• Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    A Não Perder

    Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    Ler mais

  • Música p’ra nanar na Biblioteca

    A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    Ler mais

  • Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    A não perder

    Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    Ler mais

  • A não perder

    Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem" de Matt de la Peña

    18 de janeiro

    Esta viagem, cheia da energia de uma cidade movimentada, dá relevo a um olhar maravilhoso, que só pode ser partilhado entre avós e netos, ganhando vida através da escrita vibrante de Matt de la Peña e das ilustrações radiantes de Christian Robinson.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    25 de janeiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 23 maio e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Histórias na Quinta
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Exposição
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

A Cidade Europeia do Desporto 2019 não dá tréguas e até ao final desta primeira semana de setembro abundam as propostas irrecusáveis, da ginástica rítmica às superbikes, passando pela vela, futsal, judo e xadrez.

A primeira semana do mês é enriquecida com o 28º Torneio Internacional de Portimão de Ginástica Rítmica, entre os dias 3 e 4, que abre o apetite para a já tradicional etapa portuguesa da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, reunindo no Portimão Arena as melhores ginastas entre 6 e 8 de setembro.

Já na 28ª edição, o Torneio Internacional de Portimão, dirigido às ginastas mais novas, contará com 21 juniores e 15 seniores na competição individual, sendo aguardada com expetativa a participação do conjunto júnior da Grã-Bretanha. A prova começa nesta terça-feira, 3 de setembro, às 14h00 com as juniores e às 21h00 com o escalão sénior. Na quarta-feira acontecem todas as finais, com início às 15h30, prolongando-se o programa até as 20h00, com as cerimónias protocolares.

Mas o ponto alto será a última etapa da Taça do Mundo, na qual o Portimão Arena recebe de 6 a 8 de setembro mais de 120 ginastas, em representação de 15 países nos conjuntos e 22 países na competição individual. Recorde-se que o Campeonato do Mundo de Ginástica Rítmica está marcado para Baku, no Azerbeijão, de 16 a 22 do corrente.

Ainda nesta semana, o R10 Street Futsal, a decorrer de 4 a 8 de setembro na Praça da República, contará como apadrinhamento de Ricardinho, o hexa melhor jogador do mundo, que estará presente no derradeiro dia da competição. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas em www.r10streetfutsal.com.

Na inauguração, marcada para as 18h00 do dia 4, estarão presentes todas as equipas e clubes inscritos, disputando-se a prova nos escalões 10-13 anos, 14-17 anos e mais de 18 anos. No dia de encerramento realizar-se-á pelas 18h00 a ação inclusiva “Projeto Futsal para todos”, especialmente dirigida às pessoas com necessidades especiais, que poderão interagir com Ricardinho e outros intervenientes no R10 Street Futsal.

MOTAS E BARCOS

Outra sugestão incontornável para os amantes do desporto de alta competição será a etapa lusa do Campeonato do Mundo de Superbike, que entre os dias 5 e 8 atrairá cerca de 60 mil espetadores ao Autódromo Internacional do Algarve para vibrarem com os mais velozes pilotos do circuito internacional.

Particular referência para a Clipper Round the World Yatch Race, cuja primeira etapa ligará Londres à cidade uruguaia de Punta del Este, com paragem na Marina de Portimão entre os dias 8 e 15, sendo esperadas 11 embarcações, com mais de 700 velejadores. Esta volta ao mundo não competitiva vai durar cerca de um ano, com diversas escalas nos cinco continentes e um total de 40.000 milhas náuticas.

Referência também para a realização de outras provas de relevo, como a final do Campeonato Nacional de Triplete - Masculinos em Petanca (7 a 8 de setembro na zona ribeirinha de Portimão), a Taça de Portugal de Escolas de Vela (5 a 8 junto ao Clube Naval de Portimão), o Campeonato Nacional Absoluto e Feminino de Xadrez (de 7 a 15 no Teatro Municipal de Portimão) e o 2º Aquatlo O2, prova integrada no Circuito de Estrada do Algarve da Federação de Triatlo de Portugal (dia 8 na Praia da Restinga/ Ria de Alvor).

JOGOS DE PRAIA

Por seu turno, entre 7 e 9 de setembro a Área Desportiva da Praia da Rocha recebe os Beactive Beach Games Portimão 2019, cuja primeira edição teve lugar em Riga, capital da Letónia, em agosto último, passando por outras cidades europeias até chegar a Portugal.

Os destinatários são famílias oriundas dos países europeus aderentes ao projeto (Letónia, Estónia, Lituânia, Espanha, Alemanha, Dinamarca e Portugal), num total próximo das 500 pessoas, às quais se poderão juntar participantes locais ou veraneantes de férias em Portimão, estando disponíveis atividades como basquetebol 3x3, duatlo, futebol de praia, frisbee, beach ténis, voleibol de praia, surf, bodyboard, skimboard, petanca, hip-hop, zumba, fitness, tai-chi, yoga, running, capoeira, kaiak, snorkling, sup, swimming ou frescobol.

Na área da formação, o evento em destaque vai ser o o 6º Alvor Judo Camp, que terá a participação de cerca de 200 atletas de clubes portugueses, ingleses, espanhóis e chilenos, sendo de realçar a presença de vários técnicos/treinadores de alto nível. Este estágio internacional decorre entre 4 e 8 de setembro no Pavilhão de Montes de Alvor.

A programação integral de Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019 pode ser acompanhada nos canais oficiais: www.portimaodesporto2019.pt e na página de facebook: www.facebook.com/cidadeeuropeiadodesporto2019/

Marcas oficiais: BDR; Delta; Starsul
Patrocinadores oficiais: HPA; Aqua Portimão; Maloclinic; Água Hotels & Resorts; Grupo Auchan/Jumbo
Patrocinador: Clinic Alvor
Parceiros oficiais: ATP – Associação Turismo de Portimão; EMARP; DocaPesca; Instituto Português do Desporto e Juventude; Turismo do Algarve

 

 

0
0
0
s2sdefault