• 357ª Feira de São Martinho

    A não perder

    357ª Feira de São Martinho

    Ler mais

  • I Jornadas Sociais de Portimão

    Notícias

    I Jornadas Sociais de Portimão

    Ler mais

  • IV Festival Internacional de Piano do Algarve

    A não perder

    IV Festival Internacional de Piano do Algarve

    Ler mais

  • A não perder

    357ª Feira de São Martinho

    8 a 17 de novembro

    Neste que é um dos polos incontornáveis de animação outonal no concelho, e que volta a ter lugar, como habitual, no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, não vão faltar as tradicionais castanhas assadas, as farturas, as pipocas, o pão com chouriço e outros petiscos tentadores nos bares e tasquinhas existentes no recinto, assim como vários espaços de animação com jogos diversos, ‘carrinhos de choque’ e carrosséis, numa feira que promete fazer as delícias de miúdos e graúdos.

  • A não perder

    Teatro-documentário "Pelos que andam sobre as águas do mar"

    19 de novembro

    Inspirado na obra “Os Pescadores”, de Raul Brandão, no trabalho de investigação realizado nas comunidades piscatórias de Portimão, Nazaré, Sesimbra, Setúbal e Montijo, e na investigação antropológica de Vanessa Amorim, o projeto tem o Museu de Portimão como parceiro, conta com a participação das atrizes Ana Lúcia Palminha e Suzana Branco e é encenado por Miguel Jesus.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Ateliê Grandes e Pequenos "A fada Oriana” de Sophia de M. Breyner Andresen

    16 de novembro

    Em A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade e o egoísmo e a vaidade. Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal.

  • A não perder

    Apresentação do livro “Crónicas ao correr do tempo” de João Miguel Cunha

    23 de novembro

    Desde jovem tem desenvolvido o gosto pela escrita. Os contactos com gente diferente, em terras diferentes, serviram de inspiração para passar ao papel uma série de crónicas, pequenas histórias e impressões de viagem que, agora, na serenidade da aposentadoria, editou no livro “Crónicas ao correr do Tempo”.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Novembro

    1 a 30 novembro

    Conheça a programação do mês de novembro na CED 2019.

  • A Não Perder

    Exposição "João César, A Magia do Acordeão"

    Até 24 de novembro

    Uma homenagem da Câmara Municipal de Portimão e do Executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista portimonense, que começou a tocar aos 16 anos a solo, e também em conjuntos musicais por todo o país.

  • 357ª Feira de São Martinho
  • Teatro-documentário
  • Histórias na Quinta
  • Ateliê Grandes e Pequenos
  • Apresentação do livro “Crónicas ao correr do tempo” de João Miguel Cunha
  • Programação Desportiva CED 2019 - Novembro
  • Exposição

O próximo fim-de-semana vai ser diferente na Cidade Europeia do Desporto (CED 2019), que irá receber modalidades pouco divulgadas, como são as setas eletrónicas, o footgolf e o andebol em cadeira de rodas, sem esquecer a Caminhada Solidária Contra o Cancro da Mama.

Assim, entre 18 e 20 de outubro o Portimão Arena recebe o Campeonato Nacional de Connection Darts, que culminará um ano de uma competição cujos apuramentos foram feitos em bares, restaurantes e cafés de todo o país dotados de alvos eletrónicos, estando presentes cerca de 300 praticantes.

O primeiro dia será dedicado à competição individual, na qual serão apurados os 64 melhores de cada nível, enquanto no dia 19 a competição destina-se a cerca de 50 equipas, de três a cinco jogadores, até ser obtido o confronto final. Por fim, o domingo será o dia da disputa de dois contra dois, além das finais Connection Star, para as quais se apuraram, nos últimos oito meses, os dois melhores jogadores por nível.

O horário de competição estende-se em todos os dias das 9h00 à meia-noite, estando este evento aberto a todas as pessoas que desejem conhecer a modalidade, pelo que a entrada é livre. Trata-se de uma organização conjunta entre a Associação Connection Darts, a Connection Darts España e a Connection Plus Portugal, com apoio da Câmara Municipal de Portimão, entre outros.

