• Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Notícias

    Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Ler mais

  • Portimão, a Magia do Natal 2019

    Notícias

    Portimão, a Magia do Natal 2019

    Ler mais

  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    Notícias

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    Ler mais

  • A não perder

    Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!"

    29 de novembro a 6 de janeiro 2020

    O mundo da fantasia irá percorrer as ruas da cidade desde o Largo da Mó até ao Jardim Visconde Bívar, onde o universo do Natal estará presente através dos mais diversos elementos que caracterizam a época: o Presépio, a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Trenó, um Atelier com Duendes, um Palco e um Mercado de Natal, sem esquecer do Carrossel, do Comboio de Natal e de uma Pista com gelo verdadeiro. Espetáculos, muita animação e uma iluminação de natal ímpar completam uma proposta de Natal como nunca houve.

  • A não perder

    Musical "O Sonho do Ernesto"

    30 de novembro a 5 de janeiro de 2020

    O Clube Boa Esperança de Portimão, vai estrear a 30 de novembro o musical de Natal "O Sonho do Ernesto". Trata-se da hilariante história de um Duende com um vício bem conhecido de todos, o telemóvel. Sem saber bem como, por causa deste seu vício, Ernesto quase acaba com o Natal de todas as crianças ao desejar que todos os brinquedos desaparecessem.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro

    1 a 31 dezembro

    Conheça a programação do mês de dezembro na CED 2019.

  • A não perder

    Meia Maratona de Portimão - Corrida da Dieta Mediterrânica

    8 de dezembro

    Uma corrida dedicada à Dieta Mediterrânica, numa etapa que encerrará o circuito Running Wonders 2019, esperando trazer até ao Algarve milhares de participantes dos quatro cantos do mundo. Bem-vindos à etapa Running Wonders Portimão – Cidade Europeia do Desporto!

  • A não perder

    Apresentação do livro “Sofia Ou a Arte de Encantar” de Manuela Bernardo

    7 de dezembro

    Sofia é uma rapariga alegre e brincalhona, como a generalidade das crianças. Mas desde muito cedo evidencia sonhos e desejos traduzidos em perguntas aos mais velhos que o comum das crianças não tem por hábito fazer: a Natureza, a Vida, o Amor, a Energia, o Universo, Deus.

  • A não perder

    Passeio "Natal Ciclável"

    14 de dezembro

    No âmbito da mobilidade sustentável, no dia 14 de dezembro, pelas 15h00, realiza-se um Passeio denominado “Natal Ciclável” na zona histórica da cidade. O ponto de concentração será no Jardim 1º de Dezembro e os participantes deverão estar trajados ou ostentar um adereço natalício.

  • A não perder

    Hora de Conto “A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço-do-mar” de Analita Santos

    14 de dezembro

    A Irmandade da Rocha é uma coleção infanto-juvenil que dá a conhecer as maravilhas dos Oceanos e a importância da sua preservação. Os jovens leitores são convidados a ser Super-Heróis e Super-Heroínas do Ambiente, enquanto exploram as “Dicas para Exploradores” e descobrem mais sobre a vida marinha de uma forma lúdica e divertida.

  • A não perder

    Workshop “Comunicação – sinais de alerta em idade pré-escolar”

    5 de dezembro

    No próximo dia, 5 de dezembro, pelas 16h30, a Biblioteca Municipal recebe o Workshop “Comunicação – sinais de alerta em idade pré-escolar”, destinado a ducadores de Infância, Técnicos especializados e Pais/Encarregados de Educação.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    13 dezembro, 10 e 24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Campeonato Nacional de Cadetes Juniores e Sub 21

    7 de dezembro

    O campeonato Nacional de Karaté vai encher o Portimão Arena para uma festa do Karaté a nível nacional, mais um evento integrado na programação de Portimão – Cidade Europeia do Desporto!

  • A não perder

    VI Gym Fun and Dance "O Sonho"

    20 de dezembro

    O Clube de Instrução e Recreio da Mexilhoeira Grande apresenta o espectáculo "O Sonho - Eu quero mudar o Mundo" que promete encantar e sensbilizar o público para a importância do nosso planeta.

