• Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    A Não Perder

    Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    Ler mais

  • Música p’ra nanar na Biblioteca

    A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    Ler mais

  • Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    A não perder

    Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    Ler mais

  • A não perder

    Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem" de Matt de la Peña

    18 de janeiro

    Esta viagem, cheia da energia de uma cidade movimentada, dá relevo a um olhar maravilhoso, que só pode ser partilhado entre avós e netos, ganhando vida através da escrita vibrante de Matt de la Peña e das ilustrações radiantes de Christian Robinson.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    25 de janeiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 23 maio e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Histórias na Quinta
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Exposição
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

Portimão acaba de ser distinguida como Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019 pela ACES Europe - Associação das Cidades Europeias do Desporto, entidade responsável por este projeto comunitário.

Até final do mês de setembro, data de entrega do dossiê avaliado pela Fundación Deportiva Municipal de Valencia, entidade independente escolhida pela ACES Europe para analisar todas as candidaturas, Portimão – Cidade Europeia do Desporto (CED 2019) tinha recebido 614 atividades, das quais 344 de caráter popular e 146 competitivas, mobilizando 556.910 participantes.

Das 60 modalidades dinamizadas, 22 foram novas atividades, sendo de destacar a realização de 20 eventos para portadores de deficiência, pois o desporto adaptado constitui uma das principais apostas da CED 2019.

Em paralelo, foram promovidas 82 ações de formação, outro dos vetores da CED 2019, tendo contado desde janeiro deste ano até setembro último com um total de 1947 colaborações de voluntários, dos 16 aos 69 anos, nas mais de seis centenas de eventos.

Estima-se que a CED 2019 tenha gerado até àquela data cerca de 4.4 milhões de euros de potencial retorno financeiro, para um investimento muito próximo dos 3.8 milhões de euros, verba em grande medida justificada pela construção do Pavilhão Desportivo da Boavista, a inaugurar em dezembro, e da pista de BMX/Race no Parque da Juventude de Portimão, entre outras intervenções.

Para Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, “esta distinção encerra com chave de ouro um ano extraordinário e premeia o empenho de todos quantos se dedicaram de corpo e alma para que o projeto seja um sucesso, do movimento associativo local aos diversos parceiros, sem esquecer o papel dos muitos voluntários que disseram presente e, sobretudo, da nossa equipa de dedicados funcionários, nas mais diversas áreas.”

“Um aspeto que me apraz registar neste momento de alegria tem a ver com as manifestações de agrado que recebi por parte de inúmeros atletas e responsáveis da esfera desportiva que passaram por Portimão, quer pela forma carinhosa como foram recebidos, quer pelas ótimas condições para a prática do desporto aqui encontradas”, sublinha Isilda Gomes.

A autarca também destaca a "qualidade e quantidade dos eventos que a cidade recebeu e promoveu e o impacto dos mesmos na vida dos portimonenses", manifestando a convicção que a CED 2019 “criará raízes duradouras no incentivo à prática desportiva regular e inclusiva da população, em prol da sua saúde e bem-estar, sob o lema ‘Mais desporto para todos!’.”

Refira-se que, para além de Portimão, as Cidades Europeias do Desporto 2019 foram Coventry (Inglaterra), Fuenlabrada, Granada. Igualada e Soria (Espanha), Livorno, Mantova, Oristano e Vercelli (Itália), Ganja (Azerbaijão), Batumi (Geórgia), Kumanovo (Macedónia do Norte), Michalovce (Eslováquia), Paggaio (Grécia), Sisak (Croácia), Torun (Polónia) e Varna (Bulgária).

 

0
0
0
s2sdefault