarde e noite pautados por uma Festa Silenciosa - “Silent Party”, onde reinará a diversão e a alegria num programa pensado para toda a família, entre as 18h30 e as 00h00.

  • A não perder

    Exposição de Artes Manuais - NATAL Cortes de Brito

    6 a 30 de maio

    De 6 a 30 de Maio poderá visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes a exposição de artes manuais pelo Grupo de Amigos - NATAL Cortes de Brito. A convidada desta edição é a artista Ilda Duarte. A entrada é gratuita.

  • A não perder

    Programação Desportiva CED 2019

    1 a 30 junho

    Conheça alguns dos principais destaques desportivos para o próximo mês de JUNHO. Teremos uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dia 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Jardim 1º de Dezembro em Festa@V Semana da Reabilitação Urbana

    > 23, 24 e 25 de maio

    O Jardim 1º de dezembro irá estar em festa durante a V Semana da Reabilitação Urbana de Portimão com um programa de animação urbana onde a música se fará ouvir nos finais de tarde.

  • Programação Desportiva CED 2019
  • Semana Académica do ISMAT 2019
  • Arraial Estudantil ISMAT
  • 10º Aniversário Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande
  • Apresentação do livro Desporto Escolar de João Marreiros
  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa
  • Liga Europeia Feminina
  • Exposição de Pintura 'Pintar Sem Tinta... Em Cores', de Lena Rita Vannsteelant
  • V Semana da Reabilitação Urbana
  • 159.º Aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes
  • Dia da Criança 2019
  • Exposição de Artes Manuais - NATAL Cortes de Brito
  • Programação Desportiva CED 2019
  • Jardim 1º de Dezembro em Festa@V Semana da Reabilitação Urbana

No âmbito do Programa das Férias da Páscoa da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, a Câmara Municipal de Portimão estabeleceu uma parceria com a Happy Code Algarve, tendo oferecido um Bootcamp de Programação em Roblox às crianças, com mais de 7 anos, residentes no concelho de Portimão.

A Biblioteca MTG recebeu de 9 a 13 de abril, um Bootcamp de Programação no âmbito da Happy Code. A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Durante cinco dias, as crianças e os jovens na Biblioteca Municipal tiveram acesso ao “Roblox”, uma plataforma digital de jogos, que permitiu aos jogadores criarem os seus próprios mundos virtuais (Places) e projectar os seus próprios jogos dentro da plataforma. Neste curso, as crianças e jovens foram iniciados no mundo do Roblox Studio, com a criação de cenários e items. Para além de jogarem no Roblox, eles aprenderem a programar e criar jogos dentro do Roblox, que poderão ser utilizados inclusive por outros jogadores.

As inscrições para o Bootcamp de Programação esgotaram rapidamente, comprovando a existência de um grande entusiasmo nas crianças do concelho pelo efeito de novidade e de inovação trazida pelo Projeto. No final do programa, no sábado, dia 13 de abril decorreu um momento especial de partilha entre pais e filhos, em que os Encarregados de Educação tiveram  a oportunidade de conhecer e acompanhar os trabalhos finais desenvolvidos pelos seus educandos e, também, tomaram conhecimento das vantagens da Programação para o desenvolvimento das competências do século XXI.

Esta iniciativa representa uma clara aposta no desenvolvimento técnico e digital do concelho. O Bootcamp de Programação em Roblox da Happy Code é um Projeto pioneiro, tratando-se de uma resposta aos sonhos dos mais novos e irá ensinar-lhes as competências de futuro, quer a nível técnico, quer criativo, que lhes permitirão desenvolver aptidões necessárias no mundo de amanhã.

Este foi um projeto que criou verdadeiras pontes para o futuro ao promover nos mais pequenos a introdução de pensamento no que respeita ao uso das ferramentas tecnológicas. A Happy Code tem uma delegação no Algarve e promete ser notícia em todos os concelhos. Para mais informação sobre o projeto os interessados poderão aceder ao site www.happycode.pt.

 

 

 

0
0
0
s2sdefault