  • A não perder

    Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    04 a 30 de dezembro

    Em Dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes destacamos a exposição da obra do arquiteto José Veloso: 48 painéis de uma Mostra que integra três grandes temas de trabalho do arquiteto: Habitação Unifamiliar, Habitação Coletiva e Equipamento Social e Serviços Públicos.

  • A não perder

    O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    28 a 31 de dezembro

    A despedida a 2019 e a saudação ao novo ano é assinalada em Portimão com muita música e animação, e com o tradicional fogo de artifício, que darão as boas vindas a 2020.

  • Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!
  • Musical
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro
  • Meia Maratona de Portimão - Corrida da Dieta Mediterrânica
  • Apresentação do livro “Sofia Ou a Arte de Encantar” de Manuela Bernardo
  • Passeio
  • Hora de Conto “A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço-do-mar” de Analita Santos
  • Workshop “Comunicação – sinais de alerta em idade pré-escolar”
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Histórias na Quinta
  • Campeonato Nacional de Cadetes Juniores e Sub 21
  • VI Gym Fun and Dance
  • Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

De 16 a 22 de setembro, o Município de Portimão volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, este ano sob o slogan “Caminha connosco”, com o objectivo de promover a caminhada e o uso da bicicleta como formas de mobilidade, em alternativa ao automóvel particular.

Esta semana  desafia a que, no Dia Europeu Sem Carros, que se assinala a 22 de setembro, todos venham (re)descobrir Alvor e as vivências do centro da vila, livre de circulação automóvel. O programa de atividades previsto para a Semana Europeia da Mobilidade, que culmina com o Dia Europeu Sem Carros em Alvor, visa sensibilizar a população a andar a pé e a utilizar a bicicleta como opções de mobilidade com benefícios claros para a saúde e para o ambiente.

Nesse sentido, e no ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, a 14 de setembro realiza-se entre Portimão e Monchique a primeira etapa do 1º Passeio de Bicicleta Pedalar pela Vida, enquanto no dia 21 decorrerá a segunda etapa, entre Portimão e Sagres, ambas integradas no programa Setembro Amarelo - Mês da Prevenção do Suicídio e alertando para esta problemática.

Para o dia 15 de setembro está agendado o 8º Passeio Anual de Bicicletas Antigas, dinamizado pelo Centro de Ciclismo de Portimão, convidando toda a gente a entrar no espírito da Semana Europeia da Mobilidade.

Por forma a potenciar o uso do transporte público, o Vai e Vem - Circuito Urbano de Portimão será gratuito nos dias 20, 21 e 22 de setembro. Atualmente, esta rede de transportes públicos urbanos é constituída por 18 linhas que asseguram a ligação de vários pontos do concelho, incluindo as três freguesias (Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande) ao centro da cidade, ao hospital e aos principais serviços, bem como a vários locais de interesse no município.

A marcar desde logo o início da Semana Europeia da Mobilidade, no dia 19 de setembro é lançado o convite para “Caminhar pela Cidade” sob a orientação de um técnico da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Portimão. A caminhada está agendada para as 18h30, com uma duração de 60 minutos, e tem como ponto de partida o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Portimão, não sendo necessária inscrição prévia.

Na noite de 20 de setembro, o percurso histórico-cultural noturno “À Descoberta de Portimão” irá levar os participantes a descobrir as paisagens urbanas, guiados por técnicas da Casa Manuel Teixeira Gomes. Este passeio, com partida agendada para as 21h00 junto ao Coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes, está sujeito a inscrição prévia e limitada, através do telefone 282480492 ou na Casa Manuel Teixeira Gomes.

Em Portimão, no Dia Europeu Sem Carros será possível fazer um passeio em barco solar, numa ação intitulada “Pelas margens da História do Arade” em parceria com a Algarve Sun Boat e a preço especial, possibilitando desta forma a descoberta da rica história de Portimão a partir do estuário do Arade, acompanhada por um técnico do Museu de Portimão.

Dia Europeu Sem Carros em Alvor

O programa da efeméride é bastante abrangente e, em parceria com a Junta de Freguesia de Alvor, o Município de Portimão assinalará o Dia Europeu Sem Carros em Alvor, por forma a levar a população e turistas a (re)descobrirem o centro da vila, livre de circulação automóvel, devolvendo algumas das suas principais artérias à população local para sua fruição, com muitas atividades lúdicas, culturais e desportivas.

