• Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    A não perder

    Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    Ler mais

  • Festival da Sardinha arranca com reconstituição histórica

    Notícias

    Festival da Sardinha arranca com reconstituição histórica

    Ler mais

  • XVIII Mostra de Artes e Sabores da Nossa Terra

    A não perder

    XVIII Mostra de Artes e Sabores da Nossa Terra

    Ler mais

  • A não perder

    Festas em Honra de Santo André

    3, 4, 10 e 11 agosto

    Celebram-se, nos dias 3, 4, 10 e 11 de agosto, a continuação das Festas de Santo André, cheias de fé, devoção e muita animação.Estas festas irão realizar-se na Igreja da Penina em Alvor em honra a Santo André onde se reúnem centenas de residentes e turistas que, para além da componente religiosa, também existem comes e bebes e música popular para favorecer o convívio e a confraternização.

  • A não perder

    Em Junho e Julho Portimão é Tua Viagem!

    Junho e julho

    Em 2019 o desporto e todas as práticas físicas saudáveis andarão de mãos dadas com a cultura e a arte, a gastronomia e as ricas tradições desta terra ímpar de gente singular, que sabe receber como ninguém. Aceita o convite, Portimão é a tua viagem!

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019

    1 a 31 julho

    Conheça alguns dos principais destaques desportivos para o mês de JULHO. Teremos a Copa Ibérica que se disputa entre os dias 18 e 21 no Estádio Municipal de Portimão, o Torneio das 4 Nações, que entre os dias 4 e 8 juntará no Portimão Arena as seleções femininas sub-19 de Portugal, França, Alemanha e Espanha, as 24h Endurance Series, de 5 a 7 na pista do Autodromo Internacional do Algarve. Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Em Julho na Casa Manuel Teixeira Gomes

    3 a 31 julho

    Durante o mês de julho, poderá visitar dois exposições e assistir a três concertos na Casa Manuel Teixeira Gomes. A entrada é gratuita.

  • A não perder

    Férias com Dança 2019

    15 a 26 julho

    A Associação Cultural – Dancenema em conjunto com a Câmara Municipal de Portimão apresentam, pelo décimo ano consecutivo, o projeto Férias com Dança – Escola de Dança de Verão, a decorrer entre 15 e 26 de julho, das 14h30 às 18h00 na Casa das Artes e destinadas a crianças e a jovens que se interessam pela arte de dançar e pelo contacto com várias modalidades.Saiba tudo sobre esta iniciativa aqui.

  • A não perder

    Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    Julho a setembro

    No ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, o centro da cidade vai também viver este espírito com ruas e praças a se transformarem em grandes palcos desportivos. Os fins de semana serão especialmente animados no centro da cidade… onde, para além de iniciativas desportivas, a música será uma constante para todos os gostos e idades enquanto que, na fachada da Igreja do Colégio serão evocados os melhores momentos da cerimónia de abertura de Portimão Cidade Europeia do Desporto num espetáculo de vídeo mapping único.

  • A não perder

    Música à Beira Mar

    20 julho e 23 agosto, 19h30

    Música à Beira Mar tem como objetivo proporcionar à população e aos visitantes uma experiência diferenciadora, valorizando e dinamizando a Praia da Rocha que sempre foi e será um dos principais cartões de visita desta cidade

  • A não perder

    Férias de Verão no Museu de Portimão

    25 junho a 26 julho

    Este ano as Férias de Verão no Museu de Portimão irão explorar a exposição temporária “Da minha janela ainda vejo o Algarve?” através do olhar do fotografo Filipe Palma. A Oficina Educativa pretende dar a conhecer aos seus participantes a arquitetura popular Algarvia e as suas platibandas.

  • Notícias

    Reutilização de Manuais Escolares

    Julho a setembro

    A Câmara Municipal de Portimão volta a aderir mais uma vez à campanha de recolha de manuais escolares com o objetivo de fomentar a reutilização dos mesmos por crianças e jovens estudantes.

  • Notícias

    Museu de Portimão exibe escultura de um golfinho intitulada “Ouvir o oceano”

    13 julho a 25 de agosto

    No próximo dia 13 de julho, pelas 18h00, será inaugurada no espaço exterior do Museu de Portimão, a escultura “Ouvir o oceano” da autoria da artista B.J Boulter. Esta é uma peça que representa um GOLFINHO com cerca de oito metros, inteiramente construído a partir da reutilização de resíduos de plástico.

  • A não perder

    Alvor Fixe Market 2019

    8 a 11 de agosto

    Este é um mercado ao ar-livre com uma vertente mais alargada de street-food complementada com produtos artesanais de qualidade e portugueses, com artesanato e design, música e entretenimento.

  • A não perder

    Mostra de Artes e Sabores da Nossa Terra 2019

    9 a 11 de agosto

    A Mostra de Artes e Sabores da Nossa Terra marcam presença na Igreja da Mexilhoeira Grande nos dias 10, 11 e 12 de agosto. Tudo o que o Algarve tem de melhor está presente nesta mostra onde a autenticidade marca presença nos doces regionais, no artesanato e em muito mais.

