• Fórum Combate ao Desperdício Alimentar- uma causa de todos

    Notícias

    Fórum Combate ao Desperdício Alimentar- uma causa de todos

    Ler mais

  • Caminhada Solidária contra o Cancro

    A não perder

    Caminhada Solidária contra o Cancro

    Ler mais

  • FunDay Halloween

    Notícias

    FunDay Halloween

    Ler mais

  • A não perder

    Caminhada Solidária contra o Cancro

    20 de outubro

    Na segunda quinsena assinalam-se duas datas importantes relacionadas com eswte tems: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa" procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

  • A não perder

    Isaura - Human

    26 de outubro

    Em palco, Isaura (voz, guitarra e percussão) faz-se acompanhar de um trio de músicos: João Abrantes na guitarra, Gonçalo Almeida na bateria e Vicente Santos nos sintetizadores; uma viagem colorida bem à maneira da boa pop eletrónica.

  • Notícias

    15º Congresso Nacional de Medicina Desportiva

    18 e 19 outubro

    A iniciativa inclui três sessões temáticas e uma especial, contando com mais de duas dezenas de oradores, e integra diversos minicursos e workshops, comunicações orais e casos clínicos.

  • A não perder

    OCR Police Challenge

    27 de outubro

    Esta promete ser uma corrida de obstáculos com muita lama, areia, tiro, rastejo, água, salto e, acima de tudo, trabalho em equipa, com momentos únicos de superação pessoal, individualmente e em equipa.

  • A não perder

    Ateliê Grandes e Pequenos "Já não faço xixi na cama” de Mary McQuillan

    19 de outubro

    Dino foi convidado para dormir em casa do Picos na sexta-feira e está ansioso! Vão ver os Medossauros na Floresta e comer pipocas de feno e… Mas há um pequeno problema: o Dino ainda faz xixi na cama. Conseguirá ficar sequinho até sexta-feira? Uma história ternurenta e reconfortante para os mais pequenos que ainda fazem xixi na cama.

  • A não perder

    Apresentação dos livros de Carmindo de Carvalho

    25 de outubro

    A necessidade da escrita surgiu-lhe tarde, já depois dos trinta anos. Recusando escrever para a gaveta, entrega ao vento, a leva dos seus trabalhos pelos cantos do mundo e alguns (umas centenas) já foram publicados em publicações diversas.

  • A não perder

    26º Aniversário da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes

    6, 8 e 9 novembro

    A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local. As comemorações vão ser assinaladas em três dias e através de cinco atividades para diferentes públicos.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Outubro

    1 a 31 outubro

    Conheça a programação do mês de outubro na CED 2019. A inclusão social domina a programação de outubro na Cidade Europeia do Desporto (CED 2019), merecendo ainda destaque neste mês o Congresso de Medicina Interna e Desportiva e inúmeras ações de formação, para além de várias provas de alto nível.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A não perder

    Show Xande de Pilares e Délcio Luiz

    31 outubro

    Grande Noite de Samba e Pagode com Xande de Pilares e Délcio Luiz.

  • A não perder

    20ª Festa do Cinema Francês em Portimão

    5 a 7 novembro

    Duas décadas depois, a Festa do Cinema Francês é cada vez mais um evento incontornável para os amantes da 7ª Arte e da cultura francesa. Este ano, celebra-se a cooperação cinematográfica franco-portuguesa, através do cinema, mas também de masterclasses.

  • A não perder

    Festival de Órgão do Algarve 2019

    1 e 8 novembro

    A Associação Música XXI apresenta a 12ª edição do Festival de Órgão do Algarve, de 1 a 30 de novembro, nas Igrejas de Faro, Portimão, Boliqueime e Tavira. Os concertos estão agendados para às 21h30 e são de entrada livre.

  • A não perder

    Apresentação do livro "Amigos imPerfeitos" de Carlos Filipe

    2 de novembro

    Neste projeto agora concretizado também em livro, é, assim, uma galeria de fotos e histórias de luta, coragem e sobrevivência, de animais únicos, diferentes e extraordinários. A apresentação da obra ficará a cargo de João Rosado.

