• Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Notícias

    Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Ler mais

  • Portimão, a Magia do Natal 2019

    Notícias

    Portimão, a Magia do Natal 2019

    Ler mais

  • O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    A não perder

    O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    Ler mais

  • A não perder

    Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!"

    29 de novembro a 6 de janeiro 2020

    O mundo da fantasia irá percorrer as ruas da cidade desde o Largo da Mó até ao Jardim Visconde Bívar, onde o universo do Natal estará presente através dos mais diversos elementos que caracterizam a época: o Presépio, a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Trenó, um Atelier com Duendes, um Palco e um Mercado de Natal, sem esquecer do Carrossel, do Comboio de Natal e de uma Pista com gelo verdadeiro. Espetáculos, muita animação e uma iluminação de natal ímpar completam uma proposta de Natal como nunca houve.

  • A não perder

    Musical "O Sonho do Ernesto"

    30 de novembro a 5 de janeiro de 2020

    O Clube Boa Esperança de Portimão, vai estrear a 30 de novembro o musical de Natal "O Sonho do Ernesto". Trata-se da hilariante história de um Duende com um vício bem conhecido de todos, o telemóvel. Sem saber bem como, por causa deste seu vício, Ernesto quase acaba com o Natal de todas as crianças ao desejar que todos os brinquedos desaparecessem.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro

    1 a 31 dezembro

    Conheça a programação do mês de dezembro na CED 2019.

  • A não perder

    Passeio "Natal Ciclável"

    14 de dezembro

    No âmbito da mobilidade sustentável, no dia 14 de dezembro, pelas 15h00, realiza-se um Passeio denominado “Natal Ciclável” na zona histórica da cidade. O ponto de concentração será no Jardim 1º de Dezembro e os participantes deverão estar trajados ou ostentar um adereço natalício.

  • A não perder

    Contramaré com atividades de Natal para miúdos e graúdos

    29 de novembro a 6 de janeiro 2020

    A Contramaré Associação Cultural de Portimão está a organizar várias atividades no mês de dezembro, no âmbito da quadra festiva que se faz ver e sentir em Portimão.

  • A não perder

    Hora de Conto “A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço-do-mar” de Analita Santos

    14 de dezembro

    A Irmandade da Rocha é uma coleção infanto-juvenil que dá a conhecer as maravilhas dos Oceanos e a importância da sua preservação. Os jovens leitores são convidados a ser Super-Heróis e Super-Heroínas do Ambiente, enquanto exploram as “Dicas para Exploradores” e descobrem mais sobre a vida marinha de uma forma lúdica e divertida.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    13 dezembro, 10 e 24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    VI Gym Fun and Dance "O Sonho"

    20 de dezembro

    O Clube de Instrução e Recreio da Mexilhoeira Grande apresenta o espectáculo "O Sonho - Eu quero mudar o Mundo" que promete encantar e sensbilizar o público para a importância do nosso planeta.

  • A não perder

    Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    04 a 30 de dezembro

    Em Dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes destacamos a exposição da obra do arquiteto José Veloso: 48 painéis de uma Mostra que integra três grandes temas de trabalho do arquiteto: Habitação Unifamiliar, Habitação Coletiva e Equipamento Social e Serviços Públicos.

  • A não perder

    O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    28 a 31 de dezembro

    A despedida a 2019 e a saudação ao novo ano é assinalada em Portimão com muita música e animação, e com o tradicional fogo de artifício, que darão as boas vindas a 2020.

  • Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!
  • Musical
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro
  • Passeio
  • Contramaré com atividades de Natal para miúdos e graúdos
  • Hora de Conto “A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço-do-mar” de Analita Santos
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Histórias na Quinta
  • VI Gym Fun and Dance
  • Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

Nos próximos dois fins-de-semana, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão vai ser palco de dois importantes congressos nacionais ligados à temática da saúde, no âmbito de Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019.

