• Concerto para Piano e Orquestra de Saint-Saëns

    A não perder

    Concerto para Piano e Orquestra de Saint-Saëns

    Ler mais

  • Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    A Não Perder

    Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    Ler mais

  • 4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”

    Notícias

    4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”

    Ler mais

  • A não perder

    Concerto para Piano e Orquestra de Saint-Saëns

    25 janeiro

    O pianista António Rosado interpretará o Concerto n.º 2 para Piano e Orquestra de Saint-Säens, um famoso ilustre desconhecido do público algarvio. A Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa, sob a direção de Jean-Marc Burfin, acompanhará o solista neste concerto.

  • A não perder

    Seminário "Educar... o quê, como e onde?"

    30 janeiro

    Com o objetivo de perspetivar a inclusão e flexibilidade da escola enquanto promotora de melhores aprendizagens, a Câmara Municipal de Portimão organiza no dia 30 de janeiro o seminário “Educar… o quê, como e onde?”, que juntará no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão alguns especialistas nacionais em diversos temas.

  • Notícias

    I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve

    30 e 31 janeiro

    Organizado pelo Grupo de Cirurgia Colorrectal da Unidade de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) em parceria com consórcio Algarve Biomedical Center (ABC), e com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, as I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve é um evento técnico-científico que irá reunir no auditório do Museu de Portimão dezenas de profissionais de enfermagem, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências, nesta área específica.

  • Notícias

    4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”

    7 a 16 de fevereiro

    A 4ª edição do “Entrelaçados - Festival de Dança Contemporânea” decorre de 07 a 16 de fevereiro de 2020, em Portimão, Lagos e Silves e trará consigo espetáculos de dança contemporânea, que contam com nomes como Miguel Ramalho, Gustavo Oliveira ou a Companhia de Dança de Almada, assim como performances de rua e de novo circo, uma exposição de fotografia sob o tema “Algarve, Dança e Arte” e uma prova de vinhos.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 4 abril e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    25 de janeiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • A não perder

    Rui Sinel de Cordes - "O Início"

    15 fevereiro

    O Início", com data marcada para 15 de fevereiro, relata a história da Humanidade até 2020, vista pelos olhos de Rui Sinel de Cordes como ele acha que tudo aconteceu.

  • A não perder

    Start Work V

    5, 6 e 7 de março

    A “Start Work” volta a reunir empresas e instituições públicas e privadas da região, com atendimento presencial aos visitantes, num certame que visa promover a divulgação de ofertas de emprego e estágios profissionais, programas e medidas de apoio ao investimento, formação profissional, ensino secundário regular e profissionalizante e ensino superior, disponibilizadas por empresas e instituições de ensino públicas e privadas, politécnicas e universitárias existentes no município e região do Algarve.

  • Concerto para Piano e Orquestra de Saint-Saëns
  • Seminário
  • I Jornadas de Enfermagem de Cirurgia Colorrectal do Algarve
  • 4ª edição dos “ENTRELAÇADOS”
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Histórias na Quinta
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Exposição
  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”
  • Rui Sinel de Cordes -
  • Start Work V

São bastantes os destaques da programação de setembro na Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED), que receberá provas nacionais e internacionais de grande prestígio, como a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, o Mundial de Superbikes, o Alvor Judo Camp, a Elite Cup de Hóquei em Patins ou o Open de Portugal em Golfe, sem esquecer a passagem por Portimão da etapa inicial da Clipper Round the World 2019.

O mês arranca com o 28º Torneio Internacional de Portimão de Ginástica Rítmica, entre os dias 3 e 4, abrindo o apetite para a já tradicional Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, que voltará a atrair ao Portimão Arena as melhores ginastas de 34 países, entre 6 e 8 de setembro.

Estará dado o mote para uma sucessão de provas de elevado gabarito, a começar pelo R10 Street Futsal, a decorrer de 4 a 8 de setembro na Alameda da República, onde marcará presença Ricardinho, o hexa melhor jogador do mundo. Entre os dias 5 e 8, o Autódromo Internacional do Algarve acolhe uma etapa do Campeonato do Mundo de Superbikes, disputada pelos mais velozes pilotos do circuito internacional.

Particular referência para a Clipper Round the World Yatch Race, cuja primeira etapa ligará Londres à cidade uruguaia de Punta del Este, com paragem na Marina de Portimão entre os dias 8 e 15, sendo esperadas 11 embarcações, com mais de 700 velejadores. Esta volta ao mundo não competitiva durará perto de um ano, com diversas escalas nos cinco continentes e um total de 40.000 milhas náuticas.

Entre 12 e 15 de setembro, será a vez do Campo de Golfe do Morgado do Reguengo voltar a receber o Open de Portugal, a prova rainha de uma modalidade cada vez mais mediática, enquanto o Portimão Arena recebe de 20 a 22 a Elite Cup Hóquei em Patins Portimão 2019, ao passo que na Praia da Marina e a zona ribeirinha de Portimão se disputará de 27 a 29 de setembro uma etapa do Europeu de Aquabike.

Menção especial para a Semana Europeia do Desporto, que entre 23 e 29 de setembro dinamizará a CED 2019 com inúmeras iniciativas, entre as quais o encerramento nacional deste evento. Destaque da programação desta Semana para as comemorações do Dia Paralímpico Municipal (26 de setembro na Marina de Portimão) e para a Marcha Corrida "Passeio da Memória / Dia do Coração" (29 de setembro, com partida do Parque de Feiras e Exposições de Portimão).

