• Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    A Não Perder

    Seminário EDUCAR...o Quê, Como e Onde?

    Ler mais

  • Música p’ra nanar na Biblioteca

    A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    Ler mais

  • Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    A não perder

    Ilustres desconhecidos | Concerto para Piano de Joly Braga Santos

    Ler mais

  • A não perder

    Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem" de Matt de la Peña

    18 de janeiro

    Esta viagem, cheia da energia de uma cidade movimentada, dá relevo a um olhar maravilhoso, que só pode ser partilhado entre avós e netos, ganhando vida através da escrita vibrante de Matt de la Peña e das ilustrações radiantes de Christian Robinson.

  • A não perder

    Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha

    Janeiro a março 2020

    De forma a abordar temas que despertem o público para uma audição mais consciente da música, João Miguel Cunha propõe-se comentar semanalmente obras de grandes compositores, com o suporte de vídeo e áudio. Os assistentes serão exortados a colaborar, colocando perguntas ou expressando ideias ou emoções, no sentido de se criar uma verdadeira tertúlia.

  • A não perder

    Histórias na Quinta

    25 de janeiro

    Como novidade nos ateliês, a Quinta Pedagógica irá iniciar uma nova atividade de sábado, as “Histórias na Quinta”, onde a Biblioteca Municipal vem à Quinta ler histórias.

  • A não perder

    Clube de Escrita Criativa para Jovens

    24 janeiro, 21 fevereiro e 6 e 20 de março 2020

    Este clube de escrita criativa tem como objetivo fomentar desde cedo nos jovens o prazer pela escrita. Será um espaço de troca de experiências e criações literárias em que o gosto pela leitura será também bem marcado.

  • A não perder

    Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão

    7 de dezembro a 12 de abril 2020

    A exposição dos trabalhos premiados da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão, maior maratona fotográfica a sul do Tejo – bem como a entrega dos prémios aos vencedores, está marcada para sábado, dia 7 de dezembro, às 17h00, no Museu de Portimão e estará integrado no programa oficial das Comemorações do Dia da Cidade de Portimão.

  • A não perder

    Música p’ra nanar na Biblioteca

    8 fevereiro, 14 março, 23 maio e 13 junho

    Nestas sessões de música pretende-se proporcionar à criança momentos lúdicos que o irão preparar para futuramente entender melhor a música, expressando as suas próprias ideias musicais de forma autónoma e independente.

  • A não perder

    Exposição "Estuários" de Arlindo Arez

    Até 23 de fevereiro

    Nesta exposição, o público tem a oportunidade de experienciar o trabalho desenvolvido recentemente por Arlindo Arez, artista conterrâneo e contemporâneo, de reconhecimento internacional. O tema da exposição - ESTUÁRIOS - pretende enquadrar estes trabalhos, abstratos, por conceção, numa linhagem histórica de pintura de paisagem, reinterpretada, como é claro, num registo identificável numa corrente de Expressionismo Abstrato.

  • A não perder

    Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes

    11 a 31 de Janeiro

    Em janeiro assinala-se na Casa Manuel Teixeira Gomes o bicentenário do nascimento do Báb - uma das figuras centrais da Fé Bahá'í - que preparou o mundo para a vinda de Bahá'u'lláh, o prometido de todas as épocas. Em apenas 6 anos, o impacto que a Sua vida e obra geraram foi tal que, 200 anos depois, milhões de pessoas no mundo inteiro desejam celebrar e homenagear a Sua vida e Missão.|| Consulte também a restante programação.

  • A não perder

    Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

    1 de fevereiro

    Aurora é uma pequena pulga que se perde dos seus pais e embarca numa aliciante aventura para encontrar o caminho de volta a casa. Junta-te a ela nesta viagem e ajuda-a a decifrar o enigma que a levará ao encontro da sua família.