  • A não perder

    Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    3 a 31 de outubro

    Agora que os dias começam a ficar mais frescos, aproveite para visitar as exposições da Casa Manuel Teixeira Gomes. A entrada é gratuita.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • Caminhada Solidária contra o Cancro
  • Isaura - Human
  • 15º Congresso Nacional de Medicina Desportiva
  • OCR Police Challenge
  • Ateliê Grandes e Pequenos
  • Apresentação dos livros de Carmindo de Carvalho
  • 26º Aniversário da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes
  • Programação Desportiva CED 2019 - Outubro
  • Exposição
  • Show Xande de Pilares e Délcio Luiz
  • 20ª Festa do Cinema Francês em Portimão
  • Festival de Órgão do Algarve 2019
  • Apresentação do livro
  • Outubro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Histórias na Quinta

Na sequência do Despacho do Governo, até ao próximo domingo, 8 de setembro, está declarada a Situação de Alerta no âmbito da Proteção Civil, devido ao agravamento significativo do risco de incêndio rural.

Na sequência do Despacho exarado na passada terça-feira, 3 de setembro, por Suas Excelências o Ministro da Administração Interna e o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que declara a Situação de Alerta, no âmbito da Lei de Bases de Proteção Civil, para o período compreendido entre 4 e 8 de setembro de 2019, para a globalidade do território de Portugal Continental, face ao agravamento significativo do risco de incêndio rural, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Portimão (CMPC) reuniu extraordinariamente esta quinta-feira de manhã nas instalações do Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro de Portimão, para acompanhar as medidas de antecipação oportunamente implementadas no concelho, bem como avaliar a necessidade de ativar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.

Nesta reunião extraordinária, que contou com a participação dos diferentes Agentes de Proteção Civil (APC) e demais Entidades que concorrem para a Defesa da Floresta Contra Incêndios, foi realizada uma análise com base na avaliação de risco realizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, a que se juntou a situação atual no território municipal, nomeadamente no que concerne à casuística e capacidade de resposta face ao quadro meteorológico previsto, com vista a identificar eventuais medidas mitigadoras complementares que contribuam para a manutenção da normalidade da vida dos portimonenses e de todos quantos visitam este destino turístico nesta época estival.

Desde o agravamento do quadro meteorológico, propício a ocorrência e rápida propagação de incêndios rurais, a estrutura municipal de proteção civil reforçou o pré-posicionamento de meios e recursos de combate, aproximando-os das zonas mais críticas e vulneráveis do concelho, reduzindo os tempos de chegada a eventuais ocorrências, aumentando ainda a prontidão de todos os meios de sustentação logística e apoio social às operações.

Face ao diagnóstico realizado, e à plena mobilização de meios e recursos constantes no planeamento municipal de emergência, e face ao reduzido número de ocorrências neste âmbito, a Comissão Municipal de Proteção Civil, de acordo com os critérios gerais e específicos de ativação, entendeu que não se afigurar a necessidade, no momento, de ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Portimão, reforçando, no entanto, a monitorização por forma a acautelar uma eventual alteração da situação, uma vez que todos os mecanismos de resposta, assistência e sustentação logística das operações estão mobilizados ou com grau de prontidão elevado.

Neste sentido, a Sala Municipal de Operações e Gestão de Emergências do Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro de Portimão continuará a monitorizar a situação operacional no território municipal em estreita articulação com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

De referir que o Município de Portimão, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, apela a todos os munícipes que adotem comportamentos seguros nos espaços rurais, e caso detetem qualquer incêndio liguem de imediato 112, adotando as necessárias medidas de autoproteção seguindo as orientações das autoridades competentes.

De ressaltar ainda que Serviço Municipal de Proteção Civil está ao dispor dos munícipes e visitantes para quaisquer esclarecimentos adicionais, 24 horas por dia, através da Linha Municipal “Proteção 24”: 808 282 112.

 

0
0
0
s2sdefault