Entre 11 e 13 de outubro realiza-se o 5º Congresso Nacional da Urgência, no qual são esperados mais de 350 profissionais de saúde, numa organização do Núcleo de Estudos de Urgência e do Doente Agudo (NEUrgMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Sob o mote “(Re)Pensar a Urgência nos 40 anos do SNS”, este evento de amplitude nacional conta com seis cursos pré-congresso e visa a formação e a discussão sobre a Urgência nas suas mais variadas vertentes, desde o pré-hospitalar até à abordagem do doente crítico, tendo por desafio repensar este serviço no 40º aniversário de criação do SNS - Serviço Nacional de Saúde

Após a sessão de abertura, marcada para as 18h00 de 11 de outubro e que contará com a presença das entidades que apoiam esta iniciativa, o Dr. João Sá, especialista de Medicina Interna e de Medicina Intensiva e recentemente distinguido com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2019, vai apresentar a conferência de abertura, subordinada ao tema "A História dos Serviços de Urgência em 40 anos do Sistema Nacional de Saúde".

Durante o congresso, entre outras matérias, vai ser abordada a importância que os serviços de urgência, tanto a nível hospitalar como pré-hospitalar, desempenham no apoio e suporte aos eventos desportivos, visto ser considerado fundamental que os meios estejam preparados para responder a situações de catástrofe que possam afetar os grandes eventos desportivos. Para além disso, problemas clínicos como traumatismos e doenças cardiovasculares e respiratórias, que podem atingir os atletas, vão igualmente ser focados em sessões de atualização com especialistas nestas áreas.

Conferências, mesas-redondas e encontros com o especialista darão o mote para a troca de ideias nesta iniciativa, que conta com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e os apoios da Câmara Municipal de Portimão, ARS Algarve, Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Grupo HPA Saúde, Algarve Biomedical Center, Bombeiros Voluntários de Portimão, Associação Teia D’Impulsos e Comissão Vitivinícola do Algarve.

Informações complementares podem ser encontradas AQUI ou obtidas através de correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

MEDICINA DESPORTIVA NA ORDEM DO DIA

Para o fim-de-semana de 18 e 19 o TEMPO acolhe o 15º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva, que terá como temática “O Estado do Conhecimento e Tendências Futuras na Medicina Desportiva”.

A iniciativa inclui três sessões temáticas e uma especial, contando com mais de duas dezenas de oradores, e integra diversos minicursos e workshops, comunicações orais e casos clínicos.

Os trabalhos arrancam às 9h00 de sexta-feira, 18 de outubro, sendo divididos em quatro painéis, debatidos por diversos especialistas, que se debruçarão sobre a clínica médica e o exercício físico, a prevenção, traumatologia e reabilitação desportiva, a medicina desportiva e as ciências do desporto, além da qualidade organizacional, a gestão e a organização de recursos.

Na tarde do último dia realiza-se um debate alargado sobre o tema “Desporto para todos e com todos – Um olhar 360º na organização, gestão e formação dos recursos”, destinado a dirigentes, treinadores, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e fisiologistas. Participarão convidados representativos do mais alargado espectro de intervenientes na organização, gestão, treino desportivo e apoio médico a atletas e praticantes de desporto, entre os quais os presidentes, respetivamente, da Câmara Municipal de Portimão (Isilda Gomes), da direção da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva (João Pereira de Almeida), do Instituto Português do Desporto e Juventude (Vítor Pataco) e do conselho administrativo da Fundação do Desporto (Paulo José Frischknecht), entre outros.

Para além de Isilda Gomes e de João Paulo Almeida, fazem parte da comissão de honra deste congresso nacional figuras como Maria João Cascais, presidente do Colégio de Medicina Desportiva da Ordem dos Médicos, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico Português, Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, Vítor Gil, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Manuel Aníbal Antunes Ferreira, presidente de Sociedade Portuguesa de Nefrologia, João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto e da Juventude e Carlos Cardoso, presidente da Confederação do Desporto de Portugal.

Mais informações ou inscrições sobre o 15º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva AQUI

 

0
0
0
s2sdefault