• Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Notícias

    Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Ler mais

  • Portimão, a Magia do Natal 2019

    Notícias

    Portimão, a Magia do Natal 2019

    Ler mais

  • O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    A não perder

    O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    Ler mais

  • A não perder

    Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!"

    29 de novembro a 6 de janeiro 2020

    O mundo da fantasia irá percorrer as ruas da cidade desde o Largo da Mó até ao Jardim Visconde Bívar, onde o universo do Natal estará presente através dos mais diversos elementos que caracterizam a época: o Presépio, a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Trenó, um Atelier com Duendes, um Palco e um Mercado de Natal, sem esquecer do Carrossel, do Comboio de Natal e de uma Pista com gelo verdadeiro. Espetáculos, muita animação e uma iluminação de natal ímpar completam uma proposta de Natal como nunca houve.

  • A não perder

    Musical "O Sonho do Ernesto"

    30 de novembro a 5 de janeiro de 2020

    O Clube Boa Esperança de Portimão, vai estrear a 30 de novembro o musical de Natal "O Sonho do Ernesto". Trata-se da hilariante história de um Duende com um vício bem conhecido de todos, o telemóvel. Sem saber bem como, por causa deste seu vício, Ernesto quase acaba com o Natal de todas as crianças ao desejar que todos os brinquedos desaparecessem.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro

    1 a 31 dezembro

    Conheça a programação do mês de dezembro na CED 2019.

  • A não perder

    Passeio "Natal Ciclável"

    14 de dezembro

    No âmbito da mobilidade sustentável, no dia 14 de dezembro, pelas 15h00, realiza-se um Passeio denominado “Natal Ciclável” na zona histórica da cidade. O ponto de concentração será no Jardim 1º de Dezembro e os participantes deverão estar trajados ou ostentar um adereço natalício.

  • A não perder

    Contramaré com atividades de Natal para miúdos e graúdos

    29 de novembro a 6 de janeiro 2020

    A Contramaré Associação Cultural de Portimão está a organizar várias atividades no mês de dezembro, no âmbito da quadra festiva que se faz ver e sentir em Portimão.

  • A não perder

    Hora de Conto “A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço-do-mar” de Analita Santos

    14 de dezembro

    A Irmandade da Rocha é uma coleção infanto-juvenil que dá a conhecer as maravilhas dos Oceanos e a importância da sua preservação. Os jovens leitores são convidados a ser Super-Heróis e Super-Heroínas do Ambiente, enquanto exploram as “Dicas para Exploradores” e descobrem mais sobre a vida marinha de uma forma lúdica e divertida.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    13 dezembro, 10 e 24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    VI Gym Fun and Dance "O Sonho"

    20 de dezembro

    O Clube de Instrução e Recreio da Mexilhoeira Grande apresenta o espectáculo "O Sonho - Eu quero mudar o Mundo" que promete encantar e sensbilizar o público para a importância do nosso planeta.

  • A não perder

    Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    04 a 30 de dezembro

    Em Dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes destacamos a exposição da obra do arquiteto José Veloso: 48 painéis de uma Mostra que integra três grandes temas de trabalho do arquiteto: Habitação Unifamiliar, Habitação Coletiva e Equipamento Social e Serviços Públicos.

  • A não perder

    O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    28 a 31 de dezembro

    A despedida a 2019 e a saudação ao novo ano é assinalada em Portimão com muita música e animação, e com o tradicional fogo de artifício, que darão as boas vindas a 2020.

  • Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!
  • Musical
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro
  • Passeio
  • Contramaré com atividades de Natal para miúdos e graúdos
  • Hora de Conto “A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço-do-mar” de Analita Santos
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Histórias na Quinta
  • VI Gym Fun and Dance
  • Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

De 6 a 8 de setembro, a Cidade Europeia do Desporto 2019 também será a capital internacional da ginástica rítmica, com a presença de 250 atletas em representação de 24 países, que disputarão no Portimão Arena a última etapa da Taça do Mundo deste ano.

Os espetadores poderão assistir a um espetáculo desportivo de elevado nível, desde logo assegurado pelas atuações de ginastas como a ex-campeã mundial Aleksandra Soldatova, da Rússia, Alexandra Agiurgiuculese, de Itália, Sumira Kita, do Japão, ou Anastasiia Salos, da Bielorrússia. Já nos 13 conjuntos participantes, destaque para algumas das principais seleções da atualidade, como são os casos de Itália, Japão, Bielorrússia e Espanha.

De referir também a presença das portuguesas Laura Sales e Margarida Ferreira, que, concorrendo em casa, contarão com o apoio do público. As entradas são gratuitas por decisão camarária, tendo em consideração as raízes que esta disciplina olímpica possui no município e pelo facto de Portimão ser Cidade Europeia do Desporto em 2019.

Segundo João Paulo Rocha, presidente da Federação de Ginástica de Portugal (FGP), “tanto a Taça do Mundo como o 28º Torneio Internacional de Portimão, que a antecedeu por estes dias, são os eventos mais estruturantes para a modalidade no nosso país, pois muitas das melhores ginastas dos últimos tempos passaram por aqui em início de carreira e inspiraram as atletas portuguesas.”

“Nesta cidade, os clubes dedicados à modalidade já treinam bastantes ginastas e fazem um trabalho muito meritório, participando ativamente nas competições distritais e nacionais. Isto é fruto da tradição que se foi enraizando em Portimão. A propósito, é de elementar justiça realçar o papel da atual presidente de Câmara, Isilda Gomes, que muito tem feito para se atingir este patamar no que à realização das provas diz respeito, por todo o apoio prestado”, enaltece o responsável federativo.

Para ilustrar a evolução da disciplina em Portugal, o presidente da FGP destaca os resultados obtidos em seniores na edição deste ano do Torneio Internacional de Ginástica Rítmica de Portimão, realizado nos dias 3 e 4 de setembro, com a vitória de Rita Araújo: “Era algo que já não acontecia desde 1993, quando o elenco de nações participantes era bem menor. São sinais muito animadores, reforçados pelo facto de conseguirmos levar quatro ginastas ao próximo Mundial, que apura para os Jogos Olímpicos. É claro que as nossas hipóteses são remotas, dada a fortíssima concorrência, mas o sonho está de pé e só demonstra como vamos no bom caminho, pois a qualidade das nossas ginastas vem aumentando consistentemente.”

PROGRAMA DA TAÇA DO MUNDO

A última etapa da Taça do Mundo começa a 6 de setembro, sexta-feira, pelas 15h15, com os exercícios de arco e bola. A cerimónia de abertura está marcada para as 21h00 e cerca de meia hora depois terão lugar, nos conjuntos, as competições de cinco bolas. Já no sábado, dia 7, a competição de maças e fita arranca às 15h15, enquanto pelas 21h30 tem início a prova de três arcos e duas maças.

No domingo, dia de finais, a competição começa pelas 15h00 e intercala a vertente individual com os grupos, estando previstas as cerimónias protocolares para as 18h45, seguidas da gala e do encerramento oficial.

Com organização da Federação de Ginástica de Portugal, Câmara Municipal de Portimão e Associação Turismo de Portimão, esta prova antecede o Campeonato do Mundo, que se disputa entre 16 e 22 de setembro em Baku, no Azerbaijão.

Mais informações sobre a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica em:
https://www.gympor.com/

 

0
0
0
s2sdefault