• Notícias

    Viva o Carnaval em Portimão

    8 a 25 de fevereiro

    Portimão volta a brincar ao Carnaval através de um vasto conjunto de iniciativas, dos bailes e concursos de máscaras aos desfiles e cortejos, prometendo divertir toda a gente, numa organização da Câmara de Portimão e das Juntas de Freguesia de Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão, com o relevante contributo do movimento associativo, ou não fosse esta uma festa de profundo cariz popular.

  • A não perder

    Ateliers na Quinta Pedagógica

    Fevereiro

    Marque já na sua agenda os ateliers de fevereiro. As inscrições deverão ser efetuadas na receção da Quinta Pedagógica, cerca de 15 minutos antes do início da atividade, sendo validadas mediante o pagamento e por ordem de chegada.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 4 abril e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Apresentação do livro "A Vivência da pobreza no universo dos centros sociais da AMI"

    27 de fevereiro

    Este livro resultou de uma investigação que teve como objetivo principal percecionar a imagem vivenciada da pobreza no universo da população apoiada pela Ação Social da AMI em Portugal.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Apresentação do livro “Nunca Pares” de Emanuel Mendes

    21 de fevereiro

    A presente obra retrata uma série de Caminhos de Santiago e de Fátima percorridos pelo autor. Ao longo da obra os diversos capítulos abordam a descrição de como surgiu a ideia de percorrer estes caminhos, uma breve abordagem histórica, a simbologia associada ao Caminho de Santiago, o planeamento e os ensinamentos aprendidos e experiências trocadas.

  • A não perder

    Apresentação do livro - "Histórias do Fogo - Relatos de Heróis com Rosto"

    22 de fevereiro

    Este livro pretende contar o que sucedeu nas horas do grande incêndio de 15 de Outubro de 2017 e nos dias que as seguiram, e também o que mudou para todo o sempre na nossa paisagem interior. O seu propósito é o de retratar experiências de testemunhas focadas no que de positivo este evento nos trouxe, nomeadamente a capacidade humana de entrega a algo que nos suplanta.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    22 de fevereiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Start Work V

    5, 6 e 7 de março

    A “Start Work” volta a reunir empresas e instituições públicas e privadas da região, com atendimento presencial aos visitantes, num certame que visa promover a divulgação de ofertas de emprego e estágios profissionais, programas e medidas de apoio ao investimento, formação profissional, ensino secundário regular e profissionalizante e ensino superior, disponibilizadas por empresas e instituições de ensino públicas e privadas, politécnicas e universitárias existentes no município e região do Algarve.

  • A não perder

    Em fevereiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    08 a 28 de fevereiro

    Em fevereiro retomam as sessões do A Casa (Con)Vida às quintas. Aproveite para visitar também as três exposições presentes até ao final do mês e assista ao concerto Madrigal Renascentista, pela Academia de Música de Portimão.

  • A não perder

    Santa Mãezinha"

    7 de março

    Um conjunto de peripécias toma conta da vida destas quatro pessoas durante uma noite inesquecível para eles e todo o público que os visitar. Noémia Costa encabeça o elenco a dar vida a Helena, a sogra que ninguém gostaria de ter, mas que todos desejam ver. Uma comédia à portuguesa, original de Renato Pino, que é também o responsável pela encenação do espectáculo.

  • A não perder

    Paulinho Lêmos: Saudades do Brasil em Portugal

    22 de fevereiro

    O Corvo e a Raposa Associação Cultural, em parceria com o Município de Portimão, promove o concerto de Carnaval “Saudades do Brasil em Portugal”, com um ensemble de músicos portugueses e brasileiros residentes na região algarvia, como Vasco Ramalho na marimba, liderados pelo prestigiado músico brasileiro Paulinho Lêmos, residente em Portugal desde 1988.

  • Viva o Carnaval em Portimão
  • Ateliers na Quinta Pedagógica
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Apresentação do livro
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Apresentação do livro “Nunca Pares” de Emanuel Mendes
  • Apresentação do livro -
  • Histórias na Quinta
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Exposição
  • Start Work V
  • Em fevereiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Santa Mãezinha
  • Paulinho Lêmos: Saudades do Brasil em Portugal

Os dois próximos fins de semana na Cidade Europeia do Desporto 2019 vão atrair milhares de espetadores à zona ribeirinha de Portimão, para um autêntico festival aquático que integra provas de grande espetacularidade, como o Mundial de Aquabike e o Campeonato do Mundo Formula 1 de Motonáutica, decorrendo ainda, por ocasião dos mesmos, o evento de lançamento oficial da Algarve Chefs Week 2019. 

