• Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    A Não Perder

    Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    Ler mais

  • Música p’ra nanar na Biblioteca

    A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    Ler mais

  • Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    A não perder

    Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    Ler mais

  • A não perder

    Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem" de Matt de la Peña

    18 de janeiro

    Esta viagem, cheia da energia de uma cidade movimentada, dá relevo a um olhar maravilhoso, que só pode ser partilhado entre avós e netos, ganhando vida através da escrita vibrante de Matt de la Peña e das ilustrações radiantes de Christian Robinson.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    25 de janeiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 23 maio e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Histórias na Quinta
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Exposição
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

Até meados de setembro, Portimão tem muito para oferecer a quem visita o município, proporcionando uma atrativa agenda dirigida às famílias, repleta de propostas para todos os gostos e idades, do desporto à cultura, sem esquecer as tradições locais e a pura diversão, sempre com a Cidade Europeia do Desporto (CED 2019) como referência.

Entre inúmeras sugestões, os grandes destaques pertencem ao Festival da Sardinha, que decorre entre 7 e 11 de agosto na zona ribeirinha de Portimão, antecedido pelo Afro Nation Festival que, de 1 a 4 de agosto, garante o melhor som de inspiração africana no areal da Praia da Rocha, a que se seguirá de 22 a 25 de agosto o International Masters Futsal e de 1 a 8 de setembro a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, ambos no Portimão Arena, para além do Campeonato do Mundo de Superbike, agendado para o período entre 5 e 8 de setembro, e da etapa inicial da Clipper Round of the Word Yatch Race que, de 8 a 15 de setembro, escalará a Marina de Portimão.

Em termos cronológicos, referência para o 35º Festival Internacional da Canção Infantil Chaminé de Ouro, a realizar na noite de 27 de julho na Praça da República, juntando jovens talentos de todo o país, entre os 5 e os 15 anos de idade.

Ainda na vertente musical, segue-se de 1 a 4 de agosto a edição de estreia do Afro Nation, considerado o maior festival de urban music da Europa, que promete alguns dos nomes mais interessantes de afrobeats, hip-hop, R&B, dancehall e bashment, com destaque para o trio nigeriano Wizkid, Davido e Burna Boy. Também no cartaz vão estar IAMDDB, MIST, Yxng Bane, Stefflon Don, Ms Dynamite e muitos mais.

Os primeiros dias de agosto estarão cheios de motivos de interesse em diversas áreas, de que são exemplo as Festas de Santo André junto à Igreja da Penina (3, 4, 10 e 11 agosto), o Arraial Solidário Cáritas na Praça da República (3 e 4 de agosto), a 11ª Prova de Mar de Alvor (4 de agosto) e o Alvor Fixe Market (8 a 10 de agosto).

 

NO REINO DA SARDINHA

De 7 a 11 de agosto, a sardinha assada volta a ser a rainha na zona ribeirinha de Portimão, em cinco noites de boa comida e muita animação musical, numa festa de cariz popular que marca o Verão algarvio.

Antes, no dia 6 de agosto, véspera da abertura oficial do certame, está agendada uma reconstituição histórica da descarga da sardinha. Esta viagem ao passado, com trajes, dizeres e meios de transporte de há algumas décadas, contará com uma mega sardinhada popular, integrada num programa “Festa da Sardinha” dinamizado com a RTP1 e transmitido em direto de Portimão a partir das 10h00.

A 7 de agosto arranca este que é um dos maiores certames gastronómicos do Algarve, durante o qual as rainhas da festa, acompanhadas com batata cozida e salada à algarvia, podem ser degustadas num dos sete restaurantes parceiros do festival, disponibilizando mais de dois mil lugares sentados para degustar este ex-libris portimonense.

Toda a zona ribeirinha da cidade, entre o Museu de Portimão e a área entre pontes, estará repleta de motivos de interesse, do artesanato à doçaria, com muita animação de rua e música a cargo de bandas e artistas da terra, podendo os mais pequenos desfrutar a título gratuito de insufláveis e diversas atividades lúdicas. Realce para a roda gigante, com 38 metros de altura, que domina a paisagem.

Uma das novidades desta edição é o facto de o recinto transitar para uma zona próxima do Clube Naval de Portimão, onde irá dominar a boa música, sempre a partir das 22h00, com o seguinte alinhamento: 7 de agosto - Amor Electro; 8 de agosto - Bárbara Bandeira; 9 de agosto - Marco Rodrigues; 10 de agosto - C4 Pedro; 11 de agosto - Expensive Soul.

Toda programação do Festival da Sardinha poderá ser consultado em www.festivaldasardinha.pt

 

De 9 a 11 de agosto, os petiscos e doces regionais, o artesanato e a música popular também, também estão em destaque na 18ª Mostra de Artes e Sabores da Nossa Terra, que terá lugar no adro da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande, entre as 18h00 e a meia-noite.

