• Marchas Populares 2019

    Notícias

    Marchas Populares 2019

    Ler mais

  • Música à Beira Mar na Praia da Rocha

    Notícias

    Música à Beira Mar na Praia da Rocha

    Ler mais

  • Férias Desportivas 2019

    Noticias

    Férias Desportivas 2019

    Ler mais

  • A não perder

    Ballet La Fayette

    22 junho, 21h30

    La Fayette é um ballet épico. Muito mais que um espetáculo, é uma formidável homenagem ao general e estadista francês que lutou pelo bem-estar dos homens e pela liberdade em todas as terras. Dança clássica, hip-hop, música e excertos de filmes constituem este espetáculo cheio de beleza, emoção e energia.

  • A não perder

    Música à Beira Mar

    22 junho, 20 julho e 23 agosto, 18h30

    Música à Beira Mar tem como objetivo proporcionar à população e aos visitantes uma experiência diferenciadora, valorizando e dinamizando a Praia da Rocha que sempre foi e será um dos principais cartões de visita desta cidade

  • A não perder

    Exposição "AQUARIUS" de Brigitte von Humboldt

    7 julho a 11 agosto

    No próximo dia 6 de julho, o Museu de Portimão inaugura a Exposição "AQUARIUS" de Brigitte von Humboldt. Uma mostra de quadros de pintura que poderá ser apreciada no Átrio do Museu.

  • A não perder

    Em Junho e Julho Portimão é Tua Viagem!

    Junho e julho

    Em 2019 o desporto e todas as práticas físicas saudáveis andarão de mãos dadas com a cultura e a arte, a gastronomia e as ricas tradições desta terra ímpar de gente singular, que sabe receber como ninguém. Aceita o convite, Portimão é a tua viagem!

  • A não perder

    Jogos Portimão Sem Fronteiras CED2019

    22 e 23 junho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Junta os teus amigos e famliares, forma uma equipa e vem divertir-te nos Jogos Portimão Sem Fronteiras Consulte toda a informação no site oficial da CED2019. Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Portimão 2019 International Tournament U14

    15 a 23 junho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Teremos, ainda, uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dias 22 e 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Étapa do Campeonato de Voleibol de Praia 2019

    21 a 23 junho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Teremos, ainda, os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dias 22 e 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Junho na Casa Manuel Teixeira Gomes

    1 a 30 junho

    Em Junho poderá visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes as três exposições, assistir aos concertos pelos alunos do Curso Profissional de Cordas e Teclas da EBS da Bemposta e ainda participar nos debates dinamizados pela Teia D'Impulsos.

  • Notícias

    Férias Desportivas 2019

    24 junho a 9 agosto

    A 29ª edição do projeto “Férias Desportivas”, a decorrer de 24 de junho a 9 de agosto, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Portimão pensada para ocupar os tempos livres das crianças e jovens, dos 6 aos 16 anos, durante a interrupção letiva do verão.

  • A não perder

    Férias de Verão no Museu de Portimão

    25 junho a 26 julho

    Este ano as Férias de Verão no Museu de Portimão irão explorar a exposição temporária “Da minha janela ainda vejo o Algarve?” através do olhar do fotografo Filipe Palma. A Oficina Educativa pretende dar a conhecer aos seus participantes a arquitetura popular Algarvia e as suas platibandas.

  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa

    1, 22 e 29 de junho

    Catarina Rosa estuda Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Já foi premiada em dois concursos literários e dinamizou o seu primeiro workshop de escrita criativa no verão de 2018, em parceria com o projeto Geração XXI.

  • A não perder

    Férias com Dança 2019

    15 a 26 julho

    A Associação Cultural – Dancenema em conjunto com a Câmara Municipal de Portimão apresentam, pelo décimo ano consecutivo, o projeto Férias com Dança – Escola de Dança de Verão, a decorrer entre 15 e 26 de julho, das 14h30 às 18h00 na Casa das Artes e destinadas a crianças e a jovens que se interessam pela arte de dançar e pelo contacto com várias modalidades.Saiba tudo sobre esta iniciativa aqui.

  • A não perder

    NEON RUN

    20 julho

    Este é um dos eventos que marca o próximo mês de JUNHO da CED2019. Teremos, ainda, uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dias 22 e 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • A não perder

    Programação Desportiva CED 2019

    1 a 30 junho

    Conheça alguns dos principais destaques desportivos para o próximo mês de JUNHO. Teremos uma etapa do Nacional de Voleibol de Praia (de 21 a 23 - Praia da Rocha), os Jogos Portimão Sem Fronteiras 2019 (dia 23 - Marina de Portimão), a Marcha/Corrida Algarve (dia 30) e a Festa Nacional da Ginástica (de 28 a 30 - Praça 1º de Maio). Siga toda a programação nos canais oficiais da CED2019.

