• Festival do Berbigão

    Notícias

    Festival do Berbigão

    Ler mais

  • Round the World Yatch Race

    Notícias

    Round the World Yatch Race

    Ler mais

  • Semana Europeia da Mobilidade

    Notícias

    Semana Europeia da Mobilidade

    Ler mais

  • A não perder

    Clipper Round the World Yatch Race (StopOver Portimão)

    8 a 15 de setembro

    A Clipper Round the World Yatch Race, cuja primeira etapa liga Londres à cidade uruguaia de Punta del Este, tem um STOP OVER na Marina de Portimão entre os dias 8 e 15, sendo esperadas 11 embarcações, com mais de 220 velejadores. Esta volta ao mundo não competitiva vai durar cerca de um ano, com diversas escalas nos cinco continentes e um total de 40.000 milhas náuticas.

  • A não perder

    17ª edição do Festival do Berbigão

    14 e 15 de setembro

    Este certame volta a fazer as delícias de residentes e turistas como um evento gastronómico, por excelência, onde o berbigão é confecionado das mais diversas formas: massa de berbigão, arroz de berbigão, papas de berbigão, rissóis de berbigão e, claro, berbigão ao natural são algumas das propostas.

  • Notícias

    Semana Europeia da Mobilidade em Portimão

    16 a 22 setembro

    De 16 a 22 de setembro, o Município de Portimão volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, este ano sob o slogan “Caminha connosco”, com o objectivo de promover a caminhada e o uso da bicicleta como formas de mobilidade, em alternativa ao automóvel particular.

  • A não perder

    7ª edição “A nossa cultura sai à rua”

    21 de setembro

    No dia 21 de setembro, integrado nas Jornadas Europeias do Património 2019, este ano subordinadas à temática “Artes Património Lazer”, realiza-se o evento “Mexilhoeira Grande - A nossa cultura sai à rua, organizado pela Câmara Municipal de Portimão, Museu de Portimão e pela Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Setembro

    1 a 30 setembro

    São bastantes os destaques da programação de setembro na Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED), que receberá provas nacionais e internacionais de grande prestígio, como a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, o Mundial de Superbikes, o Alvor Judo Camp, a Elite Cup de Hóquei em Patins ou o Open de Portugal em Golfe, sem esquecer a passagem por Portimão da etapa inicial da Clipper Round the World 2019.

  • Notícias

    “Setembro Amarelo” – mês da prevenção do suicídio

    Setembro

    O «Mês da Prevenção do Suicídio» tem o objetivo de sensibilizar a população para a temática do suicídio, um problema com alguma relevância no Algarve. As iniciativas em Portimão fazem parte da campanha organizada a nível mundial pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, que tem o apoio em Portugal do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia e do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (PNPS) da Direção-Geral da Saúde.

  • A não perder

    Dário Guerreiro (Môce dum Cabreste) - Vou ficar

    27 e 28 de setembro

    Vou Ficar é o nome do segundo solo stand-up comedy de Dário Guerreiro (Môce dum Cabréste), onde este nos revela a razão de ainda não ter saído de casa da mãe e as consequências disso.

  • A Não Perder

    Campeonato Nacional Absoluto

    8 a 15 de setembro

    O TEMPO - Teatro Municipal de Portimão recebe o Campeonato Nacional Absoluto e Feminino em Xadrez, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez.

  • A não perder

    Homem e a Terra - II Simpósio Internacional de Pintura

    23 a 28 de setembro

    Vai decorrer em Portimão entre 23 e 28 de setembro a segunda Edição do Simpósio Internacional de Pintura. Este evento que terá lugar no auditório do Museu de Portimão e imediações exteriores, contará com a presença de dois artistas do Azerbaijão, uma artista da Roménia e dois artistas emergentes do panorama nacional.

  • A Não Perder

    Exposição "Luz de Mulher, Sorolla, 100 Anos Depois"

    Até 29 de setembro

    Uma iniciativa de homenagem ao pintor Joaquín Sorolla, realizada por mulheres pintoras com ligação a Ayamonte, 100 anos depois do artista pintar o conhecido quadro “Ayamonte, a pesca do atum”.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A não perder

    Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”

    Até 29 de setembro

    Uma exposição organizada pelo “GAMP-Grupo de Amigos do Museu de Portimão”, em colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão.

  • A não perder

    Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...

    Julho a setembro

    No ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, o centro da cidade também vive este espírito com ruas e praças a transformarem-se em grandes palcos desportivos mas não só... também musicais e culturais!

  • Notícias

    Reutilização de Manuais Escolares

    Julho a setembro

    A Câmara Municipal de Portimão volta a aderir mais uma vez à campanha de recolha de manuais escolares com o objetivo de fomentar a reutilização dos mesmos por crianças e jovens estudantes.

  • A não perder

    Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    setembro

    Com o mês de Setembro chegam duas novas exposições à Casa Manuel Teixeira Gomes: Exposição de Pintura "BLUE PASSION" de Di della Pace, e Exposição de desenho realista "ENCONTROS COM O REALISMO" de Fátima Nanita. Não perca também as actividades promovidas pela Teia d'Impulsos e os concertos no âmbito da Casa (Con)Vida. Esperamos pela sua visita! A entrada é gratuita..

