• Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Notícias

    Desporto marca comemorações do Dia da Cidade de Portimão

    Ler mais

  • Portimão, a Magia do Natal 2019

    Notícias

    Portimão, a Magia do Natal 2019

    Ler mais

  • O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    A não perder

    O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    Ler mais

  • A não perder

    Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!"

    29 de novembro a 6 de janeiro 2020

    O mundo da fantasia irá percorrer as ruas da cidade desde o Largo da Mó até ao Jardim Visconde Bívar, onde o universo do Natal estará presente através dos mais diversos elementos que caracterizam a época: o Presépio, a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Trenó, um Atelier com Duendes, um Palco e um Mercado de Natal, sem esquecer do Carrossel, do Comboio de Natal e de uma Pista com gelo verdadeiro. Espetáculos, muita animação e uma iluminação de natal ímpar completam uma proposta de Natal como nunca houve.

  • A não perder

    Musical "O Sonho do Ernesto"

    30 de novembro a 5 de janeiro de 2020

    O Clube Boa Esperança de Portimão, vai estrear a 30 de novembro o musical de Natal "O Sonho do Ernesto". Trata-se da hilariante história de um Duende com um vício bem conhecido de todos, o telemóvel. Sem saber bem como, por causa deste seu vício, Ernesto quase acaba com o Natal de todas as crianças ao desejar que todos os brinquedos desaparecessem.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • Notícias

    Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro

    1 a 31 dezembro

    Conheça a programação do mês de dezembro na CED 2019.

  • A não perder

    Passeio "Natal Ciclável"

    14 de dezembro

    No âmbito da mobilidade sustentável, no dia 14 de dezembro, pelas 15h00, realiza-se um Passeio denominado “Natal Ciclável” na zona histórica da cidade. O ponto de concentração será no Jardim 1º de Dezembro e os participantes deverão estar trajados ou ostentar um adereço natalício.

  • A não perder

    Contramaré com atividades de Natal para miúdos e graúdos

    29 de novembro a 6 de janeiro 2020

    A Contramaré Associação Cultural de Portimão está a organizar várias atividades no mês de dezembro, no âmbito da quadra festiva que se faz ver e sentir em Portimão.

  • A não perder

    Hora de Conto “A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço-do-mar” de Analita Santos

    14 de dezembro

    A Irmandade da Rocha é uma coleção infanto-juvenil que dá a conhecer as maravilhas dos Oceanos e a importância da sua preservação. Os jovens leitores são convidados a ser Super-Heróis e Super-Heroínas do Ambiente, enquanto exploram as “Dicas para Exploradores” e descobrem mais sobre a vida marinha de uma forma lúdica e divertida.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    13 dezembro, 10 e 24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    23 de novembro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    VI Gym Fun and Dance "O Sonho"

    20 de dezembro

    O Clube de Instrução e Recreio da Mexilhoeira Grande apresenta o espectáculo "O Sonho - Eu quero mudar o Mundo" que promete encantar e sensbilizar o público para a importância do nosso planeta.

  • A não perder

    Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    04 a 30 de dezembro

    Em Dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes destacamos a exposição da obra do arquiteto José Veloso: 48 painéis de uma Mostra que integra três grandes temas de trabalho do arquiteto: Habitação Unifamiliar, Habitação Coletiva e Equipamento Social e Serviços Públicos.

  • A não perder

    O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

    28 a 31 de dezembro

    A despedida a 2019 e a saudação ao novo ano é assinalada em Portimão com muita música e animação, e com o tradicional fogo de artifício, que darão as boas vindas a 2020.

  • Portimão, a Magia do Natal 2019 “Nunca houve um Natal assim!
  • Musical
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Programação Desportiva CED 2019 - Dezembro
  • Passeio
  • Contramaré com atividades de Natal para miúdos e graúdos
  • Hora de Conto “A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço-do-mar” de Analita Santos
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Histórias na Quinta
  • VI Gym Fun and Dance
  • Em dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • O Fim de Ano em Portimão são 4 dias

Portimão acaba de ser distinguida como Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019 pela ACES Europe - Associação das Cidades Europeias do Desporto, entidade responsável por este projeto comunitário.

Até final do mês de setembro, data de entrega do dossiê avaliado pela Fundación Deportiva Municipal de Valencia, entidade independente escolhida pela ACES Europe para analisar todas as candidaturas, Portimão – Cidade Europeia do Desporto (CED 2019) tinha recebido 614 atividades, das quais 344 de caráter popular e 146 competitivas, mobilizando 556.910 participantes.

Das 60 modalidades dinamizadas, 22 foram novas atividades, sendo de destacar a realização de 20 eventos para portadores de deficiência, pois o desporto adaptado constitui uma das principais apostas da CED 2019.

Em paralelo, foram promovidas 82 ações de formação, outro dos vetores da CED 2019, tendo contado desde janeiro deste ano até setembro último com um total de 1947 colaborações de voluntários, dos 16 aos 69 anos, nas mais de seis centenas de eventos.

Estima-se que a CED 2019 tenha gerado até àquela data cerca de 4.4 milhões de euros de potencial retorno financeiro, para um investimento muito próximo dos 3.8 milhões de euros, verba em grande medida justificada pela construção do Pavilhão Desportivo da Boavista, a inaugurar em dezembro, e da pista de BMX/Race no Parque da Juventude de Portimão, entre outras intervenções.

Para Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, “esta distinção encerra com chave de ouro um ano extraordinário e premeia o empenho de todos quantos se dedicaram de corpo e alma para que o projeto seja um sucesso, do movimento associativo local aos diversos parceiros, sem esquecer o papel dos muitos voluntários que disseram presente e, sobretudo, da nossa equipa de dedicados funcionários, nas mais diversas áreas.”

“Um aspeto que me apraz registar neste momento de alegria tem a ver com as manifestações de agrado que recebi por parte de inúmeros atletas e responsáveis da esfera desportiva que passaram por Portimão, quer pela forma carinhosa como foram recebidos, quer pelas ótimas condições para a prática do desporto aqui encontradas”, sublinha Isilda Gomes.

A autarca também destaca a "qualidade e quantidade dos eventos que a cidade recebeu e promoveu e o impacto dos mesmos na vida dos portimonenses", manifestando a convicção que a CED 2019 “criará raízes duradouras no incentivo à prática desportiva regular e inclusiva da população, em prol da sua saúde e bem-estar, sob o lema ‘Mais desporto para todos!’.”

Refira-se que, para além de Portimão, as Cidades Europeias do Desporto 2019 foram Coventry (Inglaterra), Fuenlabrada, Granada. Igualada e Soria (Espanha), Livorno, Mantova, Oristano e Vercelli (Itália), Ganja (Azerbaijão), Batumi (Geórgia), Kumanovo (Macedónia do Norte), Michalovce (Eslováquia), Paggaio (Grécia), Sisak (Croácia), Torun (Polónia) e Varna (Bulgária).

 

0
0
0
s2sdefault