• Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    A Não Perder

    Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    Ler mais

  • Portimão operacionaliza abrigo temporário para pessoas em situação vulnerável

    Notícias

    Portimão operacionaliza abrigo temporário para pessoas em situação vulnerável

    Ler mais

  • Música p’ra nanar na Biblioteca

    A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    Ler mais

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 23 maio e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    25 de janeiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Histórias na Quinta
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Exposição
  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

Na próxima terça-feira, 6 de agosto, véspera da abertura oficial do 25º Festival da Sardinha, vai ter lugar na zona ribeirinha de Portimão uma recriação da descarga de sardinha, a qual está marcada para as 10h30 no Cais Gil Eanes, localizado em frente ao Jardim Visconde Bívar.

Na ocasião, a chegada da traineira “Arrifana”, carregada de sardinhas, será denunciada pelo toque da sirene situada na antiga Lota de Portimão, desencadeando um conjunto de atividades ligadas à faina dos homens do mar, comuns há algumas décadas, desde a separação do “peixe da campanha”, destinado aos pescadores que o capturaram, até à “venda em boca” aos compradores, que previamente avaliarão a qualidade do pescado, com destaque para a descarga das canastras cheias de sardinhas, que irão “voar” da embarcação para o cais de desembarque.

Esta recriação, que antecede o Festival da Sardinha, a decorrer de 7 a 11 de agosto, ficará também marcada pelos trajes, dizeres e meios de transporte de antigamente, e culminará com uma mega sardinhada popular no recinto do Festival, constando todo este programa de uma emissão especial da RTP1, transmitida em direto de Portimão a partir das 10h00.

O programa televisivo, totalmente dedicado a Portimão, será emitido das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, contando com animação musical e diversas intervenções de clubes e entidades. Será dada especial ênfase à sardinha, a principal convidada desta emissão dirigida aos quatro cantos do mundo, levando ainda à antena artesãos tradicionais e contadores de histórias locais, as novas experiências e negócios turísticos, assim como propostas de lazer para este verão.

Quanto à recriação da descarga de sardinha, contará com os apoios da Docapesca, delegação de Portimão da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Capitania do Porto de Portimão, GNR, Teatro TIPO, Sporting Glória ou Morte Portimonense, Instituto de Cultura de Portimão, Grupo Coral de Portimão, Dança Mais, Quinta dos Avós, GRUPO (Teatro Sénior de Portimão) e Cruz Vermelha Portuguesa.

O Festival da Sardinha 2019 é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, em parceria com a APS, Junta de Freguesia de Portimão, EMARP – Águas e Resíduos de Portimão, Algar e Zomato, tendo o patrocínio da Sagres, Delta Cafés e Socialgar Seguros, além do apoio do Turismo do Algarve, enquanto a Alvor FM será a rádio oficial.

Toda a programação do 25º Festival da Sardinha de Portimão poderá ser consultada em www.festivaldasardinha.pt

 

0
0
0
s2sdefault