Quanto à Taça de Portugal de Footgolf realiza-se a partir das 9h00 de 20 de outubro nos green do Hotel da Penina, sendo disputada na modalidade Stroke Play de 18 buracos, por jogadores portugueses e estrangeiros residentes em Portugal. Junção entre o futebol e o golfe, de onde extrai cerca de 90 por cento das regras, no footgolf o jogador pontapeia a bola até a introduzir num buraco com 53 cm de diâmetro, marcando assim um ‘ghole’.

No dia anterior todos os interessados poderão participar gratuitamente no evento de promoção da modalidade, entre as 14h30 e as 18h30, bastando para o efeito trajar polo, calções ou bermudas, meias de cano alto, ténis ou chuteiras de relva sintética e bola de futebol n°5. É expressamente proibido jogar de chuteiras com pítons ou outro equipamento futebolístico, havendo prémios para os vencedores em ‘hole in one’, ‘longest drive’ e ‘nearest to the pin’.

Tendo como patrono o antigo guarda-redes Ricardo Pereira, são esperados nesta iniciativa da Federação Portuguesa de Footgolf entre 80 a cem jogadores, alguns deles participantes no Circuito Nacional. As inscrições podem desde já ser feitas em https://bit.ly/2MmOFZ0, ou até ao final da véspera da prova, a qual terá início no domingo, a partir das 9h00.

Por sua vez, o Torneio Internacional de Andebol em Cadeira de Rodas juntará no pavilhão da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, nos dias 19 e 20 de outubro, cerca de 80 praticantes de Portugal e França, estando ainda em disputa as supertaças das categorias ACR6 e ACR4.

Participam na prova as equipas da APD Leiria, APD Porto, Sporting, CP Messines/AMAL e AS Lyon Cailure HB, começando os jogos do dia 19 às 14h30, enquanto o programa de domingo arranca às 10h45 e a grande final está agendada para as 12h30, numa organização da federação de Andebol de Portugal em prol do desporto inclusivo, sob o lema “Andebol 4 All”.

Referência ainda para o Open Day do CIRM – Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, que preparou para o adro da Igreja da Mexilhoeira Grande um conjunto de atividades, a decorrer ao longo do dia 19. A partir das 9h00, o programa inclui yoga, pilates, psicomotricidade, tiro com arco e besta, power fit, zumba, karaté e ballet. No domingo, começa às 14h00 na sala da coletividade uma atuação dos Dance Kids e Aero dance.

 

CAMINHADA SOLIDÁRIA E PARADA CED

Destaque nesta programação para a Caminhada Solidária Contra o Cancro da Mama, a realizar pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) no dia 20 de outubro a partir das 10h00 com saída do Complexo Desportivo de Alvor, sob o lema “A Prevenção toca a todos”. Os interessados podem inscrever-se nesta atividade física saudável com objetivos solidários em blueticket.pt, estando disponível mais informações em www.lpcc.pt ou no facebook da LPCC. Também na manhã do próximo domingo realizar-se-á mais uma Parada CED, com a participação de clubes e associações desportivas, que desfilarão por algumas das principais artérias de Alvor.

Em consequência da Caminhada Solidária, irão verificar-se alguns condicionamentos de trânsito no período da manhã, nomeadamente na rotunda principal de Alvor, Pastelaria Suíça, zona da antiga Adega e rotunda do Hotel Delfim, sendo recomendado aos automobilistas que cumpram a sinalética instalada no local e respeitem as instruções das autoridades competentes.

CONGRESSO E CURSOS

Porque uma das principais apostas da CED 2019 prende-se com a formação dirigida aos profissionais do setor, realizam-se no período em apreço os cursos “Gerir & Dirigir 5 - Gestão Financeira no Desporto” (18 de outubro na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes) e “Gestão de Piscinas: dos desafios às boas práticas" (19 e 20 de outubro no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande). Durante esta última ação será apresentado o livro "Gestão de Piscinas - Manual de Boas Práticas".

Por fim, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão acolhe nos dias 18 e 19 de outubro o 15º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva, que terá como temática “O Estado do Conhecimento e Tendências Futuras na Medicina Desportiva”. A iniciativa inclui três sessões temáticas e uma especial, contando com mais de duas dezenas de oradores, e integra diversos minicursos e workshops, comunicações orais e casos clínicos.

 

0
0
0
s2sdefault