• Portimão, a Magia do Natal 2019

    Notícias

    Portimão, a Magia do Natal 2019

    Ler mais

  • Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Notícias

    Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Ler mais

  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    Notícias

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    Ler mais

  • A não perder

    Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!"

    29 de novembro a 6 de janeiro 2020

    O mundo da fantasia irá percorrer as ruas da cidade desde o Largo da Mó até ao Jardim Visconde Bívar, onde o universo do Natal estará presente através dos mais diversos elementos que caracterizam a época: o Presépio, a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Trenó, um Atelier com Duendes, um Palco e um Mercado de Natal, sem esquecer do Carrossel, do Comboio de Natal e de uma Pista com gelo verdadeiro. Espetáculos, muita animação e uma iluminação de natal ímpar completam uma proposta de Natal como nunca houve.

  • A não perder

    Musical "O Sonho do Ernesto"

    30 de novembro a 5 de janeiro de 2020

    O Clube Boa Esperança de Portimão, vai estrear a 30 de novembro o musical de Natal "O Sonho do Ernesto". Trata-se da hilariante história de um Duende com um vício bem conhecido de todos, o telemóvel. Sem saber bem como, por causa deste seu vício, Ernesto quase acaba com o Natal de todas as crianças ao desejar que todos os brinquedos desaparecessem.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro

    1 a 31 dezembro

    Conheça a programação do mês de dezembro na CED 2019.

  • A não perder

    Meia Maratona de Portimão - Corrida da Dieta Mediterrânica

    8 de dezembro

    Uma corrida dedicada à Dieta Mediterrânica, numa etapa que encerrará o circuito Running Wonders 2019, esperando trazer até ao Algarve milhares de participantes dos quatro cantos do mundo. Bem-vindos à etapa Running Wonders Portimão – Cidade Europeia do Desporto!

  • A não perder

    Apresentação do livro “Sofia Ou a Arte de Encantar” de Manuela Bernardo

    7 de dezembro

    Sofia é uma rapariga alegre e brincalhona, como a generalidade das crianças. Mas desde muito cedo evidencia sonhos e desejos traduzidos em perguntas aos mais velhos que o comum das crianças não tem por hábito fazer: a Natureza, a Vida, o Amor, a Energia, o Universo, Deus.

  • A não perder

    Passeio "Natal Ciclável"

    14 de dezembro

    No âmbito da mobilidade sustentável, no dia 14 de dezembro, pelas 15h00, realiza-se um Passeio denominado “Natal Ciclável” na zona histórica da cidade. O ponto de concentração será no Jardim 1º de Dezembro e os participantes deverão estar trajados ou ostentar um adereço natalício.

  • A não perder

    Workshop “Comunicação – sinais de alerta em idade pré-escolar”

    5 de dezembro

    No próximo dia, 5 de dezembro, pelas 16h30, a Biblioteca Municipal recebe o Workshop “Comunicação – sinais de alerta em idade pré-escolar”, destinado a ducadores de Infância, Técnicos especializados e Pais/Encarregados de Educação.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    13 dezembro, 10 e 24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Campeonato Nacional de Cadetes Juniores e Sub 21

    7 de dezembro

    O campeonato Nacional de Karaté vai encher o Portimão Arena para uma festa do Karaté a nível nacional, mais um evento integrado na programação de Portimão – Cidade Europeia do Desporto!

  • A não perder

    VI Gym Fun and Dance "O Sonho"

    20 de dezembro

    O Clube de Instrução e Recreio da Mexilhoeira Grande apresenta o espectáculo "O Sonho - Eu quero mudar o Mundo" que promete encantar e sensbilizar o público para a importância do nosso planeta.

  • A não perder

    Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    04 a 30 de dezembro

    Em Dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes destacamos a exposição da obra do arquiteto José Veloso: 48 painéis de uma Mostra que integra três grandes temas de trabalho do arquiteto: Habitação Unifamiliar, Habitação Coletiva e Equipamento Social e Serviços Públicos.

  • A não perder

    O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    28 a 31 de dezembro

    A despedida a 2019 e a saudação ao novo ano é assinalada em Portimão com muita música e animação, e com o tradicional fogo de artifício, que darão as boas vindas a 2020.

  • Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!
  • Musical
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro
  • Meia Maratona de Portimão - Corrida da Dieta Mediterrânica
  • Apresentação do livro “Sofia Ou a Arte de Encantar” de Manuela Bernardo
  • Passeio
  • Workshop “Comunicação – sinais de alerta em idade pré-escolar”
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Histórias na Quinta
  • Campeonato Nacional de Cadetes Juniores e Sub 21
  • VI Gym Fun and Dance
  • Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

Até 21 de agosto, está declarada pelo Governo a Situação de Alerta no âmbito da Proteção Civil, devido à greve dos motoristas de matérias perigosas. 

Face à greve dos motoristas de transporte de matérias perigosas, foi declarada pelo Governo a situação de crise energética, com vista a garantir os abastecimentos energéticos essenciais à defesa e ao funcionamento do Estado e dos setores prioritários da economia, bem como à satisfação dos serviços essenciais de interesse público e das necessidades fundamentais

Uma vez que há a suscetibilidade de serem afetados bens e serviços essenciais à população, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Portimão reuniu extraordinariamente esta segunda-feira, 12 de agosto, nas instalações do Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro de Portimão, para avaliar a situação no concelho face à greve iniciada hoje por tempo indeterminado, tendo sido abordadas as medidas de antecipação implementadas face aos cenários previsíveis em termos de proteção civil e socorro.

Desde que foi reconhecida a crise energética, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) iniciou um processo de monitorização permanente, em articulação com a rede de postos de abastecimento no concelho, a par das medidas de antecipação previstas para o cenário em apreço, que asseguram a manutenção do funcionamento de todas as atividades inerentes à proteção e socorro da população, bem como a assistência e satisfação dos serviços essenciais de interesse público e das necessidades fundamentais dos cidadãos.

Feito o ponto de situação municipal e auscultadas todas as entidades que concorrem para a proteção civil, foi decidido, face à ausência de critérios, de momento, e por unanimidade, não ativar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, contudo, foi determinada a constituição de uma Subcomissão permanente, para acompanhar a situação e assegurar a antecipação na resposta a eventuais constrangimentos, a qual funcionará enquanto perdurar a crise energética.

De referir que a REPA – Rede Estratégica de Postos de Abastecimento conta em Portimão com três postos, designadamente o Posto Jumbo e o Posto Galp do Alto do Quintão, destinados a veículos prioritários e público em geral, neste caso podendo cada cliente abastecer apenas 15 litros de combustível, e o Posto Galp do Cabeço do Mocho, destinado exclusivamente a veículos prioritários. Nos restantes 11 postos de abastecimento existentes no concelho, não pertencentes à REPA, será de 25 litros o volume máximo de gasolina ou gasóleo que pode ser fornecido a cada veículo automóvel ligeiro, ou de 100 litros se se tratar de veículo pesado.

O pedido de equiparação de certas viaturas a veículos de entidades prioritárias deve ser solicitado pelas entidades interessadas à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, através de formulário próprio disponibilizado na aplicação criada para o efeito, através do link: https://www.sg.mai.gov.pt/repa/Paginas/default.aspx 

Com vista à manutenção dos níveis de segurança e normalidade pública, o SMPC aconselha todos os cidadãos a não recorrerem aos ‘jerricans’ para enfrentar este período de crise energética, lembrando que o uso destes equipamentos, de forma inadequada ou irresponsável, poderá causar danos materiais e humanos irreversíveis. Recorda ainda que é proibido armazenar combustíveis líquidos, devido ao risco de libertação de vapores e inflamação, e que existem limites para quantidades de combustível a transportar nos ‘jerricans’, num automóvel particular. Além dos procedimentos de segurança que a situação requer, o SMPC apela ao bom senso, à tranquilidade pública, e aos comportamentos preventivos.

Os interessados poderão consultar toda a informação disponível junto dos sítios da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (www.prociv.pt)ou Entidade Nacional para o Setor Energético (http://www.ense-epe.pt) , tendo ainda possibilidade de obterem informações sobre a situação no concelho de Portimão através da Linha Municipal “Proteção 24” (808 282 112), que funciona 24 horas por dia.

0
0
0
s2sdefault