Com efeito, no dia 11 de maio, a partir das 18h00, e pela primeira vez em Portimão, o ‘pontapé de partida’ para a Algarve Chefs Week terá lugar na zona ribeirinha, junto à antiga lota, com a participação de 14 ‘chefs’ executivos dos restaurantes dos melhores hotéis de luxo do Algarve. Com acesso livre, pelo valor de 10 euros os visitantes terão a oportunidade de degustar diversas iguarias, numa antevisão daquilo que poderão encontrar em cada uma das unidades hoteleiras que marcarão presença nesta iniciativa.

A 9ª edição do evento realiza-se entre 13 e 19 de maio e propõe uma viagem “À Raiz do Sabor”, através dos produtos e das tradições mais autênticos da herança e da riqueza gastronómica algarvias. O menu de assinatura, especialmente criado para o efeito, apresentará os melhores sabores tradicionais com o toque de criatividade e inovação de alguns ‘chefs’ da região. Cada refeição terá o valor de 30 euros (sem bebidas), dos quais um euro reverte a favor de uma causa social da comunidade local.

Os hotéis participantes são: Anantara Vilamoura-Algarve Resort; Cascade Wellness & Lifestyle Resort; Conrad Algarve; Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa; Monchique Resort & Spa; Monte Santo Resort Carvoeiro-Algarve; NAU Salgados Dunas Suites; NAU Salgados Palace; Praia Verde Boutique Hotel; The Lake Spa Resort; Tivoli Carvoeiro; Tivoli Marina Vilamoura; Vale d'Oliveiras Quinta Resort & Spa; e Vilamonte Farm House. Mais informações em: http://www.algarvechefsweek.com/ 

 

Mundial de Aquabikes regressa ao Arade

De 10 a 12 de maio, Portimão volta a receber o Grande Prémio de Portugal em Aquabike, prova do Circuito Mundial – Classe Pro e primeira etapa de um calendário que, ao longo do ano, inclui ainda corridas na Itália, Índia, China e Emirados Árabes Unidos, sob a égide da União Internacional de Motonáutica (UIM).

Vão estar em prova dezenas de pilotos de motas de água de diversos países e escalões etários, masculinos e femininos, alguns dos quais campeões nacionais que entram em prova no dia 10, entre as 15h30 e as 18h00, nas categorias Ski Ladies GP1, Ski Division GP1, Ski Junior GP3, Runabout GP1 e Freestyle.

No dia 11, as competições desenrolam-se das 15h00 às 17h30, sendo que um dos aliciantes deste ano será a prova noturna das 21h00 às 23h00, e que se desenrolará frente ao pitoresco cenário do antigo cais e lota de Portimão, onde decorrerá o evento de lançamento do Algarve Chefs Week. No domingo, dia 12, tudo se decidirá entre as 16h30 e as 17h30, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para depois das 18h00.

Outro aliciante para os espetadores será o facto de o ‘paddock’ se encontrar aberto a visitas, o que permitirá um conhecimento mais próximo de máquinas, mecânicos e pilotos. Por sua vez, as crianças entre os 3 e os 9 anos terão a possibilidade de conduzir um mini jetski.

Esta prova é organizada conjuntamente pela Federação Portuguesa de Motonáutica e Câmara Municipal de Portimão, com o apoio institucional da UIM.

 

Elite da motonáutica

Evento náutico único no país, o Grande Prémio de Motonáutica de Portugal está de regresso entre 17 e 19 de maio ao anfiteatro natural do Rio Arade, para mais uma corrida decidida até à última volta pelos melhores pilotos do circuito internacional, que aqui decidem o pódio de uma das mais mediáticas etapas do Campeonato do Mundo de Formula 1.

Rashed Al Qemzio, Alex Carella, Philippe Chiappe, Francesco Cantando, Sami Selio, ou as corajosas Marit Stromoy e Simone Schuft, são alguns dos dotados pilotos que vão agitar as águas do rio Arade, sempre com o ambicioso Duarte Benavente na busca da primeira vitória caseira, objetivo presente desde o primeiro ano em que o Grande Prémio de Motonáutica de Portugal/Campeonato do Mundo de Formula 1 se disputou na cidade, em 1999.

