• Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Notícias

    Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Ler mais

  • Portimão, a Magia do Natal 2019

    Notícias

    Portimão, a Magia do Natal 2019

    Ler mais

  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    Notícias

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    Ler mais

  • A não perder

    Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!"

    29 de novembro a 6 de janeiro 2020

    O mundo da fantasia irá percorrer as ruas da cidade desde o Largo da Mó até ao Jardim Visconde Bívar, onde o universo do Natal estará presente através dos mais diversos elementos que caracterizam a época: o Presépio, a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Trenó, um Atelier com Duendes, um Palco e um Mercado de Natal, sem esquecer do Carrossel, do Comboio de Natal e de uma Pista com gelo verdadeiro. Espetáculos, muita animação e uma iluminação de natal ímpar completam uma proposta de Natal como nunca houve.

  • A não perder

    Musical "O Sonho do Ernesto"

    30 de novembro a 5 de janeiro de 2020

    O Clube Boa Esperança de Portimão, vai estrear a 30 de novembro o musical de Natal "O Sonho do Ernesto". Trata-se da hilariante história de um Duende com um vício bem conhecido de todos, o telemóvel. Sem saber bem como, por causa deste seu vício, Ernesto quase acaba com o Natal de todas as crianças ao desejar que todos os brinquedos desaparecessem.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro

    1 a 31 dezembro

    Conheça a programação do mês de dezembro na CED 2019.

  • A não perder

    Meia Maratona de Portimão - Corrida da Dieta Mediterrânica

    8 de dezembro

    Uma corrida dedicada à Dieta Mediterrânica, numa etapa que encerrará o circuito Running Wonders 2019, esperando trazer até ao Algarve milhares de participantes dos quatro cantos do mundo. Bem-vindos à etapa Running Wonders Portimão – Cidade Europeia do Desporto!

  • A não perder

    Apresentação do livro “Sofia Ou a Arte de Encantar” de Manuela Bernardo

    7 de dezembro

    Sofia é uma rapariga alegre e brincalhona, como a generalidade das crianças. Mas desde muito cedo evidencia sonhos e desejos traduzidos em perguntas aos mais velhos que o comum das crianças não tem por hábito fazer: a Natureza, a Vida, o Amor, a Energia, o Universo, Deus.

  • A não perder

    Passeio "Natal Ciclável"

    14 de dezembro

    No âmbito da mobilidade sustentável, no dia 14 de dezembro, pelas 15h00, realiza-se um Passeio denominado “Natal Ciclável” na zona histórica da cidade. O ponto de concentração será no Jardim 1º de Dezembro e os participantes deverão estar trajados ou ostentar um adereço natalício.

  • A não perder

    Hora de Conto “A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço-do-mar” de Analita Santos

    14 de dezembro

    A Irmandade da Rocha é uma coleção infanto-juvenil que dá a conhecer as maravilhas dos Oceanos e a importância da sua preservação. Os jovens leitores são convidados a ser Super-Heróis e Super-Heroínas do Ambiente, enquanto exploram as “Dicas para Exploradores” e descobrem mais sobre a vida marinha de uma forma lúdica e divertida.

  • A não perder

    Workshop “Comunicação – sinais de alerta em idade pré-escolar”

    5 de dezembro

    No próximo dia, 5 de dezembro, pelas 16h30, a Biblioteca Municipal recebe o Workshop “Comunicação – sinais de alerta em idade pré-escolar”, destinado a ducadores de Infância, Técnicos especializados e Pais/Encarregados de Educação.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    13 dezembro, 10 e 24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Campeonato Nacional de Cadetes Juniores e Sub 21

    7 de dezembro

    O campeonato Nacional de Karaté vai encher o Portimão Arena para uma festa do Karaté a nível nacional, mais um evento integrado na programação de Portimão – Cidade Europeia do Desporto!