  • Ateliêr Grandes e Pequenos “A última paragem
  • Músicas às Terças | Audições comentadas por João Miguel Cunha
  • Histórias na Quinta
  • Clube de Escrita Criativa para Jovens
  • Exposição da 19ª Corrida Fotográfica de Portimão
  • Música p’ra nanar na Biblioteca
  • Exposição
  • Em janeiro na Casa Manuel Teixeira Gomes
  • Hora de Conto com Autores “A aventura da pulguinha Aurora”

As comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, que se celebra a 5 de dezembro, vão ser assinaladas em Portimão com a entrega do Prémio Municipal de Voluntariado e a realização da mesa-redonda “Voluntariado em Portimão – Um ato de cidadania”, marcadas para o auditório do Museu de Portimão.

O Prémio Municipal de Voluntariado, anunciado oficialmente aquando do Dia da Cidade em 2018, tem periodicidade anual e visa reconhecer, apoiar e distinguir as melhores práticas, promovendo o exercício de responsabilidade social e cidadania ativa, ao mesmo tempo que estimula a apresentação de programas inovadores.

Esta distinção dirige-se à atuação voluntária de cidadãos e de entidades nas áreas de solidariedade e saúde, ambiente, economia social, educação e formação que promovam a melhoria da qualidade de vida das crianças, jovens, idosos, portadores de deficiência, sem-abrigo, migrantes, etnias e outros cidadãos em situação vulnerável, com relevante interesse social e impacto mensurável na vida dos destinatários.

Nesta primeira edição foram admitidos a concurso oito projetos coletivos, os quais serão apresentados por ocasião da entrega de prémios, marcada para as 17h30.

Durante a mesa-redonda, que terá início às 15h00, serão partilhadas as experiências locais da Associação Elos de Esperança -1980, pela sua presidente Maria Fernanda Cabral Teixeira, do Banco Alimentar do Algarve, pelo presidente Nuno Alves, do Projeto de Voluntariado da Cidade Europeia do Desporto 2019, por Helena Moreira, e do Projeto Corpo Europeu de Solidariedade - Dypall Network, pelos jovens voluntários David Cardoso (Portugal), Giovanni Macaluso (Itália) e Verónica Vismara (Itália).

A moderação da mesa-redonda estará a cargo de Diana Gomez, jornalista do “Correio da Manhã”, seguindo-se debate aberto a todos os interessados.

A Associação Elos de Esperança – 1980, a funcionar em Portimão no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, desenvolve o projeto “Hora da Partilha”, tendo acolhido em circuito hospitalar, de janeiro a outubro deste ano, um total de 88.274 utentes, o que se traduziu em 20.403 horas de trabalho voluntário. Atualmente conta com 108 sócios, mais 18 sócios honorários, na faixa etária dos 18 aos 84 anos, cujo trabalho diário visa humanizar os serviços, em parceria com a estrutura hospitalar.

Quanto ao Corpo Europeu de Solidariedade é a nova iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades. Portimão acolhe, pelo 3º ano consecutivo e em estreita parceria com a Dypall Network, seis voluntários, oriundos de Espanha, Itália, Polónia e Turquia, que desenvolvem a sua principal atividade na Loja Ponto Já, Centro Comunitário da Cruz da Parteira e Dypall Network.

No que toca ao Banco Alimentar do Algarve, desde 2012 em Portimão, tem 55 voluntários na região e distribui em média dois milhões de produtos/ano, correspondendo aproximadamente a 2.5 milhões de euros. Essa distribuição é feita através de 106 instituições no Algarve e chega a 15.100 pessoas.

Por fim, é de referir que o projeto Portimão - Cidade Europeia do Desporto possibilitou a muitos voluntários, ao longo deste ano, viverem experiências gratificantes, ao contactar com pessoas de outras proveniências, ampliando as suas relações sociais e desenvolvendo competências a nível pessoal, num espírito de participação e cidadania.

O encerramento das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado estará a cargo da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes.

 

0
0
0
s2sdefault