• Marchas Populares 2019

    Notícias

    Marchas Populares 2019

    Ler mais

  • Música à Beira Mar na Praia da Rocha

    Notícias

    Música à Beira Mar na Praia da Rocha

    Ler mais

  • Férias Desportivas 2019

    Noticias

    Férias Desportivas 2019

    Ler mais

  • A não perder

    Programação Desportiva CED 2019

    1 a 30 junho

    Conheça alguns dos principais destaques desportivos para o próximo mês de JUNHO. Teremos uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dia 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    NEON RUN

    20 julho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Teremos, ainda, uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dias 22 e 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa

    1, 22 e 29 de junho

    Catarina Rosa estuda Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Já foi premiada em dois concursos literários e dinamizou o seu primeiro workshop de escrita criativa no verão de 2018, em parceria com o projeto Geração XXI.

  • Notícias

    Férias Desportivas 2019

    24 junho a 9 agosto

    A 29ª edição do projeto “Férias Desportivas”, a decorrer de 24 de junho a 9 de agosto, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Portimão pensada para ocupar os tempos livres das crianças e jovens, dos 6 aos 16 anos, durante a interrupção letiva do verão.

  • A não perder

    Férias com Dança 2019

    15 a 26 julho

    A Associação Cultural – Dancenema em conjunto com a Câmara Municipal de Portimão apresentam, pelo décimo ano consecutivo, o projeto Férias com Dança – Escola de Dança de Verão, a decorrer entre 15 e 26 de julho, das 14h30 às 18h00 na Casa das Artes e destinadas a crianças e a jovens que se interessam pela arte de dançar e pelo contacto com várias modalidades.Saiba tudo sobre esta iniciativa aqui.

  • A não perder

    Marchas Populares 2019

    7, 14, 21 e 28 junho

    As Marchas Populares voltam a sair à rua nas três freguesias do município para os tradicionais desfiles, que contam com a participação de quatro coletividades do município (Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o CIRM - Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da Vila de Alvor). De referir, que este ano, a Marcha Infantil é a do Lar da Criança.

  • A não perder

    Portimão 2019 International Tournament U14

    15 a 23 junho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Teremos, ainda, uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dias 22 e 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Em Junho e Julho Portimão é Tua Viagem!

    Junho e julho

    Em 2019 o desporto e todas as práticas físicas saudáveis andarão de mãos dadas com a cultura e a arte, a gastronomia e as ricas tradições desta terra ímpar de gente singular, que sabe receber como ninguém. Aceita o convite, Portimão é a tua viagem!

  • A não perder

    Férias de Verão no Museu de Portimão

    25 junho a 26 julho

    Este ano as Férias de Verão no Museu de Portimão irão explorar a exposição temporária “Da minha janela ainda vejo o Algarve?” através do olhar do fotografo Filipe Palma. A Oficina Educativa pretende dar a conhecer aos seus participantes a arquitetura popular Algarvia e as suas platibandas.

  • A não perder

    Música à Beira Mar

    22 junho, 20 julho e 23 agosto, 18h30

    Música à Beira Mar tem como objetivo proporcionar à população e aos visitantes uma experiência diferenciadora, valorizando e dinamizando a Praia da Rocha que sempre foi e será um dos principais cartões de visita desta cidade

  • Férias de verão na Biblioteca

    29 julho a 31 agosto

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes volta a promover o projeto “Cinco Histórias, Cinco Semanas e uma Noite”, que entre 29 de julho e 31 de agosto, entre as 10h00 e as 12h30 possibilitará às crianças entre os 6 e os 10 anos a participação em ateliês e oficinas inspirados na literatura infantil.

  • A não perder

    Exposição "AQUARIUS" de Brigitte von Humboldt

    7 julho a 11 agosto

    No próximo dia 6 de julho, o Museu de Portimão inaugura a Exposição "AQUARIUS" de Brigitte von Humboldt. Uma mostra de quadros de pintura que poderá ser apreciada no Átrio do Museu.