Também por estes dias, a Área Desportiva da Praia da Rocha será palco da Shark Race, entre as 20h00 e as 22h00 de 10 de agosto, cujos percursos compreendem as distâncias de 8 km (corrida) e 4 km (caminhada), bem como de uma etapa do Campeonato Nacional de Futvólei.

De 17 a 25 de agosto poderá ser visitado na Marina de Portimão o Vaivém Oceanário, no qual será possível conferir o impacto do ser-humano no maior ecossistema do nosso planeta, durante o seguinte horário: 11h00 – 13h00; 14h30 – 19h00.

Outro dos principais eventos desportivos nas próximas semanas é o International Masters Futsal, que entre 22 e 25 de agosto reunirá no Portimão Arena quatro das melhores equipas mundiais da modalidade: Sporting (atual campeão europeu), Benfica, Movistar (onde milita Ricardinho, o melhor jogador do mundo) e o Kairat Almaty. As crianças entre os 6 e 12 anos poderão participar no Gira MegaCrack, interação lúdica e desportiva que inclui minijogos e muita diversão.

No mesmo período de 22 a 25 de agosto, o TEMPO - Teatro Municipal de Portimão exibirá o espetáculo de ilusionismo “Minutos Mágicos”, a cargo de Mário Daniel, com atuações agendadas para as 21h30.

O final de agosto será pontuado por uma diversidade de eventos, que vai do 5º Festival de Acordeão João César (dia 24, às 21h00, na Praça da República) ao 1º Live and Loud Fest – Powered by Marginália (dias 28 e 29, às 22h00) também na Praça da República), passando pela Prova de Mar da Praia da Rocha (dia 25, às 12h00) e pela Taça do Algarve em Petanca (dia 25, das 9h00 às 18h00, na zona ribeirinha de Portimão).

 

PROPOSTAS INESGOTÁVEIS

Setembro começa em grande estilo, com uma etapa do circuito da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica e Torneio Internacional de Portimão, que entre os dias 1 e 8 atrairá ao Portimão Arena os apreciadores da modalidade. Por sua vez, entre os dias 4 e 8 a Praça da República recebe o R10 Street Futsal, considerado o maior evento de futebol de rua em Portugal, com a presença de Ricardinho.

Mas as propostas desportivas não se ficam por aqui e, enquanto o Autódromo Internacional do Algarve recebe de 5 a 8 de setembro mais uma etapa do Campeonato do Mundo de Superbike, na nova pista do Parque da Juventude de Portimão disputar-se-á a 8 de setembro o Campeonato Regional de BMX Race.

E enquanto a Marina de Portimão vai ser, entre 8 de 15 de setembro, a primeira paragem do Clipper Round the World Yatch Race, aventura não competitiva de 40.000 milhas náuticas em que participam 11 equipas e um total de 700 tripulantes, nos green do Morgado Golf Resort decide-se entre 12 e 15 do mesmo mês o 57º Open de Portugal.

Durante os quatro dias e noites de 12 até 15 de setembro, Portimão vai ser o cenário do BPM Festival, um dos melhores certames de música eletrónica, com djs de underground house e techno em palcos à beira-mar, discotecas e recintos espalhados pela cidade.

Referência ainda para o 2º Aquatlo O2 (8 de setembro na Praia da Restinga), para o Festival do Berbigão (dias 14 e 15 no Polidesportivo da Figueira) e para o Passeio Anual de Bicicletas Antigas (dia 15 em Portimão).

 

TRADIÇÃO E DIVERSÃO

Os pontos de interesse não se esgotam aqui, uma vez que são igualmente de agendar as Paradas “Portimão – Cidade Europeia do Desporto” (27 de julho e 31 de agosto, a partir das 10h00 pelas ruas do centro de Portimão até ao Mercado Municipal), os espetáculos de videomapping na fachada da Igreja do Colégio e inspirados na CED 2019 (16 e 17 de agosto, 21h30, 22h30 e 23h30), para a iniciativa Música no Coreto (noites de 2, 7 a 11, 16, 23 e 30 agosto na Praça Manuel Teixeira) e para a Música à Beira-mar que se realiza a 23 agosto, a partir das 19h30 no areal da Praia da Rocha).

Em complemento, a Feira de Velharias decorre nos dias 4 e 18 de agosto e 1 e 15 de setembro, ao passo que o Mercado Mensal realiza-se a 5 de agosto e 2 de setembro, sempre no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, sendo de referir que até 30 de setembro continua a Festa de Verão junto aos restaurantes da sardinha, com artesanato, roupa, comida e divertimentos para toda a família entre as 17h00 e a uma da madrugada.

Toda a programação de Verão pode ser consultada, sob a forma de agenda, AQUI

0
0
0
s2sdefault