Setembro também vai ser pautado pela realização de outras provas de relevo, como a final do Campeonato Nacional de Triplete - Masculinos em Petanca (7 a 8 de setembro na zona ribeirinha de Portimão), a Taça de Portugal de Escolas de Vela (5 a 8 junto ao Clube Naval de Portimão) e o Campeonato Nacional Absoluto e Feminino de Xadrez (de 7 a 15 no Teatro Municipal de Portimão).

Referência ainda para a 3ª Grande Corrida de Carrinhos de Rolamentos (28 e 29 de setembro na Mexilhoeira Grande e para o Paradise Portugal Skydive Algarve (30 de setembro a 11 de outubro no Aeródromo Municipal de Portimão).

DESPORTO E FORMAÇÃO

Numa perspetiva da prática desportiva para toda a gente, existem diversos eventos agendados, dos quais sobressai o Campeonato Nacional de Vela Adaptada, a decidir-se no Rio Arade por 40 velejadores, entre 27 e 29 de setembro. Dado o mote, realizam-se um estágio nacional e outro internacional de vela adaptada, ambos entre 30 de setembro e 4 de outubro na Marina de Portimão.

Outras ações inspiradas no lema da CED 2019 (“Mais desporto para todos!”) serão o Torneio Solidário de Ténis (14 e 15 de setembro no Complexo Municipal de Ténis), o Torneio Street Basket Para Todos (11 a 15 de setembro junto à antiga lota de Portimão) e o Torneio da Semana Sénior - Junta Freguesia Portimão (21 de setembro no Jardim das Águas Vivas).

São igualmente de anotar na agenda os Jogos Eurovisonsports Portimão 2019, promovidos pela Casa do Pessoal da RTP e que decorrem de 31 de agosto a 7 de setembro em Portimão e na Mexilhoeira Grande, bem como a a Corrida/Caminhada "Plogging", que percorrerá Portimão no dia 1 de setembro.

Por outro lado, as ações de formação continuam a ocupar um papel de registo no programa da CED 2019, do qual se destaca o 6º Alvor Judo Camp, estágio internacional que terá a participação de cerca de 200 atletas de clubes portugueses, ingleses, espanhóis e chilenos, sendo de realçar a presença de vários técnicos/treinadores de alto nível. O estágio decorre entre 4 e 8 de setembro no Pavilhão de Montes de Alvor.

Também justifica plano de evidência o Estágio Nacional de Arbitragem, a decorrer em vários locais do concelho de 13 a 15 de setembro, numa organização da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol.

Ainda neste âmbito, terão lugar a ação de formação "Competências Técnico-Táticas na Formação de Judo" (1 a 5 de setembro em Montes de Alvor), as formações “Educadores no Desporto - Educação Especial e Experiências Educativas no Desporto” (7 de setembro na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes) e “Desenvolvimento na Formação Desportiva” (21 de setembro no Museu de Portimão), assim como o Curso Nível I de Árbitros de Triatlo (dia 28, também na Biblioteca Municipal), a cargo da Federação Portuguesa de Triatlo Portugal e da Associação de Árbitros de Triatlo de Portugal.

Mas a programação do próximo mês também é enriquecida com propostas como os BeActive Beach Games (7 a 9 de setembro na Área Desportiva da Praia da Rocha), o Campeonato Regional de BMX Race (8 de setembro na pista de bicross do Parque da Juventude de Portimão), o 2º Aquatlo O2, prova integrada no Circuito de Estrada do Algarve da Federação de Triatlo de Portugal (dia 8 na Praia da Restinga/ Ria de Alvor), ou a fase final do Convívio Intermunicipal de Futsal (21 de setembro no Pavilhão Gimnodesportivo Portimão).

Além disso, há a assinalar o 6º Troféu "António Moura" de Vela Ligeira (21 e 22 de setembro na Praia da Rocha), o Portugal Beach Tag Rugby Festival (entre 27 e 29 de setembro, igualmente na Praia da Rocha) e a Taça da Liga Feminina "Vitor Hugo”, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Basquetebol (de 27 a 29 no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão e na Escola da Bemposta).

PARA TODOS OS GOSTOS

Mais eventos relacionados, direta ou indiretamente, com o desporto estão agendados para o próximo mês, abrangendo um vasto leque de interesses, a saber: Passeio Anual de Bicicletas Antigas (15 de setembro em Portimão); Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro, com várias iniciativas na cidade); Concurso Canino (dias 21 e 22 no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande); Concurso de Pesca Embarcada (22 de setembro na Praia da Rocha); Empower For Life & Sport (23 a 27 de setembro em vários locais); Padel Open Portimão - 10.000 Sénior (27 a 29 de setembro no Complexo Municipal de Ténis); Dia Europeu do Professor de Educação Física (28 de setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes); Dia Mundial do Coração: "Desporto e Coração" (28 de setembro, também na Casa Manuel Teixeira Gomes).

Por outro lado, convém recordar que ao longo de setembro têm início as inúmeras atividades desportivas proporcionadas pela Câmara de Portimão nos diversos equipamentos do concelho, onde os interessados devem fazer as respetivas inscrições, de modo a desfrutarem da rica oferta municipal, dirigida às diversas camadas etárias da população.

Quanto à programação integral de Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019, pode ser acompanhada nos canais oficiais: www.portimaodesporto2019.pt e na página de facebook: www.facebook.com/cidadeeuropeiadodesporto2019/

Marcas oficiais: BDR; Delta; Starsul
Patrocinadores oficiais: HPA; Aqua Portimão; Maloclinic; Água Hotels & Resorts; Grupo Auchan/Jumbo
Patrocinador: Clinic Alvor
Parceiros oficiais: ATP – Associação Turismo de Portimão; EMARP; DocaPesca; Instituto Português do Desporto e Juventude; Turismo do Algarve

 

 

0
0
0
s2sdefault