  • A não perder

    Étapa do Campeonato de Voleibol de Praia 2019

    21 a 23 junho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Teremos, ainda, os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dias 22 e 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Ballet La Fayette

    22 junho, 21h30

    La Fayette é um ballet épico. Muito mais que um espetáculo, é uma formidável homenagem ao general e estadista francês que lutou pelo bem-estar dos homens e pela liberdade em todas as terras. Dança clássica, hip-hop, música e excertos de filmes constituem este espetáculo cheio de beleza, emoção e energia.

  • A não perder

    Junho na Casa Manuel Teixeira Gomes

    1 a 30 junho

    Em Junho poderá visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes as três exposições, assistir aos concertos pelos alunos do Curso Profissional de Cordas e Teclas da EBS da Bemposta e ainda participar nos debates dinamizados pela Teia D'Impulsos.

  • A não perder

    Jogos Portimão Sem Fronteiras CED2019

    22 e 23 junho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Junta os teus amigos e famliares, forma uma equipa e vem divertir-te nos Jogos Portimão Sem Fronteiras Consulte toda a informação no site oficial da CED2019. Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • Programação Desportiva CED 2019
  • NEON RUN
  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa
  • Férias Desportivas 2019
  • Férias com Dança 2019
  • Marchas Populares 2019
  • Portimão 2019 International Tournament U14
  • Em Junho e Julho Portimão é Tua Viagem!
  • Férias de Verão no Museu de Portimão
  • Música à Beira Mar
  • Férias de verão na Biblioteca
  • Exposição
  • Étapa do Campeonato de Voleibol de Praia 2019
  • Ballet La Fayette
  • Junho na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Jogos Portimão Sem Fronteiras CED2019

No âmbito das comemorações do 11º aniversário do Museu de Portimão, o Município de Portimão, através do seu museu e a Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com o Município de Monchique e as Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor, Mexilhoeira Grande e o Grupo de Amigos do Museu de Portimão, irá realizar no dia 4 de maio, entre as 10h00 e as 17h30, uma recriação pré-histórica nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, com entrada livre.

Durante o dia os participantes poderão conhecer de uma forma interativa o quotidiano das populações pré-históricas através de um conjunto diversificado de ateliês práticos e didáticos representativos das atividades de caça, olaria, gravura, tecelagem, fabrico de ferramentas, processos de talhe, preparação e cozedura de alimentos, fabrico de cerveja pré-histórica, fabrico de instrumentos agrícolas e adornos, transporte de grandes monolíticos e moagem. Este ano o dia será animado com a presença da Escola da Bemposta e do seu grupo de teatro que irão recriar cenas do quotidiano daqueles tempos milenares.

A arqueologia experimental volta a marcar a oferta desta iniciativa com um conjunto de propostas que permitirão ao visitante participar e assistir à preparação dos alimentos até à sua confeção. Os mariscos, berbigão, ameijoa e o peixe fazem igualmente parte da ementa que os mais curiosos poderão provar. Sem fósforos nem facas a equipa, especializada neste tipo de experimentação, vai fazer o fogo e preparar os alimentos como se recuássemos 5000 anos utilizando os instrumentos de pedra. O visitante fica a conhecer fabrico de ferramentas, processos de talhe, preparação e cozedura de alimentos, fabrico de cerveja pré-histórica, fabrico de instrumentos agrícolas e adornos, transporte de grandes monolíticos, moagem e também, outra novidade, a oficina de gravura com base nos padrões gráficos das placas de xisto.

A recriação histórica, que permite a centenas de famílias participarem nas atividades realizadas na pré-história de forma divertida e pedagógica, integra o conjunto de iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas desde 2006, pelo Museu de Portimão, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar (Monumento Nacional) e constitui um dia de experiências fundamentadas pelos estudos já realizados sobre o território Alcalarense e os trabalhos desenvolvidos por parte de investigadores das universidades de Estugarda, Córdoba e pelo Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.

Uma vez mais, a recriação conta com um apoio financeiro proveniente da candidatura realizada pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão ao Programa DiVaM da Direção Regional da Cultura do Algarve e com a ajuda de várias entidades e de um grupo de voluntários que habitualmente colaboram com a equipa do museu na dinamização destas atividades.

Mais informações podem ser solicitadas através dos telefone 282 405 230/ 282 471 410 ou do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

0
0
0
s2sdefault