• Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    A Não Perder

    Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    Ler mais

  • Música p’ra nanar na Biblioteca

    A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    Ler mais

  • Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    A não perder

    Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    Ler mais

  • A não perder

    Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem" de Matt de la Peña

    18 de janeiro

    Esta viagem, cheia da energia de uma cidade movimentada, dá relevo a um olhar maravilhoso, que só pode ser partilhado entre avós e netos, ganhando vida através da escrita vibrante de Matt de la Peña e das ilustrações radiantes de Christian Robinson.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    25 de janeiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 23 maio e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Histórias na Quinta
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Exposição
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

Depois de um ano intenso, cheio de provas de alto nível competitivo e de inúmeras propostas informais destinadas a toda a gente, a programação de dezembro em Portimão – Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019 encerra em clima de festa este ambicioso projeto, que envolveu mais de 550 mil protagonistas, entre praticantes, espetadores, voluntários e parceiros.

A melhor forma de terminar em grande será com a inauguração do Pavilhão Desportivo da Boavista, marcada para as 14h30 de 11 de dezembro, Dia da Cidade de Portimão, a que se seguirá a tradicional Gala de Homenagem aos Campeões Portimonenses, durante a qual vão ser medalhados 632 atletas, treinadores e clubes.

Quanto ao encerramento oficial da CED 2019, que promete ser um espetáculo inesquecível, realizar-se-á no dia 13 no Portimão Arena, a partir das 21h00, sendo relembrados os momentos mais marcantes ao som do hino “Acredita!”. Nessa noite festiva terá lugar uma performance coletiva, com atletas e o talentoso bailarino Cifrão, a que se segue um concerto intimista a cargo da consagrada banda HMB. Na ocasião, Portimão passará o testemunho a Odivelas – Cidade Europeia do Desporto 2020.

Apesar de dezembro ser o último mês da CED 2019, nem por isso a programação abranda, merecendo destaque eventos como a Meia Maratona de Portimão – Corrida da Dieta Mediterrânica/TVI Running Wonders, que se disputará no dia 8, a partir das 10h00, nas modalidades de meia maratona (21km), mini maratona (10km) e caminhada (5km), ao longo da zona ribeirinha de Portimão. Está prevista a participação de alguns milhares de pessoas de vários pontos do país, tendo a prova transmissão nacional pela TVI.

Referência também para a 1ª Taça Karaté DEMO e Campeonato Nacional de Cadetes, Juniores e Sub21, agendado para 7 de dezembro no Portimão Arena, para a 3ª prova do Campeonato de Vela do Algarve, que se realiza nas águas do Rio Arade no fim-de-semana de 7 e 8 de dezembro, para o Open Day do Clube Naval D. João II, nos mesmos dias, ao longo da Ria de Alvor e para a Gala de Patinagem, às 21h00 de 21 de dezembro no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, sob iniciativa da Escola de Patinagem local.

CED 2019 EM DEBATE

Menção especial justificam o debate “Qual o impacto da Cidade Europeia do Desporto na comunidade?”, a decorrer a partir das 21h00 de 5 de dezembro na Casa Manuel Teixeira Gomes, sob organização da associação Teia d' Impulsos, assim como para a 1ª Corrida de S. Silvestre dos Bombeiros de Portimão, a disputar a partir das 20h00 de 29 de dezembro pelas ruas da cidade.

Dezembro vai ser um mês pautado pela realização de outras iniciativas de relevo, como um encontro desportivo relativo ao Dia Mundial do Deficiente Físico (3 de dezembro no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão), o Encontro Regional da AGAP – Associação de Ginásios e Academias de Portugal (3 de dezembro na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes), a Volta ao Mundo – Espetáculo de Natação Artística (dia 10 na Piscina Municipal de Portimão), a Taça do Clube Padel e Torneio Social de Pares “Dia da Cidade” (11 de dezembro no Complexo Municipal Ténis), ou o Torneio "Dia Cidade Portimão" e Torneio de Aniversário do Grupo de Petanca de Portimão (também a 11 de dezembro no Jardim das Águas Vivas).

São igualmente de anotar na agenda o Torneio de Tiro "Cidade de Portimão" (dia 7 na Academia de Tiro de Portimão), o Open Day ATP (dias 11 e 12 na Academia de Tiro de Portimão, o 14º Encontro Internacional de Capoeira (13 a 15 de dezembro no Pavilhão da EB 2,3 Prof. José Buísel), o Festival Aquático “Cidade de Portimão” (14 de dezembro na Piscina Municipal de Portimão) e o Open Juvenil McDonalds (18 a 22 de dezembro no Complexo Municipal de Ténis).

Por seu turno, o corta mato escolar contará com a realização de três provas, respetivamente promovidas pelo Agrupamento de Escolas Júdice Fialho (dia 10 na EB 2,3 Júdice Fialho), pelo Agrupamento de Escolas da Bemposta (dia 10 na EBS da Bemposta) e pelos Agrupamentos Poeta António Aleixo e Eng. Nuno Mergulhão (dia 13 na EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco e EB 2,3 Eng. Nuno Mergulhão).

DESPORTO E FORMAÇÃO

Por outro lado, a formação continua a ocupar, até à última hora, um papel de registo na programação da CED 2019, com a realização das seguintes ações: Estágio técnico de mergulho em apneia – Indoor (dias 6 e 7 no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande); formação Focus “Ética no Desporto” (dia 6 no Museu de Portimão); workshop de triatlo “Área Regulamentar da Arbitragem” (dia 7 na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes); 55.º Estágio de Karaté (dia 21 no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão); e Natal Judo Camp (de 21 a 23 de dezembro no Pavilhão Desportivo de Montes de Alvor).

Mais eventos relacionados, direta ou indiretamente, com o desporto estão agendados, de que se salientam o Sarau de Natal da Associação de Ginástica Rítmica de Portimão (14 de dezembro no Pavilhão Gimnodesportivo Portimão), o Torneio de Xadrez Memorial "João Vasco - Cidade de Portimão” (dia 15, em local por definir), o Christmas Paddle Meeting (dia 21 na Praia da Marina de Portimão), o Passeio da Saúde (dia 18 no Portimão Arena), o Christmas Boogie Skydive Algarve (19 a 31 de dezembro no Aeródromo Municipal de Portimão), o 6º Gym Fun and Dance “O Sonho – Eu quero Mudar o Mundo!” (20 de dezembro no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão) e, por fim, a atividade para pais e filhos “Escorrega na Magia do Natal!” dia 21 no Complexo Desportivo de Alvor).

 

0
0
0
s2sdefault