  • Clipper Round the World Yatch Race (StopOver Portimão)
  • 17ª edição do Festival do Berbigão
  • Semana Europeia da Mobilidade em Portimão
  • 7ª edição “A nossa cultura sai à rua”
  • Programação Desportiva CED 2019 - Setembro
  • “Setembro Amarelo” – mês da prevenção do suicídio
  • Dário Guerreiro (Môce dum Cabreste) - Vou ficar
  • Campeonato Nacional Absoluto
  • Homem e a Terra - II Simpósio Internacional de Pintura
  • Exposição
  • Exposição
  • Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”
  • Há Desporto no Centro de Portimão e muito mais...
  • Reutilização de Manuais Escolares
  • Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

No passado dia 12 de agosto a Startup Portimão celebrou o seu 2º aniversário em ambiente de festa e espírito empreendedor, na presença de empreendedores, parceiros e amigos que aplaudiram o sucesso destes dois anos de atividade e olharam com entusiasmo para os próximos passos que serão dados em prol do empreendedorismo no Município.

Localizada no Autódromo Internacional do Algarve, a incubadora do Município de Portimão é a única a nível nacional que está especialmente vocacionada para as “Smart Cities”, tendo como pilares quatro vetores principais como a energia, mobilidade, turismo e governança. Passado dois anos de ter aberto as suas portas a Startup Portimão conta com dezasseis projetos, 50 por cento dos quais na área de desenvolvimento e software, 38 por cento no turismo e seis por cento no marketing digital, bem outros seis por cento na área alimentar.

 

À laia de balanço Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos, entidade parceira responsável pela gestão e dinamização da StartUp Portimão avançou com números referentes a cerca de 100 iniciativas dinamizadas, mais de 400 visitantes e 150 horas de formação realizadas, reafirmando em jeito de desafio que “qualquer pessoa pode ser empreendedora, quer gira uma empresa, quer trabalhe por conta de outrem - os denominados empreendedores institucionais, pois empreender é ter uma atitude diferentes, é arriscar, é criar”.

A nível estratégia futura, perspetiva-se o lançamento do Guia do Empreendedor e do Investidor, bem como a consolidação e expansão física da StartUp Portimão para além do fortalecimento da relação com os “players” sendo uma aposta, não só, a formação dos técnicos do Município de Portimão como um programa de empreendedorismo nas escolas do concelho através da metodologia StartIUPI.

Paulo Pinheiro, CEO da Parkalgar SA nesta ocasião recordou que “ aquilo que começou como um sonho, hoje ganhou dimensão e um enorme dinamismo”, reafirmando que “queremos fazer parte do dia a dia da StartUp Portimão- as portas estão abertas!”.

Em representação do Município de Portimão, Dora pereira, Diretora do Departamento de Desenvolvimento agradeceu o empenho diário dos empreendedores da StartUp Portimão que “que resistem, persistem e insistem” e são o motor da dinamização de diversas atividades que fazem com que esta incubadora seja um local de encontro e partilha de experiências e conhecimento para a comunidade algarvia.

Jorge Batista, fundador da Route Techonologies que se dedica ao desenvolvimento de software para web e mobile, enquanto o empreendedor mais antigo da StartUp Portimão, recordou como é que assim que soube da abertura de uma incubadora em Portimão se juntou a esta “família empreendedora” afirmando que, “ gostei do espaço, das sinergias que têm sido criada e do networking, bem como da oportunidade de dinamizar eventos”.

No âmbito do StartUp Visa - um programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal, com vista à concessão de visto de residência ou autorização de residência para imigrantes chegaram recentemente à StartUp Portimão

John Cleber e Rodrigo Borges, com o projeto Insidebike, oriundos de Salvador da Bahia no âmbito do programa de acolhimento de estrangeiros StartUp Visa; e Afonso Ferreira, com mais dois amigos- André Abreu e Diogo Rosado, fundadores da Senseway, uma Startup que comercializa sensores, sistemas de comunicação e plataformas de monitorização e automação para aquacultura, são os empreendedores recém-chegados à StartUp Portimão que se juntaram à festa e se mostraram entusiasmados por agora fazerem parte desta comunidade.

A tarde de aniversário teve início com a apresentação do livro "9 Formas de Empreender com Personalidade" com a presença dos seus autores António Cordeiro e Luís Matos Martins que partilharam a sua visão acerca da existência de uma relação direta entre o eneagrama e o empreendedorismo que esteve na base do lançamento deste livro, escrito e desenvolvido no Algarve e que procura auxiliar o empreendedor a identificar o seu tipo de personalidade, de forma a conhecer-se melhor, a saber gerir e a relacionar-se com os outros.

 

A Beta Talk Portimão celebra no próximo dia 16 de julho, o seu 6º aniversário, numa edição especial a bordo do catamaran Ophelia, para uma conversa ao pôr do sol com os “gémeos Catarino”, os fundadores da empresa Portitours e, em ambiente de festa, brindar às boas ideias e ao espírito empreendedor no Algarve que, desde 2012, têm vindo a inspirar estes encontros mensais em Portimão.

0
0
0
s2sdefault