• Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Notícias

    Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Ler mais

  • Portimão, a Magia do Natal 2019

    Notícias

    Portimão, a Magia do Natal 2019

    Ler mais

  • O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    A não perder

    O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    Ler mais

  • A não perder

    Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!"

    29 de novembro a 6 de janeiro 2020

    O mundo da fantasia irá percorrer as ruas da cidade desde o Largo da Mó até ao Jardim Visconde Bívar, onde o universo do Natal estará presente através dos mais diversos elementos que caracterizam a época: o Presépio, a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Trenó, um Atelier com Duendes, um Palco e um Mercado de Natal, sem esquecer do Carrossel, do Comboio de Natal e de uma Pista com gelo verdadeiro. Espetáculos, muita animação e uma iluminação de natal ímpar completam uma proposta de Natal como nunca houve.

  • A não perder

    Musical "O Sonho do Ernesto"

    30 de novembro a 5 de janeiro de 2020

    O Clube Boa Esperança de Portimão, vai estrear a 30 de novembro o musical de Natal "O Sonho do Ernesto". Trata-se da hilariante história de um Duende com um vício bem conhecido de todos, o telemóvel. Sem saber bem como, por causa deste seu vício, Ernesto quase acaba com o Natal de todas as crianças ao desejar que todos os brinquedos desaparecessem.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro

    1 a 31 dezembro

    Conheça a programação do mês de dezembro na CED 2019.

  • A não perder

    Passeio "Natal Ciclável"

    14 de dezembro

    No âmbito da mobilidade sustentável, no dia 14 de dezembro, pelas 15h00, realiza-se um Passeio denominado “Natal Ciclável” na zona histórica da cidade. O ponto de concentração será no Jardim 1º de Dezembro e os participantes deverão estar trajados ou ostentar um adereço natalício.

  • A não perder

    Contramaré com atividades de Natal para miúdos e graúdos

    29 de novembro a 6 de janeiro 2020

    A Contramaré Associação Cultural de Portimão está a organizar várias atividades no mês de dezembro, no âmbito da quadra festiva que se faz ver e sentir em Portimão.

  • A não perder

    Hora de Conto “A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço-do-mar” de Analita Santos

    14 de dezembro

    A Irmandade da Rocha é uma coleção infanto-juvenil que dá a conhecer as maravilhas dos Oceanos e a importância da sua preservação. Os jovens leitores são convidados a ser Super-Heróis e Super-Heroínas do Ambiente, enquanto exploram as “Dicas para Exploradores” e descobrem mais sobre a vida marinha de uma forma lúdica e divertida.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    13 dezembro, 10 e 24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    VI Gym Fun and Dance "O Sonho"

    20 de dezembro

    O Clube de Instrução e Recreio da Mexilhoeira Grande apresenta o espectáculo "O Sonho - Eu quero mudar o Mundo" que promete encantar e sensbilizar o público para a importância do nosso planeta.

  • A não perder

    Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    04 a 30 de dezembro

    Em Dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes destacamos a exposição da obra do arquiteto José Veloso: 48 painéis de uma Mostra que integra três grandes temas de trabalho do arquiteto: Habitação Unifamiliar, Habitação Coletiva e Equipamento Social e Serviços Públicos.

  • A não perder

    O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    28 a 31 de dezembro

    A despedida a 2019 e a saudação ao novo ano é assinalada em Portimão com muita música e animação, e com o tradicional fogo de artifício, que darão as boas vindas a 2020.

  • Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!
  • Musical
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro
  • Passeio
  • Contramaré com atividades de Natal para miúdos e graúdos
  • Hora de Conto “A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço-do-mar” de Analita Santos
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Histórias na Quinta
  • VI Gym Fun and Dance
  • Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

Na sequência do Despacho do Governo, até ao próximo domingo, 8 de setembro, está declarada a Situação de Alerta no âmbito da Proteção Civil, devido ao agravamento significativo do risco de incêndio rural.

Na sequência do Despacho exarado na passada terça-feira, 3 de setembro, por Suas Excelências o Ministro da Administração Interna e o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que declara a Situação de Alerta, no âmbito da Lei de Bases de Proteção Civil, para o período compreendido entre 4 e 8 de setembro de 2019, para a globalidade do território de Portugal Continental, face ao agravamento significativo do risco de incêndio rural, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Portimão (CMPC) reuniu extraordinariamente esta quinta-feira de manhã nas instalações do Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro de Portimão, para acompanhar as medidas de antecipação oportunamente implementadas no concelho, bem como avaliar a necessidade de ativar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.

Nesta reunião extraordinária, que contou com a participação dos diferentes Agentes de Proteção Civil (APC) e demais Entidades que concorrem para a Defesa da Floresta Contra Incêndios, foi realizada uma análise com base na avaliação de risco realizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, a que se juntou a situação atual no território municipal, nomeadamente no que concerne à casuística e capacidade de resposta face ao quadro meteorológico previsto, com vista a identificar eventuais medidas mitigadoras complementares que contribuam para a manutenção da normalidade da vida dos portimonenses e de todos quantos visitam este destino turístico nesta época estival.

Desde o agravamento do quadro meteorológico, propício a ocorrência e rápida propagação de incêndios rurais, a estrutura municipal de proteção civil reforçou o pré-posicionamento de meios e recursos de combate, aproximando-os das zonas mais críticas e vulneráveis do concelho, reduzindo os tempos de chegada a eventuais ocorrências, aumentando ainda a prontidão de todos os meios de sustentação logística e apoio social às operações.

Face ao diagnóstico realizado, e à plena mobilização de meios e recursos constantes no planeamento municipal de emergência, e face ao reduzido número de ocorrências neste âmbito, a Comissão Municipal de Proteção Civil, de acordo com os critérios gerais e específicos de ativação, entendeu que não se afigurar a necessidade, no momento, de ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Portimão, reforçando, no entanto, a monitorização por forma a acautelar uma eventual alteração da situação, uma vez que todos os mecanismos de resposta, assistência e sustentação logística das operações estão mobilizados ou com grau de prontidão elevado.

Neste sentido, a Sala Municipal de Operações e Gestão de Emergências do Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro de Portimão continuará a monitorizar a situação operacional no território municipal em estreita articulação com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

De referir que o Município de Portimão, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, apela a todos os munícipes que adotem comportamentos seguros nos espaços rurais, e caso detetem qualquer incêndio liguem de imediato 112, adotando as necessárias medidas de autoproteção seguindo as orientações das autoridades competentes.

De ressaltar ainda que Serviço Municipal de Proteção Civil está ao dispor dos munícipes e visitantes para quaisquer esclarecimentos adicionais, 24 horas por dia, através da Linha Municipal “Proteção 24”: 808 282 112.

 

0
0
0
s2sdefault