  • A não perder

    VI Gym Fun and Dance "O Sonho"

    20 de dezembro

    O Clube de Instrução e Recreio da Mexilhoeira Grande apresenta o espectáculo "O Sonho - Eu quero mudar o Mundo" que promete encantar e sensbilizar o público para a importância do nosso planeta.

  • A não perder

    Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    04 a 30 de dezembro

    Em Dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes destacamos a exposição da obra do arquiteto José Veloso: 48 painéis de uma Mostra que integra três grandes temas de trabalho do arquiteto: Habitação Unifamiliar, Habitação Coletiva e Equipamento Social e Serviços Públicos.

  • A não perder

    O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    28 a 31 de dezembro

    A despedida a 2019 e a saudação ao novo ano é assinalada em Portimão com muita música e animação, e com o tradicional fogo de artifício, que darão as boas vindas a 2020.

  • Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!
  • Musical
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro
  • Meia Maratona de Portimão - Corrida da Dieta Mediterrânica
  • Apresentação do livro “Sofia Ou a Arte de Encantar” de Manuela Bernardo
  • Passeio
  • Hora de Conto “A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço-do-mar” de Analita Santos
  • Workshop “Comunicação – sinais de alerta em idade pré-escolar”
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Histórias na Quinta
  • Campeonato Nacional de Cadetes Juniores e Sub 21
  • VI Gym Fun and Dance
  • Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

No próximo dia 13 de julho, pelas 18h00, será inaugurada no espaço exterior do Museu de Portimão, a escultura “Ouvir o oceano” da autoria da artista B.J Boulter. Esta é uma peça que representa um GOLFINHO com cerca de oito metros, inteiramente construído a partir da reutilização de resíduos de plástico.

Numa área de forte ligação à cultura marítima como é o caso do Museu de Portimão, do próprio Município de Portimão e do Algarve, esta iniciativa é uma forma de chamar a atenção e transmitir uma forte mensagem para a necessidade de proteger a beleza e a pureza dos oceanos, evitando a sua degradação e, em especial, através de materiais e embalagens de plástico.

Estas representam uma real ameaça de extinção de muitas espécies de peixes, crustáceos, mamíferos, tartarugas e recifes, pela poluição que provocam e esta escultura, simbolizando uma dessas espécies, o golfinho, lembra-nos a necessidade não só de pensarmos mas também de agirmos todos os dias para salvar o oceano, evitando a sua contaminação.

Esta escultura surgiu após uma viagem da artista a Durban, na África do Sul, onde B.J. Boulter se inspirou para este projeto, lembrando que observara “um mar bonito e chocante” polvilhado de plásticos.

A artista sublinha que o trabalho surge numa época em que a sociedade começa a reagir sobre a ideia de que o tempo se está a esgotar, e de que algo deve ser feito, relativamente ao ambiente. Atualmente, uma média de 8 biliões de quilos são despejados por ano e se este autêntico desastre ambiental não for travado estima-se, segundo a National Geographic Society, que até 2050 o plástico ultrapasse o peso de todos os peixes no mar.

Bárbara Jane Boulter (B.J. Boulter) é artista e designer de produção de filmes aposentada. A artista chegou ao Algarve em 1962, quando os pais britânicos adquiriram a Residencial Pinguim, na Praia da Rocha. Ela nasceu na Tanzânia, na infância viveu no Quénia, onde o pai coordenou a construção de uma ferrovia.

O mar, nas suas mais variadas formas e abordagens é, deste modo, o tema que neste verão a programação temporária do Museu de Portimão nos propõe, tendo-se iniciado no dia 6 de junho, com “AQUARIUS” de Brigitte von Humblot e que terá continuidade a 24 de Agosto, com a inauguração da exposição “ LUZ DE MULHER –SOROLLA 100 ANOS DEPOIS”, através da qual 21 mulheres,  pintoras de Ayamonte, evocam a obra “A Pesca do Atum”, pintada em 1919, naquela cidade espanhola, por Joaquín Sorolla.

0
0
0
s2sdefault