  • Férias de verão na Biblioteca

    29 julho a 31 agosto

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes volta a promover o projeto “Cinco Histórias, Cinco Semanas e uma Noite”, que entre 29 de julho e 31 de agosto, entre as 10h00 e as 12h30 possibilitará às crianças entre os 6 e os 10 anos a participação em ateliês e oficinas inspirados na literatura infantil.

  • A não perder

    Marchas Populares 2019

    7, 14, 21 e 28 junho

    As Marchas Populares voltam a sair à rua nas três freguesias do município para os tradicionais desfiles, que contam com a participação de quatro coletividades do município (Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o CIRM - Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da Vila de Alvor). De referir, que este ano, a Marcha Infantil é a do Lar da Criança.

  • Ballet La Fayette
  • Música à Beira Mar
  • Exposição
  • Em Junho e Julho Portimão é Tua Viagem!
  • Jogos Portimão Sem Fronteiras CED2019
  • Portimão 2019 International Tournament U14
  • Étapa do Campeonato de Voleibol de Praia 2019
  • Junho na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Férias Desportivas 2019
  • Férias de Verão no Museu de Portimão
  • Workshops de Escrita Criativa por Catarina Rosa
  • Férias com Dança 2019
  • NEON RUN
  • Programação Desportiva CED 2019
  • Férias de verão na Biblioteca
  • Marchas Populares 2019

Na altura em que se avizinha o início do período crítico da Defesa da Floresta Contra Incêndios, a Proteção Civil Municipal prepara uma Brigada de Rescaldo para Incêndios Rurais, a par das medidas preventivas levadas a efeito no espaço rural.

No âmbito do aprontamento das forças previstas no Plano Operacional Municipal (POM) para os Incêndios Rurais de Portimão, para o ano 2019, o Serviço Municipal de Proteção Civil começou no mês transato a preparar uma Brigada de Rescaldo, direcionada para operações de consolidação da extinção de incêndios rurais que atinjam maiores dimensões, e cujo perímetro mereça uma unidade dedicada para reforçar as medidas conducentes à não reativação do incêndio, impedindo possíveis reacendimentos.

Esta Brigada, dotada de comando próprio, é constituída pela equipa de Sapadores Florestais da Câmara Municipal, uma equipa de Bombeiros e uma Máquina de Rastos, e será sustentada no uso de ferramentas manuais e mecânicas, complementada por veículos ligeiros de combate, e um drone com câmara térmica para identificar eventuais pontos quentes impercetíveis.
Destaca-se ainda a inclusão de operacionais de queima que poderão constituir um apoio ao Comandante das Operações de Socorro (COS) no eventual uso do fogo em ações de supressão, técnica fundamental em teatros de operações de maior envergadura.
O treino operacional desta unidade especial decorrerá durante todo o mês de junho e prevê ações práticas no terreno, assegurando, desta forma, a prontidão desta Brigada para o período crítico da Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI).
A apresentação oficial desta valência do dispositivo municipal, assim como de todos os meios do Município de Portimão que materializam a resposta aos incêndios rurais, está agendada para o próximo dia 1 de julho, pelas 18h00, nas instalações do Gimnodesportivo da Mexilhoeira Grande, na sequência da visita do executivo municipal aos trabalhos de prevenção no espaço rural do concelho, em antecipação ao período historicamente mais vulnerável à ocorrência de incêndios.

Também no âmbito do combate e prevenção de Incêndios Rurais foi ativado, desde o passado dia 15 de maio, o Destacamento Sazonal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI) da Senhora do Verde (Mexilhoeira Grande), instituído para o período crítico desde o Verão de 2014, onde se encontra preposicionada em permanência uma equipa de cinco Bombeiros e um veículo de combate. Esta medida é responsável pela redução em 10 minutos no tempo médio de chegada do 1.º meio ao local da ocorrência, nomeadamente na área de maior perigo do concelho.

Desde o passado dia 11 de maio, e tendo em conta o quadro meteorológico que se tem registado na região, foram ainda reforçados os meios afetos ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), procurando, desta forma, aumentar a prontidão através de medidas operacionais de antecipação, e reduzir o tempo de chegada às ocorrências e consequentemente a resolução das mesmas na fase inicial. Neste âmbito, e sempre que elevado o nível de alerta, também a máquina de rastos do Município será preposicionada na zona do Rasmalho.

De referir ainda que a Equipa de Sapadores Florestais da Câmara Municipal, que desde 11 de maio também tem assegurado diariamente uma vigilância ativa, está agora dotada de formação adequada para realizar ações de 1ª intervenção e apoiar as operações de combate aos incêndios, após um percurso pedagógico que culminou no mês transato, através de uma parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), e que viabilizou a qualificação destes cinco operacionais, recentemente admitidos por concurso para a estrutura da Câmara Municipal de Portimão.

0
0
0
s2sdefault