O trânsito automóvel estará interditado a 22 de setembro, entre as 10h00 e as 20h00, nas seguintes artérias: Rua Vasco da Gama; R. Pedro Alvares Cabral; Rua Dr. Frederico Ramos Mendes; Rua D. João II; Rua do Castelo; Rua Padre Mendes; Rua Dr. Afonso Costa; Rua 1º de Dezembro; Rua dos Pescadores; Rua de São João; e Rua Maria Teresa J. Duarte Dionísio. Os residentes poderão sair com as suas viaturas, no entanto o regresso apenas será permitido a partir das 20h00, com exceção das pessoas com mobilidade reduzida, transportes públicos e alternativos e veículos de socorro.  

Nesse dia, os carros darão lugar à circulação de pessoas nas ruas do centro de Alvor, possibilitando assim espaço para a música, a animação desportiva e as vivências de outrora, com as gentes da vila a mostrarem as suas artes e ofícios, as crianças a brincarem aos jogos tradicionais e um lanche da tarde, partilhado entre vizinhos, amigos e todos os que se quiserem associar. Os lanches comunitários terão lugar na Rua de S. João, Rua Afonso Costa e Rua Dr. António José de Almeida e até o aguadeiro estará de volta às típicas artérias de Alvor, na companhia do seu burro, a distribuir água fresquinha a quem por lá passar, cruzando-se com o comboio turístico, que nesta data tem um bilhete especial de 1 euro.

A juntar ao tradicional Mercadinho da Ria, a realizar nesse domingo na zona ribeirinha de Alvor, não faltará uma feira de artesanato na Rua 25 de Abril, com a participação de associações e artesãos locais, e animação infantil no Jardim de S. João com insufláveis, palhaços e muita diversão para os mais pequenos.

Ao final da tarde haverá um “Sunset Histórico-cultural - Alvor Islâmico”, na forma de um passeio pelas ruas e sítios patrimoniais emblemáticos de Alvor, guiado por técnicas da Casa Manuel Teixeira Gomes, com partida às 18h30 do Morabito/Capela de S. Pedro. Esta atividade está sujeita a inscrição prévia e limitada junto da Casa Manuel Teixeira Gomes, ou através do telefone 282480492.

Serão disponibilizadas bicicletas grátis para circular pelas ruas de Alvor, para além da presença de trotinetes. Quem desejar explorar a Ria de Alvor terá á disposição pranchas de paddle, canoas e “gaivotas” gratuitamente disponíveis, durante a manhã, no Clube Naval D. João II.

Por uma melhor mobilidade

No que diz respeito aos compromissos assumidos na área da mobilidade por parte do Município de Portimão, é de realçar a assunção de que serão implementadas novas ciclovias no âmbito dos projetos que se desenvolverão na área da requalificação da rede viária. Outro aspeto considerado prioritário prende-se com a escolha de pavimentos para os passeios, com opção por uma maior acessibilidade dos mesmos, inclusive nas travessias pedonais, além de um maior conforto.

Ao nível dos transportes públicos, a Autarquia assume que no âmbito do novo procedimento para a rede Vai e Vem, a consolidar em 2020, serão definidos como aspetos prioritários aliar a sustentabilidade financeira à criação de novas linhas e/ou extensão das existentes, assim como ampliar horários, nomeadamente com o aumento da frequência.

Por fim, o compromisso passa também pela implementação de bandas sonoras em vias suscetíveis da prática de velocidades excessivas, e/ou na proximidade de unidades escolares e de saúde.

A Semana Europeia da Mobilidade é promovida pelo Município de Portimão e a Junta de Freguesia de Alvor, com o apoio do Vai e Vem - Circuito Urbano, Museu de Portimão, Casa Manuel Teixeira Gomes, Algarve Sun Boat, Tchu Tchu - Comboio turístico, Centro de Ciclismo de Portimão, Tic Tac Bike Tour, CIRC, Clube Naval D. João II de Alvor, Centro Karaté de Alvor, Judo Clube Alvor, ACRA e Corpo Nacional de Escutas 685 de Alvor.

Consulte o Programa da Semana Europeia da Mobilidade em Portimão AQUI.

 

0
0
0
s2sdefault