  • A não perder

    Biblioterapia: Ler Para Viver Melhor, com Sandra Barão Nobre

    27 julho

    No próximo dia 27 de julho, das 14h00 às 18h00, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes recebe uma Oficina de Leitura sob o mote "Biblioterapia, Ler para Viver Melhor", por Sandra Barão Nobre.

  • A não perder

    Exposição "AQUARIUS" de Brigitte von Humboldt

    6 julho a 11 agosto

    No próximo dia 6 de julho, pelas 18h00, o Museu de Portimão inaugura a Exposição "AQUARIUS" de Brigitte von Humboldt. Uma mostra de quadros de pintura que poderá ser apreciada no Átrio do Museu.

  • Notícias

    Férias Desportivas 2019

    24 junho a 9 agosto

    A 29ª edição do projeto “Férias Desportivas”, a decorrer de 24 de junho a 9 de agosto, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Portimão pensada para ocupar os tempos livres das crianças e jovens, dos 6 aos 16 anos, durante a interrupção letiva do verão.

  • Festas em Honra de Santo André
  • Em Junho e Julho Portimão é Tua Viagem!
  • Programação Desportiva CED 2019
  • Em Julho na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Férias com Dança 2019
  • Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...
  • Música à Beira Mar
  • Férias de Verão no Museu de Portimão
  • Reutilização de Manuais Escolares
  • Museu de Portimão exibe escultura de um golfinho intitulada “Ouvir o oceano”
  • Alvor Fixe Market 2019
  • Mostra de Artes e Sabores da Nossa Terra 2019
  • Biblioterapia: Ler Para Viver Melhor, com Sandra Barão Nobre
  • Exposição
  • Férias Desportivas 2019

Portimão, por ocasião do Dia Municipal do Imigrante e da Diversidade Cultural, acolheu de braços abertos sete crianças e jovens estrangeiros como novos portimonenses, ao atribuir os primeiros títulos de residência a alunos do concelho que se encontravam em situação irregular, numa cerimónia que decorreu, ontem, no salão nobre dos Paços do Concelho com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto

Arthur Lago, Bernardo Lima, Júlia Lima, Carlos Gomes, de nacionalidade brasileira e os irmãos Andreia, Christian e Sabrina Cretu, de nacionalidade moldava foram as primeiras crianças e jovens imigrantes, alunos do Agrupamento de Escolas da Bemposta e do Agrupamento de Escolas Júdice Fialho que, no âmbito do programa “SEF vai à Escola”, passaram a ser cidadãos portugueses de pleno direito e a “fazer parte da família portimonense” como afirmou Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão.

 

Portimão é o primeiro município no Algarve a ver emitidos títulos de residência no âmbito do “SEF vai à Escola” que, integrado no Plano de Ação do Contrato Local de Segurança deste Município, no eixo de Intervenção- Promoção da Cidadania, propõe- se efetuar um diagnóstico da população estrangeira estudante do ensino básico e secundário dos vários Agrupamentos do concelho e promover a sua regularização documental, numa ação conjunta do SEF, nomeadamente da delegação de Portimão; Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares- DGEST, dos Agrupamentos de Escolas do Município e da Câmara Municipal através do CLAIM Portimão.

“Muito em breve serão entregues mais 18 títulos de residência” afirmou Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão, sendo que o objetivo é que as 111 situações diagnosticadas junto de crianças e jovens em contexto escolar no município possam estar regularizadas.

Por esta ocasião a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto realçou os resultados dos Contratos Locais de Segurança (CLS) que, “ no âmbito da prevenção, têm resultados imediatos, quer na promoção da segurança objetiva, quer no sentimento de segurança das populações”.

Neste âmbito foi enaltecida a ação do Município ao nível do CLS- Portimão que tem vindo a desenvolver ações que visam promover a integração dos imigrantes com trabalho sazonal e permitir assim a inclusão efetiva desses cidadãos, tendo sido destacada a execução do projeto “ Reviver no Meu Bairro” já em execução no bairro da Cruz da Parteira e, muito em breve, também no bairro das Cardosas que já permitiu que os habitantes dos referidos bairros tivessem beneficiado de mais de 50 ações e atividades com vista a promover a redução das vulnerabilidades sociais, a prevenção da deliquência juvenil e a promoção da cidadania e da igualdade de género.

“Portimão é um excelente exemplo de um Município que acolhe e que integra. Portimão é um concelho inclusivo”, afirmou a Secretária de Estado.

A Presidente da Câmara Municipal de Portimão por sua vez aproveitou a ocasião para solicitar a renovação do CLS por mais um ano, regozijando-se pelo trabalho de proximidade que os técnicos da autarquia têm vindo a desenvolver, nomeadamente junto da população residente nos bairros municipais abrangidos por este plano de ação, e o papel fundamental que o mesmo desempenha ao nível da integração, educação e prevenção de problemáticas sociais.

 

0
0
0
s2sdefault