• II Jornadas Sociais de Portimão

    Notícias

    II Jornadas Sociais de Portimão

    Ler mais

  • Portimão, a Magia do Natal 2019

    A não perder

    Portimão, a Magia do Natal 2019

    Ler mais

  • Stereossauro - O Bairro da Ponte

    A não perder

    Stereossauro - O Bairro da Ponte

    Ler mais

  • A não perder

    Apresentação do livro “Crónicas ao correr do tempo” de João Miguel Cunha

    23 de novembro

    Desde jovem tem desenvolvido o gosto pela escrita. Os contactos com gente diferente, em terras diferentes, serviram de inspiração para passar ao papel uma série de crónicas, pequenas histórias e impressões de viagem que, agora, na serenidade da aposentadoria, editou no livro “Crónicas ao correr do Tempo”.

  • Notícias

    II Jornadas Sociais de Portimão

    22 de novembro

    O programa das II Jornadas Sociais de Portimão que irá decorrer entre as 9h00 e as 17h00 no grande auditório do TEMPO– Teatro Municipal de Portimão traz ao debate políticas e práticas de intervenção em áreas como as redes sociais, sexualidade e igualdade; alimentação e o desporto, bem como a área das demências com vista a identificar linhas orientadoras e inovadoras na construção de medidas de intervenção estruturantes e participativas e conta com a participação de vários preletores com vasta experiência nas respetivas áreas profissionais.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Portimão International Dance Festival

    23 de novembro

    Cem pares em representação de dez países participam no 2º Portimão International Dance Festival, marcado para 23 de novembro no Portimão Arena, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019. Um evento de glamour e elegância que não poder perder!

  • A não perder

    Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!"

    29 de novembro a 6 de janeiro 2020

    O mundo da fantasia irá percorrer as ruas da cidade desde o Largo da Mó até ao Jardim Visconde Bívar, onde o universo do Natal estará presente através dos mais diversos elementos que caracterizam a época: o Presépio, a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Trenó, um Atelier com Duendes, um Palco e um Mercado de Natal, sem esquecer do Carrossel, do Comboio de Natal e de uma Pista com gelo verdadeiro. Espetáculos, muita animação e uma iluminação de natal ímpar completam uma proposta de Natal como nunca houve.

  • A não perder

    ALGARPEX – 10ª Exposição Filatélica do Algarve

    27 a 30 de novembro

    O certame tem como principais objetivos divulgar e promover a filatelia no Algarve incentivando os novos e despertar o interesse dos filatelistas pela participação em eventos filatélicos. Procura ainda difundir, principalmente entre a juventude, a atividade filatélica no que respeita ao seu valor cultural e ao seu interesse para a educação e ocupação de tempos livres.

  • A não perder

    Stereossauro - O Bairro da Ponte

    30 de novembro

    Bem-vindo ao Bairro da Ponte. Aqui celebra-se o acervo exclusivo da voz de Amália Rodrigues e da guitarra de Carlos Paredes, redescoberto por Stereossauro e partilhado com duas mãos cheias de artistas convidados. Mas se estás à espera de encontrar um bairro de fado, não podias estar mais perdido.

  • A não perder

    Duel Opus 3

    27 de novembro

    A feminidade crua de um encontra a brincadeira travessa do outro e a pontuação se torna saborosa. O duo torna-se duelo e o espectador embarca numa batalha com sotaques barrocos, onde clássicos, jazz e rock são enviados de volta às cordas. Talento, humor e poesia estão no encontro.

  • A não perder

    Introdução ao Método Suzuki

    30 de novembro

    Venha aprender a filosofia e a pedagogia do Método Suzuki com a violinista e professora Rebecca Christopherson. Este é um evento gratuito e inclui atividades para crianças e demonstrações para estudantes.

  • A não perder

    Pirouette - Espetáculo Gímnico

    1 de dezembro

    PIROUETTE é uma caligrafia de corpos, uma aguarela em movimento, uma reinvenção da plasticidade e da beleza no desporto. Um espetáculo de entrada gratuita mediante bilhete/convite!

  • A não perder

    Meia Maratona de Portimão - Corrida da Dieta Mediterrânica

    8 de dezembro

    Uma corrida dedicada à Dieta Mediterrânica, numa etapa que encerrará o circuito Running Wonders 2019, esperando trazer até ao Algarve milhares de participantes dos quatro cantos do mundo. Bem-vindos à etapa Running Wonders Portimão – Cidade Europeia do Desporto!

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Novembro

    1 a 30 novembro

    Conheça a programação do mês de novembro na CED 2019.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • A não perder

    Novembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    Até 30 de novembro

    Em Novembro, não deixe de visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes a exposição de pintura e ilustração ANTÍDOTO do portimonense João Sena, assim como a restante programação que este equipamento preparou para si.

  • A não perder

    Workshop “Comunicação – sinais de alerta em idade pré-escolar”

    5 de dezembro

    No próximo dia, 5 de dezembro, pelas 16h30, a Biblioteca Municipal recebe o Workshop “Comunicação – sinais de alerta em idade pré-escolar”, destinado a ducadores de Infância, Técnicos especializados e Pais/Encarregados de Educação.