No dia 18, a primeira manga do Grande Prémio de Portugal de F4 em Motonáutica decorrerá entre as 13h55 e as 14h15, ao passo que no domingo, 19 de maio, o programa arranca às 14h40 com a segunda manga do GP de Portugal de F4 em Motonáutica. Quanto ao momento alto do dia, a volta de apresentação do GP de Portugal de F1 em Motonáutica tem início às 15h20, estando o tiro de partida agendado para as 15h30, com previsão do final da corrida cerca de uma hora depois. As cerimónias de entrega de troféus terão lugar às 16h40.

Para o grande público, e à semelhança das edições anteriores, mantém-se a possibilidade de visitas guiadas ao ‘paddock’ como outro ponto de interesse, enquanto os mais pequenos voltam a ter a oportunidade de conduzir um mini jetski.

A prova é organizada conjuntamente pela UIM e a Câmara Municipal de Portimão, contando com o apoio técnico local da Federação Portuguesa de Motonáutica e do Clube Naval de Portimão, além dos apoios locais da Capitania de Portimão, da EMARP, da Administração dos Portos de Sines e Algarve e do Turismo do Algarve. São patrocinadores a Interpass e a Delta Cafés.

Atrativo suplementar para quem visitar Portimão e a zona ribeirinha no sábado, 18 de maio, será a visita gratuita ao Museu de Portimão, que celebra o seu 11º aniversário nessa data, tendo sido preparado um programa especial que inclui a 19º Corrida Fotográfica de Portimão e a inauguração das exposições “Da minha rua ainda vejo o Algarve?”, com fotos de Filipe da Palma, e “Reencontro”, sobre azulejos de Hein Semke.

 

PROGRAMA
Festival Aquático
10 a 12 e 17 a 19 de maio
Zona ribeirinha de Portimão
 
Grande Prémio de Portugal de Aquabike - Class Pro
Sexta-Feira, 10 maio
10:10 – 13:00 Treinos livres (Ski femininos e masculinos; Runabout e Freestyle)
13:15 – 13:35 Qualificações
14:00 – 15:00 Visitas guiadas ao paddock
15:00 – 17:30 Pole position (Ski femininos, Ski masculinos, Runabout e Freestyle)
 
Sábado, 11 maio
11:10 – 12:40 Treinos livres (Ski femininos, Ski fasculinos, Runabout e Freestyle)
14:00 – 15:00 Visitas guiadas ao paddock
15:30 – 17:30 Primeira manga (Ski femininos, Ski masculinos, Freestyle e Runabout)
21:00 – 23:00 Especial Noturna – Slalom e Freestyle.
A prova especial noturna realiza-se junto à antiga lota de Portimão
 
Domingo, 12 maio
10:00 – 11:00 Visitas guiadas ao paddock
11:10 – 12:40 Treinos livres (Ski femininos, Ski masculinos, Runabout e Freestyle)
15:30 – 17:30 Segunda manga (Ski femininos, Ski masculinos, Freestyle e Runabout)
18:00 Cerimónia de entrega de troféus
 
 
Grande Prémio de Portugal de F1 em Motonáutica
Sexta-feira, 17 maio
10:30 – 12:00 Visitas guiadas ao paddock
13:00 – 13:20 Treinos livres F4
13:30 – 13:50 Treinos qualificados F4
14:00 – 15:30 Treinos livres extra F1
16:00 – 17:00 Visitas guiadas ao paddock
 
Sábado, 18 maio
09:30 – 11:30 Demonstração do barco F1
9:30 – 12:00 Visitas guiadas ao paddock
12:15 – 13:15 Treinos livres F1
13:25 – 13:45 Treinos livres F4
13:55 – 14:15 Grande Prémio de Portugal de F4 em Motonáutica - 1.ª manga
14:30 - 15:30 Treinos qualificados F1
15:40 – 16:00 Treinos qualificados F4
16:00 – 17:00 Visitas guiadas ao paddock
 
Domingo, 19 maio
10:00 – 12:00 Visitas guiadas ao paddock
10:00 – 12:00 Demonstração do barco F1
13:00 – 14:00 Treinos livres F1
14:10 – 14:30 Treinos livres F4
14:40 – 15:00 GP de Portugal de F4 em Motonáutica - 2.ª manga
15:20 Volta de apresentação
15:30 –16:30 GP de Portugal de F1 em Motonáutica
16:40 Cerimónias de entrega de troféus
0
0
0
s2sdefault