• 357ª Feira de São Martinho

    A não perder

    357ª Feira de São Martinho

    Ler mais

  • I Jornadas Sociais de Portimão

    Notícias

    I Jornadas Sociais de Portimão

    Ler mais

  • IV Festival Internacional de Piano do Algarve

    A não perder

    IV Festival Internacional de Piano do Algarve

    Ler mais

  • A não perder

    357ª Feira de São Martinho

    8 a 17 de novembro

    Neste que é um dos polos incontornáveis de animação outonal no concelho, e que volta a ter lugar, como habitual, no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, não vão faltar as tradicionais castanhas assadas, as farturas, as pipocas, o pão com chouriço e outros petiscos tentadores nos bares e tasquinhas existentes no recinto, assim como vários espaços de animação com jogos diversos, ‘carrinhos de choque’ e carrosséis, numa feira que promete fazer as delícias de miúdos e graúdos.

  • A não perder

    Teatro-documentário "Pelos que andam sobre as águas do mar"

    19 de novembro

    Inspirado na obra “Os Pescadores”, de Raul Brandão, no trabalho de investigação realizado nas comunidades piscatórias de Portimão, Nazaré, Sesimbra, Setúbal e Montijo, e na investigação antropológica de Vanessa Amorim, o projeto tem o Museu de Portimão como parceiro, conta com a participação das atrizes Ana Lúcia Palminha e Suzana Branco e é encenado por Miguel Jesus.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Ateliê Grandes e Pequenos "A fada Oriana” de Sophia de M. Breyner Andresen

    16 de novembro

    Em A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade e o egoísmo e a vaidade. Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal.

  • A não perder

    Apresentação do livro “Crónicas ao correr do tempo” de João Miguel Cunha

    23 de novembro

    Desde jovem tem desenvolvido o gosto pela escrita. Os contactos com gente diferente, em terras diferentes, serviram de inspiração para passar ao papel uma série de crónicas, pequenas histórias e impressões de viagem que, agora, na serenidade da aposentadoria, editou no livro “Crónicas ao correr do Tempo”.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Novembro

    1 a 30 novembro

    Conheça a programação do mês de novembro na CED 2019.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • 357ª Feira de São Martinho
  • Teatro-documentário
  • Histórias na Quinta
  • Ateliê Grandes e Pequenos
  • Apresentação do livro “Crónicas ao correr do tempo” de João Miguel Cunha
  • Programação Desportiva CED 2019 - Novembro
  • Exposição

No passado dia 12 de agosto a Startup Portimão celebrou o seu 2º aniversário em ambiente de festa e espírito empreendedor, na presença de empreendedores, parceiros e amigos que aplaudiram o sucesso destes dois anos de atividade e olharam com entusiasmo para os próximos passos que serão dados em prol do empreendedorismo no Município.

Localizada no Autódromo Internacional do Algarve, a incubadora do Município de Portimão é a única a nível nacional que está especialmente vocacionada para as “Smart Cities”, tendo como pilares quatro vetores principais como a energia, mobilidade, turismo e governança. Passado dois anos de ter aberto as suas portas a Startup Portimão conta com dezasseis projetos, 50 por cento dos quais na área de desenvolvimento e software, 38 por cento no turismo e seis por cento no marketing digital, bem outros seis por cento na área alimentar.

 

À laia de balanço Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos, entidade parceira responsável pela gestão e dinamização da StartUp Portimão avançou com números referentes a cerca de 100 iniciativas dinamizadas, mais de 400 visitantes e 150 horas de formação realizadas, reafirmando em jeito de desafio que “qualquer pessoa pode ser empreendedora, quer gira uma empresa, quer trabalhe por conta de outrem - os denominados empreendedores institucionais, pois empreender é ter uma atitude diferentes, é arriscar, é criar”.

A nível estratégia futura, perspetiva-se o lançamento do Guia do Empreendedor e do Investidor, bem como a consolidação e expansão física da StartUp Portimão para além do fortalecimento da relação com os “players” sendo uma aposta, não só, a formação dos técnicos do Município de Portimão como um programa de empreendedorismo nas escolas do concelho através da metodologia StartIUPI.

Paulo Pinheiro, CEO da Parkalgar SA nesta ocasião recordou que “ aquilo que começou como um sonho, hoje ganhou dimensão e um enorme dinamismo”, reafirmando que “queremos fazer parte do dia a dia da StartUp Portimão- as portas estão abertas!”.

Em representação do Município de Portimão, Dora pereira, Diretora do Departamento de Desenvolvimento agradeceu o empenho diário dos empreendedores da StartUp Portimão que “que resistem, persistem e insistem” e são o motor da dinamização de diversas atividades que fazem com que esta incubadora seja um local de encontro e partilha de experiências e conhecimento para a comunidade algarvia.

Jorge Batista, fundador da Route Techonologies que se dedica ao desenvolvimento de software para web e mobile, enquanto o empreendedor mais antigo da StartUp Portimão, recordou como é que assim que soube da abertura de uma incubadora em Portimão se juntou a esta “família empreendedora” afirmando que, “ gostei do espaço, das sinergias que têm sido criada e do networking, bem como da oportunidade de dinamizar eventos”.

No âmbito do StartUp Visa - um programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal, com vista à concessão de visto de residência ou autorização de residência para imigrantes chegaram recentemente à StartUp Portimão

John Cleber e Rodrigo Borges, com o projeto Insidebike, oriundos de Salvador da Bahia no âmbito do programa de acolhimento de estrangeiros StartUp Visa; e Afonso Ferreira, com mais dois amigos- André Abreu e Diogo Rosado, fundadores da Senseway, uma Startup que comercializa sensores, sistemas de comunicação e plataformas de monitorização e automação para aquacultura, são os empreendedores recém-chegados à StartUp Portimão que se juntaram à festa e se mostraram entusiasmados por agora fazerem parte desta comunidade.

A tarde de aniversário teve início com a apresentação do livro "9 Formas de Empreender com Personalidade" com a presença dos seus autores António Cordeiro e Luís Matos Martins que partilharam a sua visão acerca da existência de uma relação direta entre o eneagrama e o empreendedorismo que esteve na base do lançamento deste livro, escrito e desenvolvido no Algarve e que procura auxiliar o empreendedor a identificar o seu tipo de personalidade, de forma a conhecer-se melhor, a saber gerir e a relacionar-se com os outros.

 

A Beta Talk Portimão celebra no próximo dia 16 de julho, o seu 6º aniversário, numa edição especial a bordo do catamaran Ophelia, para uma conversa ao pôr do sol com os “gémeos Catarino”, os fundadores da empresa Portitours e, em ambiente de festa, brindar às boas ideias e ao espírito empreendedor no Algarve que, desde 2012, têm vindo a inspirar estes encontros mensais em Portimão.

0
0
0
s2sdefault