  • A não perder

    Campeonato Nacional de Cadetes Juniores e Sub 21

    7 de dezembro

    O campeonato Nacional de Karaté vai encher o Portimão Arena para uma festa do Karaté a nível nacional, mais um evento integrado na programação de Portimão – Cidade Europeia do Desporto!

  • A não perder

    VI Gym Fun and Dance "O Sonho"

    20 de dezembro

    O Clube de Instrução e Recreio da Mexilhoeira Grande apresenta o espectáculo "O Sonho - Eu quero mudar o Mundo" que promete encantar e sensbilizar o público para a importância do nosso planeta.

  • Apresentação do livro “Crónicas ao correr do tempo” de João Miguel Cunha
  • II Jornadas Sociais de Portimão
  • Histórias na Quinta
  • Portimão International Dance Festival
  • Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!
  • ALGARPEX – 10ª Exposição Filatélica do Algarve
  • Stereossauro - O Bairro da Ponte
  • Duel Opus 3
  • Introdução ao Método Suzuki
  • Pirouette - Espetáculo Gímnico
  • Meia Maratona de Portimão - Corrida da Dieta Mediterrânica
  • Programação Desportiva CED 2019 - Novembro
  • Exposição
  • Novembro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Workshop “Comunicação – sinais de alerta em idade pré-escolar”
  • Campeonato Nacional de Cadetes Juniores e Sub 21
  • VI Gym Fun and Dance

Desde o passado dia 7 e até 15 de setembro, Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 volta a ser a capital portuguesa do xadrez, com a realização dos Campeonatos Nacionais Absoluto, Feminino e de Amadores, provas que trouxeram ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão quase todos os melhores xadrezistas lusos da atualidade.

Do programa social faz parte a iniciativa “Xadrez para todos”, que decorrerá entre as 21h00 e as 23h00 desta terça-feira, 10 de setembro, na Praça Manuel Teixeira Gomes. A ação é aberta à comunidade, sendo possível participar num torneio de rápidas noturno, em jogos para praticar e utilizar o tabuleiro gigante instalado no local.

Quanto à vertente competitiva, até ao próximo domingo, dia 15 de setembro, encontram-se em disputa dez títulos nacionais individuais, um da categoria Absoluta, três da categoria Feminina, três da categoria de Amadores até 1600 pontos Elo e três da categoria de Amadores de 1601 até 1999 pontos Elo.

Em ação nos diversos tabuleiros competem 40 jogadores, com destaque para os dez que incorporam a fase final do Campeonato Nacional Absoluto, a prova rainha desta segunda visita do xadrez nacional a Portimão neste ano.

O festival de xadrez começou no passado dia 7, com a realização dos Campeonatos Nacionais Femininos de partidas semirrápidas e rápidas. No dia seguinte iniciaram-se os Campeonatos Nacionais Absoluto e Feminino, estendendo-se o primeiro desses torneios até 15 de setembro (nove jornadas, no sistema de todos-contra-todos), enquanto a coroa feminina será disputada em cinco rondas, pelo sistema suíço, até ao dia 11.

Entre 11 e 14 de setembro será a vez dos xadrezistas dos Campeonatos Nacionais de Amadores medirem forças nas provas de ritmo clássico, a realizar em cinco rondas. No dia 15, o ritmo acelera para as semirrápidas e rápidas, com a luta por mais quatro títulos nacionais.

No que toca ao 74º Campeonato Nacional Absoluto, permite que o campeão se apure diretamente para um lugar cativo na seleção olímpica do próximo ano, reunindo um conjunto de jogadores com uma média Elo de 2342 pontos. Participam dois grandes mestres, três mestres internacionais, quatro mestres internacionais, três mestres FIDE e um mestre nacional, num misto de experiência e irreverência.

Destaque para o atual campeão nacional e recordista absoluto de títulos (16), o grande mestre António Fernandes, sem esquecer o grande mestre internacional Luís Galego (quatro títulos) e os mestres internacionais Rui Dâmaso (seis títulos), Paulo Dias (dois títulos) e Sérgio Rocha e André Ventura Sousa (um título cada).

Quanto aos três campeonatos femininos a decidir no TEMPO, de partidas semirrápidas, rápidas e clássicas, contam com uma interessante lista de inscritas, na qual constam jogadoras muito jovens como, por exemplo, Filipa Pipiras, jogadora de 13 anos que vem de um excelente 14.º lugar no Campeonato da Europa de Sub-14. Tem a forte concorrência das “olímpicas” Rita Jorge, Mariana Silva, Ana Inês Silva e Sara Monteiro, que procuram estar nas Olimpíadas de 2020.

Em termos de amadores, concorrem jogadores com menos de 1999 pontos Elo e xadrezistas com menos de 1600 pontos Elo, muitos deles jovens em ascensão e cheios de potencial.

Esta é a segunda vez em 2019 que a Cidade Europeia do Desporto acolhe a família do xadrez, depois do sucesso que foram os Nacionais de Jovens e de Veteranos, os quais reuniram em abril passado três centenas de praticantes.

0
0
0
s2sdefault