• Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Notícias

    Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Ler mais

  • Portimão, a Magia do Natal 2019

    Notícias

    Portimão, a Magia do Natal 2019

    Ler mais

  • O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    A não perder

    O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    Ler mais

  • A não perder

    Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!"

    29 de novembro a 6 de janeiro 2020

    O mundo da fantasia irá percorrer as ruas da cidade desde o Largo da Mó até ao Jardim Visconde Bívar, onde o universo do Natal estará presente através dos mais diversos elementos que caracterizam a época: o Presépio, a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Trenó, um Atelier com Duendes, um Palco e um Mercado de Natal, sem esquecer do Carrossel, do Comboio de Natal e de uma Pista com gelo verdadeiro. Espetáculos, muita animação e uma iluminação de natal ímpar completam uma proposta de Natal como nunca houve.

  • A não perder

    Musical "O Sonho do Ernesto"

    30 de novembro a 5 de janeiro de 2020

    O Clube Boa Esperança de Portimão, vai estrear a 30 de novembro o musical de Natal "O Sonho do Ernesto". Trata-se da hilariante história de um Duende com um vício bem conhecido de todos, o telemóvel. Sem saber bem como, por causa deste seu vício, Ernesto quase acaba com o Natal de todas as crianças ao desejar que todos os brinquedos desaparecessem.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro

    1 a 31 dezembro

    Conheça a programação do mês de dezembro na CED 2019.

  • A não perder

    Passeio "Natal Ciclável"

    14 de dezembro

    No âmbito da mobilidade sustentável, no dia 14 de dezembro, pelas 15h00, realiza-se um Passeio denominado “Natal Ciclável” na zona histórica da cidade. O ponto de concentração será no Jardim 1º de Dezembro e os participantes deverão estar trajados ou ostentar um adereço natalício.

  • A não perder

    Contramaré com atividades de Natal para miúdos e graúdos

    29 de novembro a 6 de janeiro 2020

    A Contramaré Associação Cultural de Portimão está a organizar várias atividades no mês de dezembro, no âmbito da quadra festiva que se faz ver e sentir em Portimão.

  • A não perder

    Hora de Conto “A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço-do-mar” de Analita Santos

    14 de dezembro

    A Irmandade da Rocha é uma coleção infanto-juvenil que dá a conhecer as maravilhas dos Oceanos e a importância da sua preservação. Os jovens leitores são convidados a ser Super-Heróis e Super-Heroínas do Ambiente, enquanto exploram as “Dicas para Exploradores” e descobrem mais sobre a vida marinha de uma forma lúdica e divertida.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    13 dezembro, 10 e 24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    VI Gym Fun and Dance "O Sonho"

    20 de dezembro

    O Clube de Instrução e Recreio da Mexilhoeira Grande apresenta o espectáculo "O Sonho - Eu quero mudar o Mundo" que promete encantar e sensbilizar o público para a importância do nosso planeta.

  • A não perder

    Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    04 a 30 de dezembro

    Em Dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes destacamos a exposição da obra do arquiteto José Veloso: 48 painéis de uma Mostra que integra três grandes temas de trabalho do arquiteto: Habitação Unifamiliar, Habitação Coletiva e Equipamento Social e Serviços Públicos.

  • A não perder

    O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    28 a 31 de dezembro

    A despedida a 2019 e a saudação ao novo ano é assinalada em Portimão com muita música e animação, e com o tradicional fogo de artifício, que darão as boas vindas a 2020.

  • Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!
  • Musical
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro
  • Passeio
  • Contramaré com atividades de Natal para miúdos e graúdos
  • Hora de Conto “A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço-do-mar” de Analita Santos
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Histórias na Quinta
  • VI Gym Fun and Dance
  • Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

Na passada segunda-feira, 23 de setembro, Portimão recebeu a visita da equipa de Avaliação por Pares (Peer-review) do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, tendo a delegação sido recebida pela presidente da Câmara Municipal, Isilda Gomes, nas instalações do Centro Municipal de Proteção Civil de Portimão, na presença de toda a estrutura do Serviço Municipal de Proteção Civil, direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão, bem como da estrutura de comando e estado-maior do Corpo de Bombeiros de Portimão.

Composta por uma dezena de peritos internacionais de diferentes Estados-membros, a comitiva pretendeu avaliar a capacidade de resposta portuguesa na gestão de catástrofes, analisando todo o ciclo da emergência, desde a prevenção à preparação, passando pela resposta e reabilitação, com especial enfoque nos riscos de incêndios rurais, sismos/tsunamis e acidentes em estabelecimentos com matérias perigosas.

Neste sentido, foram partilhados dados sobre o esforço humano e financeiro que tem vindo a ser realizado em todo o concelho de Portimão, com o objetivo de mitigar os riscos coletivos, com especial destaque para os incêndios rurais, onde a sensibilização das populações e os trabalhos de prevenção estrutural ganharam grande destaque nos últimos anos. Também a preparação dos recursos humanos, qualificando-os para responder a situações de exceção, foi tema dominante em toda a jornada de trabalho.

No que concerne ao risco de sismo e tsunami, foi apresentado o programa iniciado em 2016, que tem vindo a preparar a implementação, nas zonas costeiras de Portimão, de um sistema de aviso por sirenes que, num esforço financeiro e técnico, pretende evoluir já no presente ano.

No geral, dominou o debate e a partilha de boas práticas entre Estados-membros, tendo sido evidenciado o significativo avanço do trabalho já realizado em Portimão, no âmbito da proteção civil.

O dia permitiu ainda dar a conhecer o programa pioneiro da proteção civil municipal no âmbito da Desfibrilhação Automática Externa (DAE), que já conta com mais de 150 operacionais das forças de segurança (PSP, GNR e Polícia Marítima) ministrada pelos Bombeiros de Portimão, bem como os equipamentos já adquiridos pela autarquia, os quais permitem dotar estas entidades da necessária capacidade para socorrer, em primeira linha, cidadãos vítimas de paragem cardiorrespiratória. Ainda nos próximos dias serão colocadas seis cabines comunitárias na via pública, em locais estratégicos do concelho, que contribuirão para salvar vidas no momento certo.

Por fim, o grupo de peritos visitou o Quartel de Bombeiros, cuja ampliação e requalificação é financiada para União Europeia com a comparticipação nacional da Câmara de Portimão, onde foi possível apreciarem uma exposição estática de todas as valências e equipamentos ao dispor da proteção e socorro dos portimonenses e de quantos visitam este destino turístico internacional.

 

0
0
0
s2sdefault