• 4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”

    Notícias

    4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”

    Ler mais

  • Viva o Carnaval

    A Não Perder

    Viva o Carnaval

    Ler mais

  • Start Work V

    A não perder

    Start Work V

    Ler mais

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • Notícias

    4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”

    7 a 16 de fevereiro

    A 4ª edição do “Entrelaçados - Festival de Dança Contemporânea” decorre de 07 a 16 de fevereiro de 2020, em Portimão, Lagos e Silves e trará consigo espetáculos de dança contemporânea, que contam com nomes como Miguel Ramalho, Gustavo Oliveira ou a Companhia de Dança de Almada, assim como performances de rua e de novo circo, uma exposição de fotografia sob o tema “Algarve, Dança e Arte” e uma prova de vinhos.

  • A não perder

    Seminário "Educar... o quê, como e onde?"

    30 janeiro

    Com o objetivo de perspetivar a inclusão e flexibilidade da escola enquanto promotora de melhores aprendizagens, a Câmara Municipal de Portimão organiza no dia 30 de janeiro o seminário “Educar… o quê, como e onde?”, que juntará no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão alguns especialistas nacionais em diversos temas.

  • Notícias

    I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve

    30 e 31 janeiro

    Organizado pelo Grupo de Cirurgia Colorrectal da Unidade de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) em parceria com consórcio Algarve Biomedical Center (ABC), e com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, as I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve é um evento técnico-científico que irá reunir no auditório do Museu de Portimão dezenas de profissionais de enfermagem, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências, nesta área específica.

  • Ateliê Grandes e Pequenos "Queres namorar comigo" de João Ricardo

    15 de fevereiro

    Era uma vez uma girafa de pescoço muito, muito comprido e um caracol que, apesar de pequenino, se apaixona por ela. A diferença de altura não o desencoraja, mas conseguirá ele chegar ao coração da amada? O amor, afinal de contas, tem o dom de trocar as voltas - e os tamanhos - às coisas.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 4 abril e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Apresentação do livro "A Vivência da pobreza no universo dos centros sociais da AMI"

    27 de fevereiro

    Este livro resultou de uma investigação que teve como objetivo principal percecionar a imagem vivenciada da pobreza no universo da população apoiada pela Ação Social da AMI em Portugal.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Apresentação do livro “Nunca Pares” de Emanuel Mendes

    21 de fevereiro

    A presente obra retrata uma série de Caminhos de Santiago e de Fátima percorridos pelo autor. Ao longo da obra os diversos capítulos abordam a descrição de como surgiu a ideia de percorrer estes caminhos, uma breve abordagem histórica, a simbologia associada ao Caminho de Santiago, o planeamento e os ensinamentos aprendidos e experiências trocadas.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    22 de fevereiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Rui Sinel de Cordes - "O Início"

    15 fevereiro

    O Início", com data marcada para 15 de fevereiro, relata a história da Humanidade até 2020, vista pelos olhos de Rui Sinel de Cordes como ele acha que tudo aconteceu.

  • A não perder

    Start Work V

    5, 6 e 7 de março

    A “Start Work” volta a reunir empresas e instituições públicas e privadas da região, com atendimento presencial aos visitantes, num certame que visa promover a divulgação de ofertas de emprego e estágios profissionais, programas e medidas de apoio ao investimento, formação profissional, ensino secundário regular e profissionalizante e ensino superior, disponibilizadas por empresas e instituições de ensino públicas e privadas, politécnicas e universitárias existentes no município e região do Algarve.

  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”
  • 4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”
  • Seminário
  • I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve
  • Ateliê Grandes e Pequenos
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Apresentação do livro
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Apresentação do livro “Nunca Pares” de Emanuel Mendes
  • Histórias na Quinta
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Exposição
  • Rui Sinel de Cordes -
  • Start Work V

Sob o mote da diversidade cultural, Portimão irá viver mais uma semana dedicada à Interculturalidade, de 25 a 29 de maio, através de um programa de atividades com vista a promover a partilha de experiências e o convívio entre as várias comunidades, sensibilizando todos os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural.

 A Semana tem início com os mais novos que serão desafiados a viver a diversidade através de “ESTÓRIAS DO MUNDO E DE TODOS”, através da leitura do livro “ A Ovelhinha Preta” de Elizabeth Shaw no dia 25 de maio, pelas 16h00, na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, enquanto que no dia 28 de maio esta história será explorada pelas crianças de algumas instituições do município.

Esta é uma história destinada a crianças entre os 4 e os 10 anos que conta as aventuras de uma ovelhinha preta e como esta salvou todo o rebanho durante a tempestade de neve e deu ao pastor uma ideia brilhante. Bem feito para o cão! Um livro para crianças sobre a igualdade e a diferença, com desenhos a preto e branco.

O fim de semana ficará marcado pelo “III Encontro de Culturas”, um espectáculo de música, dança e cultura de vários cantos do mundo promovido pela associação A CAPELA- que terá lugar no auditório do Museu de Portimão a partir das 19h00, com a participação do Estúdio “Mixdance” da C.A.P.E.L.A; BayanMix de Albufeira entre outros, num momento de interculturalidade por excelência.

A 28 de maio, a celebrar o Dia dos Vizinhos, tem lugar a Festa da Boa Vizinhança que, a partir das 15h00, fará do Centro Comunitário da Cruz da Parteira o ponto de encontro para os moradores dos bairros municipais e utentes dos Centros de Convívio Sénior do Município para uma tarde de baile e caracolada, num ambiente de grande convívio e animação.

A 29 de maio celebra-se o Dia Municipal do Imigrante e Diversidade Cultural com a entrega de Títulos de Residência aos alunos abrangidos pelo projeto “O SEF vai à Escola”, um programa de intervenção para a regularização documental de menores estrangeiros em situação irregular que frequentam a escola oficial em Portugal e que faz parte do Contrato Local de Segurança de Portimão. A cerimónia terá lugar em local e hora a anunciar.

Por estes dias a associação C.A.P.E.L.A.- Centro de Apoio à População Emigrante de Leste e Amigos estará de portas abertas ( sito na Urb. Do Pimentão, lote 6, cave dto- tel:282495583) para todos os migrantes que queiram conhecer o seu espaço de as suas atividades. Fundada a 25 de fevereiro de 2005 por iniciativa dos imigrantes de Leste, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, com vista a responder à necessidade de aprendizagem da língua portuguesa atualmente este Centro é um local de referência para os imigrantes que aqui encontram apoio para a resolução de muitos dos problemas inerentes à sua vida, constituindo uma das maiores associação na região do Algarve com 1811 membros associados de 28 nacionalidades. Refira-se ainda que, pelo contributo da Associação na integração dos imigrantes na comunidade Portimonense e pelo trabalho Social e Humanitário desenvolvido foi distinguida pela Câmara Municipal de Portimão com a Medalha de Mérito Municipal.

A Semana Intercultural de Portimão surgiu no âmbito do Plano Municipal para a Integração do Imigrante e marca a agenda anual de atividades do CLAIM Portimão- Centro Local de Apoio e Integração de Migrantes, numa aposta clara do Município numa política de inclusão para “bem” acolher, assumindo-se cada vez mais como uma cidade tolerante e solidária para com os migrantes de mais de 60 nacionalidades diferentes que aqui vivem e trabalham.

 

0
0
0
s2sdefault